Couve → Nutrientes, Benefícios e Receita (VEJA TUDO AQUI!)

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando e hoje irei falar sobre um alimento amplamente consumido por muitas pessoas de maneira frequente e cada vez mais utilizado em sucos verdes: A couve.

 

O Que É

A couve é um vegetal crucífero do gênero Brassica, sendo assim pertence à família Brassicaceae, da qual fazem parte cerca de três mil espécies. Entre outras conhecidas estão o repolho, o rabanete e o nabo.

O vegetal possui origem europeia e foi trazido para o Brasil pelos primeiros colonizadores portugueses. A hortaliça caiu no gosto dos brasileiros e é consumida em basicamente todas as regiões do país.

Informação Nutricional

Em 100 gramas da hortaliça, encontramos a seguinte composição de calorias e nutrientes:

  • 27 Calorias;
  • Proteínas 2,9 g;
  • Gorduras 0,5 g;
  • Carboidratos 4,3 g;
  • Fibras Alimentares 3,1 g;
  • Cálcio 131 mg;
  • Ferro 0,5 mg;
  • Ácido fólico78 mcg;
  • Sódio 6 mg;
  • Potássio 403 mg;
  • Magnésio 35 mg;
  • Vitamina C 96,7 mg.

Como é simples de notar, a couve é uma ótima fontes de fibras alimentares, vitaminas, minerais, além de ser de baixo carboidrato. A melhor maneira de se obter todos os benefícios da hortaliça é através do seu consumo crua ou então fresca.

O vegetal ainda pode ser consumido de maneira cozida ou então refogada em manteiga ou azeite, mas nessas preparações seus valores nutricionais tendem a ser diferentes, por isso eu recomendo variar a forma de consumo.

Principais Benefícios

Só de observar os valores nutricionais da hortaliça já é possível ter ideia de quantos benefícios o vegetal pode trazer a saúde. Dessa forma, muitas de minhas alunas não hesitam em me questionar: Dr. Rocha, quais são os principais benefícios da couve à nossa saúde?

A couve é capaz de trazer uma série de benefícios a seus consumidores, sendo assim, separeis aqueles que julgo serem os maiores benefícios dessa hortaliça, confiram:

Coração mais saudável

A grande quantidade de fibras presente na couve reduz os níveis de colesterol e triglicerídeos da corrente sanguínea. A diminuição desses compostos no organismo é totalmente benéfica ao coração.

Quando os níveis de colesterol e triglicerídeos diminuem, as chances de formação de placas de gordura diminuem drasticamente. Além disso, o paciente tem menores chances de desenvolver pressão alta, ou sofrer um infarto, por exemplo.

Altos níveis de antioxidantes

A couve possui grande quantidade de vitaminas, minerais, carotenoides e principalmente flavonoides que protegem nossas células contra ação de uma série de radicais livres. Por ser tão rica em compostos nutricionais a hortaliça é muito utilizada na preparação de sucos.

O kaempferol e a quercetina são poderosos agentes antioxidantes que são conhecidos por inibir a formação de erros de divisão celular que podem resultar em uma série de cânceres. Por isso médicos afirmam que a hortaliça é um poderoso alimento quando o assunto é prevenção de câncer.

Saúde dos olhos e sistema imunológico potente

A couve contém altos níveis de vitamina C. Uma xícara doolho vegetal diariamente oferece basicamente toda a recomendação de ingestão diária da vitamina.

Como se sabe a vitamina C proporciona um bom funcionamento do sistema imunológico, além de trazer uma série de benefícios aos olhos, prevenindo o surgimento de doenças oculares como catarata e degeneração macular.

Saúde dos ossos, dentes e músculos

A couve também traz benefícios aos ossos e músculos de quem a ingere com frequência. Isso devido a concentração de cálcio em sua composição. O mineral é responsável pelo processo de contração muscular, além de fortalecer a composição dos ossos e também dos dentes.

Couve Emagrece?

Por ser um vegetal hipocalórico, ou seja, com poucas calorias em sua composição e também ser rico em fibras, é comum que pessoas associem a hortaliça ao processo de emagrecimento.

Por isso sou frequentemente questionado por minhas alunas sobre a eficácia do vegetal no que diz respeito ao emagrecimento: Dr. Rocha, é verdade que a couve ajuda a emagrecer e eliminar toxinas do nosso organismo?

Eu respondo que sim! Mas como sempre digo, não existe um alimento capaz de prover milagres e resultados duradouros da noite para o dia.  Porém a ingestão da hortaliça pode ajudar no processo de emagrecimento e eu explicarei o porquê.

As poucas calorias presentes na hortaliça em conjunto com seu grande teor de fibras causa saciedade e diminui percentual calórico ingerido, algo que quando combinado com hábitos saudáveis, como prática de atividade física, pode resultar em perda de peso.

Além disso, a alta concentração de antioxidantes, vitaminas e minerais, auxiliam o organismo a não reter líquidos e eliminar toxinas de maneira mais fácil, algo que também é capaz de diminuir os ponteiros da balança.

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Receita Utilizando Couve

Muitas alunas me pedem algumas receitas onde a hortaliçasuco de couve possa ser usada, portanto eu separei uma receita que geralmente costumo preparar em minha casa que leva o vegetal em sua composição:

Suco de laranja com couve

Ingredientes:

  • 2 laranjas;
  • 3 folhas de couve.

Modo de preparo

Lave bem as 3 folhas da hortaliça em água corrente e as reserve. Esprema as duas laranjas e sem coar despeje o suco junto às folhas dentro de um liquidificador. Bata até que as folhas estejam totalmente trituradas e beba. Você pode adicionar pedras de gelo, se quiser.

Essa receita é rica em vitamina C, além de possuir ótima quantidade de minerais e compostos antioxidantes. Esse suco pode ser utilizado no café da manhã ou então nos lanches da manhã ou da tarde.

É possível também substituir a laranja e utilizar o suco de limão, caso esteja fazendo maior restrição a carboidratos (para pessoas em emagrecimento ou controle da diabetes).

Alimentação Estratégica Deve Ser Um Estilo de Vida

Não importa qual seja seu desejo. Emagrecimento, qualidade de vida, ou simplesmente saúde.

O estilo de alimentação estratégica deve ser encarado como um estilo de vida, para quem busca objetivos saudáveis.

Evitar a ingestão de alimentos ricos em carboidrato, procurar ingerir de maneira frequente e regular vegetais verdes folhoso, alimentos proteicos e com boas doses de gordura de qualidade é a melhor forma de fornecer ao organismo nutrientes essenciais para seu bom funcionamento.

Ao praticar a alimentação estratégica, os objetivos serão alcançados simplesmente como consequência do novo estilo de vida.

Eu vou ficando por aqui!

Me despeço desejando saúde, paz, amor, sorte e felicidade!

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Forte abraço e até a próxima.

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Comentarios

  1. Eniesio

    Ola Dr. Rocha, tudo bem! Gostaria que o Senhor me esclarecesse uma duvida. O adoçante de estevia e realmente seguro?

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