Cacau → É Saudável? Emagrece? Descubra Aqui!

Olá, aqui é o Dr. Rocha mais uma vez. No artigo de hoje irei abordar um alimento que cada vez mais vem caindo nas graças dos brasileiros, portanto seu consumo tem se elevado ano após ano, estou falando do Cacau.

O Que É

O cacau é o fruto da árvore do cacaueiro, que possui origem nacacau Amazônia. Devido a uma série de estudos, passou-se a considerar o fruto como um alimento funcional, pois além de desempenhar uma série de funções nutricionais, ainda é capaz de trazer uma série de benefícios a seus consumidores.

Como muitos sabem, é esse fruto que dá origem ao chocolate e uma grande gama de variações do famoso doce consumido no mundo inteiro. Porém, é a forma em pó do alimento que ganha cada vez mais consumidores em todo o Brasil.

O cacau em pó é feito com a amêndoa do fruto moída sem a manteiga natural presente em sua composição. Diferente do que ocorre com o chocolate em pó, esse alimento não possui adição de açúcar em sua formulação. O alimento é muito utilizado em uma série de receitas e preparações culinárias.

Informação Nutricional

Como a forma mais utilizada desse alimento é em pó, resolvi mostrar as informações nutricionais do fruto, como ele realmente é utilizado no dia a dia. Portanto, 100 gramas do cacau em pó, contêm a seguinte informação nutricional.

  • Energia 228 calorias;
  • Gorduras totais 14 g;
  • Gorduras saturadas 8 g;
  • Gorduras poliinsaturadas 0,4 g;
  • Gorduras monoinsaturadas 4,6 g;
  • Colesterol 0 mg ;
  • Carboidratos 58 g;
  • Fibra alimentar 33 g;
  • Açúcar 1,8 g;
  • Proteínas 20 g;
  • Cafeína 230 mg;
  • Cálcio 128 mg;
  • Ferro 13,9 mg;
  • Sódio 21 mg;
  • Potássio 1.524 mg;
  • Magnésio 499 mg;
  • Vitamina A 0,3 UI;
  • Vitamina B6 0,1 mg;
  • Vitamina B12 0,02 µg;
  • Vitamina C 0,4 mg;
  • Vitamina D 0,2 UI.

Como é fácil de notar, esse alimento se destaca basicamente pela grande quantidade de cafeína em sua composição, além é claro dos altos níveis de potássio e magnésio, que podem ter efeitos um tanto quanto interessantes no organismo de seus consumidores.

Além disso, é possível notar que a forma em pó desse alimento é ligeiramente calórica e contém altas quantidades de carboidrato e também moderada quantidade de fibra alimentar em sua composição.

Principais Benefícios

Muitas de minhas alunas sempre me questionam sobre possíveis benefícios de determinados alimentos e dessa vez fui indagado da seguinte forma: Dr. Rocha, quais são os benefícios do cacau em pó?

Esse alimento possui determinadas peculiaridades que podem ser transformadas em diversos benefícios. Por isso, resolvi mostrar a seguir alguns efeitos importantes para saúde.

Efeito termogênico

Um dos efeitos do cacau no organismo é o efeito termogênico. Isso ocorrer devido à alta quantidade de cafeína presente no alimento.

Dessa forma, não é raro ouvir pessoas contando que ingerem o alimento antes de ir para academia para dar aquele gás a mais na hora de enfrentar um treino pesado, como o de musculação, por exemplo.

Poderoso efeito antioxidante

O alimento é um poderoso agente antioxidante. Em sua composição estão os flavonoides, que fazem parte do grupo dos polifenois. Estudos demonstram que o fruto, quanto transformado em pó, possui ainda mais polifenois do que o vinho tinto.

As ações antioxidantes do fruto, combatem o surgimento de alguns tipos de câncer, além de garantir à pele e cabelos, aspectos mais belos, joviais.

Controle da pressão arterial

As altas concentrações de potássio e magnésio aliadas a baixa quantidade de sódio presentes no cacau em pó, fazem com que os vasos sanguíneos relaxem de modo automático. O resultado disso, é a reversão do quadro de pressão alta.

Com os níveis de pressão arterial diminuídos, é possível evitar uma grande gama de problemas de saúde, como AVC, infarto e insuficiência renal, por exemplo.

Combate o mal colesterol

A grande quantidade de fibras, bem como os compostos antioxidantes presentes no alimento, reduze de maneira rápida e eficaz os níveis do mal colesterol, o LDL oxidado.

Emagrecimento

Por ser considerado um alimento termogênico e estimulante, muitoscorrida ligam o consumo do fruto, principalmente na versão em pó, ao processo de emagrecimento. Por isso sou frequentemente questionado: Dr. Rocha, Cacau emagrece?

Eu respondo que em partes.

Primeiramente é preciso mostrar que embora seja considerado um alimento funcional, o cacau possui quantidades relativamente altas de carboidrato em sua composição, portanto eu recomendo para que quem for consumir o alimento, o faça de maneira moderada.

Como sempre digo, o carboidrato pode ser um verdadeiro vilão para quem quer emagrecer e busca saúde, basta, uma quantidade mínima em nossa corrente sanguínea, para que a insulina entre em ação, transformando-o rapidamente em gordura corporal.

Porém, quando consumido de maneira correta e adequada, o alimento pode sim dar um pequeno auxilio no que diz respeito ao processo de emagrecimento. Mas como costumo afirmar para minhas alunas, não existe ainda nenhum tipo de alimento milagroso.

Para emagrecer com saúde e qualidade, são necessários hábitos alimentares saudáveis, e práticas constantes de atividades físicas. Continuar sedentário, como uma alimentação desregrada e ingerir cacau não fará com que ninguém emagreça.

Alimentação Estratégica É O Melhor Caminho A Ser Seguido

Embora existam uma série de dietas malucas e restritivas, que insistem em fazer as pessoas sofrerem para perder peso, eu gosto de aconselhar minhas alunas a seguirem um caminho diferente – praticar uma alimentação estratégica.

Alimentar-se de maneira estratégica consiste basicamente nos seguintes passos:

  • Evitar alimentos que sejam ricos em carboidratos – como pães, massas e bolos;
  • Ingerir vegetais verdes folhos de maneira livre e desencanada;
  • Quando ingerir gorduras, priorizar as de qualidade, normalmente de origem animal;
  • Ingerir sempre que possível, proteínas de alto valor biológico.

Os vegetais verdes folhosos garantirão vitaminas, minerais e compostos antioxidantes, enquanto as gorduras serão fonte de energia e as proteínas irão garantir basicamente a estabilidade de uma série de tecidos corporais e dará suporte ao sistema imunológico.

Emagrecer, se manter magro e saudável é muito mais simples do que muitas pessoas pensam.

Alimentar-se de maneira estratégica é um estilo de vida, e traz para os seus praticantes, os objetivos que eles tanto almejaram anteriormente, mas nunca conseguiram alcançar.

Eu vou ficando por aqui!

Me despeço desejando saúde, paz, amor e sorte!

Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe.

Forte abraço e até a próxima.

Posts Relacionados

Comentarios

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário