Fluconazol → Descubra os Riscos e os Efeitos! (Saiba Mais!)

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando. No artigo de hoje irei falar sobre um medicamento muito conhecido entre homens e mulheres e consequentemente bastante utilizado. Estou me referindo ao fluconazol.

Mas antes de dar início ao nosso artigo, é importante deixar claro que esse conteúdo tem caráter informativo. Se você estiver fazendo algum tratamento, não pare sem consultar o seu médico.

Colocado isso, é hora de seguirmos em frente com nosso artigo.

O fluconazol é um medicamento da família dos triazólicos e possui ação antifúngica, ou seja, para o tratamento de problemas causados por fungos. Essa droga é muito utilizada para o tratamento de micoses, principalmente as causadas pela espécie do fungo cândida – como candidíase vaginal ou candidíase da orofaringe (popularmente conhecida como sapinho).

Esse medicamento pode ser utilizado por via oral ou então por via intravenosa. A utilização do antifúngico por via intravenosa só deve ocorrer para casos graves.

Esse remédio é muito utilizado e possui diferentes nomes comerciais. Os mais conhecidos são:

• Candizol;
  • Flucomed;
  • Fluconal;
  • Flucazol;remédios
  • Flunazol;
  • Fluconeo;
  • Flutec;
  • Glyfucan;
  • Lertus;
  • Monipax;
  • Pronazol;
  • Riconazol;
  • Triazol;
  • Unizol;
  • Zelix;
  • Zoltec;
  • Zoltren;

A exemplo do que ocorre com muitos medicamentos, o fluconazol também pode ser encontrado sob a forma genérica, o que barateia seu custo e causa o mesmo efeito no organismo de quem o utiliza.

Em casos de infecção de pele, causadas por dermatofitoses e/ou então por infecções por cândida, a dose mais utilizada é de 150mg uma vez ao dia. O tratamento normalmente ocorre com um comprimido diário durante um período que pode variar entre 2 e 6 semanas.

Já em casos de candidíase vaginal ou peniana, a dose recomendada também é de 150 mg uma vez ao dia durante um período de 7 a 14 dias. A mesma dosagem e período é utilizada no caso de candidíase oral.

É importante salientar, que além da utilização do fluconazol, alternativas naturais também são boas maneiras de se controlar e/ou então combater infecções causadas por fungos.

A utilização de maneira indiscriminada e sem orientação desse tipo de medicamento pode causar o surgimento de uma série de efeitos colaterais.

Indicações de Uso do Fluconazol

Como já havia dito, o fluconazol, é um antifúngico que possui ação contra uma série de fungos, como Cryptococcusneoformans; Histoplasmacapsulatum; Blastomycesdermatitides; Microsporumspp e também Candidda spp.

Suas principais indicações de uso se dão no tratamento de uma série de infecções por fungos. Entre as principais eu cito:

• Candidíase de origem vaginal;
  • Candidíase de origem peniana;
  • Candidíase oral;
  • Candidíase de esôfago;
  • Candidíase sistêmica;
  • Tineacruris ou micose de virilha;
  • Onicomicose ou micose de unha;
  • Tinea pedis ou frieira, também conhecida como pé de atleta;
  • Blastomicose;
  • Coccidioidomicose;
  • Criptococose;
  • Pitiríase versicolor – também conhecida como pano branco.

Falando de maneira ampla, o fluconazol é um medicamento muito escolhido para o tratamento das infecções por Candidaalbicas ou então cryptococcus. Nove a cada dez médicos indica que pacientes portadores de qualquer tipo de candidíase utilizem o fluconazol como forma de tratar esse problema de saúde.

Efeitos Colaterais

Como ocorre na maioria dos medicamentos, a utilização do fluconazol também pode trazer à tona alguns efeitos colaterais, mas no geral, essa droga é bem tolerada na maioria dos casos.

Dentre os efeitos mais comuns estão náuseas; diarreias e dores abdominais. Dor de cabeça é outro sintoma bastante comum que pode surgir com sua utilização. Reações na pele normalmente ocorrem pacientes portadores de HIV (escrevi um artigo sobre como o óleo de coco pode ser o maior inimigo do HIV, leia).

Além disso, o medicamento pode causar toxicidade no fígado, causando a elevação das enzimas hepáticas, erupções na pele, vômitos, dificuldade para respirar, inchaços das pálpebras, face ou lábios, além de alergias, inclusive fiz um post há algum tempo falando das alergias.

Alternativa Natural

Como citei anteriormente, sempre que podemos, devemos procurar alternativas naturais para tratar alguns problemas de saúde. No caso de infecções causadas por fungos, isso também é possível.

Antes de tudo, adotar uma alimentação saudável e praticar atividades físicas, como a corrida  constante que é uma ótima maneira de manter o organismo em funcionamento adequado, o que irá fortalecer o sistema imunológico a impedir a ação de agentes invasores, como é o caso dos fungos.

Porém, com o aumento de meus estudos recentes, acredito cada vez mais, que em diversas ocasiões somente a prática de uma alimentação saudável estratégica e a prática de atividades físicas ainda não são suficientes para a manutenção de nossa saúde. Sendo assim, suplementar com fitoterápicos pode ser uma ótima saída.

Agora, é importante saber a melhor maneira de fazer essa suplementação. Para atender a essa dúvida constantes dos meus pacientes e alunos eu lancei o portal Online Viver Nature. Nesse portal você encontra o passo a passo para desintoxicar seu corpo das toxinas presentes nos medicamentos tradicionais. Clique aqui para saber mais e participar de um treinamento GRATUITO.

Os fitoterápicos são suplementos de origem natural, cujos princípios ativos são retirados de plantas medicinas e/ou então alimentos funcionais (falo em detalhes sobre um tipo de alimento funcional em um post sobre a canela).

Normalmente, concentram-se essas substâncias em cápsulas, para facilitar sua ingestão e garantir absorção pelo organismo – trazendo assim, os benefícios à saúde dos consumidores. Por se tratar de compostos naturais, efeitos colaterais e contraindicações praticamente inexistem.

Com a agricultura moderna dos dias atuais que planta e colhe os alimentos em intervalos de tempos cada vez menores, estes se tornam cada vez mais pobres em termos nutricionais, o que diminui a quantidade de nutrientes em sua composição, algo que pode trazer problemas de saúde com maior frequência às pessoas.

Por isso que a suplementação de fitoterápicos é considerada muito importante. Mas para que a utilização desse tipo de composto ocorre de forma correta e segura, é necessário conhecimento e informações confiáveis sobre o assunto.

Contraindicações

O fluconazol é contraindicado para pacientes que possuem sensibilidade à droga ou então a qualquer composto presente na formulação do medicamento.

Além disso, o medicamento deve ser evitado no primeiro trimestre de gestação, pois está associado a uma série de má formações fetais. O uso durante a amamentação também deve ser evitado, pois ele é absorvido pelo organismo e excretado pelo leite.

O fluconazol não deve ser utilizado de modo associado com terfenadina ou cisaprida, pois aumenta o risco de arritmia cardíaca, podendo causar até mesmo parada do coração.

Como sempre digo, não se deve em hipótese alguma, utilizar medicamentos sem nenhuma orientação médica, o pensamento pela saúde deve sempre vir em primeiro lugar.

Caso você tenha alguma dúvida que não foi esclarecida com o artigo, ou então possui experiência sobre a utilização desse medicamento deixe um comentário. Vamos usar esse espaço para troca de informações corretas e de qualidade, onde todos possam sair ganhando com conhecimento.

Me despeço desejando paz, saúde e felicidade.

Forte abraço e até a Próxima.

Dr. Rocha.