Alergia → Saiba Tudo Sobre Este Mal e Como Tratá-lo!
]Olá, aqui é o Dr. Rocha falando! No artigo de hoje irei abordar um problema de saúde muito recorrente em um grande número de pessoas e que tende a se acentuar em épocas de baixa temperatura. Estou me referindo a alergia.
O Que É
A alergia também é conhecida como reação de hipersensibilidade e nada mais é do que uma resposta exagerada do nosso sistema imunológico após uma exposição a um ou então uma série de agentes alérgicos.
Existem pessoas predispostas geneticamente a serem mais sensíveis a alguns tipos de agentes alergênicos. Entre os agentes mais comuns que costumam causar esse tipo de problema eu cito:
- Ácaros;
- Fungos;
- Poeira;
- Insetos;
- Pelos de animais;
- Alimentos;
- Medicamentos;
- Pólen.
Como citei, a herança genética é a principal base para desenvolvermos uma reação de hipersensibilidade. No entanto ela só será desencadeada quando a pessoa for exposta aos fatores que desencadeiam esse tipo de sensibilidade.
Esse problema de saúde pode acometer pessoas de qualquer faixa etária. Atualmente é considerada um problema de saúde pública, pois acomete entre 10% e 20% da população mundial, comprometendo de modo significativo a qualidade de vida de crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Diferentes Tipos
A alergia pode ser diferentes tipos e acometer diferentes locais do organismo. Os diferentes tipos desse problema de saúde:
- Respiratórias;
- Dermatológicas;
- Alimentares.
Falarei de cada uma delas resumidamente a seguir.
Alergias respiratórias
Esse problema de saúde, nada mais são do que inflamações crônicas que acometem as vias respiratórias da pessoa. Os tipos mais comuns desses problemas são a asma e a rinite alérgica.
A asma se manifesta clinicamente por crises de falta de ar, ou cansaço e chiado no peito. Os principais fatores desencadeantes são exposição aos alérgenos, mudança brusca de temperatura, odores fortes, fumaça /poluição, exercícios físicos e até mesmo alguns medicamentos.
Já a rinite alérgica se manifesta através de crises de espirros repetitivos, coriza e extrema coceira que pode acometer olhos, nariz, garganta e ouvidos. A repetição do quadro leva o paciente a procurar ajuda médica.
Dermatológica
As doenças alérgicas de pele, também atingem pessoas com hereditariedade genética. As principais manifestações desse tipo de problema são: Dermatites atópicas, dermatites de contato, urticária e estrófulo (que são picadas de inseto – como pulgas e mosquitos, por exemplo).
A dermatite atópica é determinada por uma hiper-reatividade da pele. Há manifestações como eczena, ou seja, lesões inflamatórias crônicas, que são acompanhadas de intensa coceira e pele seca. Os locais de surgimento podem variar.
As dermatites de contato ocorrem devido a ação direta de um composto alérgico sobre a pele, como bijuterias, esmaltes e demais objetos. Caracteriza-se pelo surgimento da lesão na área da pele que entrou em contato com o agente alérgeno.
A urticaria é multifatorial, ou seja, pode ser desencadeada por medicamentos, picadas de insetos, infecções, doenças autoimunes, distúrbios hormonais, e uma parcela pode ser idiopática, ou seja, quando a causa não é detectada.
Suas lesões geralmente são em forma de placas avermelhadas, com coceira intensa, de localização e duração variáveis. Ela pode ser aguda ou crônica.
Já o estrófulo nada mais é do que uma reação causada por picadas de inseto, como pernilongos, mosquitos, pulgas ou carrapatos, por exemplo.
Alimentares
A maioria das reações adversas aos alimentos são de origens não alérgicas. Porém, quando falamos de alergia alimentar é necessário que haja o envolvimento do sistema imunológico respondendo de maneira exagerada e anormal sobre o alimento e quantidade ingerida.
As principais manifestações nesse caso são dermatológicas – com o surgimento de urticária e dermatite atópica e gastrointestinais – envolvendo vômitos, diarreias e em casos mais graves a anfilaxia.
Os alimentos que mais causam esse tipo de problema são: leite de vaca, ovos, amendoim, frutos do mar- especialmente o camarão e sementes como nozes.
Principais Sintomas
Pensando em se prevenir e também prevenir familiares, muitas de meus alunos me fazem o seguinte questionamento: Dr. Rocha, quais são os principais sintomas de alergia?
Eu respondo que os sintomas variam de acordo com o tipo de reação apresentada. Se a sensibilidade for respiratória, será comum nariz escorrendo, espirros frequentes e extrema coceira e desconforto em cavidades orais.
As dermatológicas normalmente apresentam vermelhidões, embolotamento, e coceira extrema. Enquanto as alimentares podem apresentar erupções cutâneas e principalmente problemas gastrointestinais como vômitos, náuseas, mal-estar e principalmente diarreia.
Tratamento
O tratamento varia para cada tipo de alergia. Em geral podem ser utilizados medicamentos considerados antialérgicos, eles normalmente reduzem os sintomas e trazem alivio aos pacientes.
O ideal é identificar o agente causador do processo de hipersensibilidade e evita-lo, seja poeira, pelos, algum objeto de adorno e até mesmo determinado alimento.
Caso a identificação não seja possível, é comum médicos recomendarem a realização de exames de sangue a fim de encontrar o real agente causador da alergia e colocar um fim de maneira eficaz nesse tipo de problema que pode realmente atrapalhar a vida de uma pessoa.
Alimentação estratégica pode ser grande aliada
Como sempre digo, sempre que podemos, devemos confiar nossa saúde aos alimentos, eles são extremamente poderosos em combater uma série de problemas e com a alergias a história se repete.
Por se tratar de um processo inflamatório – as reações de hipersensibilidade podem ser combatidas com alguns alimentos específicos que citarei a seguir.
Açafrão
Repleto de curcumina, a cúrcuma ou açafrão é um poderoso alimento antioxidante e composto inflamatório capaz de combater processos alérgicos, além de atuar como descongestionante.
Limão
Repleto de vitamina C e compostos antioxidantes o limão age como uma substância antialérgica, além de manter o sistema imunológico em pleno funcionamento.
Chá verde
Um estudo de pesquisadores da Universidade de Kyushu, no Japão, revelou que o composto epigalocatequinagalato (EGCG) presente no chá verde pode bloquear receptores envolvidos na produção de respostas alérgicas.
Se você sofre com alergias, inclua esses alimentos nos eu dia a dia. A melhora será enorme e certamente sua saúde é quem mais ganhará com isso. Alimentos quando usados de maneira estratégica são capazes de prover incontáveis benefícios.
Eu vou ficando por aqui!
Me despeço desejando saúde, paz, sorte, felicidade e amor.
Gostou do texto? Curta, compartilhe e deixe seu comentário.
Forte abraço até a próxima.
Muito bom o conteúdo sobre alergia.
Que bom que gostou, Flordeci 😉
Equipe Dr. Rocha.
Obrigada pelas informações doutor rocha, adorei
Tenha umas bolinhas na testa que coçam muito, o que eu faço?!
Procure um médico presencial para que seja feito um diagnóstico de seu caso e possa ser recomendado um tratamento correto 😉
Equipe Dr. Rocha.
Muitoooooo bom!!!!
Minha mãe começou a se alimentar melhor, e melhorou muito sua pele. estamos adorando suas informações.
Que ótimo, Mayckon 😉
Equipe Dr. Rocha.
Adoreeei essa materia, você manda muito bem doutor rocha <3
To cheia de alergia oq eu faço? #MeajudaDrRocha s2
Procure um médico presencial para que seja feito um diagnóstico de seu caso e possa ser recomendado um tratamento correto 😉
Equipe Dr. Rocha.
#MeAjudaDrRocha o que posso fazer pra acabar com a coceira nas mãos causadas pelo sabão ?
Procure um médico presencial para que seja feito um diagnóstico de seu caso e possa ser recomendado um tratamento correto 😉
Equipe Dr. Rocha.
Eu me chamo Luna, e gostaria de saber o q fazer para acabar com as unhas fracas #MeajudaDrRocha.
Consuma alimentos ricos em cálcio 😉
Equipe Dr. Rocha.
Muito bem, informações explendidas! 😀
Que bom que gostou, Diego =D
Equipe Dr. Rocha.
adoramos suas informações. vc é um arraso dr rocha s2
Que bom que gostou, Izadora =D
Equipe Dr. Rocha.
Gostei do conteúdo,gostaria me respondesse no meu email,sobre essa pergunta.
Meu esposo está com vermelhão no rosto.
Até agora o que os médicos receitaram não adiantou nada.
já está quase no rosto todo.
Ele tem ferratina alta.
espero uma resposta.
Obrigada.
abraço
Darlene
Encaminhe sua dúvida para suporte@drrocha.com.br 😉
Equipe Dr. Rocha.
Muito bom ! Esclarecimentos valiosos.
Gostaria muito de conhecer alimentos que possam me ajudar no tratamento de dores nas articulações dos dedos das mãos e dos pés. Ainda não fui a médico. Não sei se é artrite. Uma taça de vinho diariamente pode ser prejudicial?
Obrigada!
Diariamente sim!
Por conta do álcool 🙂
Equipe Dr. Rocha.