Corrida → Veja a Melhor Forma de Queimar Gordura Correndo!

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando. No texto de hoje irei falar sobre uma atividade física que vem ganhando cada vez mais adeptos pelos inúmeros benefícios propiciados por sua prática. Estou falando da corrida.

O Que É

atividade físicaA corrida nada mais é do que uma das atividades físicas mais completas no que diz respeito a entrega de benefícios para saúde e também para a boa forma, além é claro de ser um esporte altamente gratificante.

Corredores afirmam que são naturalmente mais felizes, pois possuem a possibilidade de estar em contato com a natureza por um grande período de tempo, fazer mais amizades e consequentemente diminuir seus níveis de estresse.

Existe uma série de evidências científicas que provam que há mais benefícios em uma corrida ou atividades físicas intervaladas praticadas regularmente do que em qualquer tipo de remédio que um médico possa prescrever.

Corredores afirmam que a atividade física em questão se torna um verdadeiro estilo de vida com o passar do tempo.

Cientistas e pesquisadores asseguram que esse estilo de vida serve para melhorar o condicionamento físico, além de trazer inúmeros benefícios à saúde física e mental, como mostrarei a seguir.

Principais Benefícios

Por se tratar de uma atividade física muito comum e fácil de ser praticada, muitas de minhas alunas afirmam que gostariam de praticá-la, mas antes de darem início a esse mais novo desafio elas me questionarem sobre os benefícios a prática pode trazer.

Dr. Rocha, quais sãos os principais benefícios da corrida?

Eu afirmo que essa atividade física é capaz de trazer muitos benefícios a seus praticantes. A seguir listarei os principais deles.

Coração e sistema cardiovascular mais fortes

O simples ato de correr demanda uma movimentação de praticamente todo o corpo, afinal, são feitos movimentos com as pernas e braços, algo que naturalmente ativa e aumenta a circulação sanguínea.

Com uma circulação sanguínea mais ativa, o coração precisa de trabalhar de maneira mais acentuada para garantir que o sangue chegue em todos os tecidos. Portanto, com o passar do tempo, o coração e praticamente todo o sistema cardiovascular se tornam mais fortes.

As chances de corredores desenvolverem problemas de saúde como pressão alta, AVC e infarto são extremamente pequenas.

Fortalecimento da musculatura

Como para correr basicamente todos os músculos são recrutados, é natural que corredores tenham a musculatura mais fortalecida e tonificada.

Articulações protegidas

Com a tonificação e consequentemente fortalecimento da musculatura, as articulações ficam mais protegidas, dessa forma, problemas de saúde como artrite, artrose e até mesmo reumatismo normalmente não aparecem em corredores.

Ossos mais fortes

O impacto dos pés com o chão que ocorre durante uma corrida auxilia na fixação de cálcio em basicamente todo o organismo. Dessa forma, as chances de corredores desenvolverem osteoporose ou demais problemas ósseos é um tanto quanto diminuída.

Bem-estar e qualidade de sono

qualidade de sonoA corrida é conhecida por liberar uma série de hormônios que causam a sensação de bem-estar, leveza e principalmente tranquilidade. Pergunte a um corredor o que ele sente ao terminar de correr e ele responderá: Estou me sentindo ótimo.

Isso ocorre pelo simples fato da atividade física em questão facilitar a secreção de alguns hormônios. Dentre um dos hormônios que tem sua liberação potencializada está a melatonina.

A melatonina facilita o processo de indução ao sono e até já existem no mercado uma série de suplementos que “imitam” os efeitos desse poderoso hormônio para quem possui dificuldades para dormir.

É relativamente comum, neurologistas, psiquiatras e psicólogos recomendarem a seus pacientes que apresentem insônia, a corrida como uma forma de melhorar a qualidade do sono.

Emagrecimento

Correr está diretamente relacionado com o fato de gastar energia, algo que consequentemente leva ao pensamento de que sua prática pode estar relacionada ao processo de perda de peso, algo que não está errado.

Dessa forma, minhas alunas me questionam com frequência: Dr. Rocha, corrida emagrece?

Eu respondo que sim. Mas para isso tenho que mostrar diferentes formas de praticar esse esporte. A corrida pode ser basicamente de duas maneiras:

  • Contínua;
  • Intervalada;

Contínua

Quando um corredor corre de modo contínuo, independentemente da distância a ser percorrida, não existe uma variação de velocidade, ou seja, há uma adaptação do organismo a esse ritmo e o gasto calórico não é tão grande quanto poderia ser.

Intervalada

A corrida intervalada pode ser praticada tanto em ambientes externos ou até mesmo em ambientes fechados, ou seja, na esteira de academias.

Correr de modo intervalado requer um pouco de prática, pois é preciso variar a velocidade em diferentes momentos da prática esportiva. Para pessoas mais experientes, utilizar a esteira pode ser uma boa opção, pois o controle de velocidade é mais fácil.

A variação de velocidade causa o efeito intervalado. Sendo assim, o organismo não tem chance de se adaptar, pois a velocidade e intensidade das passadas variam, e essa variação automaticamente promove maior gasto energético, potencializando o emagrecimento.

Então quer dizer que correr emagrece? Eu respondo que sim, mas para obter melhores resultados com relação a perda de peso, correr de maneira intervalada é muito mais eficaz do que correr de maneira contínua por quem quer diminuir os ponteiros da balança.

Alimentação Estratégica É Aliada Na Perda De Peso

alimentação estratégicaAgora que já mostrei a melhor forma de correr para perder peso, é hora de reiterar que a alimentação estratégica pode ser de grande valia nesse processo, afinal emagrecer é a união de uma série de fatores.

Uma alimentação estratégica consiste em seguir basicamente os seguintes passos:

  • Evitar o consumo de alimentos ricos em carboidratos, pois eles colaboram para o aumento da gordura corporal;
  • Consumir de maneira livre e frequente vegetais verdes folhosos, pois são ricos em fibras alimentares, vitaminas, minerais e compostos antioxidantes que regulam reações do organismo;
  • Ingerir gordura de qualidade a fim de oferecer energia para que as reações do organismo ocorram de modo adequado;
  • Consumir proteínas de alto valor biológico, assim os tecidos corporais serão mantidos, e o sistema imunológico funcionará perfeitamente.

Alimentar-se de maneira estratégica e correr de modo intervalado trará um emagrecimento duradouro, além felicidade, saúde, alegria e bem-estar. Adote essas práticas e colha todos os seus benefícios.

Eu vou ficando por aqui!

Me despeço desejando saúde, paz, alegria e sorte.

Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe.

Forte abraço e até a próxima!

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Berenice

    Adorei 👏👏👏👏👏👏

  2. Meiriele

    Adorei a matéria, parabéns Dr. Rocha!!!

  3. Karen

    Dr Rocha, diabéticos pode comer amendoim ?

    • suporte@drrocha.com.br

      Bom dia, Karen. Tudo bom?
      Não pode, não 🙁

      Equipe Dr. Rocha.

  4. Enila

    Eu sou sua fã, gosto muito do seu trabalho Dr. Rocha. Desejo tudo de bom na sua vida <3

    • suporte@drrocha.com.br

      =D

      Equipe Dr. Rocha.

  5. Eduarda

    O que eu faço para adquirir o Viver Magra em Sete Semanas? Ouvir disser que esse programa é maravilhoso!

    • suporte@drrocha.com.br

      Boa tarde, Eduarda. Tudo bom?
      Entre neste link e faça o cadastro -> http://vivermagra.com.br/ <- Você vai receber alguns vídeos GRATUITAMENTE com conteúdos do programa, após isso se você gostar, finalize a compra e faça para das várias mulheres que escolheram mudar de vida. 😉 Equipe Dr. Rocha.

  6. Anita Souza

    Dr preciso emagrecer, me ajuda??

    • suporte@drrocha.com.br

      Boa tarde, Anita. Tudo bom?
      Você pode encontrar tudo sobre emagrecimento e ainda um grupo de mulheres que estão com o mesmo objetivo que o seu no programa do Dr. Rocha Viver Magra, acesse os materiais GRATUITOS cadastrando-se neste link -> http://vivermagra.com.br/

      Equipe Dr. Rocha.

  7. Carla

    Dr. Rocha adorei sua matéria, o senhor pode me falar onde encontro mais dicas para emagrecimento?

    • suporte@drrocha.com.br

      Boa tarde, Carla.
      Você pode encontrar tudo sobre emagrecimento e ainda um grupo de mulheres que estão com o mesmo objetivo que o seu no programa do Dr. Rocha Viver Magra, acesse os materiais GRATUITOS cadastrando-se neste link -> http://vivermagra.com.br/

      Equipe Dr. Rocha.

  8. Eva

    Dr rocha diabético pode comer melancia?

    • suporte@drrocha.com.br

      Bom dia, Eva. Tudo bom?
      Não pode, não 🙁

      Equipe Dr. Rocha.

  9. Viviane

    Dr. Rocha quero compra o emagreça com Dr. Rocha, como faço?

  10. Beatriz

    Gosto muito do seu trabalho, parabéns!!!

  11. Marcos

    Queria compra o diabetes controlada, mas não sei como fazer. Podem me ajudar?

  12. Irene

    Oi Dr. Rocha, o senhor tem alguma matéria falando dos benefícios do óleo de coco?

  13. Miria

    Aprecio muito o seu trabalho, Dr Rocha. E gostei muito pq agora posso mandar também para amigas pelo watsApp. Elas precisam entenderrrrr!!!!!

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário