O que é Tuberculose, Sintomas, Tratamentos e Prevenção

Olá, aqui é o Dr. Rocha mais uma vez. No artigo de hoje, vou falar sobre uma doença assustadora que pode acometer crianças e adultos, mas que pode ser tratada: a tuberculose.

A tuberculose é uma doença infecciosa. Ela é amplamente conhecida por afetar os pulmões dos pacientes. Mas o que poucas pessoas sabem, é que ela também pode acometer outros órgãos, como rins, gânglios, meninges e até mesmo os ossos.

De acordo com dados da OMS – Organização Mundial da Saúde, anualmente surgem cerca de 5 milhões de novos casos da doença. Já no Brasil, os registros de novos casos chegam a pouco mais de 70 mil. Destes, cerca de 5 mil são fatais.

Ela é causada por dois tipos de bactérias:

• Mycobacterium tuberculosis;
  • Bacilo de Koch (BK).

Como Ocorre a Transmissão?

alcoolismoA transmissão da tuberculose ocorre de maneira direta, ou seja, de pessoa para pessoa. Locais com grande aglomeração de gente é a principal forma de transmissão.

Pessoas infectadas pela bactéria, podem expelir gotículas ao falar, espirrar ou tossir que podem ser aspiradas por terceiros que podem acabar se contaminando.

Alimentação deficiente, má higiene pessoal, tabagismo, alcoolismo, são fatores que facilitam a infecção pelas bactérias causadoras da tuberculose.

Diferentes Tipos

Conforme havia citado no início do artigo, a tuberculose não é uma patologia apenas de ordem pulmonar. Ela pode acometer diferentes estruturas corporais. Dentre os mais variados tipos da doença estão:

• Tuberculose pleural;
  • Tuberculose ganglionar;
  • Tuberculose urinária;
  • Tuberculose óssea;
  • Tuberculose cerebral;
  • Tuberculose ocular;
  • Tuberculose cutânea;
  • Tuberculose do coração;
  • Tuberculose do peritônio.

Resposta do Organismo à Tuberculose

Os principais órgãos afetados pela tuberculose são os pulmões. Somente após infectar os pulmões, é que a bactéria pode chegar a outras localidades do organismo e causar estragos à saúde do paciente.

Essa doença pode se desenvolver de duas maneiras básicas. São elas:

• Uma pessoa com o sistema imunológico debilitado entra em contato com as bactérias que se multiplicam e afetam diretamente os pulmões. Esse é o tipo mais clássico da doença, e dá origem à tuberculose pulmonar;
  • A bactéria pode ainda ficar adormecida no organismo durante longos períodos. Quando a imunidade do indivíduo diminui, essa bactéria é ativada podendo afetar os pulmões e outras estruturas corporais, originando os mais diversos tipos de tuberculose.

O que pouca gente sabe é que a bactéria pode entrar em contato com o nosso organismo e ser eliminada sem que a doença se desenvolva. Na verdade, isso é muito mais comum do que se imagina.

febre baixa

Sintomas

A tuberculose é uma doença perigosa quando não tratada. Muitas de minhas alunas, preocupadas, me questionaram: Dr. Rocha, quais são os sintomas de tuberculose?

É uma doença que mostra sinais clássicos de que algo está errado. Quem foi infectado pelo Bacilo de Koch ou pela Mycobacterium tubersculosis apresenta os seguintes sinais:

• Tosse que se inicia seca e que começa a ganhar secreção por um período superior a quatro semanas, podendo evoluir para a presença de sangue ou pus;
  • Sentimento de cansaço excessivo;
  • Febre baixa e constante nos finais do dia;
  • Sudorese noturna;
  • Diminuição ou ausência de apetite;
  • Palidez;
  • Emagrecimento sem causa aparente;
  • Fraqueza;
  • Prostração;
  • Rouquidão evolutiva.

Em situações mais graves, onde a doença se encontra em estágio avançado, os pacientes podem apresentar:

• Dificuldades para respirar;
  • Eliminação de sangue;
  • Mal funcionamento pulmonar;
  • Dor na região torácica, causada pelo acumulo de pus na camada que reveste o pulmão.

Fazendo o Diagnóstico

Embora as pessoas que contraem tuberculose possam apresentar sintomas claros da patologia, é impossível que um diagnóstico seja feito sem a realização de alguns exames específicos.

Os exames mais comuns são:

• Cultura de escarro;
  • Exames de imagem;

Exames de sangue

exame turberculoseExames de sangue como hemograma e prova tuberculínica são importantes. O primeiro, aponta presença de bactérias no organismo, enquanto o segundo, mostra se há presença das bactérias causadoras da tuberculose no organismo.

A realização desses exames, é importante para diferenciar a tuberculose de outras doenças pulmonares, como a pneumonia, por exemplo.

Somente após a realização dos exames, será possível diagnosticar a patologia e trata-la de modo adequado.

Cultura de escarro

A cultura de escarro é importantíssima para um diagnóstico correto da doença. Esse exame consiste em analisar uma amostra de escarro do paciente, com a intenção de identificar a presença das bactérias causadoras. Em caso de presença, a doença pode ser confirmada.

Exames de imagem

O raio-X, a ressonância magnética ou a tomografia computadorizada também auxiliam no processo de diagnóstico da doença. Esses exames mostram possíveis alterações na estrutura pulmonar condizentes com achados de presença bacteriana.

Tratando a Doença…

tratamento de tuberculosePor ser uma doença causada por bactéria, o tratamento da tuberculose é feito utilizando antibióticos e é 100% eficaz. Os antibióticos mais utilizados são: Bromidrato de Fenoterol; Rifampicina e Isoniazida. Somente um médico, pode decidir qual é o mais indicado para cada tipo da doença.

Para funcionar, é necessário que o paciente siga à risca as recomendações médicas. O tratamento leva seis meses. Mas infelizmente, é comum que pacientes ao sentirem sinais de melhoram deixem de se tratar.

Uma forma de evitar o abandono do tratamento, é importante que os pacientes sejam acompanhados de uma equipe de saúde multidisciplinar, contando com o suporte de médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais. Quando há apoio, o paciente não desiste do tratamento.

Prevenir é Possível

A prevenção é algo simples de ser feito.

alimentosManter o sistema imunológico fortalecido, por meio de uma alimentação estratégica e vacinações é a melhor forma de prevenir a ocorrência dessa grave doença.

Além disso, outros passos importantes para prevenir a tuberculose é evitar locais com grande aglomeração de pessoas e evitar utilizar objetos de pessoas diagnosticadas com a doença.

Embora seja uma doença grave, a tuberculose tem cura. Mas para ser curado, o paciente diagnosticado com a patologia, precisa fazer o tratamento completo.

Com isso finalizo mais um conteúdo inteligente.

E você? Gostou do artigo de hoje? Então curta, comente e compartilhe com seus amigos.

Me despeço desejando paz, amor, sorte e felicidade.

Forte abraço.

assinatura dr. rocha