Insônia → O que é, Causas e Tratamento (Saiba Tudo Aqui!)

Olá, aqui é o Dr. Rocha e hoje irei falar um pouco sobre um tipo de distúrbio muito comum e que atormenta a vida de muitas pessoas, principalmente as mais atarefadas e preocupadas. Estou me referindo à insônia.

 

O Que É Insônia

Um distúrbio do sono persistente que prejudica a capacidade de uma pessoa em adormecer, ou ainda, de permanecer dormindo durante praticamente toda a noite.

Pessoas que enfrentam esse tipo de problema, normalmente já começam o dia se sentindo cansadas e/ou então esgotados, têm problemas de humor e extrema falta de energia para desempenhar funções básicas do dia a dia, como trabalhar e também estudar.

A qualidade de vida dos portadores desse distúrbio, em geral fica extremamente comprometida.

 

Muitos adultos apresentam esse distúrbio durante algum momento da vida, porém, há casos de pessoas que possuem insônia crônica, que tende a durar por um período de tempo muito maior do que o normal.

Esse problema pode ainda ser um distúrbio secundário causado por algum outo motivo, tais como alguma doença e até mesmo devido ao uso indevido de determinado medicamento.

Principais Causas

As principais causas desse distúrbio do sono normalmente incluem:

  • Estresse;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Condições médicas;
  • Alimentação;

A seguir falarei de modo resumido sobre cada um deles.

Estresse

Excesso de preocupações relacionadas ao trabalho, estudos, saúde e família normalmente tomam a mente das pessoas e as deixam em um puro estado de estresse. Esse estado de saúde libera hormônios na corrente sanguínea, como o cortisol por exemplo, que dificultam o relaxamento. O resultado é uma noite pouco e/ou então mal dormida.

 

Depressão

Uma pessoa diagnosticada com depressão, pode dormir mais do que o comum, mas pode também não conseguir dormir, devido a variações hormonais e utilização de medicamentos. A insônia é muito comum em pessoas depressivas.

Condições médicas

Dores crônicas relacionadas a artrite ou artrose, dificuldade para respirar proveniente de uma pneumonia, por exemplo e/ou então necessidade frequente de urinar podem levar ao surgimento desse famoso e indesejado distúrbio.

surgimento do distúrbioAlimentação

O consumo excessivo de determinados alimentos conhecidos como estimulantes podem levar ao surgimento do distúrbio.

Entre os alimentos que devem ser evitados por quem foi diagnosticado com insônia estão: o café, álcool, refrigerantes, doces, industrializados e trigo. Esses alimentos podem estimular o organismo, ou então causar dificuldade no relaxamento, não proporcionando um boa noite de sono.

Por isso é muito importante adotar uma dieta rica em alimentos estratégicos para melhorar a saúde, qualidade de vida e ainda prevenir e tratar doenças.

Infelizmente, a vida agitada que levamos faz com nossos hábitos alimentares sejam do pior tipo. Alimentos industrializados e comidas rápidas geram vários problemas para a saúde, principalmente os ricos em carboidratos.

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Idade

O distúrbio pode se tornar ainda mais comum com o passar dos anos. Ruídos e outras alterações no ambiente, despertam de maneira muito mais fácil um idoso do que um jovem. Com a idade, o relógio biológico sofre alterações, fazendo com que a pessoa se sinta cansada mais cedo do que o normal.

Sintomas

Os sintomas desse distúrbio são um tanto quanto clássicos e os listo da seguinte forma:

  • Dificuldades para pegar no sono durante a noite;
  • Acordar diversas vezes durante a madrugada;
  • Acordar mais cedo do que o habitual;
  • Se sentir extremamente cansado após uma noite de sono;
  • Cansaço ou sonolência durante o dia;
  • Irritabilidade, ansiedade, depressão e melancolia;
  • Dificuldade de prestar atenção, ou então de se concentrar em tarefas simples;
  • Esquecer de algo importante que tinha que fazer;
  • Dores de cabeças localizadas;
  • Surgimento de problemas digestórios que antes não existiam;
  • Preocupações excessivas e continuas com o sono.

Normalmente uma pessoa com esse tipo de problema, pode levar mais de 30 minutos para adormecer e pode dormir apenas três horas por dia.

Tratamento 

Alterações no hábito de sono, ou tratar as causas do problema, como condições médicas, ou ingestão de determinados alimentos pode restaurar o padrão de sono na maioria dos pacientes.

No entanto, caso essas medidas não funcionem, o médico do paciente pode recomendar medicamentos para ajudar no relaxamento e readequação do sono.

 

É importante ressaltar que a automedicação pode ser um tanto quanto perigosa nos casos desse distúrbio. Portanto pacientes que estão sofrendo desse mal, devem evitar se automedicar e/ou então experimentar remédios de amigos que sofrem do mesmo problema.

Alimentação Estratégica Pode Prevenir E Até Mesmo Reverter O Problema

Muita gente ainda não dá o devido valor e atenção aos alimentos e seus poderosos efeitos sobre uma série de problemas de saúde.

A insônia pode ser facilmente prevenida e até mesmo tratada, usando uma alimentação estratégica. A seguir mostrarei exemplos de alimentos que podem ser utilizados no combate a esse distúrbio.

Alimentos ricos em triptofano

O triptofano é um aminoácido essencial que auxilia na produção e liberação da serotonina um neurotransmissor que traz sensação de prazer, bem-estar e tranquilidade, e também da melatonina – o conhecido hormônio do sono.

Portanto ingerir alimentos que contenham o aminoácido em sua composição proporcionam boas noites de sono.

Entre os alimentos ricos com esse aminoácido estão: A banana, o salmão, o tomate, queijo branco, as nozes e algumas carnes.

Alimentos ricos em magnésio

O magnésio é um mineral amplamente conhecido por seu efeito vasodilator, ou seja, ele libera a tensão dos vasos sanguíneos, potencializando a passagem do sangue, isso automaticamente causa um efeito relaxante que facilita a indução do sono.

Entre os alimentos ricos nesse famoso mineral estão: O alho, algumas sementes oleaginosas – tais como a chia e a linhaça, por exemplo, além uma série de vegetais verdes folhosos, como espinafre, couve, couve-flor, brócolis e chicória.

Alimentos ricos em vitamina B6

A vitamina B6 é aliada do sono por também atuar de modo direto na síntese de serotonina – responsável pelo relaxamento e pelo estado de bom humor.

Dentre os alimentos ricos nessa vitamina eu cito: O kiwi, a cenoura, a cebola, o atum, o azeite e o espinafre.

 

Conclusão

Como sempre digo, devemos usar os alimentos a nosso favor, independente de qual seja nossa necessidade. Uma alimentação estratégia, além de trazer uma série de benefícios à saúde, ainda combate a insônia de modo realmente efetivo. Quer dormir melhor? Se alimente estrategicamente.

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando saúde, paz, amor e sorte.

Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe.

Forte abraço e até a próxima.

 

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Comentarios

  1. thomazia souza

    Gostei muito Dr. Rocha.
    Infelizmente sofro de insônia. Acordo várias vezes durante a noite.
    Obrigada.

  2. Andressa Lima

    Estou apostando na alimentação estratégica para conseguir dormir melhor

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  3. Lavinia

    Me estresso muito durante o dia e isso me atrapalha bastante a dormir

    • suporte@drrocha.com.br

      O estresse é uma das principais causas.
      Equipe Dr. Rocha.

  4. Zuleica

    Achei que nunca teria insonia, mas os problemas familiares me deixam ansiedade e consequentemente, a insonia

    • suporte@drrocha.com.br

      Ansiedade é uma das principais causas.
      Equipe Dr. Rocha.

  5. Elaine

    Rivotril é uma boa opção?

    • suporte@drrocha.com.br

      Não recomendamos nenhum tipo de medicamento, procure um médico presencial!
      Equipe Dr. Rocha.

  6. Nadia

    Preciso melhorar minha alimentação
    Parabéns Dr.

    • suporte@drrocha.com.br

      Obrigada!
      Equipe Dr. Rocha.

  7. Mayke

    Insonia ja se tornou muito comum

    • suporte@drrocha.com.br

      Infelizmente, Mayke.
      Equipe Dr. Rocha.

  8. Amanda

    Preciso de um remedio que cure isso urgente

    • suporte@drrocha.com.br

      Não recomendamos nenhum tipo de medicamento, procure um médico presencial!
      Equipe Dr. Rocha.

  9. Perla

    Gostei muito.

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  10. Amanda

    Adorei o video

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom que gostou!
      Equipe Dr. Rocha.

  11. Poliana

    Insonia é uma coisa séria, não se pode levar na brincadeira

    • suporte@drrocha.com.br

      Isso ai, Poliana. Insônia é coisa séria.
      Equipe Dr. Rocha.

  12. Valesca

    Sempre caprichando nos artigos, parabéns.

    • suporte@drrocha.com.br

      Obrigada!
      Equipe Dr. Rocha.

  13. Carla

    Gostaria de parabenizar pelo artigo pois sofro disso e não sei mais o que fazer.

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom que gostou.
      Equipe Dr. Rocha.

  14. Layla

    Parabéns pelo video

    • suporte@drrocha.com.br

      Obrigada!
      Equipe Dr. Rocha.

  15. Maristela

    Vou começar uma alimentação estratégica, gostei.

    • suporte@drrocha.com.br

      Isso ai! Que bom que gostou.
      Equipe Dr. Rocha.

  16. Orli

    Uma boa alimentação ajuda muito!!

    • suporte@drrocha.com.br

      Ajuda sim!
      Equipe Dr. Rocha.

  17. Poliana

    Sofro de depressão e insonia, gostaria de fazer umas perguntas para o suporte

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá, Poliana. Tudo bom?
      Encaminhe um e-mail para suporte@drrocha.com.br temos uma equipe de suporte técnica para lhe auxiliar.
      Equipe de suporte!

  18. Carolinne

    Obrigada pela explicação.

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom que gostou!
      Equipe Dr. Rocha.

  19. Marlene

    Os remédios são muito fortes

    • suporte@drrocha.com.br

      Não recomendamos nenhum tipo de medicamento, procure um médico presencial!
      Equipe Dr. Rocha.

  20. Sarah Jordao

    Ansiedade e insonia não deveriam andar juntas

    • suporte@drrocha.com.br

      É verdade, Sarah.
      Equipe Dr. Rocha.

  21. Luciene

    Obrigada por esclarecer algumas coisas, doutor

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom que gostou!
      Equipe Dr. Rocha.

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