Dieta para emagrecer → Por Que Algumas Não Funcionam?

Olá, aqui é o Dr. Rocha para mais um assunto sobre dietas. Você conhece alguém que faz aquela dieta da vez, conseguiu emagrecer e depois ganhou todo o peso novamente, ou parte dele?

Efeito SanfonaO chamado Efeito Sanfona é bem comum, principalmente entre pessoas que procuram como emagrecer rápido, mas não se preocupam totalmente no efeito que essa dieta causará em seu corpo.

Todo mundo quer saber qual a melhor dieta para emagrecer, a pílula mágica para a perda de peso e isso, às vezes, faz com que a saúde seja negligenciada.

É preciso entender primeiro que não existem milagres quando o assunto é emagrecer rápido. Tudo depende de esforço e um bom planejamento alimentar.

Por ter contato direto e constante com pessoas que passam por esse tipo de caso que eu resolvi conversar melhor sobre o assunto. Explicarei neste post o porquê algumas dessas dietas não funcionam definitivamente, além de mostrar quais as mais famosas entre elas e que você pode evitar.

Por que nem todas as receitas para emagrecer funcionam?

A resposta para a pergunta desse tópico é bem simples: a sua relação com a comida é emocional e não racional. Nós não comemos por lógica, mas por necessidade e vontade.

É justamente essa necessidade que faz com que algumas pessoas busquem por saídas mirabolantes sobre como emagrecer, sem necessariamente se relacionar bem com a comida.

Outro fator que também leva aos resultados drásticos dessas dietas é que a quantidade de calorias ingeridas é menor do que a quantidade de calorias gastas, mas sem uma ingestão correta de nutrientes.

Explicando melhor, essas dietas comerciais que prometem emagrecer rápido realmente fazem isso porque são muito restritivas, mas isso não significa que você está comendo bem e corretamente.

O resultado, no final do processo, é um emagrecimento maior em pouco tempo e em grande volume, mas sem agregar saúde para seu organismo. Consequentemente você não aprenderá a comer bem depois desse tempo e o corpo reage de forma contrária assim que a dieta é eliminada da sua rotina. O motivo? O que expliquei no primeiro parágrafo desse tópico: a sua relação com a comida é emocional e não lógica.

Dieta para perder peso rápido não é remédio

Não trate um cardápio para emagrecer como a solução para o seu excesso de peso – principalmente se ele não existir de fato -. Você precisa enxergar essa mudança de estilo de vida como algo importante e que beneficia o seu corpo como um todo.

O segredo não é apenas comer menos, mas comer corretamente. Mesmo que a dieta que você escolheu não leve ao emagrecimento rápido, se é a indicada para seu corpo, os resultados tendem a ser positivos.

Conhecendo as principais dietas para emagrecimento rápido

É bem difícil citar todas as dietas para emagrecer rápido que são comercializadas, mas algumas são bem conhecidas pelos resultados e, posteriormente, pelo efeito sanfona que sempre surge. Como por exemplo:

  • Dieta dos pontos: redução das calorias sem uma reeducação alimentar efetiva;
  • Dieta da sopa: substituições de duas refeições por uma sopa nutritiva, mas sem reeducação alimentar;
  • Dieta Detox; dieta para emagrecimento rápido, de baixo valor nutritivo;
  • Dieta da USP: dieta hipocalórica para emagrecimento rápido e de baixo valor nutritivo;
  • Dieta das Frutas: cardápio alimentar construído em cima apenas de frutas e proteínas com alto valor biológico.

Destaquei algumas características de cada uma das dietas acima, mostrando como funcionam e porque podem prejudicar o seu corpo. São regimes que considero de resultados mais drásticos para o seu corpo, falando de forma estética e negativamente saudável.

Dieta do PontoDieta dos pontos

É uma grande conhecida que que promete emagrecer rápido comendo “tudo”. Segundo essa didática, a pessoa pode comer o que desejar, dentro de um cardápio da dieta, onde são atribuídos pontos para cada alimento.

Cada um desses pontos equivale a 3,6 calorias. No final do dia você deve ingerir um total de calorias indicadas para seu peso e altura, determinados por uma “Calculadora de Peso”. É justamente a falta de preocupação com o valor nutritivo de cada alimento ingerido que faz a dieta não funcionar.

O paciente acaba observando mais a quantidade de calorias ingeridas, em vez de saber se essas são oriundas de alimentos saudáveis. O resultado pode ser positivo, mas não há uma reeducação alimentar.

Dieta da Sopa

Esta dieta simples indica que o paciente substitua duas de suas principais refeições por um prato de sopa caseira. Ela ficou conhecida como a Dieta do INCOR e promete emagrecer em uma semana até 7 quilos.

Apesar de apresentar receitas para emagrecer rápido, essa dieta tem uma deficiência energética muito grande. É comum que as pessoas apresentem tonturas, fraqueza, dores de cabeça e outros sintomas semelhantes durante o programa de emagrecimento.

Dieta Detox

Eu já conversei em outro post sobre a Dieta Detox e mostrei que apesar de ser um bom regime para emagrecer, ela pode prejudicar o seu organismo com o passar do tempo. Essa dieta mostra como emagrecer rápido e fácil a partir da ingestão de alimentos e sucos desintoxicantes e, consequentemente, com o corte de farináceos de trigo e açúcar.

O mau resultado vem da ingestão excessiva de frutose e também de frutas com baixo índice glicêmico. Você até tem como emagrecer com saúde através da Dieta Detox caso ela seja feita em curto prazo e depois você siga para uma reeducação alimentar eficiente.

Do contrário, perceberá que ela não resolve o problema com grandes perdas de peso, o que faz a maioria continuar insistindo no cardápio. O resultado é uma deficiência energética grande e a associação com outros problemas de saúde que podem surgir.

Dieta da USP

A Dieta da USP ensina como emagrecer em uma semana até 7 quilos. Você tem um cardápio com a alimentação para emagrecer, de acordo com essa universidade, devendo segui-lo sem substituições.

Apesar de fazer você perder peso, pois ela é composta de alimentos para emagrecer hipocalóricos, o emagrecimento saudável é nulo. Você se alimenta de forma muito restrita, consegue perder peso em uma semana, mas danifica completamente o seu metabolismo devido a grande perda de massa magra.

Dieta das FrutasDieta das Frutas

Também recebo muitos e-mails perguntando sobre a dieta das frutas. A proposta é que você siga uma dieta simples para emagrecer      composta apenas por frutas e proteínas de alto valor biológico, como carne vermelha e peixe.

Essa também é uma dieta que promete emagrecer em 1 semana, mas que no final das contas não agrega saúde para seu organismo. Se você precisa de dicas para emagrecer rápido e com saúde, pode até iniciar por essa dieta, mas associando a um cardápio nutritivo eficiente posteriormente. Somente a dieta das frutas não lhe levará à uma alimentação saudável para emagrecer.

O que fazer para emagrecer com saúde

Com certeza você chegou até aqui se perguntando: “Então como eu posso emagrecer com saúde Dr. Rocha?”.

Há como emagrecer rápido e com saúde. Você viu que dieta para emagrecer em uma semana pode até funcionar a princípio, mas elas também podem acabar com a sua saúde.

Saiba que a melhor fórmula para emagrecer é uma alimentação estratégica a qual trará nutrição e saciedade, dois componentes essenciais para quem tem este objetivo.

A prática de exercícios físicos realmente efetivos para emagrecer também são ótimos aliados nesse processo.

Não caia no mito de manter um cardápio com comidas para emagrecer pobres em nutrientes e altamente restritivas aliadas a prática de exercícios pesados e prolongados. A deficiência energética em seu corpo será muito maior.

Agora que você entendeu melhor que apenas o “Eu quero emagrecer” pode fazer com que você acabe com um cardápio para dieta aquém do que realmente precisa, que tal começar uma mudança positiva em seu corpo e na balança?

Conte-me um pouco mais sobre quais dessas dietas para emagrecer você já fez. Compartilhe a sua experiência nos comentários abaixo!

Um forte abraço,

Dr. Rocha!

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3.127 votes, average: 4,80 out of 5)
Loading...

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Josilangea Sousa

    Bom dia, sou a Josy já fiz inúmeras dietas como a da sopa, Dukan,dos pontos, Herbalife, tomei remédio e hj estou tentando Detox mas não consegui, preciso emagrecer com saude, estou com colesterol alto, anemia engordando cada dia mais tenho 1,60peso 90 kl, por favor dr rocha me ajude, estou doente, sinto dores em todo meu corpo

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá, tudo bom!
      Nosso atendimento é realizado apenas por e-mail!
      Envie-nos sua dúvida para nosso e-mail de atendimento : suporte@drrocha.com.br assim poderemos lhe auxiliar
      melhor sobre nosso tratamento!
      Equipe de suporte.

  2. Camila Fernandes de Brito

    Olá Dr. Rocha.

    Estou a duas semana fazendo exercícios regularmente, passei a tomar gengibre em pó + colágeno em pó na água, bebo 2 litros por dia! Além de consumir diariamente linhaça + CHIA na minha dieta.

    E o que notei? perdi 1,5 já! Quanto a alimentação, estou cuidando também, principalmente a noite, passei a comer muitas frutas!

    Estou fazendo certo?

    Gostaria de saber, o que vc acha do POLICONATO DE CROMO, hoje em dia está sendo muito falado.

    E sobre as capsulas de Cártamo, que é febre, ouço muitas pessoas falando sobre isso.

    obrigada desde já!

    forte abraço!

    Camila

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá, tudo bom!
      Nosso atendimento é realizado apenas por e-mail!
      Envie-nos sua dúvida para nosso e-mail de atendimento : suporte@drrocha.com.br assim poderemos lhe auxiliar
      melhor sobre nosso tratamento!
      Equipe de suporte.

  3. Edna

    Nao fiz nonhuman destas diet as , mas estou querendo emagrecer , como faco ?

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá, tudo bom! Para saber mais sobre os nossos programas ou atendimento para os alunos do Dr. Rocha, acesse nosso e-mail de atendimento: suporte@drrocha.com.br.
      Aguardamos seu contato!
      Equipe de suporte!

  4. Giselle

    Oi Boa noite Dr.Rocha, eu comecei com uma reeducação alimentar dia 11/nov troquei o açúcar por sucralose gotas, eliminei frituras e refrigerantes, e troquei a farinha branca por integral, entrei na a academia e faço treino funcional 3x na semana e 2× musculação, todo esse tempo e não notei diferença ainda
    Hoje faz 22 dias e eu vejo pessoas nas redes socias dizendo que perderam 7kg em um mês, o que estou fazendo de errado ? Me ajude ?

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá, tudo bom! Para saber mais sobre os nossos programas ou atendimento para os alunos do Dr. Rocha, acesse nosso e-mail de atendimento: suporte@drrocha.com.br.
      Aguardamos seu contato!
      Equipe de suporte!

  5. José Neto

    Tenho 22 anos, tenho 1 metro e 75 e peso 90 kilos. Quero iniciar uma dieta para emagrecer, já tomei xaropes e malhei durante um tempo e tomei suplemento alimentar era 11 comprimidos por dia de vitaminas. Porém parei a um tempo e hoje estou ascima do meu peso quero emagrecer uns 15 quilos. Quero fazer uma dieta saudável acompanhada de exercícios físicos assim como o Dr. Já mencionou em outro post, porém tenho gastrite, ela ataca por motivos emocionais. Preciso de uma dieta a base de alimentos que me ajude a manter uma saúde só meu aparelho digestivo o estômago e tbm me ajude a emagrecer. O que devo fazer Dr. Rocha?

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá José Neto , tudo bom!
      Envie e-mail para nosso atendimento: suporte@drrrocha.com.br para saber mais sobre nossos programas.
      Agradecemos seu contato
      Equipe de suporte

  6. Ana Carvalho de Souza

    quais as medidas que ´posso tomar de imediato , para emagrecer salvável?
    posso tomar o GCG ?
    onde posso comprar sem receituário medico ?
    por ultimo agradeço toda equipe do Dr Rocha.

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá, tudo bom!
      Nosso atendimento é realizado apenas por e-mail!
      Envie-nos sua dúvida para nosso e-mail de atendimento : suporte@drrocha.com.br assim poderemos lhe auxiliar
      melhor sobre nosso tratamento!
      Equipe de suporte.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário