Melissa → Previna Pressão Alta com esse Calmante Natural
Olá, aqui é o Dr. Rocha, tudo bem com vocês?
No artigo de hoje vou falar sobre uma planta usada para acalmar os ânimos, principalmente nos dias de hoje, com rotinas cada vez mais corridas. Para ajudar você, vamos falar da Melissa.
A Melissa
É considerada uma planta medicinal capaz de combater os sintomas de ansiedade, depressão até mesmo reverter alguns quadros de insônia. Seu nome botânico é Melissa officinalis, mas ela também conhecida como salva do Brasil, salva brasileira, melissa romana, bálsamo de abelha, melissa verdadeira e bálsamo doce.
Foi liberada para consumo e está na lista da ANVISA de fitoterápicos indicados para uso.
Qual sua utilidade?
Possui ação modeladora de humor, evitando o desenvolvimento de sentimentos negativos como angústia e tristeza. Além disso a planta pode ser utilizada em momentos de ansiedade e tensão nervosa.
Ela possui propriedades calmantes, aromáticas e antiespasmódicas que promovem uma série de benefícios a seus consumidores.
Principais Benefícios
Os benefícios dessa incrível planta são extremamente amplos. Ela pode ser utilizada com diversas finalidades, trazendo uma série de efeitos benéficos à saúde. Mostrarei a seguir uma pequena lista com os principais benefícios. Confiram.
Amenização da gastrite
Os óleos essenciais presentes na composição da planta são ótimos calmantes da mucosa gástrica. A ingestão da melissa é capaz de evitar a hiperprodução de ácido clorídrico e com isso amenizar a gastrite.
Diminui os gases
Quem sofre com flatulência sabe quão constrangedor e incômodo é esse tipo de problema. As propriedades antiespasmódicas presentes na planta são capazes de amenizar e/ou então até reverter essa situação.
Contribuiu para a quebra das bolhas gasosas, diminuindo a ocorrência de gases a até mesmo auxiliando na diminuição do inchaço abdominal.
Eficaz contra o estresse
Os compostos fenólicos presentes na planta são capazes de diminuir os níveis de cortisol produzidos pelo organismo. O cortisol é conhecido como hormônio do estresse. Com menores quantidades de cortisol circulante, menos estressados seus consumidores se sentirão.
Ansiedade e insônia
A ansiedade e a insônia são problemas modernos que andam de modo próximo ao estresse, mas que podem ser facilmente revertidos.
A Melissa possui propriedades capazes de ativar neurotransmissores que facilitam a produção de endorfina e melatonina, substâncias corporais capazes de causar tranquilidade e facilitar o relaxamento. Por isso, sua ingestão é capaz de diminuir a ansiedade e acabar com a insônia.
Controle da pressão alta
A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é outro problema capaz de ser combatido pela Melissa.
Isso ocorre porque a planta possui propriedades miorrelaxantes, ou seja, que promovem o relaxamento da musculatura e também de vasos sanguíneos. Com isso o sangue flui de maneira mais fácil pelos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão interna dos vasos.
Depurativa
É uma ótima planta para aliviar na diminuição de inchaços e facilitar a liberação de toxinas do organismo.
Seu consumo favorece o funcionamento de órgãos como rins e fígado, auxiliando na diminuição de edemas espalhados pelo corpo.
Formas de Consumo
A planta pode ser consumida basicamente sob duas formas:
- Chá;
- Tintura.
Chá de melissa
Para preparar o chá são necessários:
- 500 ml de água;
- 10 folhas de melissa.
Adicione os 500 ml de água em um recipiente e leve ao fogo até que as primeiras bolhas de fervura apareçam. Quando isso acontecer, apague o fogo e adicione as folhas de melissa. Tampe, deixe descansar por um período de 10 minutos, coe e então beba.
Tintura
Pode ser encontrada em lojas de produtos naturais ou então farmácias de manipulação. Por se tratar de um composto bastante concentrado, é necessário diluir em água ante de consumir.
Aconselha-se diluir entre 15 e 20 gotas da tintura de melissa em 300 ml de água.
Utilizando a planta sob essas duas formas, todos os pacientes serão capazes de obter os benefícios que citei anteriormente de modo seguro e adequado sem se expor a qualquer tipo de risco.
Algumas Contraindicações e possíveis Efeitos Colaterais
O consumo da planta não é recomendado para mulheres grávidas ou então que estejam tentando engravidar, devido ao risco de relaxamento uterino, o que pode causar um aborto espontâneo.
Além disso, mulheres em períodos de amamentação, crianças com idades inferiores a 12 anos, pacientes com pressão baixa ou diagnosticados com hipotireoidismo também devem evitar o consumo da planta.
Não deve ser consumida de maneira conjunta a medicamentos sedativos, como calmantes e ansiolíticos. Motoristas e operadores de máquinas pesadas também devem evitar o consumo em períodos de trabalho devido ao potencial calmante da planta.
Dentre os efeitos colaterais mais comuns relatados estão:
- Diminuição da pressão arterial;
- Diminuição da frequência cardíaca;
- Desidratação causada pelo aumento do volume urinário;
- Sonolência;
- Dificuldade de concentração;
- Efeito sedativo;
- Diarreia;
- Náuseas;
- Vômitos.
Embora se trate de uma planta totalmente natural, seu consumo deve ocorrer dentro de doses seguras. Todo e qualquer tipo de excesso deve ser evitado, a fim de que efeitos adversos não ocorram. O bom senso deve sempre vir à frente de tudo.
Para ajudar você a aprender a melhor maneira de utilizar os remédios naturais, eu criei um portal chamado Viver Nature.
O Viver Nature é um verdadeiro guia que vai ajudar você a se tratar sozinho e manter a sua saúde impecável. Cadastre-se aqui para receber todas essas informações agora mesmo.
Com isso chegamos ao fim de mais um artigo.
Agora que você já sabe tudo sobre a melissa, que tal compartilhar esse texto com seus amigos nas redes sociais para que eles descubram os inúmeros benefícios dessa planta, também? Com isso divulgamos informações de qualidade.
Eu vou ficando por aqui!
Me despeço desejando saúde, paz, felicidade e sorte.
Forte abraço e até o próximo artigo.
Dr. Rocha
Fabuloso, já vou fazer uso da Melissa amanhã
Que ótimo!
Equipe Dr. Rocha.
Gostei muito… As vezes fico triste do nada.
Poxa, Regina. 🙁
Equipe Dr. Rocha.
Legal e bem interessante!
😉
Equipe Dr. Rocha.
Adoro plantas. Tenho uma pequena horta dr. rocha
Que bom, Viviane!
Equipe Dr. Rocha.
EXCELENTE ARTIGO DO DR ROCHA! UAU
Obrigado!
Equipe Dr. Rocha.
Que bom saber que podemos nos curar com coisas naturais
😉
Equipe Dr. Rocha.
Adoro chá de melissa!
Que bom!
Equipe Dr. Rocha.
Aonde encontro melissa?
Procure em lojas de produtos naturais. 😉
Equipe Dr. Rocha.
Dr eu nao consigo lidar com o estresse no meu trabalho. Por favor o que eu faço?
Leia este artigo -> https://drrocha.com.br/estresse/
Equipe Dr. Rocha.
Como fazer o chá?
Olá, Catarina. Tudo bem?
Saiba mais sobre a receita do chá de Melissa no artigo acima! 😉
Equipe Dr. Rocha.
eu ja gostava de tomar melissa , agora fiquei bem mais tranquila . e verdade que tomar melissa quente faz subir a pressao arterial
Como foi dito no artigo acima: “Dentre os efeitos colaterais mais comuns relatados está a diminuição da pressão arterial.’
Equipe Dr. Rocha.
Eu agradeço ao Dr.Rocha e equipe por mais essa contribuição à saúde humana.
Obrigado, Luiz!
Equipe Dr. Rocha.
Gostei muito gostaria de saber quantas vezes por dia posso tomar chá de melisa
Uma vez por dia. 😉
Equipe Dr. Rocha.
Ótimo artigo. Vou tentar cultivar a planta 😉
Que bom que gostou!
Equipe Dr. Rocha.
Oi bom dia . Adorei estava mesmo precisando ouvir tenho insônia passo a noite toda acordada ndo condigo dormir mesmo tomando melatonina. Obrigada
Que bom que gostou, Maria!
Equipe Dr. Rocha.