Bicicleta Ergométrica → Emagrece? Funciona? Saiba a Verdade!

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando e hoje irei falar sobre um aparelho de ginástica que tem sido cada vez mais utilizado em academias e residências: A bicicleta ergométrica.

O Que éO Que é

A bicicleta ergométrica nada mais é do que um aparelho fixo que simula os movimentos que são realizados  na bicicleta convencional, porém conta com uma vantagem: a utilização de diferentes níveis de carga – algo que proporciona diferentes possibilidades de estímulo ao seu praticante.

Como este aparelho trabalha de maneira exclusiva levando em consideração a força do praticante, é possível aplicar diferentes níveis de intensidade e esforço durante o treino.

Diferentes Modelos

Existem basicamente três modelos desse aparelho de ginástica. São eles:

  • Bicicleta ergométrica horizontal;
  • ergométrica vertical;
  • spinning.

Esse tipo de aparelho também é muito conhecido (e chamado) como bicicleta de academia.

Principais Benefícios

Por se tratar de uma atividade física que pode ser um tanto quanto extenuante, muitas alunas me fazem o seguinte questionamento: Dr. Rocha, quais são os benefícios de pedalar em uma bicicleta ergométrica?

Embora muita gente não acredite, se exercitar em aparelho fixo, pode trazer uma série de benefícios, a seguir eu listo os que julgo serem os melhores.

Baixo impacto e proteção às articulações

Existem muitas atividades aeróbicas que causam impactos e danos às articulações, um exemplo de atividade de muito impacto é a corrida em esteira de academia.

O impacto causado pela corrida em esteira ergométrica pode causar uma série de lesões nas articulações do joelho e quadril além de levar a quadros de inflamação, como a canelite, por exemplo.

Pedalar em uma bicicleta ergométrica, não causa nenhum tipo de impacto às articulações do esportista, o protegendo assim do surgimento de uma série de lesões, mas mantendo a prática de atividade física.

Proteção ao sistema cardiovascularProteção ao sistema cardiovascular

Pedalar nada mais é do que praticar uma atividade física, e como em todas as atividades físicas – traz uma série de benefícios e proteção ao sistema cardiovascular. Atividades em bicicleta ergométrica diminui os níveis de triglicerídeos, colesterol ruim e glicemia.

Esta prática é capaz de diminuir a pressão arterial e fazer com que o sangue flua de maneira mais natural. A união de ambos os fatores traze uma proteção extra contra doenças do sistema cardiovascular, como infartos, AVC, insuficiência renal e muitas outras.

Diferentes níveis de intensidade

A principal desculpa de quem nunca pedalou em uma bicicleta de academia é que não dá para fazer nenhum tipo de simulação, afinal, trata-se de um aparelho de ginástica fixo. Porém, isso não é verdade.

As bicicletas ergométricas possuem diferentes níveis de ajustes e intensidade. Isso proporcional ao esportista realizar uma série de treinos intervalados que podem trazer uma série de benefícios à saúde e facilitar o processo de emagrecimento.

Maior capacidade pulmonar

Por ser uma atividade física anaeróbica que pode ter diferentes níveis de intensidade, ela aumenta a capacidade pulmonar de seus praticantes. O resultado disso é mais vigor, disposição e desempenho e menos cansaço e preguiça na hora de encarar qualquer outro tipo de atividade física.

Bicicleta Ergométrica e Emagrecimento

Muitas pessoas buscam utiliza-la para emagrecer, porém não é sempre que o processo de perda de peso ocorre. Aliás, pedalar em uma bicicleta ergométrica não é garantia alguma de emagrecimento.

Ao ouvirem isso, muitas alunas me questionam: Dr. Rocha, este exercício ajuda a emagrecer? Qual a melhor atividade aeróbica para perder peso?

Eu respondo que o mais importante para emagrecer não é a prática de determinada atividade e sim sua intensidade e intervalos de prática.

Atividades Físicas Intervaladas São Mais Eficazes Para Perda de Peso

Algo muito comum em pessoas que buscam perder peso é começar uma atividade física como caminhada, corrida, ciclismo, natação e não emagrecer.

O emagrecimento é resultado de alimentação e atividade física. Especialistas dizem que quando o assunto é emagrecer a nutrição representa 70% e a atividade física 30%. Porém, a atividade física deve ser feita de maneira correta.

A melhor atividade física para emagrecer, é a atividade intervalada e eu explico o porquê.

Quando nos movimentos de maneira constante nosso organismo se adapta à essa constância, e essa adaptação faz com que ele economize energia para praticar atividades de maneira constante e sem alterações.

Já em uma atividade intervalada, onde intensidades são modificadas de maneira constante, o organismo não se adapta e gastará mais energia ao tentar se adaptar as diferentes variáveis praticadas em uma atividade praticada em bicicleta ergométrica, por exemplo.

Um estudo realizado em 2007 na Baylor College of Medicine em Houston, comparou o gasto energético pós-exercício de resistência (musculação), aeróbico intervalado e aeróbico contínuo.

Ao analisar os resultados, os pesquisadores concluíram que pessoas que praticaram atividades intervaladas em bicicletas ergométricas utilizaram cerca de 25% de calorias a mais nas 24 horas após o exercício em comparação ao grupo que pedalou de maneira moderada e constante.

Em 2009 outro estudo, agora realizado pela Florida State University comparou dois grupos de esportistas que praticaram atividades físicas constantes e também atividades intervaladas.

O resultado mostrou que o grupo de praticou atividades físicas intervaladas, teve um gasto energético cerca de 30% maior do que o grupo que praticou atividades físicas constantes.

Diferente do que muita gente pensa, não gastamos energia apenas quando estamos praticando atividades físicas, nosso gasto energético é constante. E uma forma de incentivar o organismo a gastar mais energia é praticando atividades físicas intervaladas.

Alimentação Estratégica Também é Essencial

Praticar atividade física de maneira correta é muito importante, porém, se alimentar de maneira estratégica é mais do que fundamental para o processo de emagrecimento, manutenção de saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Ingerir vegetais verdes folhos que são ricos em antioxidantes, bem como escolher alimentos com proteínas de alto valor biológico e gorduras de qualidade é fundamental para quem quer perder peso e/ou então apenas se manter saudável.

Emagrecer de maneira correta e saudável nada mais é do que a união de bons hábitos.

Agora que você já sabe como este aparelho de ginástica pode ser útil à sua saúde eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando saúde, paz, amor e felicidade.

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Forte abraço e até a próxima.

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Comentarios

  1. Denise

    você tem algum programa de exercicios fisicos ?
    Queria um acompanhamento.
    Te adoro
    Bjs

    • suporte@drrocha.com.br

      Bom dia, Denise. Tudo bom?
      Não temos um programa específico para exercícios físicos, mas o Dr. Rocha tem o programa Viver Magra.
      Dê uma olhada -> vivermagra.com.br
      Nele você vai encontrar dicas de exercícios, dietas, acompanhamento nutricional e ajuda para implementar um alimentação e hábitos mais saudáveis.

      Equipe Dr. Rocha.

  2. Pedro

    Dr Rocha me diga se eu tiver ereção após os exercícios tem alguma ligação com a diabetes?

    • suporte@drrocha.com.br

      Bom dia, Pedro.
      Não há ligação.

      Equipe Dr. Rocha.

  3. SUSANA PASSERI

    Boa noite,
    O que o sr. acha da zumba? pode ser considerada uma boa atividade física para a perda de peso?

    • suporte@drrocha.com.br

      Bom dia, Susana. Tudo bom?
      A zumba é uma excelente atividade física, porém ela apenas não garante a perda de peso.
      Lembre-se que o que auxilia na perda de peso é a alimentação estratégica alinhada com os exercícios físicos.

      Equipe Dr. Rocha.

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