Chocolate 70% e 85%: Entenda a Diferença e Qual é Mais Recomendado

Olá, aqui é o Dr. Rocha e hoje quero falar com vocês sobre dois alimentos que vêm ganhando cada vez mais fama e consequentemente têm sido consumidos em maiores quantidades por um grande número de pessoas. Estou falando dos chocolates 70% e 85%.

Também conhecido como chocolate amargo, os chocolates 70% e 85% são alimentos que possuem como principal ingrediente em sua composição, o cacau. Como seus nomes sugerem, o chocolate 70% possui 70% de cacau em sua composição e o chocolate 85% possui a quantidade de 85% de cacau para que seja produzido.

Ambos os tipos do alimento possuem pequenas quantidades de açúcar e gorduras de boa qualidade em sua composição. Quando ingeridos de maneira contida e correta, pode trazer uma série de benefícios a seus consumidores.

Informação Nutricional

Normalmente esses chocolates são comercializados em barras ou então na forma de pequenos tabletes. Mostrarei a seguir a informação nutricional de cada um desses alimentos.

Chocolate 70% – porção de 25g (5 tabletes)

  • Valor energético 122 calorias;
  • Carboidratos 8 g;
  • Proteínas 2,4 g;
  • Gorduras totais 10g;
  • Gorduras saturadas 6,3 g;
  • Gordura trans 0g;
  • Fibra alimentar 2,5 g;
  • Sódio 2,5 mg.

Chocolate 85% – porção de 25 g (5 tabletes)

  • Valor energético 119 calorias;
  • Carboidratos 5 g;
  • Proteínas 3,1 g;
  • Gorduras totais 11 g;
  • Gorduras totais 11 g;
  • Gorduras saturadas 6,7 g;
  • Gorduras trans 0 g;
  • Fibra alimentar 3 g;
  • Sódio 2,9 mg.

Ao observar a composição nutricional dos chocolates, é possível notar que ambos possuem quantidades muito inferiores de carboidrato, devido à pouca quantidade de açúcar em sua composição.

Além disso a gordura presente neles – para dar liga é de origem saturada, ou seja, de boa qualidade.

Dessa forma é possível usar o chocolate com alta concentração de cacau também para prevenir e tratar doenças. Os chocolates convencionais são prejudiciais porque, apesar de terem nome de chocolate, a principal matéria prima utilizada é o açúcar. Deixa de ser chocolate e passa a ser um simples doce.

Você que deseja entender melhor os perigos do açúcar e de vários alimentos perigos para saúde e descobrir o passo a passo para blindar o corpo de várias doenças pode acessar o texto sobre o pó branco que mata mais do que a cocaína e está presente na alimentação de quase todos nós! Leia aqui.

 

Esses incríveis alimentos possuem quantidades moderadas de fibras alimentares em sua composição. A união disso tudo, os torna em alimentos que podem ser um tanto quanto benefícios aos seus consumidores. Como mostrarei no tópico a seguir.

Benefícios

Sempre durante conversas com alunas onde cito determinados alimentos, esportes e até mesmo suplementos, elas ficam extremamente curiosas em saber quais são os benefícios que podem retirar disso tudo.

Sendo assim, recebi o seguinte questionamento: Dr. Rocha quais são os benefícios dos chocolates 70% e 85% para a saúde?

Eu digo que esses chocolates amplamente chamados de amargos podem trazer incríveis benefícios a seus consumidores. A seguir, mostrarei os que julgo serem os mais curiosos e importantes.

Saúde ao sistema cardiovascular

Como se sabe, o cacau possui uma grande quantidade de flavonoides em sua composição. Muitos desses flavonoides, atuam como vasodilatadores, ou seja, eles têm o poder de relaxar os vasos sanguíneos.

Esse relaxamento dos vasos sanguíneos é um tanto quanto benéfico, pois diminui os níveis de pressão arterial, algo que automaticamente diminuem as chances de AVC, infarto, arritmias e até mesmo previne insuficiência renal.

Reduz o risco de câncer

Os polifenois presentes nos chocolates amargos reduzem o risco do desenvolvimento de alguns tipos de cânceres.

Um estudo realizado pelo Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos e Nutrição, na espanha, publicado na revista Molecular Nutition, demonstrou que o consumo de chocolates com alto teor de cacau previne o surgimento de câncer de cólon, reto, próstata e útero.

Gorduras saudáveis em sua composição

Os chocolates 70% e 85% possuem abundância de ácido oleico em sua composição. Trata-se de um tipo de ácido graxo encontrado também no óleo de oliva, que auxilia na prevenção de doenças do coração e ainda promove poderosa ação antioxidante.

Emagrecimento

Como sempre ocorre em minhas conversas, formais ou informais com minhas alunas, assim que terminei de citar os benefícios dos chocolates amargos, elas rapidamente me questionaram sobre o poder de emagrecimento desses alimentos.

A questão foi a seguinte: Dr. Rocha, chocolates 70% e 85% emagrecem? Eles podem auxiliar no processo de perda de peso?

Eu respondo que sim.

Os chocolates 70% e 85% possuem uma série de compostos que atuam como antioxidantes, anti-inflamatórios e até mesmo termogêncios. Além é claro, da quantidade de fibra que ambos os tipos do alimento apresentam.

Compostos antioxidantes e termogêncios facilitam o processo de oxidação de gordura corporal, facilitando seu uso como combustível corporal. O resultado disso será uma diminuição da quantidade de gordura corporal que automaticamente resultará em menos peso

A fibra alimentar presente nos chocolates 70% e 85% ainda agem estimulando o bom funcionamento intestinal e prevenindo problemas como barriga inchada e prisão de ventre, potencializando ainda mais o resultado de emagrecimento.

Porém, quando falamos em emagrecimento, não há milagres. De nada adianta ingerir esses alimentos e continuar com hábitos sedentários em conjunto com uma alimentação de péssima de qualidade.

Alimentação Estratégica – O Segredo de Uma Vida Saudável

Infelizmente pululam por aí uma série de dietas sem fundamentos voltadas para quem quer emagrecer. Elas emagrecem? Sim, mas o efeito é duradouro? Não! A saúde de quem se submete a isso pode ser amplamente prejudicada.

Por isso afirmo, a melhor forma de se obter saúde e boa forma física é através de uma alimentação estratégica.

Os passos para se alimentar de maneira estratégica são:

  • Evitar o consumo de alimentos ricos em carboidratos, como pães, doces, bolos e massas;
  • Consumir amplamente vegetais verdes folhosos como o brócolis, alface, e espinafre, por exemplo;
  • Ingerir gorduras de boa qualidade presentes em alimentos como banha de porco, manteiga, peixes de águas profundas, carne vermelha e azeite de oliva;
  • Consumir frequentemente proteínas de alto valor biológico presentes em queijos, iogurtes, carnes brancas, vermelhas e também peixes.

Ao se alimentar dessa maneira, sua saúde será potencializada, assim como seu bem-estar. A boa forma física, será mera consequência do seu novo estilo de vida, e os objetivos difíceis de serem alcançados serão fáceis de serem mantidos.

 

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando saúde, paz, felicidade e amor.

Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe.

Forte abraço e até a próxima.

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Robson

    Tô muito satisfeito com o treinamento, tudo mudou na minha vida

  2. Denise

    Amei. Aliás, amo tudo que Dr. Rocha explica. Obrigada

  3. thomazia souza

    Gostei muito Dr.Rocha.
    Consumo o chocolate 70% e não sabia que havia 85% cacau!
    Mas infelizmente gosto de bolos!
    Bom dia.

  4. Luciana

    Estou gostando muito das matérias mas esta sobre o chocolate continuei com a dúvida exposta no título sobre qual é o mais recomendado uma vez que a diferença entre eles é mínima.
    Obrigada

    • suporte@drrocha.com.br

      85%

      Equipe Dr. Rocha.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário