Como saber se é Virose ou não? (DESCUBRA AQUI!)

Olá, aqui é o Dr. Rocha novamente. No artigo de hoje vou falar sobre um problema de saúde muito conhecido e já enfrentado por um grande número de pessoas. Me refiro à virose.

 

O Que é?

o que é viroseA virose é um termo médico abrangente e muitas vezes pouco específico. Como o próprio nome sugere, uma virose significa um problema de saúde causado por uma infecção viral.

No entanto, um grande número de doenças possui origem viral.  Os resfriados, AIDS, raiva, hepatite, verrugas na pele e até mesmo o ebola, por exemplo, são patologias virais, podendo ser chamadas de virose.

Embora o termo virose possa abranger todas as patologias que citei e muitas outras, na prática, os médicos comumente deixam esse diagnóstico para as patologias virais leves. As de origem respiratória ou gastrintestinais são as mais comuns e tendem a desaparecer em curto espaço de tempo.

Crianças São mais Afetadas

Bebês e crianças são mais suscetíveis às viroses devido aos seus sistemas imunológicos serem menos desenvolvidos do que os dos adultos. No entanto, isso não significa, que adultos não sejam acometidos por esse tipo de problema de saúde.

Causas

Como já é de se imaginar, as viroses são causadas por vírus. Na verdade, qualquer tipo de vírus é capaz de causar esse tipo de problema de saúde.

As viroses mais leves, de modo comum, atingem preferencialmente os sistemas respiratórios e gastrintestinais. Por isso, é muito comum que resfriados ou problemas gastrintestinais passageiros sejam chamados por médicos de virose.

O Que é um Vírus?

Que os vírus são causadores das viroses, todos já sabem, mas você sabe o que é um vírus?

o que é um virusPara profissionais da saúde e pesquisadores, vírus não são considerados seres vivos. Falando de maneira popular, um vírus na verdade é algo que fica entre um ser vivo e um ser não vivo, isso ocorre pelo simples fato dele apresentar ambas as características.

Muitos chamam o vírus de uma estrutura não viva, pelo fato de não possuírem características semelhantes às células. Ou seja, eles são incapazes de gerar sua própria energia, não crescem, não conseguem se dividir, e não reagem a qualquer estímulo ambiental.

Do ponto de vista científico, um vírus nada mais é que uma pequena quantidade de material genético, dentro de uma capsula coberta por proteína.

Para que um vírus comece a funcionar, ele precisa invadir uma célula de um ser um vivo, por conta disso, um vírus é considerado um parasita celular.

O fato de ser inerte extracelular, e funcional no meio intracelular faz do vírus uma estrutura muito curiosa e incompreendida por leigos.

Como o Vírus Ataca uma Célula?

O vírus tem apenas uma função: se multiplicar. Mas, para que isso ocorra, ele precisa entrar em uma célula.

Falando de maneira simplificada. Nossas células possuem superfícies que funcionam como fechaduras. Para que algo consiga atravessar a superfície é necessário ter a chave dessa fechadura, é mais ou menos como no mundo real, somente a chave correta é capaz de proporcionar abertura.

Sendo assim, para um vírus adentrar em uma célula, ele precisa ter a chave para determinada fechadura.

Os vírus possuem uma série de moléculas diferentes em sua superfície que funcionam como chave. Se eles chegarem a uma célula que tenha a fechadura compatível com alguma de suas chaves, ele será então capaz de infectar uma célula. Caso contrário, o sistema imunológico o removerá facilmente.

Com isso é possível ter em mente que: um vírus não ataca a célula que ele quer e sim a que puder. E quando isso ocorre, ele se multiplica rapidamente, causando a infecção de uma série de células, levando a desordens no organismo.

Sintomas 

Embora muitas pessoas já tenham enfrentado algum tipo de vírus branda, ainda sou constantemente questionado da seguinte maneira: Dr. Rocha, quais são os sintomas de virose?

A virose costuma durar por períodos curtos. Dificilmente sua duração ultrapassa 10 dias. Quem é infectado por algum vírus, costuma apresentar os seguintes sintomas:

  • Diarreia;
  • Febre;
  • Vômitos;
  • Diminuição ou falta de apetite;
  • Enjoos;
  • Dores musculares;
  • Dores de barriga;
  • Dor de cabeça;
  • Dor nos olhos;
  • Ardência nos olhos;
  • Espirros;
  • Coriza constante;
  • Tosse;
  • Dificuldade para respirar.

Como Saber se Determinada Patologia é Virose?

É muito comum que a identificação de virose seja feita levando-se em conta sintomas apresentados pelo paciente. Inclusive quando há outros casos na família, no trabalho, ou então na escola, por exemplo.

exame de sangue virusNo entanto, para realmente saber se uma doença é virus, são necessários exames específicos que nem sempre são solicitados pelos médicos.

Exames não são tão importantes para saber se uma doença é ou não fruto de uma virose. Isso porque, em muitas vezes, o exame não consegue diagnosticar qual é o vírus, e a pessoa é curada rapidamente.

De modo comum, exames como, raio-X, urina tipo I e hemograma quando solicitados em casos de suspeita de viroses, costumam não apresentar alterações.

Caso o médico desconfie de que o paciente esteja com alguma doença viral mais grave, ele pode solicitar um exame de sangue específico, capaz de diagnosticar a patologia.

Tratamento 

O tratamento para virose está relacionado com o alívio dos sintomas causados por essa doença.
Para amenizar os sintomas mais característicos como febre e dor, os clínicos podem lançar mão de medicamentos com ação antitérmica e analgésica.

Associado a essa ação, é recomendado que a ingestão de líquidos como água e até mesmo água de coco, seja adequada para evitar que ocorra a desidratação que pode ser ocasionada durante o período de ação do vírus no corpo.

Prevenção

A principal prevenção para virose consiste em manter o sistema imunológico sempre fortalecido.

Através de:

  • Alimentação estratégica;
  • Vegetais verdes folhoso;
  • Gordura de Qualidade;
  • Proteínas de alto valor biológico;

Os carboidratos devem ser deixados de lado.

Além disso, sempre participar das campanhas de vacinação, é uma ótima maneira de manter o organismo protegido e diminuir e prevenir todo e qualquer tipo de virose.

E você? Já teve virose? Qual foi o tratamento indicado? Conte sua história através dos comentários. A interação gera troca de informações e torna esse espaço ainda mais inteligente.

Com isso, finalizo mais um conteúdo inteligente.

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando paz, amor, felicidade e sorte.

Um forte abraço e até breve.

assinatura dr. rocha

 

 

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Rejane

    Parabéns pela matéria!

    • suporte@drrocha.com.br

      Obrigado!
      Equipe Dr. Rocha.

  2. wellington

    Achei interessante a matéria e bem explicativa.

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom que gostou!
      Equipe Dr. Rocha.

  3. Olivia

    Dr rocha gosto de voce porque nos mostra a verdade!!

    • suporte@drrocha.com.br

      Obrigado!
      Equipe Dr. Rocha.

  4. Flavia Penna

    Como diminuir a febre?

  5. Betina Camargo

    Excelente explicação

    • suporte@drrocha.com.br

      Obrigado!
      Equipe Dr. Rocha.

  6. Anselmo

    Dr vc vende chá da vida?

    • suporte@drrocha.com.br

      Não!
      Equipe Dr. Rocha.

  7. Paulina Limeira

    Diabeticos podem comer arroz?

    • suporte@drrocha.com.br

      Não recomendamos!
      Equipe Dr. Rocha.

  8. Vanda

    O que causa diarreia?

  9. Marilene Campo's

    Explicação clara e inteligente!

    • suporte@drrocha.com.br

      Obrigado!
      Equipe Dr. Rocha.

  10. Vera

    Agradecida

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário