Gripe → Causas, Prevenção e Tratamento (VEJA AQUI!)

Olá, aqui é o Dr. Rocha e hoje irei falar sobre uma doença relativamente comum, principalmente agora que estamos entrando na época do ano onde as temperaturas tendem a cair bastante. Estou me referindo à gripe.

 

O Que É

Conhecida no meio médico como influenza, e também chamadainfecção do sistema respiratório pelos populares de resfriado, a gripe é uma infecção do sistema respiratório, que pode resultar em uma série de complicações como a pneumonia.

Normalmente, esse problema de saúde tende a se iniciar com quadros de febre onde o paciente apresenta temperaturas superiores a 38º C, seguida de dores musculares, dores de cabeça e em casos mais agressivos tosse seca.

Principais Sintomas

Dentre os principais sintomas da gripe, a febre é o mais importantesintomas gripe deles e dura normalmente cerca de três dias.

Além disso, os sintomas respiratórios como tosse e dificuldade para respirar se tornam mais evidentes com a progressão da doença e tendem a desaparecer após quatro dias em que a febre cessou.

Dentre todas as doenças que existem, a gripe é uma das mais comuns em todo o mundo, havendo a possibilidade de uma pessoa adquirir o vírus influenza várias vezes ao longo de sua vida, além disso, a doença é facilmente confundida com outras viroses respiratórias.

Por isso, para um diagnóstico correto e preciso da doença, se faz necessária a realização de um exame de laboratório altamente específico.

Anualmente, com a chegada do outono e aproximação do inverno, pessoas em geral se preocupam em evitar doenças respiratórias.

Enquanto muitas pessoas são infectadas algumas vezes durante o ano pelo vírus do resfriado, a gripe tende a ocorrer com menor frequência, manifestando-se, por exemplo, cerca de apenas uma vez por ano e/ou então anos.

Ou seja, na maioria das vezes, as pessoas adquirem apenas um simples resfriado.

Causas

Uma das grandes preocupações de minhas alunas acerca dedores no corpo qualquer tipo de doença, diz respeito às principais causas que levam ao surgimento de uma desordem de saúde, e dessa vez a história não foi diferente.

Sendo assim, fui questionado da seguinte maneira: Dr. Rocha, quais são as principais causas da gripe?

Vamos aos poucos.

Essa famosa e comum doença é causada pelo vírus Influenza e como citei anteriormente, seus sintomas como febre, vermelhidão no rosto, dores no corpo e fadiga acentuada surgem de maneira repentina.

A doença ocorre quando a pessoa é exposta ao vírus influenza seja pelo contato com outra pessoa que está gripada, ou então pelo fato do vírus estar simplesmente no ar.

Junte esse contato viral a um sistema imunológico um pouco debilitado e aí está a principal causa da gripe. É válido ressaltar que uma pessoa saudável, que se alimenta de maneira correta e está com o sistema imune funcionando corretamente, tem menores chances de ficar doente.

Tratamento

Uma das grandes dúvidas acerca dessa doença, diz respeito a forma de tratamento.

Infelizmente, ainda não existem medicamentos que tenham se mostrado verdadeiramente eficazes no combate dessa doença. Por isso atualmente o tratamento é direcionado apenas ao alívio dos sintomas que cada paciente demonstra.

Dentre os medicamentos mais utilizados estão os analgésicos e também antitérmicos, que servem basicamente para aliviar das dores e sensação de mal-estar, além da febre.

Porém é necessário fazer uma ressalva um tanto quanto importante acerca dos medicamentos utilizados para combater essa doença.

Embora existam muitos remédios que podem ser comprados sem a necessidade de receita médica, muitos podem causar uma série de reações adversas e totalmente indesejadas.

Portanto, somente um médico pode indicar qual é o medicamento mais apropriado para cada caso. Evite a automedicação e preze por sua saúde. Apresentou alguns dos sintomas? Então procure por um médico de sua confiança.

Alimentação Estratégica Pode Ser Fundamental Para Prevenir Ou Acelerar O Processo E Cura Da Doença

Quem me conhece sabe o quanto eu gosto de utilizar alimentos no lugar de medicamentos, tanto para prevenção, quanto para combate de todo e qualquer tipo de doença. Com a gripe a história se repete.

Mostrarei a seguir como a escolha de alimentos chaves podem evitar o surgimento dessa doença, como acelerar o processo de recuperação da mesma. Confira.

Alimentos ricos em vitamina C

Ingerir alimentos ricos em vitamina C é uma ótima maneira deacerola evitar que a doença se instale, mesmo havendo contato com o vírus. Essa vitamina é capaz de potencializar e fortalecer a ação do sistema imunológico, algo que garante mais saúde e consequentemente qualidade de vida.

Alguns exemplos de alimentos ricos nesse tipo de vitamina são:

Água

Conhecida como o líquido da vida, a água é um dos alimentoságua mais eficazes no combate aos sintomas da gripe.

Quando a doença se instala, normalmente há o aumento de secreção nasal e também nos pulmões. Dessa forma manter-se hidratado é fundamental para aumentar a fluidificação dessas secreções.

Quanto mais moles e soltas essas secreções estiverem, mais fácil serão sua saída do organismo, algo que acelera de maneira considerável o processo de recuperação. Portanto, se você contrair essa doença, beba muita água.

Proteínas de alto valor biológico

Outra maneira de se proteger da doença é ingerir proteínas de alto valor biológico. Alimentos como carne, peixe, ovos, e até mesmo alguns suplementos alimentares fornecem grandes quantidades de proteína ao organismo.

Essas proteínas, a exemplo do que ocorre com a Vitamina C, potencializam o funcionamento do sistema imunológico. O resultado disso é mais saúde e menos doenças.

Vegetais verdes folhosos

Vitaminas, minerais, compostos antioxidantes potencializam a saúde e favorecem uma série de reações no organismo. Por isso ingerir vegetais verdes folhosos como o brócolis, couve-flor, couve, chicória, agrião, rúcula e espinafre, por exemplo, é fundamental para uma saúde de ferro e se manter longe de uma série de doenças.

Como sempre digo, ser saudável é extremamente simples, porém, as pessoas tendem a complicar e dificultar as coisas. Alimente-se de maneira estratégica, e o principal beneficiário disso será você mesma.

 

Faça do alimento o seu medicamento.

Eu vou ficando por aqui!

Me despeço desejando saúde, paz, amor, felicidade e sorte.

Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe!

Forte abraço e até a próxima.

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Wagner Fernandes

    Muito bom!!!

  2. Edi

    Oiii Dr rocha, muito bom essa materia, agora eu sei a diferença entra gripe e feriado

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom, Edi 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  3. Mendes

    Minha mulher fica muito resfriada, acho que pode ser a imunidade dela baixa, oq poderia ser feito ?

    • suporte@drrocha.com.br

      Boa tarde, Mendes. Tudo bom?
      O que pode ser feito é o uso de uma alimentação estratégica.
      Peça que sua mulher consuma muita água, alimentos ricos em vitamina C, como: laranja, limão e acerola. Consuma vegetais verdes folhosos e proteínas de alto valor biológico.

      Equipe Dr. Rocha.

  4. Sayori

    Eu gosto muito de suas informações, leio todas as matérias, sei bem que o seu único objetivo é nos ajudar. Abraço grande Dr Rocha, te adoro.

    • suporte@drrocha.com.br

      É muito bom ler isso, Sayori.

      Equipe Dr. Rocha.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário