Nimesulida → Veja Os Riscos Deste Anti-Inflamatório!
Oi! Eu sou o Dr. Rocha e hoje quero conversar com você sobre a Nimesulida. Esse medicamento anti-inflamatório e analgésico é bastante comum nas farmácias. Além disso, é até vendido sem receita médica. Por isso mesmo, é preciso bastante atenção ao consumo do produto – aliás, como de qualquer remédio.
De acordo com o Conselho Nacional de Saúde, anti-inflamatórios e analgésicos estão entre o medicamentos de maior uso da população.
O problema é que a utilização inadequada de anti-inflamatórios pode causar falência renal. Já os analgésicos podem causar resistência no organismo, fazendo com que seu efeito seja reduzido.
Por isso, sempre consulte um médico antes de fazer uso de qualquer remédio, por mais inofensivo que pareça ser e por mais fácil que seja sua aquisição.
A indústria farmacêutica banalizou o uso dos medicamentos e isso é muito perigoso. Os medicamentos, principalmente os sintéticos, possuem substâncias tóxicas para o nosso corpo. Como disse, usar indiscriminadamente, pode causar outras doenças até piores. Por isso, muito cuidado!
Tantos os medicamentos tradicionais quanto alguns alimentos, principalmente os industrializados, possuem toxinas. Elas se acumulam no nosso corpo e com o tempo causam doenças. Pesquisando bastante os estudos sobre medicina natural eu descobri que existem formas naturais de desintoxicar o corpo. E também prevenir várias doenças com o uso de medicamentos naturais. Esses remédios são conhecidos como FITOTERÁPICOS.
Dica Natural
Para entender exatamente como usar o poder desses fitoterápicos e melhorar sua saúde sem riscos e tudo de forma natural, eu indico o portal Viver Nature. Esse portal REVELA como desintoxicar em apenas 10 passos e ainda tem muitas dicas de suplementos naturais importantes para a saúde. Caso você tenha interesse de descobrir mais sobre esse assunto, é só acessar esse link aqui: Fitoterápicos.
Como a informação é a melhor forma de prevenção, hoje vamos falar a respeito da Nimesulida, que é também o nome de seu princípio ativo.
Nas farmácias, além do medicamento genérico, ela também pode ser encontrada com vários outros nomes comerciais:
- Nimesubal
- Nisulid
- Arflex
- Fasulid
- Cimelide
São vários os laboratórios que fabricam o medicamento, como Sandoz, Sigma Pharma ou EMS, sob a forma de comprimidos, gotas, cápsulas, pomada, granulado ou supositórios.
Ação do Fármaco
Apesar de a Nimesulida pertencer ao grupo dos anti-inflamatórios não esteroides, seu uso só está aprovado por sua ação analgésica, por um curto período de tempo, e para adultos e crianças acima dos 12 anos de idade.
Ela age fazendo a síntese de substância relacionadas à inflamação (prostaglandinas) através da ciclogenase-2 presente em sua composição, e também atua no sistema nervoso central, anestesiando os terminais responsáveis pelos alertas de dor.
Uma das vantagens da Nimesulida é que ela acumula menos substâncias nos rins, ao contrário da maioria das demais substâncias de sua categoria. Com isso, ela age causando menos efeitos colaterais. No entanto, pacientes com insuficiência renal a recomendação de só fazer uso do medicamento sob prescrição médica é redobrada: é ele quem deve decidir se essa deve ou não ser a primeira opção de tratamento.
Outra vantagem é que seus efeitos são sentidos bem mais rapidamente do que nos demais medicamentos da sua categoria, agindo em média após 15 minutos da sua ingestão em adultos. Cerca de 80% da substância ingerida após este período é eliminada através da urina e filtragem dos rins. De uma forma geral, os demais analgésicos levam entre 30 e 40 minutos para amenizar a dor.
Indicações de uso
A Nimesulida é utilizada, principalmente, para amenizar a dor aguda, inclusive em tendões, ligamentos, músculos e articulações devido a traumatismos.
- Cólicas renais
- Dor de garganta
- Dor de dente Osteoartrite
- Dor de cabeça
- Fortes cólicas menstruais
- Sintomas da gripe
- Febre
Efeitos Colaterais da Nimesulida
Eles são bem menores do que os efeitos colaterais de outros medicamentos da mesma categoria, mas ainda que não sejam comuns podem ocorrer perda de apetite, cansaço, diarreia, náuseas, sensação de falta de ar, fezes escuras e icterícia. Se o medicamento for ingerido antes das refeições há a possibilidade de ocorrer dor de estômago.
Contraindicações
Crianças com menos de 12 anos não devem fazer uso do medicamento. Ele também não é indicado para mulheres grávidas ou em fase de amamentação.
A Nimesulida também é contraindicada para pessoas com alergia a qualquer componente do medicamento, ao ácido acetilsalicílico ou a outros anti-inflamatórios.
Pacientes portadores de úlcera estomacal, com hemorragia no trato gastrintestinal, insuficiência cardíaca, renal ou hepática grave também não devem tomar o medicamento.
A substância também é contraindicada a quem tem problemas de coagulação, sofre de hipertensão, diabetes ou qualquer outra doença crônica, tem insuficiência cardíaca congestiva ou idosos e portadores de bronco espasmos.
Modo de Usar
Esse medicamento não deve ser consumido por mais de 15 dias. Após esse período, se a dor persistir deve ser feita uma investigação mais profunda para descobrir sua causa e determinar o melhor tratamento.
O modo de usar, por sua vez, deve ser prescrito individualmente pelo médico responsável, mas de uma forma geral, a indicação é:
Comprimidos e cápsulas: 2 vezes ao dia, de 12 em 12 horas e após as refeições, como forma de preservar o estômago.
Comprimidos dispersíveis e granulado: Deve-se dissolver o comprimido ou o granulado em 100ml de água, de 12 em 12 horas e após as refeições;
Gel dermatológico: Deve ser aplicado até 3 vezes ao dia na região da dor durante 7 dias;
Gotas: Uma gota por 1 kg de peso, duas vezes ao dia, diretamente na boca da criança ou diluída as gotas em um pouco de água.
Supositórios: De 8h em 8h.
Pacientes com insuficiência renal só devem tomar a Nimesulida de acordo com a indicação médica. Geralmente são ministradas quantidades inferiores a 50 mg ou via indicação médica, 1 ou 2 vezes ao dia.
Orientação Médica
Não esqueça, todo medicamento deve ser administrado sob orientação médica. Mesmo que ele não necessite de receita para ser comprado na farmácia.
O que estou falando aqui é para você ter uma ideia de como o medicamento é usado. Cada pessoa é única e o seu médico vai avaliar todo o seu histórico para identificar se você possui alguma contraindicação. No seu caso, pode ser que outro medicamento funcionará melhor.
E não se esqueça de entender melhor os benefícios dos remédios naturais. Eu preparei um treinamento GRATUITO em vídeo que você pode receber pelo seu e-mail. Clique aqui para descobrir como participar.
Espero ter sido útil no nosso post de hoje! Se ainda ficou alguma dúvida, pergunte para a gente nos comentários e compartilhe o máximo que puder. Assim informação atingir o máximo possível de pessoas!
Um forte abraço e até o próximo post!
Dr. Rocha
Muito bom saber de tudo isso, Dr. Rocha!
Quero saber sobre o Viver Nature! Como faço?
Saiba tudo neste link -> http://vivernature.com.br/
Equipe Dr. Rocha.
A industria só visa lucro em cima das nossas doenças!
Ainda bem que tem a opção de tratamento através da alimentação.
Tenho dores de cabeça frequentes! Posso usar o cloreto de magnésio?
Pode utilizar sim.
Equipe Dr. Rocha.
Eu tomo em comprimido. Tem problema?
Não 🙂
Equipe Dr. Rocha.
DR ROCHA COMO SEMPRE AJUDANDO A GENTE!!!!11
Você tem alguma matéria sobre ganho de massa?
Segue o link -> https://drrocha.com.br/massa-magra/
Equipe Dr. Rocha.
MUITO ESCLARECEDOR!
Obrigada pelas informações precisas e diretas como sempre DR. ROCHA <3
Como faço para adquirir o Viver Natura?
Saiba tudo neste link -> http://vivernature.com.br/
Equipe Dr. Rocha.
Tenho insuficiência renal e adorei saber disso, obrigada Dr.
😉
Equipe Dr Rocha.
Obrigada pelas informações, Dr Rocha
😉
Equipe Dr Rocha.
Estou sempre acompanhando seus posts, gosto muito
Que bom que gostou!
Equipe Dr Rocha.
Doutor, nimesulida é recomendável para diabeticos?
Não recomendamos nenhum tipo de medicamento, procure um médico presencial!
Equipe Dr Rocha.
Doutor, algum artigo sobre diabetes?
Acesse esse link -> https://drrocha.com.br/tudo-sobre-diabetes-sintomas-causas-consequencias/
Equipe Dr. Rocha.
Nimesulida também serve para problemas causados por fungos?
Não recomendamos nenhum tipo de medicamento, procure um médico presencial!
Equipe Dr Rocha.
Obrigada por sempre nos informar sobre tudo, Dr Rocha!
😉
Equipe Dr Rocha.
Algum artigo sobre hipertensão?
Olá, Michelle. Tudo bom?
Segue o link -> https://drrocha.com.br/pressao-alta-causas-sintomas-tratamento/
Equipe Dr. Rocha.
Gosto muito do blog, Dr Rocha me ajudou muito
Que legal, Rosemere!
Equipe Dr. Rocha.
Doutor Rocha emagreci 6kg com as suas dicas..!!!
Que bom!
Equipe Dr. Rocha.
Informações valiosas e educativas, show
Que bom gostou!
Equipe Dr. Rocha.
Doutor Rocha você é uma jóia rara.. obrigada
Eu que agradeço, Liliane!
Equipe Dr. Rocha.
O artigo está muito bom
Obrigada!
Equipe Dr. Rocha.
Esse artigo veio em boa hora
Que bom!
Equipe Dr. Rocha.
Parabéns pelos ótimos artigos, Dr Rocha!!!
Obrigada!
Equipe Dr. Rocha.
Nota 10!!!
Obrigada!
Equipe Dr. Rocha.
Gostei bastante
Que bom que gostou!
Equipe Dr. Rocha.
Dr nimesulida faz mal pra quem tem renite ou lareginte alergica
Recomendamos que procure um médico presencial para que ele possa te ajudar da melhor forma.
Equipe Dr. Rocha.
Dr. Rocha,
Sempre tomei Nimensulida. Mas ano passado tive uma crise que os médicos me deram vários diagnósticos, infecção de urina, uretrite, entre outros, fiquei um dia internada tomando medicação , fiz vários exames e tomei vários medicamentos inclusive o Nimensulida,, fiz uma ecografia do abdomem total. e no resultado constou uma dilatação do Rim direito, passei mais de 1 mês sendo medicada e sentindo dores , porem quando já não aguentava mas, fiz outro exame de urina onde nada constou de infecção urinária e o Médico me passou uma medicação para dilatar a uretra para facilitar a saída da urina , pois até então a dificuldade de urinar e a dor era constante . E nem um médico descobria o que estava acontecendo comigo que dor era essa que não passava. BEM! Não sei se o uso do Nimensulida era a causa do meu sofrimento, pois a cinco meses deixei de usa-lo e as dores desapareceram, acredito que o efeito prolongado desse remédio causou todo esses problemas…
Poxa, Patrícia. Esperamos que você já tenha se recuperado!
Equipe Dr. Rocha.