Salmão → Veja os Benefícios Desse Incrível Peixe!

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando. No artigo de hoje, irei falar sobre um alimento que ganhou muito espaço entre os brasileiros e teve seu consumo um tanto quanto aumentado em praticamente todo o país durante os últimos anos, estou me referindo ao salmão.

 

O Que É

peixes de porte grandeO salmão nada mais é do que um peixe de porte grande que faz parte do filo Chordata da família Salmonidae, que também engloba as trutas, ambos muito saboreados e utilizados em praticamente toda a gastronomia mundial.

O peixe em questão é produzido em um sistema conhecido como aquicultura, onde criam-se os animais gerados no ambiente aquático para posterior consumo humano.

Embora muita gente não saiba, o salmão, especialmente do oceano atlântico, tem origem na água doce e vai para o mar somente durante o inverno, especialmente no norte da Europa. Ele retorna somente na primavera, no local onde foi gerado para se reproduzir. É nesse momento que ele é capturado.

Sua coloração avermelhada é proveniente de um pigmento chamado de ataxantina, presente em algas e pequenos seres que são consumidos por camarões – que fazem parte da cadeia alimentar do salmão. Por isso, a coloração de sua carne possui um tom vermelho róseo.

Informação Nutricional

Em 100 gramas desse famoso peixe, nos deparamos com a seguinte informação nutricional:

  • Valor energético 180 calorias;
  • Proteínas 19,3 g;
  • Carboidratos 0 g;
  • Gorduras totais 9,5 g;
  • Gorduras saturadas 2,5 g;
  • Gorduras monoinsaturadas 2,9 g;
  • Gorduras poli-insaturadas 3,1 g;
  • Colesterol 53,0 mg;
  • Fibra alimentar 0 g;
  • Cálcio 8,8 mg;
  • Magnésio 27,4 mg;
  • Fósforo 258,8 mg;
  • Ferro 0,2 mg;
  • Sódio 64,2 mg;
  • Potássio 376,5 mg;
  • Cobre 0,2 ug;
  • Zinco 0,3 mg;
  • Vitamina A 50 Ui;
  • Vitamina B1 (Tiamina) 0,2 mg;
  • Vitamina B2 (Riboflavina) 0,3 mg;
  • Vitamina B3 (Niacina) 3,2mg;
  • Vitamina B6 (Piridoxina) 0,7 mg;
  • Vitamina B12 (Cobalamina) 3,2 ug.

Como é fácil de notar, o alimento em questão possui uma quantidade adequada de calorias, que é acompanhada por uma excelente quantidade de proteínas em sua composição, além é claro de gorduras de boa qualidade. Não há quantidades de carboidrato e fibra alimentar.

A quantidade de determinados minerais chama atenção no peixe, principalmente o magnésio, o fósforo, cálcio, sódio e potássio.

Além disso, a alta concentração de vitaminas do complexo B, trazem excelentes benefícios de saúde a seus consumidores frequentes.

 

Benefícios

O alimento em questão possui uma fama de ser saudável e seu consumo ser benéfico a seus consumidores. Em decorrência disso, minhas alunas me questionam de modo direto: Dr. Rocha, quais são os principais benefícios do salmão para a saúde?

O peixe em questão pode trazer muitos benefícios a seus consumidores. Listarei a seguir aqueles que julgo serem os mais importantes. Confiram!

Saúde cardiovascular

saúde cardiovascularOs ácidos graxos ômega 3 presentes no peixe, auxiliam na redução dos níveis do colesterol ruim, além de manter a flexibilidade de vasos sanguíneos como veias e artérias.

Os aminoácidos essenciais que fazem parte da composição do salmão, ainda são de suma importância para controle da pressão arterial, fazendo com quem o consuma com frequência seja menos suscetível a problemas de saúde como AVC, infarto, pressão alta e insuficiência renal.

O ômega 3 é essencial para a nossa saúde. Infelizmente, nosso corpo não produz essa substância. Além do consumo dessa substância diretamente nos peixes, existe uma forma segura de suplementar por cápsulas.

Em caso de suplementação com cápsulas prefira produtos de qualidade. Recentemente eu lancei o Ômega Max 3 para suprir a necessidade dos meus alunos e pacientes por um produto confiável. Clique na imagem abaixo para saber mais.

Sistema nervoso poderoso

mal de alzheimer e mal de parkinsonOs ácidos graxos ômega-3 aumentam a eficiência de uma série de funções cerebrais, como melhoria de memória e manutenção de funcionamento.

Esses ácidos graxos em união com as vitaminas e minerais presentes no peixe protegem o sistema nervoso contra o processo de envelhecimento, além de atuarem como antidepressivo natural.

Além disso, esses componentes ajudam na prevenção de e melhoram o tratamento de doenças neurológicas como o Mal de Alzheimer e o mal de Parkinson.

Ganho de massa muscular

massa muscularO salmão é amplamente consumido por praticantes de musculação.

Isso devido à grande presença de proteínas em sua composição. Além da proteína que auxilia no processo de ganho de massa muscular, as gorduras provenientes do peixe auxiliam na secreção de hormônios que potencializam o ganho de massa magra, como a testosterona, por exemplo.

Emagrecimento

Como já era esperado, além de saber sobre os benefícios do alimento à saúde, minhas alunas também queriam obter informações acerca do potencial de emagrecimento do mesmo e me fizeram o seguinte questionamento: Dr. Rocha, Salmão emagrece?

Eu respondo que sim!

O peixe em questão é um alimento um tanto quanto benéfico e que facilita o processo de perda de peso. Isso ocorre devido ao simples fato de conter gorduras de qualidade em sua composição, bem como grandes porções de proteínas e o mais importante: a ausência de carboidratos.

A ausência de carboidratos é fundamental para que não haja ganho de gordura corporal devido a ação da insulina. Aliado a isso, as gorduras de boa qualidade presentes no salmão facilitam o processo de oxidação da gordura corporal, o que também facilita bastante o processo de emagrecimento.

Por fim, a grande quantidade de proteínas facilita o ganho de massa magra. Com mais massa magra, o metabolismo fica acelerado e usará a gordura corporal como fonte de energia para se manter em equilíbrio. Isso favorece ainda mais a diminuição dos ponteiros da balança.

Porém, como sempre digo, não há alimentos mágicos quando falamos em perda de peso. Esse processo requer, disciplina, e adoção de novos hábitos de vida, como adotar uma alimentação estratégica e também praticar atividades físicas de maneira constante.

Apenas comer salmão e se manter sedentário, se alimentando de maneira errônea não fará ninguém emagrecer.

Alimentação Estratégica e Seus Efeitos Benéficos No Organismo

Uma alimentação estratégica é capaz de promover mudanças profundas e significativas na saúde, bem-estar e principalmente no físico de seus praticantes.

Alimentar-se de modo estratégico é simples, fácil e não requer nenhum tipo de sacrífico ou privação.

Uma alimentação estratégica consiste inicialmente em evitar alimentos ricos em carboidratos, pois esses favorecem o ganho de gordura corporal. Aliado a isso, deve-se ingerir de modo livre vegetais verdes folhosos, pois são ricos em vitaminas, minerais, fibras e compostos antioxidantes.

Por fim, o consumo de gorduras de qualidade não deve ser negligenciado. Elas garantem energia e as proteínas de alto valor biológico irão colaborar para a manutenção de tecidos corporais e bom funcionamento do sistema imunológico.

Com uma alimentação estratégica o emagrecimento será automático, benéfico e duradouro, assim como a saúde, felicidade e bem-estar.

Eu vou ficando por aqui!

Me despeço desejando saúde, paz, felicidade e sorte.

Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe.

Forte abraço e até a próxima.

Posts Relacionados

Comentarios

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário