Alimentos Industrializados → 5 Motivos Para Eliminá-los De Vez Da Sua Vida!

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando e hoje quero abordar um tema muito importante e polêmico que infelizmente está cada vez mais presente na vida muitas pessoas: O consumo de alimentos industrializados.

Definição

Alimentos industrializados são todos aqueles que já vem prontos ou então semiprontos, todos eles produzidos pela indústria de alimentos. Normalmente eles se apresentam embalados em latas, plásticos, caixas e ouros compartimentos que os protegem diretamente do ambiente externo.

Esse tipo de alimento normalmente passa por processos industriais antes de chegar aos supermercados, padarias e por fim chegar a mesa de seus consumidores.

Infelizmente existem uma série de produtos industrializados que são vistos como saudáveis, um exemplo clássico disso são os alimentos light e diet.

Piores Alimentos Para Saúde

Que alimentos industrializados trazem malefícios à saúde, issopizza congelada muitas pessoas já sabem, o que poucos possuem conhecimento é que existe um ranking dos piores alimentos para a saúde geral da população.

Nesse ranking, basicamente todos os alimentos passaram pelo processo de industrialização. Os piores alimentos para a saúde são:

  • Sorvete de massa;
  • Pizza congelada (pronta para esquentar e consumir);
  • Batata frita;
  • Salgadinhos de batata frita;
  • Embutidos;
  • Açúcar;
  • Refrigerante;
  • Refrigerante diet e light;
  • Qualquer alimento diet e light.

Recomendações Médicas

Muitos profissionais da saúde, e eu me incluo nisso, muitas vezes dizemos a nossos pacientes é que se evite o consumo de alimentos industrializados.

É claro que existem momentos em que sua ingestão infelizmente terá que ocorrer, no entanto, a recomendação segura para ingestão desse tipo de alimento é que ocorra no máximo uma vez por semana.

Malefícios da Ingestão de Alimentos Industrializados

Muita gente sabe que ingerir esse tipo de alimento traz malefícios à saúde, porém é comum que pessoas não saibam quais são esses malefícios. Como prova disso, eu afirmo que é comum ouvir de minhas alunas o seguinte questionamento: Dr. Rocha, quais são os principais malefícios da ingestão de produtos industrializados? Por quais motivos devo excluir esses alimentos de minha rotina?

Esse tipo de alimento causa uma série de problemas à nossa saúde. Listei a seguir, os malefícios que julgo serem os mais importantes à saúde de quem consome produtos industrializados com frequência e os principais motivos de não ingeri-los.

  1. Processo inflamatório e câncer

A grande quantidade de conservante presente em alimentos industrializados causa basicamente uma série de inflamações no organismo de seus consumidores. A inflamação é a forma com que o organismo reage ao ser atacado por uma infinidade de compostos químicos.

Entre os principais problemas que podem surgir de processos inflamatórios eu cito o câncer. É cada vez mais comum a incidência de câncer no sistema digestório. E isso é pura consequência de uma alimentação pouco saudável.

  1. Obesidade e diabetes

Um dos principais ingredientes utilizados pela indústria alimentíciaobesidade para produção desse tipo de alimentos é o açúcar.

O açúcar é o principal composto responsável por elevar as taxas de glicose sanguínea e fazer com que ocorram altos picos de insulina.

A insulina capta o açúcar em excesso no sangue e o armazena em forma de gordura. O resultado disso é o ganho de peso que resulta principalmente em obesidade e diabetes. Infelizmente é cada vez maior o número de pessoas obesas e diabéticas em todo o mundo.

  1. Problemas cardiovasculares

Outro componente que está presente em muitos desses alimentos é a gordura trans. Esse tipo de gordura é responsável por proporcionar um longo período de duração dos alimentos industrializados em prateleiras de supermercados.

A ingestão de produtos ricos com esse tipo de gordura proporciona uma série de acúmulos de placas de gorduras em vasos sanguíneos com veias e artérias.

O resultado disso é o surgimento de uma série de problemas cardiovasculares, tais como hipertensão arterial, infarto e AVC, por exemplo.

  1. Osteoporose e anemia

O excesso de corante e aditivos químicos dificulta a absorção deosteoporose uma série de nutrientes pelo organismo. Dentre esses nutrientes estão principalmente o ferro e o cálcio.

Como se sabe, o cálcio e o ferro são responsáveis pela manutenção de ossos, dentes, contrações musculares e transporte oxigênio para uma série de tecidos corporais, respectivamente.

A não absorção desses nutrientes pode resultar em doenças totalmente severas ao organismo, entre elas a osteoporose e a anemia, que podem resultar em fraturas, fraquezas, cansaços, prostrações e dificuldades de concentração e aprendizado.

  1. Fome oculta – a ingestão de calorias vazias

Um novo problema de saúde vem se espalhando por todo o mundo. Ele recebe o nome de fome oculta. A fome oculta nada mais é do que a ingestão de alimentos que contenham apenas calorias vazias em sua composição, tais como açúcar, aditivos e gorduras de má qualidade.

O que são calorias vazias? Calorias vazias nada mais são do que substâncias que não contribuem em nada para o organismo. Os alimentos industrializados são as maiores fontes desse tipo de caloria.

O alto consumo de produtos industrializados eleva a cada dia o número de pessoas que fornecem substâncias que basicamente não podem ser utilizadas de maneira benéfica e positiva pelo organismo.

O resultado disso é um grande número de pessoas em estado de desnutrição mesmo se ingerindo uma série de alimentos. A fome oculta já é considerada uma epidemia.

A Praticidade É A Grande Vilã

Infelizmente vivemos hoje em um mundo repleto de correria, metascomidas industrializadas e horas contadas. Isso requer que as pessoas sejam práticas. Por isso é comum afirmarmos que nos dias de hoje precisamos ser práticos.

E isso é o que são os alimentos industrializados – Práticos. Eles já estão prontos, ou então quase prontos, algo que facilita muito o seu consumo. Porém, toda essa praticidade tem um preço, e nesses casos, quem paga por isso é a nossa saúde.

Conclusão

Para finalizar esse artigo, suponho que você já tenha percebido que os alimentos industrializados são pouco saudáveis, não é mesmo? Embora sejam práticos eles causam uma série de danos e doenças aos seus consumidores. Portanto devemos evita-los a todo custo.

Para nos alimentarmos corretamente precisamos apenas de programação. Ao nos programarmos conseguimos nos alimentar de maneira estratégia, saudável e o mais importante: Livre de produtos altamente industrializados e suas danosas consequências.

Por isso preze por alimentos naturais, frescos e saudáveis.  Embora pareça difícil é fácil sermos práticos e saudáveis.

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando saúde, paz, amor e felicidade.

Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe.

Forte abraço e até a próxima.

Posts Relacionados

Comentarios

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário