Café → Faz Mal? Emagrece? Conheça Os Benefícios!

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando e hoje irei debater sobre uma das bebidas mais consumidas no Brasil e também no mundo. Estou falando do café.

 

O Que É

A palavra café vem do árabe Kahoua ou Qahwa e designa: O fruto cafeeiro. Normalmente a bebida é preparada por infusão de água quente, após o grão ter sido torrado ou então moído.

Curiosidades Sobre a Bebida

O café se destaca pelas altas quantidades de cafeína. Essao que é café? substância é proveniente da família metilxantina e possui um efeito estimulante sobre o sistema nervoso central e está associada à melhora no estado de alerta, na capacidade de aprendizado e também na resistência ao esforço físico.

Além disso, a bebida possui uma série de substâncias benéficas como ácidos clorogênicos que são responsáveis por uma série de ações antioxidantes no organismo.

Diferentes Tipos

Muita gente já sabe, mas a bebida pode ser preparada dediferentes tipos de café diversas maneiras, podendo assim, ser servida de diversos modos. Entre os principais tipos de café estão:

  • Coado;
  • Expresso;
  • Ristretto;
  • Mocha;
  • Macchiatto;
  • Capuccino;
  • Irlandês;
  • Havaiano;

Informação Nutricional

Embora existam diferentes tipos de se preparar a bebida, eu ainformação Nutricional costumo ingerir de maneira filtrada (ou então coada). Por isso, as informações a seguir dizem respeito a uma xícara de café coado sem açúcar ou então adoçante.

Uma xícara da bebida coada contém:

  • Energia: 3 calorias;
  • Proteína 0,35 g;
  • Gorduras 0,5 g;
  • Carboidratos 0,7g;
  • Cálcio 1,5 mg;
  • Magnésio 3 mg;
  • Fósforo 3 mg;
  • Ferro 0,01 mg;
  • Sódio 0,7mg
  • Potássio 39 mg;
  • Cobre 0,005 mg;
  • Zinco 0,025 mg;
  • Vitamina B3 (Niacina) 0,025 mg;
  • Vitamina B1 (Tiamina) 0.005 mg;
  • Vitamina B2 (Riboflavina) 0.005 mg;
  • Ácido Clorogênico 500mg;
  • Cafeína

Como já era de se esperar a bebida apresenta pequenas doses de carboidrato, gorduras e proteínas em sua composição, bem como uma composição calórica baixa.

O que chama atenção é a presença de alguns minerais, além da alta presença de ácido clorogênico e também a concentração de cafeína, presente em apenas uma xícara da bebida coada.

 

Benefícios

Muitas de minhas alunas ao observarem a informação nutricional da bebida ficaram um tanto quanto espantadas e também confusas e logo me questionaram da seguinte forma: Dr. Rocha, afinal, quais são os benefícios que o café pode trazer à saúde de quem o ingere com frequência?

Existem inúmeros benefícios que essa bebida pode causar à nossa saúde, dessa forma, eu separei os mais importantes. Confira quais são eles logo a seguir.

Efeito estimulante e concentradorcafeína

Como citei anteriormente uma das principais substâncias presentes no café é a cafeína.

Essa substância quando consumida em doses moderadas possui ação estimulante, fazendo com que o sono diminua e a energia aumente. Isso deixa as pessoas mais estimuladas e também mais concentradas.

A cafeína é capaz de promover um ótimo ganho de concentração o que facilita a capacidade de aprendizado. Por isso é comum vermos estudantes fazendo uso da bebida.

Facilita o ganho de músculos

A cafeína tem a capacidade de poupar glicose da musculatura. Quanto maior for a quantidade de glicose no músculo, mais difícil será seu processo de fadiga. Isso aumenta a quantidade de cálcio dentro do músculo e facilita o ganho de massa muscular.

Protege o sistema respiratórioprotege a repiração

Uma série de estudos recentes mostrou que o café possui um efeito broncodilatador, algo benéfico para quem tem asma. Além disso, a bebida também reduz a fadiga dos músculos respiratórios, algo que automaticamente facilita o processo de respiração.

Prevenção contra o câncer

Em quantidades moderadas ficou provado que o café pode ajudar na prevenção do câncer. Isso pelo simples de possuir componentes antioxidantes em sua composição que combatem os radicais livres que favorecem o surgimento de tumores.

Pode ser novidade para você, mas muitos problemas de saúde, como o próprio câncer, estão relacionados com os maus hábitos alimentares do paciente.

É fundamental saber comer bem os alimentos estratégicos para defender todo o seu organismo do câncer e de suas consequências. Eu compartilho isso no portal Dr. Rocha com Você. São informações cientificamente comprovadas que realmente dão resultado. Clique aqui para fazer parte e receber o conteúdo.

 

Café e o Emagrecimento

Algo que se tornou muito comum em academias é a utilização decafé e o emagrecimento suplementos a base de cafeína antes de iniciar o treino, é o que os frequentadores de academia chamam de pré-treinos. Muitas de minhas alunas me questionam da seguinte maneira: Dr. Rocha, é verdade que café emagrece?

Eu respondo que pode auxiliar. Na verdade, é a cafeína presente na bebida que contribui para o emagrecimento, pelo simples fato de ter um  potencial de ação termogênico.

A substância favorece para a diminuição de peso pela ação direta na quebra da gordura por estimular a enzima lipase, que contribui para a quebra da gordura em estoque, lançando-a na corrente sanguínea para que seja oxidada, ou seja, queimada. Esse processo resulta em uma perda de peso.

Porém como seu sempre afirmo, não existe alimento ou então substância milagrosa capaz de prover emagrecimento rápido, mágico e duradouro. De nada adianta o indivíduo ingerir café e continuar a se alimentar de maneira errônea e não praticar atividades físicas.

A cafeína presente na bebida facilita a perda de peso, mas não é a principal responsável por esse processo. E o seu excesso pode, inclusive, causar efeitos contrários.

Estudando muito sobre emagrecimento verdadeiro nas melhores universidades do mundo, eu descobri que muitos alimentos vendidos como saudáveis na verdade escondem muito açúcar.

A quantidade de mitos sobre a alimentação é enorme e eu REVELO tudo em um treinamento que eu criei exclusivamente para você mulher que quer emagrecer de verdade, sem remédios e sem precisar passar fome.

Estou falando do Treinamento Viver Magra em 7 Semanas. Nele eu vou te ensinar tudo sobre emagrecimento verdadeiro e você vai ver que existem gorduras boas que potencializam a perda de peso. Saiba mais clicando aqui.

O treinamento comprovado por estudo de elevado nível de evidência científica e já funcionou com mais de 30 mil mulheres que confiram na minha metodologia. Faça o teste hoje mesmo e tenha ótimos resultados.

 

Tomar Puro é Melhor

tomar puroMuitas pessoas afirmam que o gosto do café é ruim ou então amargo e por isso adoçam a bebida de maneira artificial através da utilização de açúcar ou então fazendo uso de adoçantes.

Embora realmente possua um sabor pouco agradável ao paladar no início, o sabor amargo da bebida é algo com que possamos nos acostumar em um curto espaço de tempo.

Porque não devo adoçar o café, Dr. Rocha? Essa é uma questão muito recorrente.

A adição de açúcar e de adoçantes na bebida fará com que o organismo não absorva todos nutrientes da mesma, ou seja, a cafeína, ácidos clorogênicos e antioxidantes terão suas atividades diminuídas. Quem perde com isso é o próprio consumidor.

Porém, faço uma ressalva, a bebida deve ser ingerida com moderação, pois por ser altamente estimulante, seu excesso pode resultar em insônia, irritabilidade e até mesmo problemas no coração.

Conclusão

Para terminar o artigo, você deve ter percebido que os efeitos e também os benefícios do café vão muito além apenas do processo de emagrecimento, tornando-o uma substância um tanto quanto importante para a saúde de quem o ingere.

Eu vou ficando por aqui!

Me despeço desejando a você muita sorte, paz, saúde, amor e felicidade.

Gostou do artigo?

Compartilhe e deixe seu comentário!

Forte abraço e até a próxima.

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Jean Luc

    muito bom agradc

  2. francisca pedrina

    gostei muito porque gosto de cafe e existem muitos mito sombre o cafe , obrigada

  3. eliane

    Gostei porque so viciada

  4. Paulo

    Já vi algum estudo que diz que a cafeína aumenta a resistência à insulina…Isso é verdade?

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Paulo, tudo bom?!

      Para saber mais sobre o assunto, encaminhe um e-mail para a nossa equipe de suporte em (suporte@drrocha.com.br).
      Esperamos por você!

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário