Omeprazol → Faz Mal Para Saúde? O Lado Obscuro!

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando. No artigo de hoje irei discutir sobre um remédio muito consumido e consequentemente conhecido dos brasileiros em geral. O Omeprazol.

Mas antes de começar a discutir acerca desse medicamento, é importante deixar explícito, que todo o conteúdo desse artigo possui a intenção de informar. Se você faz uso ou possui qualquer tipo de indicação para utilizar qualquer medicamento, consulte sempre seu médico de confiança antes de tomar qualquer tipo de ação.

 

Dito isso, vamos ao artigo.

O Omeprazol é um dos mais famosos medicamentos utilizados na comunidade médica como inibidores de bomba de prótons – IBP, que são uma classe de remédios utilizados para o tratamento de doenças de estômago.

Normalmente, o uso desse medicamento está diretamente relacionado ao excesso de acidez, gastrite e alguns tipos de úlceras.

O Omeprazol é encontrando nas farmácias com os mais variados nomes e fabricantes. Entre os mais conhecidos estão:

  • Gastrium;
  • Loprazol;
  • Losec;
  • Loseprel;remédios
  • Meprazan;
  • Neprazol;
  • Novoprazol;
  • Omenax;
  • Omepramed;
  • Omeprazin;
  • Omeprotec;
  • Omezolan;
  • Oprazon;
  • Peprazol;
  • Proton;
  • Teutozol;
  • Victrix;
  • Uniprazol;

O Omeprazol é um remédio bastante eficaz, mas que ultimamente tem sido prescrito de forma bastante indiscriminada, seja por um período mais do que realmente necessário, ou então para sintomas que não precisam ser tratados com inibidores de bomba de prótons.

O processo de digestão dos alimentos começa inicialmente na boca, com a transformação do alimento em bolo alimentar que vai para a segunda etapa no estômago – que é um órgão oco e extremamente ácido.

Normalmente o pH do estômago costuma ficar a abaixo de 2, graças a sua capacidade de secretar ácido clorídrico, essa secreção de ácido, é realizada pelas células da camada interna do estômago.

As células do interior do estômago são chamadas de parietais, e secretam ácido através de estruturas chamadas bomba de prótons – que são os alvos da ação do omeprazol.

O omeprazol se liga às bombas de prótons causando sua inativação. Essa inativação causada pelo uso do medicamento é capaz de reduzir a produção de ácido em mais de 90%, motivo pelo qual tem-se usado esse remédio de maneira indiscriminada para tratamento de doenças gástricas muitas vezes relacionadas à acidez.

É da cultura médica a recomendação de medicamentos artificiais para o tratamento de doenças, porém, é importante ter em mente, que para uma grande variedade de problemas e disfunções do nosso organismo, podemos buscar também, a utilização de compostos naturais.

A maioria dos remédios tradicionais não tratam a raiz do problema e possuem substâncias que podem intoxicar o corpo além de causar outros tipos de doenças, dependendo das dosagens.

O uso de medicamentos naturais já é mais SEGURO e pode ser muito mais eficaz, principalmente porque estão presentes em alimentos que podem ser usados também na prevenção de doenças.

AGORA, é muito importante saber usar esses medicamentos para não ter nenhum problema. Eu disponibilizo um treinamento gratuito onde é fácil aprender a utilizar o poder dos medicamentos naturais. Clique aqui ou no botão abaixo para participar.

 

Indicações de Uso

Como já havia dito anteriormente, o Omeprazol é indicado para o tratamento de uma série de doenças do estômago, duodeno ou até mesmo esôfago, desde que estejam relacionadas à acidez gástrica.

De maneira direta e totalmente específica, o omoeprazol pode ser utilizado nos pacientes com os seguintes problemas:

  • Gastrites e acidez estomacais;
  • Síndrome de Zoolinger-Ellison;
  • Úlceras pépticas, sejam no estômago, ou no duodeno;indicações de uso
  • Refluxo gastroesofágico;
  • Dispepsia funcional;
  • Hérnia de Hiato;
  • Esofagite;
  • Tratamento auxiliar na erradicação da bactéria H.Pylori;
  • Hemorragia digestiva;
  • Prevenção de úlcera péptica em pacientes que fazem uso crônico de medicamentos anti-inflamatórios;
  • Prevenção da úlcera péptica em pacientes internados ou sob alto nível de estresse, como nos quadros de sepse, deficiências de coagulação ou durante procedimentos pós-cirúrgicos;
  • Proteção da parede do estômago e/ou do duodeno, uma vez que que a inibição da acidez facilita o processo de cicatrização de úlceras e erosões.

Efeitos Colaterais do Omeprazol

O Omeprazol é um medicamento um tanto quanto seguro, com baixíssimas taxas de efeitos colaterais graves. Dentre os efeitos adversos mais comuns eu destaco:

Além dos efeitos colaterais clássicos, a utilização excessiva e indiscriminada desse medicamento pode causar efeitos mais graves (e raros) aos seus usuários. Que são:

Alternativa Natural

Como disse anteriormente no artigo, sempre existem formas naturais para diversos tipos de tratamento, e no que diz relação a problemas estomacais, estes também podem ser tratados de modo natural.

A primeira coisa a se fazer, é adotar uma alimentação saudável e praticar atividades físicas de modo regular, isso ajuda na liberação de hormônios e controle da secreção gástrica que tendem a proteger a mucosa estomacal.

No entanto, ainda tenho em mente que em diversas ocasiões, somente uma alimentação saudável e adequada, assim como a prática de atividades físicas, podem não ser suficientes, portanto suplementar com fitoterápicos, pode ser uma excelente ideia.

Fitoterápicos são suplementos naturais, que possuem seus princípios ativos retirados de alimentos funcionais e também plantas medicinais.

Normalmente, essas substâncias são concentradas em cápsulas para que sua absorção e benefícios sejam potencializados pelo organismo de seus consumidores. Os fitoterápicos praticamente não possuem efeitos colaterais, tampouco contraindicações.

Acho válido dizer, que cada vez mais tem sido difícil obter todos os nutrientes necessários de modo único e exclusivo através da alimentação, mesmo que saudável. Nos dias de hoje, os alimentos estão cada vez mais pobres em nutrientes, e nem sempre ingerimos a quantidade ideal para que nosso organismo funcione de maneira adequada.

Por isso que a suplementação se faz necessária. Porém, para uma suplementação segura, é necessário procurar profissionais que possuam conhecimento e informações sobre o assunto.

Contraindicações

As contraindicações acerca da utilização do omeprazol é atentar-se ao fato dos pacientes possuírem alergias a algum fármaco da classe dos inibidores de bomba de prótons.

Pela escassez de estudos sobre a segurança do uso do medicamento, o omeprazol não deve ser utilizado em grávidas ou então durante período de lactação, a não ser que seja recomendado por um gastroenterologista especialista.

Todo e qualquer medicamento só deve ser ingerido através de prescrição médica, por isso, caso se sinta mal, evite a automedicação e consulte um médico de confiança antes de começar a fazer uso de qualquer tipo de remédio.

 

Eu vou ficando por aqui!

Deixe suas dúvidas e também experiências sobre a utilização desse medicamento nos comentários, com isso, fazemos um ótimo canal de troca de informações e conhecimento para todos os leitores que frequentam esse espaço.

Me despeço desejando saúde, sorte, felicidade e paz.

Forte abraço e até a próxima.

Dr. Rocha.

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Darlene de Fátima Carvalho

    Olá boa tarde.
    Minha sogra toma esse remédio.
    E quando toma muito seguido dá essas reações diarréia,alergia e entre outros.
    Fazer mandar resposta pelo meu email.
    Abraço
    Darlene

  2. Laila

    faço uso frequente desse medicamento pois sinto muitas dores estomacais 🙁

  3. Paula

    Adorei a matéria Dr. Rocha.

  4. Solange

    Onde encontro o Viver Nature?

  5. Wanderson

    Tenho problemas de estomago eu posso tomar magnésio?

    • suporte@drrocha.com.br

      Pode sim =D

      Equipe Dr. Rocha.

  6. Yeda

    Muito bom doutor

  7. Derlane

    Muito bom saber tudo isso *-*

  8. Uriel

    DESDE QUE COMECEI A ALIMENTAÇÃO INTELIGENTE EU SOU OUTRA PESSOA! FAÇAM E VEJAM OS RESULTADOOOS

  9. Lorena

    EXCELENTES INFORMAÇÕES <3

  10. Pedro

    Qual o e-mail do suporte? EU perdi1

  11. Yasmin

    Tenho medo de usar remédios por tantos efeitos que pdem ocorrer do uso!

  12. Damares

    posso enviar minhas perguntas sobre a compra do livro para o suporte?

    • suporte@drrocha.com.br

      Boa tarde, Damares. Tudo bom?
      Caso tenha adquirido o livro físico, entre em contato com o site ao qual adquiriu.
      Mas se for um programa online, envie os dados de compra para o e-mail suporte@drrocha.com.br
      Equipe Dr. Rocha.

  13. Suzete Alfredo

    Muito bom!!!

    • suporte@drrocha.com.br

      Obrigada!
      Equipe Dr Rocha.

  14. Lazaro Gomes

    Sempre tenho dor de cabeça quando tomo omeprazol, isso é normal doutor?

    • suporte@drrocha.com.br

      Sim, é um dos efeitos colateiras.
      Equipe Dr. Rocha.

  15. Irene Moura

    Omeprotec é confiavel?

    • suporte@drrocha.com.br

      Não recomendamos nenhum tipo de medicamento, procure um médico presencial!
      Equipe Dr Rocha.

  16. Ubirajara Costa

    Como faço para comprar o livro sobre diabetes?

  17. Fabiola Neves

    Excelente, doutor!!

    • suporte@drrocha.com.br

      Obrigada!
      Equipe Dr Rocha.

  18. Maria

    Excelente explicação, Dr Rocha e,todos os gastros que fui, receitaram omeprazol, tenho gastrite e hérnia de hiato, se existe um medicamento,natural,eficiente igual ou melhor omeprazol, gostaria de saber Obrigada

    • suporte@drrocha.com.br

      Não recomendamos nenhum tipo de medicamento, procure um médico presencial! 🙁
      Equipe Dr. Rocha.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário