Ervilha → É Saudável? Conheça Os Benefícios!

Olá, aqui é o Dr. Rocha e hoje quero falar sobre um alimento que muita gente consome com frequência, mas que nunca parou para pensar em suas informações nutricionais, benefícios e demais informações. Estou falando da ervilha.

 

O Que É

A Pisumsativum é popularmente chamada de ervilha. Trata-se deervilha uma planta (ou legume) da qual existem mais de duzentas variedades, e de suas vagens são extraídas basicamente uma grande diversidade de grãos.

Em determinadas regiões e até mesmo países é costume utilizar os grãos e até mesmo as vagens como alimento, seja em forma de sopa ou então de salada. No Brasil, o alimento é amplamente utilizado como acompanhamento nas saladas.

De acordo com profissionais nutricionistas, o alimento faz parte da família de leguminosas, portanto pode ser considerada um legume.

De acordo com profissionais nutricionistas, o alimento faz parte da família de leguminosas, portanto pode ser considerada um legume.

Informação Nutricional

Em 100 gramas do grão encontramos a seguinte informação nutricional:

  • Energia 81 calorias;
  • Gorduras Totais 0,4 g;
  • Gorduras saturadas 0,1 g;
  • Gorduras poli-insaturadas 0,2 g;
  • Gorduras monoinsaturadas 0 g;
  • Colesterol 0 mg ;
  • Carboidratos 14 g;
  • Fibra alimentar 7g;
  • Proteínas 5 g;
  • Sódio 5 mg;
  • Potássio 244 mg;
  • Cálcio 25 mg;
  • Ferro 1,5 mg;
  • Magnésio 33 mg;
  • Vitamina A 765 UI;
  • Vitamina B6 0,3 mg;
  • Vitamina B12 0 µg;
  • Vitamina C 40 mg;
  • Vitamina D 0,02 UI.

Como pode-se notar, a ervilha é um alimento hipocalórico, ou seja, não contém grandes quantidades de calorias em sua composição, assim como são baixos os níveis de macronutrientes.

O mineral em maior abundância em sua composição é o Potássio. Embora pouca gente saiba, o alimento vem sendo cada vez mais utilizando na fabricação de suplementos alimentares para veganos, uma vez que sua proteína é totalmente vegetal.

 

Benefícios

Algo que já se tornou uma rotina para mim é sempre ser questionado sobre os benefícios que determinados alimentos podem trazer para a saúde. Em conversa com algumas alunas sobre esse grão comestível, fui abordado da seguinte forma: Dr. Rocha, quais são os benefícios da ervilha para nossa saúde?

Bom, eu digo que esse alimento pode trazer alguns benefícios um tanto quanto peculiares à saúde de seus consumidores frequentes. Separei logo a seguir, aqueles que julgo serem os mais interessantes e curiosos. Confiram.

Altas concentrações de vitamina A

O legume em questão possui ótimas quantidades de vitamina A em sua composição.

Essa vitamina é extremamente antioxidante e traz uma série de benefícios aos olhos e pele, além de garantir um bom funcionamento do sistema imunológico e ser de grande importância no processo de crescimento e maturação de órgãos e tecidos em crianças.

Coração mais saudável

A ervilha é rica em fitonutrientes, chamadas de saponinas, ácidos fenólicos e flavonóides que funcionam como anti-inflamatórios, além de prevenir a formação de coágulos sanguíneos.

Essa ação preventiva de coágulos traz uma proteção extra ao coração, diminuindo assim as chances de entupimento de vasos e artérias que podem culminar em um infarto.

Regulação do sistema digestóriosistema digestório

A leguminosa possui quantidades relativamente boas de fibras em sua composição.

Como se sabe, as fibras auxiliam na regulação e consequentemente reverte alguns problemas de intestino muito comuns em um grande número de pessoas, como a prisão de ventre e até mesmo a barriga inchada.

Emagrece?

Outra grande dúvida acerca da leguminosa diz respeito ao seu teórico poder de emagrecimento sobre seus consumidores. Por causa de todas as informações midiáticas, é comum muitas alunas realizarem o seguinte questionamento: Dr. Rocha, é verdade que ervilha emagrece?

Como mostrei no início desse artigo, a leguminosa possui poucas calorias em sua composição, além de ter baixo teor de carboidrato, ou seja, são itens que teoricamente podem auxiliar todo o processo de emagrecimento.

Porém, como sempre costumo dizernão existe e jamais existirá um alimento capaz de prover emagrecimento saudável e duradouro por si só.

Um emagrecimento correto, saudável e que dure por muito tempo nada mais é do que reflexo de uma reeducação alimentar e adoção de uma série de bons hábitos alimentares, tais como praticar uma alimentação estratégica e praticar atividades físicas de maneira constante.

Você pode comer ervilha até cansar, mas se continuar a ter péssimos hábitos de vida, você não irá emagrecer nada.

Para emagrecer com saúde e qualidadesão necessários hábitos alimentares saudáveis e práticas constantes de atividades físicas. Continuar sedentário, com uma alimentação desregrada e ingerir cacau não fará com que ninguém emagreça.

A quantidade de mitos sobre a alimentação é enorme e eu REVELO tudo em um treinamento que eu criei exclusivamente para você mulher que quer emagrecer de verdade, sem remédios e sem precisar passar fome.

Estou falando do Treinamento Viver Magra em 7 Semanas. Nele eu vou te ensinar tudo sobre emagrecimento verdadeiro e você vai ver que existem gorduras boas que potencializam a perda de peso. Saiba mais clicando aqui.

O treinamento comprovado por estudo de elevado nível de evidência científica e já funcionou com mais de 30 mil mulheres que confiaram na minha metodologia. Faça o teste hoje mesmo e tenha ótimos resultados.

 

Procura Por Saúde E Qualidade De Vida? Pratique Uma Alimentação Estratégica

Infelizmente é um tanto quanto comum pessoas se submeterem a dieta restritivas, malucas visando emagrecer. Nenhuma delas sabem que isso só traz malefícios, e que todo o peso perdido dessa forma, será recuperado em um curto espaço de tempo, ou seja, não é duradouro, tampouco saudável.

Eu sempre digo para minhas alunas, se você quer emagrecimento saudável e duradouro, qualidade de vida e bem-estar a saída é a alimentação estratégica.

Uma alimentação estratégica consiste nos seguintes passos:

  • Evitar o consumo de alimentos ricos em carboidratos;
  • Ingerir vegetais verdes folhosos a vontade;
  • Ingerir gorduras de qualidade;
  • Preconizar proteínas de alto valor biológico.

Ao evitar o consumo de alimentos ricos em carboidratos, automaticamente se evita altas taxas de glicose no sangue, algo que previne que grande quantidade de insulina seja liberada para captar esse excedente de glicose e transformar tudo em gordura corporal – que resultaria em excesso de peso e malefícios à saúde.

A ingestão de vegetais verdes folhosos à vontade garante a ingestão de vitaminas, minerais, antioxidantes e fibra alimentar, substâncias que garantem que uma série de reações fundamentais para o bom funcionamento do organismo ocorram sem problemas.

Por fim, a ingestão de gorduras de qualidade faz com que o organismo seja abastecido com a energia necessária para funcionar, e as proteínas de alto valor biológico mantêm a estabilidade de tecidos corporais, como a musculatura, por exemplo e o funcionamento do sistema imunológico.

Ser saudável e ter um corpo bonito é muito mais simples, fácil e não requer nenhum tipo de sofrimento, como muitos imaginam. Adote uma alimentação estratégica e colha os benefícios disso.

Eu vou ficando por aqui. Me despeço desejando saúde, sorte, paz, amor e felicidade.

Gostou do texto? Comente e compartilhe.

Forte abraço e até a próxima.

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Edilza

    Parabéns dr rocha ;3

    • suporte@drrocha.com.br

      Obrigado, Edilza.

      Equipe Dr. Rocha.

  2. Karen

    Adoro suas informações sempre trazendo o melhor para nós. Parabéns

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom que está gostando, Karen! Obrigado.

      Equipe Dr. Rocha.

  3. Marcela

    Muito bom mesmo. Quem diria que um grãozinho traria esses benefícios.

    • suporte@drrocha.com.br

      Não é?

      Equipe Dr. Rocha.

  4. yasmin

    parabens doutor rocha

    • suporte@drrocha.com.br

      =D

      Equipe Dr. Rocha.

  5. Maria do Horto da Silva Encina

    -Dr. Rocha,aqui no sul é muito frio no inverno,nós que fazemos a dieta para diabete controlada podemos tomar sopa ? e que legumes pode-se colocar que não contenham carboidratos? Ou pode-se ingerir só o caldo?
    – Posso fazer molho com tomate ,cebola e alho para cozinhar a carne gorda?
    -O tomate contém carboidratos ou podemos comê-lo como salada?
    -Aqui no sul costumamos comer churrasco…não só de carnes mas também com linguiça ou (embutido)
    -Na diabete controlada pode-se comer linguiça ou há alguma restrição?

    • suporte@drrocha.com.br

      Bom dia, Maria. Tudo bom? Vamos la:
      Sobre a sopa procure utilizar vegetais como couve-flor, chuchu, brocolis, abobrinhas, espinafre… ou seja, vegetais amigos.
      E sobre tomate, salada e churrasco, você pode consumir sim.
      Qualquer outra dúvida é só perguntar.

      Equipe Dr. Rocha.

  6. Maria de Jesus Lira de Campos

    Gostei muito Dr.Rocha continue nós informado de como comer com liberdade segurança e sem medo de ser feliz obrigada como diz um dos comentários você não é só o meu médico se tornou meu grande amigo felicidades.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário