Sertralina → Da Depressão à Insônia. Vale a Pena Tomar?

Olá, aqui é o Dr. Rocha. No texto de hoje vou falar sobre um medicamento bastante recomendado por psiquiatras. Estou falando da Sertralina.

A sertralina é um medicamento que possui em sua composição o cloridrato de sertralina. Esse composto age diretamente sobre uma substância encontrada no nosso cérebro, a serotonina. A serotonina nada mais é do que um hormônio responsável pela sensação de bem-estar.

Trata-se de um fármaco que atua aumentando a disponibilidade de serotonina. Isso promove o alívio de sintomas de depressão e ansiedade.

Mas atenção! Eu gostaria de deixar claro que o texto logo a seguir possui exclusivamente o caráter informativo. Não use medicamento por contra própria e nem pare de tomar sem consultar seu médico.

 

Composição

composição dos remédiosNormalmente esse medicamento é comercializado com a dosagem de 50 mg. Sendo assim, cada comprimido contém 56 mg de cloridrato de Sertralina e excipientes que fornecem estabilidade ao fármaco.

Os excipientes utilizados nesse medicamento são: croscarmelose sódica, amido, lactose monoidratada, dióxido de silício, estearato de magnésio, hipromelose, macrogol, dióxido de titânio e corante.

Geralmente a dose recomendada desse medicamento é de 1 comprimido a ser administrado pela manhã, ou então ao se deitar. Essa recomendação normalmente varia entre médicos.

A dose recomenda e também a duração do tratamento com a Sertralina é indicada por médicos especialistas. A indicação depende diretamente da gravidade do problema e também da resposta individual de cada paciente ao tratamento.

Os comprimidos de Sertralina devem ser engolidos inteiros, juntamente com um copo de água, se que sejam partidos ou então mastigados.

Ação do Medicamento

O cloridrato de Sertralina é um inibidor seletivo de recaptação da serotonina – ISRS. Dessa maneira, o medicamento impede a retirada da serotonina da fenda sináptica. Esse é justamente o local onde a serotonina exerce suas ações. Esse hormônio permanece disponível por um maior período de tempo, causando melhora no humor dos pacientes que fazem uso da medicação.

A exemplo do que ocorre com outras drogas antidepressivas, os inibidores seletivos de receptação de serotonina levam pelo menos duas semanas para começarem a exercer algum tipo de efeito e até oito semanas para que atinjam seu potencial máximo de atuação.

Mas como sempre costumo dizer e recomendar, problemas e cunho psicológico/psiquiátrico e demais condições alteradas de saúde podem ser amenizados ou revertidos através de compostos naturais que são menos agressivos ao organismo.

Você vai ver mais adiante que a Sertralina, assim como outros medicamentos tradicionais, causa efeitos colaterais. Esses efeitos podem ser evitados quando priorizamos os tratamentos naturais, ou seja, utilizando fitoterápicos.

Eu prezo muito por buscar o melhor para os meus pacientes para não comprometer a saúde deles. É por isso que não fiquei parado. Fui buscar nas melhores universidade estudos de excelência sobre fitoterapia e descobri que: Os remédios naturais são os que realmente atacam a raiz do problema.

Se forem aliados a uma alimentação estratégica os resultados são incrivelmente melhores. O mais inteligente é buscar prevenir desde já para não sofrer no futuro. Se você quiser fazer parte do grupo de pessoas que decidiram atacar o problema com alternativas naturais é simples: FAÇA PARTE do Viver Nature e descubra tudo! Hoje mesmo você pode se cadastrar para receber um curso gratuito no seu e-mail. Clique aqui ou no botão abaixo para começar agora!

 

Indicações de Uso

tratamento da depressãoA Sertralina normalmente é indicada para o tratamento das seguintes condições de saúde:

  • Tratamento da depressão acompanhado de ansiedade;
  • Tratamento do transtorno obsessivo compulsivo – conhecido como TOC;
  • Tratamento transtorno do estresse pós-traumático;
  • Tratamento da fobia social;
  • Tratamento dos efeitos da TPM;
  • Tratamentos de distúrbio do sono, como Insônia.

Efeitos Colaterais da Sertralina

A exemplo do que ocorre com muitas classes de medicamentos, a Sertralina também pode causar alguns efeitos colaterais bastante indesejados e incômodos em seus usuários. Entre os principais desses efeitos estão:

Alternativas Naturais

Como citei, é possível fazermos uso de alternativas naturais para tratamento de uma infinidade de condições de saúde. No caso de situações de cunho psicológico ou então psiquiátrico isso também é possível.

O primeiro passo na busca do bem-estar físico e psicológico está diretamente ligado a alimentação.

Alimentar-se de maneira saudável e também praticar atividades físicas de maneira constantes é uma ótima maneira de abastecer nosso organismo com minerais e aminoácidos que causam tranquilidade. É o caso do magnésio e também do triptofano que auxiliam o corpo a secretar substâncias que causam bem-estar e relaxamento, como é o caso da endorfina e da serotonina, por exemplo.

No entanto, cada vez mais acredito que em muitas ocasiões apenas uma alimentação correta e saudável na companhia de atividades físicas já não é estratégia suficiente para a manutenção de nossa saúde física e psicológica. Sendo assim, acredito que uma suplementação fitoterápica é uma ótima ideia.

Fitoterapia

Fitoterápicos são compostos naturais. Seus princípios ativos normalmente são retirados de alimentos funcionais e diversas plantas medicinais.

Normalmente essas substâncias são armazenadas no interior de cápsulas. Isso garante absorção sem qualquer tipo de problema e proporciona um aproveitamento adequado de todos os seus benefícios pelo organismo de seus consumidores.

O melhor disso tudo é que por se tratar de compostos naturais, contra-indicações e efeitos colaterais praticamente inexistem.

Infelizmente a rápida demanda do mundo moderno atingiu em cheio a agricultura e plantio em todo mundo. Hoje em dia os alimentos crescem de maneira muito mais rápida, e isso faz com que eles sejam cada vez mais pobres nutricionalmente falando. Por isso, mesmo que nos alimentemos de maneira adequada, é cada vez mais difícil obtermos todos os nutrientes necessários para nossa saúde única e exclusivamente através de nossa alimentação.

E é exatamente por isso que acredito que cada vez mais a utilização de suplementos fitoterápicos é de suma importância para a nossa saúde. Porém para que essa suplementação ocorra de maneira segura e saudável é importante que haja conhecimento e informações confiáveis sobre o tema.

Contraindicações

A utilização do medicamento é contra-indicada nas seguintes situações:

  • Crianças menores de 6 anos de idade;
  • Pacientes em tratamento inibidores da monoaminoxidase – IMAO;
  • Pacientes em tratamentos com pimozida;
  • Pacientes que sejam alérgicos à Sertralina ou qualquer componente da fórmula.

Além disso, durante o tratamento com o medicamento, deve-se evitar dirigir veículos, ou então controlar máquinas. Pois, a droga pode prejudicar a coordenação motora e também causar leve déficit de atenção.

Nenhum medicamento deve ser utilizado sem que haja prescrição médica. A automedicação é uma prática que coloca em risco a saúde e integridade física das pessoas, portanto, evite-a.

Eu vou ficando por aqui!

Se você possui alguma dúvida ou experiência sobre o uso da Sertralina, deixe um comentário logo abaixo. Vamos utilizar esse espaço para trocas de informações inteligentes, isso faz com que todos os frequentadores do blog tenham acesso a um conteúdo rico e inteligente.

Me despeço desejando paz, sorte e amor.

Forte abraço e até a próxima.

Dr. Rocha

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Sheyla

    Boa tarde. Eu faço uso. É realmente causa insônia e as vezes sono durante o dia.

    • suporte@drrocha.com.br

      É um dos efeitos colaterais 😉
      Equipe Dr. Rocha.

      • Wagner

        Dr.
        Muito bom seu comentario.
        Tenho uma duvida…
        Minha esposa faz uso de sertralina e transamim e quer saber se essa combinação de remedios interfere no fluxo uma vez q tomando os dois esta demorando mais para ter o efeito do transamim.

        • suporte@drrocha.com.br

          Olá, Wagner!
          Não podemos opinar sobre medicamentos, recomendamos que procure um médico presencial para que ele possa te auxiliar da melhor forma.
          Equipe Dr. Rocha.

  2. Renata fraga

    Gostei do vídeo… te adoro doutor

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  3. Geni

    Bom demais aprender com Dr Rocha

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom que gosta!
      Equipe Dr. Rocha.

  4. Fabiana

    obrigada pelas infos dr rocha

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  5. Paula

    Parabéns Dr Rocha pelo sucesso. Merecido.

    • suporte@drrocha.com.br

      Obrigado!
      Equipe Dr. Rocha.

  6. Celi

    Dr Rocha qual remedio tomo para depressao? Me ajude

    • suporte@drrocha.com.br

      Não recomendamos nenhum tipo de medicamento, procure um médico presencial!
      Equipe Dr. Rocha.

      • José Carlos bispo dos santos

        Tenho labirintite a mais de 10 anos tomo vertigium pela manhã e tomei clonazepam por dez anos ,parei com o clonazepam a 6 meses .estou sentindo muita tontura e não durmo bem

        • suporte@drrocha.com.br

          Não recomendamos nenhum tipo de medicamento, procure um médico presencial!
          Equipe Dr. Rocha.

  7. Louise Dias

    O senhor é um abençoado… obrigada melhorei muito com suas dicas

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom, Louise!
      Equipe Equipe Dr. Rocha.

  8. Edson

    minha esposa sofre muito com a insonia. fale sobre isso doutor

  9. Nádia Souza

    Estou te acompanho em todas as redes sociais, Dr Rocha você é excelente

    • suporte@drrocha.com.br

      Obrigado!
      Equipe Dr. Rocha.

  10. Ana

    quero falar com o suporteeeeeeeeeeeeeee

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Ana, tudo bom?
      Encaminhe um e-mail para suporte@drrocha.com.br temos uma equipe de suporte técnica para lhe auxiliar.
      Equipe Dr. Rocha.

  11. Rachel Ramos

    Legal saber

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  12. Francileide

    Bom dia.Doutor tenho toc mim indique um fiteoterapico

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá, Francileide. Tudo bom?
      Você já conhece o programa Viver Nature do Dr. Rocha?
      Acesse este link -> http://vivernature.com.br/
      Equipe Dr. Rocha.

  13. GESSILDA RIGOUD LIMA

    Bom dia gostei muito da orientação do Dr Rocha! e que tenho depressão e faco uso de sertranalina e tenho perdido muito peso, eo meu neuro não me passou essas orientações, fiquei mais despreocupada porque estava associando a perca de peso a outros problemas, ja fiz uso de outros antidepressivos porem mais esse estou usando a pouco tempo!obrigada.

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá, Gessilda! Obrigado pelo seu depoimento. 😉
      Equipe Dr. Rocha.

  14. Chewbacca

    No meu caso sertralina não me dá insônia, nem sono, nem nada, ela apenas ameniza razoavelmente os sintomas depressivos, em porcentagem ele teria uma efetividade de uns 20%.
    Isso significa que o sertralina não é o medicamento certo pra mim? Levando em consideração que o meu caso é bem avançado e combinado com ansiedade e pânico.

    • suporte@drrocha.com.br

      Recomendamos que procure um médico presencial para que possa ser feita uma análise do seu quadro clínico!
      Equipe Dr. Rocha.

  15. rose

    BOM DIA;TEM PROBLEMAS AMAMENTAR TOMANDO ESSE MEDICAMENTO?

    • suporte@drrocha.com.br

      Não recomendamos nenhum tipo de medicamento, procure um médico presencial!
      Equipe Dr. Rocha.

  16. Amanda

    Meu Neuro prescreveu esse medicamento para minhas enxaquecas que cada dia estão piores.
    Será que vai ajudar?

    • suporte@drrocha.com.br

      Não recomendamos nenhum tipo de medicamento, procure um médico presencial!
      Equipe Dr. Rocha.

  17. Ana Cláudia

    Vou começar tomar sertralina pra depressão tomare que me ajude

    • suporte@drrocha.com.br

      Não recomendamos nenhum tipo de medicamento, procure um médico presencial!
      Equipe Dr. Rocha.

  18. Jéssica

    Boa noite Dr Rocha.
    Bom comecei o uso dá sertralina hoje, me deu uma sonolência pelo dia.
    Gostaria de saber qual melhor horário para eu tomar este medicamento ? Pois meu médico me receitou ele porque eu durmo muito sem coragem de nada aí fico anciosa e acabo comendo muito ..

    • suporte@drrocha.com.br

      Não recomendamos nenhum tipo de medicamento, procure um médico presencial!
      Equipe Dr. Rocha.

  19. JOSINA DE OLIVEIRA RAMOS

    Dr .Bom dia tudo bem? então eu sofro com a insonia e tenho dores de cabeça e minha medica me receitou imipramina e sertralina perguntei a ela se tomando esses medicamentos não teria problemas em dirigir e ela me respondeu que não e eu ainda naõ tomei o medicamento por medo , então Dr. o que faço.

    • suporte@drrocha.com.br

      Não recomendamos nenhum tipo de medicamento, procure um médico presencial!
      Equipe Dr. Rocha.

  20. JOSINA DE OLIVEIRA RAMOS

    Eu amo tudo que o Dr posta só não tenho mais ascesso por falta de tempo ,mas tudo nos ensina a cada dia mais…Deus te abençoe Dr.

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom que gosta, Josina!
      Equipe Dr. Rocha.

  21. SANDRA MIRANDA

    Eu faco uso da Sertralina e acho maravilhoso.
    Nao tenho nenhum efeito colateral e como sou uma pessoa mto sensível e pessimista (entre outros)eu e as pessoas que convivem comigo veem o tanto que ele tem me ajudado.
    Meu marido ja ate disse q se eu parar com esse remedio ele nem sabe o q faz da vida rs
    Brincadeideiras a parte estou mto bem usando ele

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  22. Lorena

    Boa tarde, Dr. Rocha. Meu nome é Lorena e eu comecei a usar a sertralina por recomendação da psiquiatra, à maia ou menos duas semanas. O problema é que eu já rinha problemas para dormir e de lá para ca eu me sinto extremamente cansada e sonolenta e durmo menos ainda, porque eu simplismente não consigo dormir. Gostaria de saver se isso é normal? E o que eu devo fazer?

    • suporte@drrocha.com.br

      Recomendamos que procure um médico presencial para que ele possa te auxiliar da melhor forma!
      Equipe Dr. Rocha.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário