Gordura no Fígado → O Que É e Como Se Livrar Dela (SAIBA TUDO AQUI!)

Olá aqui é o Dr. Rocha falando e hoje irei falar sobre uma doença que vem acometendo cada vez mais pessoas em todo o mundo: A gordura no fígado.

 

O Que É

A gordura no fígado também é conhecida como esteatose ou então esteatose hepática e se caracteriza pelo acúmulo de gordura nas células do fígado. A doença também é chamada no meio médico de infiltração gordurosa ou doença do fígado gorduroso. É dividida em dois tipos:

  • Gordura no fígado alcoólica;
  • Gordura no fígado não alcoólica.

Como os nomes já dizem, a forma alcoólica da doença ocorre quando há abuso de bebidas alcoólicas, e a forma não alcoólica quando não há histórico de ingestão abusiva de álcool pelo paciente.

Sintomas de Gordura no Fígado

Os principais sintomas dos pacientes que estão com gordura no fígado são:

  • Cansaço sem nenhuma causa aparente;
  • Fezes claras e/ou esbranquiçadas;
  • Inchaço abdominal;
  • Enjoos, vômitos e náuseas;
  • Dores de cabeça frequentes;
  • Pele e olhos amarelados.

Diagnóstico de Gordura no Fígado

Pensando em bem-estar e qualidade de vida, muitas pessoas me fazem o seguinte questionamento: Dr. Rocha, quais são as maneiras de se chegar ao diagnóstico de gordura no fígado?

Eu respondo que existem diferentes maneiras de se diagnosticar a gordura no fígado, porém os métodos mais utilizados são a realização de exames laboratoriais, ultrassonografia e tomografia computadorizada.

Causas da Gordura no Fígado

Causas da Gordura no Fígado

Quando falamos da esteatose hepática não alcoólica são muitas as causas e fatores de risco que podem levar ao surgimento dessa doença.

Entre as principais causas do surgimento da esteatose não alcoólica estão: sobrepeso, diabetes, desnutrição, perda brusca de peso, gravidez, cirurgias desnecessárias, sedentarismo, síndrome metabólica e obesidade abdominal.

Já quando o assunto é a versão alcoólica da doença, essa está diretamente ligada ao consumo frequente, bem como o abuso de bebidas alcoólicas de maneira totalmente desenfreada.

Diferentes Graus da Doença

Embora pouca gente saiba, a esteaose hepática podem ter três diferentes graus, que normalmente são definidos através de exames de imagens. A seguir falo um pouco sobre os diferentes graus:

  • Hesteatose hepática grau 1 ou leve: quando há pequeno acúmulo de gordura;
  • Hesteatose hepática grau 2: quando há um acúmulo moderado de gordura no fígado;
  • Hesteatose hepática grau 3: quando ocorre grande acúmulo de gordura no fígado.

Consequências da Gordura no Fígado

As consequências da gordura no fígado variam de acordo como tipo, bem como o grau da doença. Além disso a esteatose pode se complicar quando o paciente apresenta outros problemas de saúde.

Quando se fala em esteatose hepática de grau 1 e grau 2, as lesões ocasionadas pelo acumulo de gordura no fígado podem ser reversíveis desde que tratadas de maneira correta e adequada.

Já quando o paciente apresenta o grau 3 da doença, ou então foi acometido com o tipo alcoólico da esteatose então uma série de problemas maiores podem surgir em um curto espaço de tempo.

Entre as principais consequências dessa patologia estão a perda de função hepática, inflamação de tecidos próximos ao fígado, devido a quantidade de gordura e em casos mais extremos a doença pode progredir para uma cirrose hepática, onde o paciente pode necessitar de um transplante de fígado e/ou então ir a óbito.

Tratamento para Gordura no Fígado

Alimentos para eliminar gordura no fígadoObservando quão lesiva e danosa pode ser a esteatose hepática muitas pessoas me questionam da seguinte maneira: Dr. Rocha, qual o tratamento para essa doença? Como eliminar gordura do fígado? Há remédio para gordura no fígado?

Eu respondo que há diferentes formas de tratar a esteatose hepática. Há tratamentos farmacológicos que surtem efeito, mas a utilização da alimentação estratégica é uma maneira eficaz de reverter os quadros mais leves da doença.

Utilização de medicamentos

Alguns medicamentos têm sido utilizados com alguns benefícios. Altas doses de vitamina E mostraram melhoras significativas em pacientes com grau 2 da doença não alcoólica.

Drogas hipoglicemiantes muito utilizadas no tratamento de diabetes também apresentam efeitos benéficos no fígado de pacientes portadores da doença.

Estudos recentes estão utilizando o ômega 3 para reverter os quadros não alcoólicos da doença e têm mostrado resultados promissores quanto a diminuição das células gordurosas ao redor do fígado.

Redução de peso

Uma medida muito eficaz quando o assunto é controlar a esteatose hepática é a perda de peso, uma redução de aproximadamente 7% do peso corporal pode trazer bons resultados à saúde do paciente portador da doença.

Porém, pessoas com IMC – Índice de Massa Corporal – Normal, apresentam poucas melhoras no quadro da doença com a redução de peso. A perda de peso para controle de gordura no fígado é mais eficaz em pacientes com obesidade mórbida, que muitas vezes utilizam a cirurgia bariátrica para reverter os malefícios da doença.

Alimentação estratégica

A alimentação estratégica é uma das melhores formas de se tratar a gordura no fígado, afinal com ela trata-se a causa e não a doença em si.

O acumulo de gordura corporal é resultado do excesso de glicose circulante que foi captado pela insulina e foi armazenado em forma de gordura para ser utilizado como energia quando o organismo julgar necessária sua utilização.

Esse excesso de glicose é fruto de uma alimentação rica em carboidrato, portanto, o primeiro passo de uma alimentação estratégica no controle da esteatose é diminuir o máximo possível a ingestão de alimentos que contenham carboidrato em sua composição.

Já a ingestão de vegetais verdes folhosos como espinafre, rúcula, brócolis, chicória, couve, alface, devem ser amplamente estimulados, pois esses alimentos contêm vitaminas, minerais e antioxidantes.

Os antioxidantes presentes nesses alimentos auxiliam a oxidação da gordura corporal, reduzindo assim as células de gordura ao redor do fígado.

Por fim, alimentos fontes de proteínas de alto valor biológico e que contenham gorduras de qualidade em sua composição devem ser consumidos de maneira frequente. Ovos, leites, queijos, carnes vermelhas, peixes gordos e azeites são fundamentais no combate à essa doença.

As proteínas mantêm o sistema imune funcionando, enquanto as gorduras de qualidade agem oxidando o excesso de gordura no fígado, algo que diminui o grau de esteatose e pode até mesmo fazer com que o paciente fique livre da doença.

Boas escolhas alimentares são fundamentais para saúde e qualidade de vida.

Adote hábitos saudáveis como uma alimentação realmente estratégica. Se você achou complicado ou difícil de ser aplicado, veja as várias dicas sobre isso no portal Dr. Rocha com Você. Cadastre-se no botão abaixo para ter acesso agora mesmo.

Vou revelar os maiores mitos e segredos da alimentação que estão deixando você doente.

 

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando sorte, felicidade, saúde e amor.

Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe.

Até o próximo artigo.

Posts Relacionados

Comentarios

  1. NILVA FRANCA

    Esclarecimentos muito importantes. Eu pensava que esteatose hepática era por causa de ingerir excesso de gorduras, vou restringir ainda mais o consumo de carbohidratos. OBRIGADA, M ABRAÇO!

  2. Eliana

    Mto bom saber de tdo isso. Estou surpresa .

  3. PAULO

    Tenho gordura no fígado a 5 anos atrás, que está estagnada em torno de 2.0mm.Faço exame todo ano para saber se aumentou ou diminuiu, mas nesse período todo, jamais o médico informou que deveria se alimen – tar com antioxidante para auxiliar na reversão da mesma.Mas agora com essa deixa do Dr: Rocha vou se ali-mentar adequadamente. Muito obrigado mesmo, Dr: Rocha!

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Paulo, tudo bom!

      Ficamos felizes que tenha gostado das orientações do Dr. Rocha, saiba que pode conta conosco em casos de dúvidas. Continue acompanhando o Dr. Rocha para que você venha aprender mais e mais e tenha uma vida mais saudável.

      Grande abraço!
      Equipe de suporte.

  4. Cleusa

    Eu tenho gordura no figado a mais de 1ano,a medica passou sinvastatina de 20mlp/ p/ uso continuo, e estava no grou 1, tenho que fazer exame anual, desde já agradeço.

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Cleusa, tudo bom?!

      Encaminhe um e-mail para suporte@drrocha.com.br solicitando mais informações.
      Temos uma equipe treinada e pronta para lhe auxiliar.

  5. Cleusa

    Tomo cerveja aos fim de semana,seria uma das causas de gordura no figado,só que consumo mto verduras em folhas,e excesso de arroz,me ajuda ai o que devo fazer.

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Cleusa, tudo bom?!

      Encaminhe um e-mail para suporte@drrocha.com.br solicitando mais informações, temos uma equipe treinada e preparada pronta para lhe auxiliar.

  6. Rigobert lucht

    Gostei muito das informações.
    Pergunto se haverá nas diversas etapas, e
    sugestões para alimentação no período de duração do método de educação diária para se manter saudável.
    Por exemplo:
    Quais os alimentos a serem ingeridos pela manhã, a tarde e a noite?
    Sei que talvez não seja o procedimento normal, mas como onde passo semanalmente alguns dias não existe internet para seguir diariamente, poderia exercitar o habito mesmo distante.
    Obrigado

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Rigobert, tudo bom?!

      Nós temos uma equipe de suporte que está sempre pronta para lhe auxiliar nessas questões.
      Nosso atendimento é realizado através do e-mail suporte@drrocha.com.br.
      Conte Conosco!

  7. Vanessa

    Infelizmente na maioria dos sites as informações sobre este assunto são totalmente erradas, principalmente no que diz respeito à alimentação. Ótimo ler informação de qualidade por aqui!

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom que gostou!
      Equipe Dr. Rocha.

  8. gostei muito que Deus ti abeçoi

    gostei muito que Deus ti abençoi

    • suporte@drrocha.com.br

      Obrigado!
      Equipe Dr. Rocha.

  9. john soares

    dr. rocha. eu morei na inglaterra 15 anos e voltei a 2 anos e meio peguei peso estava com 80 kg agora estou com 100 nao uo açucar nao tomo refri me cuido no pao meu cafe de manha é um pedaço de melancia e uma maça verde tomo chimarrao de manha nao sei mais o que fazer pode me ajudar

    • suporte@drrocha.com.br

      Boa tarde, John. Tudo bem?
      É preciso alinhar uma rotina de exercícios com uma alimentação intelignete. 😉
      Entenda melhor como emagrecer com saúde neste link -> https://drrocha.com.br/como-emagrecer/
      Equipe Dr. Rocha.

    • Gina Middea Farias Leal

      Gostaria de saber mais sobre esteatose hepática estou com grau 3

      • suporte@drrocha.com.br

        Olá, Gina!
        Já deu uma lida no artigo acima? 😉
        Equipe Dr. Rocha.

  10. Andre

    Tenho problemas com a diabates e tireoidé agora gordura em excesso no fígado o que comer nesse caso já faço dietas para o diabetes estou com sobre peso pesando hoje 90kg
    Que orientação pode me sugerir.
    Obrigada pela atenção!

  11. soledade batista debrito

    gosttei muito ja mudei a minha maneira de alimenta tenho gortura no figado tenho tanbem diabete

    • suporte@drrocha.com.br

      Mantenha o foco!
      Equipe Dr. Rocha.

  12. soledade batista debrito

    gosttei muito ja mudei a minha maneira de alimenta tenho gortura no figado tenho tanbem diabete oque faco pra me livra desses mal

  13. soledade batista debrito

    gosttei muito ja mudei a minha maneira de alimenta tenho gortura no figado tenho tanbem diabete oque faco pra m. e livra desses mal

  14. salete aparecida guilherme

    muito obrigada eu ja estava preocupada tava em angustia, pois hj passei numa consulta com endocrino ele me examinou e disse que estou com gordura no figado e pediu ultrsson do abdomem e figado rins e baço fiquei triste mas ai tirou minhas duvidas Dr, Rocha, só estou um pouco na duvida com a alimentação se tivesse receita tipo cafe da ,amha almoço e jantar seria mais facil entender ma smuito obrigada

  15. catia santos silva

    DOUTOR ROCHA TENHO 40 ANOS DESCOBRIR AGORA QUE ESTOU CM ESTEATOSE HEPATICA GRAU 1 E ESTOU DESESPERADA E ESTOU CM 95 KILOS E NAO SEI CM EMAGRECER E GOSTARIA DE SABER SE QUEM TEM ESSE PROBLEMA PODE COMER CARNE VERMELHA

  16. Conceição

    Olá Dr. Rocha, tenho gastrite, a bactéria ahpilory, tenho gordura no fígado descobrir a menos de dois meses, porém não sei qual, mas tenho muita dúvida quanto a alimentação, no que posso ou não comer. Tem como você fazer um cardápio pra nos ajudar. O que posso comer no café, almoço e janta.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário