Abóbora → Benefícios e Receita Saudável e Deliciosa!

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando mais uma vez. No artigo de hoje irei falar sobre um alimento que é muito consumido e claro, adorado por muitos de nós brasileiros. Estou me referindo à abóbora.

 

O Que É

fruto da aboboeiraA abóbora ou jerimum, nada mais é do que o fruto da aboboreira e tem seu nome dado a várias espécies de plantas da família Cucurbitaceae. O alimento é nativo da América do Sul e cultivada basicamente em todo o mundo.

Trata-se de uma fruta extremamente saborosa. No Brasil, elas são cultivadas há muito tempo e relatos históricos nos mostram que elas já faziam parte da alimentação dos indígenas antes mesmos dos portugueses colonizarem nossas terras.

Por ser cultivada basicamente em todo continente sul-americano, a fruta pode ser facilmente encontrada no Brasil. Sua época de safra vai de maio a setembro- momento em que o ponto do consumo é basicamente perfeito.

No momento de escolha, muitas coisas devem ser levadas em consideração: A casca deve estar lisa, sem manchas e/ou então brilho. Evite as maiores, pois são as menores que normalmente são as mais saborosas.

Caso opte por comprar em pedaços a fim de evitar desperdícios, observe o aspecto geral da fruta, evite os pedaços mais escuros e manchados, e dê preferência para as mais claras.

Informação Nutricional

Em apenas 100 gramas dessa curiosa fruta encontramos a seguinte informação nutricional:

  • Valor energético 48 calorias;
  • Carboidratos 9,5 g;
  • Proteínas 1,4 g;
  • Gorduras totais 0,7 g;
  • Gorduras saturadas 0,1 g;
  • Gorduras monoinsaturadas 0,2 g;
  • Gorduras poli-insaturadas 0,2 g;
  • Fibra alimentar 2,5 g;
  • Fibras solúveis 0,1 g;
  • Cálcio 7,6 mg;
  • Fósforo 32,6 mg;
  • Manganês 0,3 mg;
  • Magnésio 9,1 mg;
  • Ferro 0,4 mg;
  • Potássio 199,1 mg;
  • Cobre 0,1 ug;
  • Zinco 0,3 mg;
  • Sódio 1,5 mg;
  • Vitamina A 8.520 UI;
  • Vitamina B1 (Tiamina) 0,1 mg;
  • Vitamina B6 (Piridoxina) 0,1 mg;
  • Vitamina C 7,5 mg.

Como podemos notar a fruta é relativamente hipocalórica, ou seja, possui poucas quantidades de calorias em sua composição, bem como baixas concentrações de carboidrato e proteínas. A fibra alimentar está presente de maneira considerável.

O que chama atenção na abóbora é sua alta concentração de alguns minerais, como potássio e magnésio, fósforo e cálcio, por exemplo, além da alta quantidade de Vitamina A.

 

Benefícios

Sempre que falo sobre determinado alimento com minhas alunas elas rapidamente ficam aguçadas e curiosas querendo extrair o máximo de informações possíveis. Assim que comecei a falar sobre a fruta, fui rapidamente questionado da seguinte forma: Dr. Rocha quais são os benefícios da abóbora?

Eu afirmo que essa incrível fruta possui uma série de benefícios a seus consumidores que listarei a seguir.

Saúde dos olhos

saúde dos olhosA abóbora possui altas concentrações de betacaroteno. Quando ingerido, o betacaroteno se transforma em vitamina A que age de maneira efetiva na manutenção de tecidos como mucosas e principalmente na qualidade da visão.

A fruta possui também zeaxantina, um antioxidante que filtra os raios ultravioletas na retina dos olhos, o que oferece proteção contra doenças maculares dos olhos que estão relacionadas com o envelhecimento, como é o caso da catarata, por exemplo.

Combate a pressão alta

As altas taxas de potássio presentes no alimento combatem de maneira direta as altas doses de sódio da corrente sanguínea, e de modo quase que automático combatem a pressão alta.

Com a pressão arterial controlada, as chances de desenvolvimento de outros problemas de saúde cardiovasculares como infarto, AVC, e até mesmo insuficiência renal diminuem drasticamente. O resultado é uma saúde cardiovascular muito mais potente.

Funcionamento intestinal adequado

Afuncionamento intestinal adequados fibras alimentares presentes na abóbora são capazes de melhorar o funcionamento intestinal de seus consumidores frequentes.

Com essa melhora do intestino, problemas como prisão de ventre, barriga inchada e retenção de líquidos tendem a diminuir e até mesmo deixar de fazer parte da vida de seus consumidores de maneira um tanto quanto rápida.

 

Emagrecimento

Como não poderia deixar de acontecer, minhas alunas também fizeram alguns questionamentos com relação ao poder emagrecedor do alimento e fui prontamente questionado da seguinte maneira: Dr. Rocha, abóbora emagrece?

Eu respondo que em partes.

Após cozinhar a fruta, picar e reservar, lave todos os vegetais e corte-os, diminuindo-os em sua composição, além de possuir baixas doses de carboidrato e altas quantidades de fibra alimentar.

Todos esses constituintes facilitam o processo de perda de peso, uma vez que a baixa quantidade de carboidrato não reflete em acumulo de gordura corporal, além da fibra alimentar proporcionar sensação de saciedade e melhorar o funcionamento intestinal.

Porém, como sempre digo, não há alimentos milagrosos quando o assunto é perder peso. Se você quer emagrecer, não basta apenas ingerir abóbora. É necessário adotar hábitos saudáveis e em muitos casos passa por um processo de reeducação alimentar.

Caso contrário, apenas fazer ingestão da fruta, não trará bons resultados ao corpo, tampouco à saúde.

Receita Especial Utilizando a Fruta

Eu particularmente sou um consumidor frequente do alimento e gosto de fazer uma receita especial com ele. Na verdade, uma salada que eu chamo de salada estratégica das cores.

Os ingredientes são:

  • 4 xícaras de abóbora cozida em cubos;
  • 2 colheres de azeite de oliva extra virgem;
  • 1 limão;
  • 5 folhas de alface crespa;
  • 1 punhado de tomate cereja;
  • 2 palmitos.

Modo de preparo:

Após cozinhar a fruta, picar e reservar. Lavar todos os vegetais e cortá-los, diminuindo-os de tamanho de acordo com a sua preferência. Em seguida coloque tudo em um recipiente, adicione o suco do limão espremido e as duas colheres de azeite.

Você terá em seu prato uma salada estratégica, repleta de vitaminas, minerais e gorduras de boa qualidade – com um ótimo sabor.

Alimentação Estratégica e a Vida Saudável

alimentação saladaA alimentação estratégica deve ser nossa base de vida. Nos alimentarmos dessa forma traz saúde, bem-estar, qualidade de vida e consequentemente uma boa forma física.

Evitar alimentos que sejam ricos em carboidratos, consumir altas doses de vegetais verdes folhoso, ingerir quantidades moderadas de gorduras de boa qualidade e por fim consumir proteínas de alto valor biológico é a receita para uma vida saudável e um corpo bonito.

Não é necessário seguir dietas malucas para emagrecer. Basta se alimentar de modo estratégico que o emagrecimento será uma mera consequência. Pense nisso.

Mas, mesmo sabendo disso, muitas mulheres ainda acham difícil manter o foco e conseguir realmente emagrecer sem a ajuda de um profissional para incentivar. Por isso eu desenvolvi um MÉTODO cientificamente comprovado para emagrecer em apenas 7 semanas.

Estou falando do Treinamento Viver Magra em 7 Semanas. Nele eu vou te ensinar tudo sobre emagrecimento verdadeiro e você vai ver que existem gorduras boas que potencializam a perda de peso. Saiba mais clicando aqui.

O treinamento comprovado por estudo de elevado nível de evidência científica e já funcionou com mais de 30 mil mulheres que confiaram na minha metodologia. Faça o teste hoje mesmo e tenha ótimos resultados.

 

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando saúde, paz, amor e sorte.

Gostou do artigo? Deixe um comentário, compartilhe!

Forte abraço a até a próxima.

Posts Relacionados

Comentarios

  1. sebastiao

    DR Rocha eu cresci comendo abóbora e gostei muito da sua explicação
    gostaria de saber se a moranga tem o mesmo valorcnutritivo
    obg

    • suporte@drrocha.com.br

      Sim, Sebastião 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  2. Adão Benedito dos Santos

    Olá, Dr. Rocha,

    Tenho pressão alta e diabetes, já faço parte de suas aulas, Gostaria de saber se no meu caso posso comer feijoada, bem como usar zero kal para adoçar meu leite com café ? Gostei da receita da abobora vou começar a consumir esse legume.

    Um abraço

    Adão

    • suporte@drrocha.com.br

      Bom dia, Adão. Tudo bom?
      De forma alguma você pode consumir feijoada. E sobre o zero kal, substitua por Stevia ou sucralose.
      A abóbora deve ser consumida com moderação por diabéticos, sendo preciso sempre medir os níveis glicêmicos 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  3. Francisca

    Adorooooooo abóbora!! Muito feliz em saber que posso comer essa delícia sem preocupações.

    • suporte@drrocha.com.br

      Boa tarde, Francisca. Tudo bom?
      Caso você tenha diabetes, não é para consumir “sem preocupações”.
      A abóbora é um alimento amigo, mas deve ser ingerido com moderação.

      Equipe Dr. Rocha.

  4. jose carlos

    Dr. Rocha, obrigada por ter transformado a minha vida
    Gostaria de saber se o senhor atende em consultório, gostaria muito de ter o prazer de me consultar com o senhor.

    • suporte@drrocha.com.br

      Bom dia, Jose Carlos. Tudo bom?
      O Dr. Rocha não atende mais em consultório, apenas através dos programas online.
      Qual seria o seu problema de saúde?

      Equipe Dr. Rocha.

  5. adriana marinho

    oi dr rocha não consigo acessar meus vídeos me ajuda por favor

  6. Edson Luiz

    Dr. Rocha meu amigo, hoje toda a minha familia segue a alimentação proposta pelo senhor e eu tenho muito orgulho de dizer que eu consegui sim controlar a minha diabetes!
    Que Deus continue derramando bênçãos para a sua familia e toda sua equipe.

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom ler isso, Edson!
      Continuem firmes e fortes que o controle é certo 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  7. zair

    oi dr rocha meu esposo é diabético ele pode consumir abóbora sempre?

    • suporte@drrocha.com.br

      Bom dia, Zair. Tudo bom?
      Não, não pode. Apenas com moderação e sempre medindo os índices glicêmicos 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  8. zair

    oi dr rocha meu esposo é diabético e gosta muito de abóbora
    pode consumir?

    • suporte@drrocha.com.br

      Boa tarde, Zair. Tudo bom?
      Com muita moderação e testando sempre a glicêmia, sim. 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  9. fabricio

    oi dr rocha quero adquirir o diabetes controlada como fazer

  10. rodrigo

    Olá Dr Rocha, gostaria de saber algumas informações sobre o senhor como o CRM, pode me informar?

    • suporte@drrocha.com.br

      Bom dia, Rodrigo. Tudo bom?
      Claro, o CRM do Dr. Rocha é CE 8561 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  11. Lucas

    sou seu aluno dr rocha e quero participar do grupo diamante

    • suporte@drrocha.com.br

      Bom dia, Lucas. Tudo bom?
      Solicite a sua entrada que iremos aceitá-lo 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  12. GETULIO PEREIRA LIMA

    Dr. Rocha,
    acabei de ler seu artigo sobre a ABOBORA, do que gostei muito. Com tantas propriedade da fruta, ela pode ser consumida diariamente por portador de diabetes? Na tabela de alimentos ela não deveria estar na coluna de amigos, ao invés de colegas?

    • suporte@drrocha.com.br

      Bom dia, Getulio. Tudo bom?
      Há muitos benefícios sim na abobora, porém o artigo não relaciona o seu consumo com Diabéticos.
      Importante ressaltar que o consumo excessivo da abóbora por diabéticos não é saudável 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  13. FLORDEI ATAIDE SANTIAGO DOMINGUES.

    Sou consumidora dessa abóbora, e é muito saborosa.

    • suporte@drrocha.com.br

      É uma delícia 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  14. Rosalina maria Gomes

    Dr.Rocha gostei so qye ja fui akertada por vc que esse alimento e amigo então tenho que ter moderação. Mas eu preciso nesmo dr e de entrar no grupo diamantevpreciso dos meus bonos ou ja recebo e ainda não sei preciso muito de ajuda ja pede varias vezes e ainda não consegue porque sera que não esto sabendo como ?

    • suporte@drrocha.com.br

      Bom dia, Rosalina. Tudo bom?
      O artigo é para o público em geral, não restringindo para diabéticos. Sendo assim, deve comer com moderação.
      Sobre o grupo, você já enviou e-mail para o suporte? Envie e peça a sua entrada 😉 suporte@drrocha.com.br

      Equipe Dr. Rocha.

  15. shirlei

    Estou muito grata pelas inúmeras informações compartilhadas. Sabe o que acho mais legal? Se quero saber se um alimento é saudável ou se engorda é só colocar o nome Dr. Rocha + o alimento e buscar! sempre tem!!!

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário