Açúcares → Existe Algum Tipo Bom?

Olá, aqui é o dr. Rocha falando. No texto de hoje, irei falar sobre um alimento cujos efeitos para a saúde são devastadores e mesmo assim, seu consumo ocorre de maneira muito corriqueira pelas pessoas. Diferente do que muita gente pensa, mesmos os seus diferentes tipos, causam malefícios aos consumidores. Estou me referindo aos diferentes tipos de açúcares.

O Que É

alimento industrializado Falando de maneira simples, eu afirmo que os açúcares nada mais são do que um carboidratos solúveis em água, exemplos clássicos de açúcar são a sacarose, frutose, maltose, lactose e até mesmo a glicose.

Os carboidratos que não são solúveis em águas não são chamados de açúcares e são amplamente conhecidos como celulose e amido.

O açúcar enfim, é um alimento fabricado de maneira industrial, portanto é um alimento industrializado, e é extraído da cana-de-açúcar e também da beterraba, ele é conhecido na comunidade médica como sacarose.

A glicose, e a frutose, também são compostos que se encaixam na mesma definição da sacarose.

Os açúcares vendidos no mercado, que são amplamente consumidos pelas pessoas, é a sacarose. A frutose é o açúcar que está naturalmente na composição de diversas frutas, até mesmo o leite possui açúcar, é a lactose, que é formado pela união de glicose e galactose.

Quando se coloca uma colher de açúcar (sacarose) em um copo d’água e misturamos, fazemos uma hidratação da sacarose e isso dá origem a frutose e a glicose, e seus efeitos no organismo não são nada bons.

É interessante pensar que, desde criança, nossas mães nos alertam que comer açúcar faz mal, mesmo assim não nos atentamos para os reais riscos que ela pode acarretar para o nosso corpo. E esses riscos vão muito além das cáries…

Os açúcares estão relacionados como causa de doenças como Diabetes, Alzheimer, problemas cardíacos e muitas outras...

Por isso é muito importante descobrir onde o açúcar se esconde para eliminá-lo de vez da sua vida. A indústria de alimentos vive escondendo o açúcar em vários alimentos, mesmo naqueles que você acha que com certeza não teria esse doce veneno.

E, para ajudar você a não cair nos golpes da indústria, eu criei um portal na internet voltado para a prevenção e tratamento de doenças por meio da alimentação verdadeiramente saudável e natural.O nome desse portal é Dr. Rocha com você. Clicando aqui você vai se inscrever em um treinamento GRATUITO e eu vou enviar dicas incríveis e exclusivas para você.

Saiba Mais!

Curso online e gratuito sobre alimentação saudável do Dr. Rocha está com inscrições abertas.

Diferentes Tipos de Açúcares

Com a grande expansão do mercado alimentício, cada vez mais surgem diferentes tipos de açúcares que são erroneamente chamados de saudáveis. Dentre os mais conhecidos e também divulgados estão:

  • Açúcar de coco;
  • Açúcar demerara;
  • Açúcar mascavo;
  • Açúcar light;
  • Açúcar orgânico.

A seguir, falarei sobre cada um deles. Veja mais tipo de açúcar no vídeo abaixo:

Açúcar de Coco

O açúcar de coco é um açúcar obtido através da seiva bruta encontrada no coqueiro. Seu poder adoçante e calorias são semelhantes ao açúcar refinado, assim como seus efeitos no organismo de quem o consome.

Açúcar Demerara

Também divulgado de maneira errada, como saudável, trata-se de um açúcar com um sabor mais intenso do que o refinado.

Seus grãos possuem aparência amarronzada ou então cor de caramelo e são mais úmidos, devido ao alto teor de melaço de cana que os envolve. Ele é extremamente difícil de ser dissolvido, por isso é amplamente utilizado na preparação de pães e doces.

Açúcar Mascavo

A exemplo do que ocorre com o açúcar demerara, o açúcar mascavo é um tanto quando úmido.

Além disso, ele é escuro e possui um forte sabor, uma vez que é extraído logo após o cozimento do caldo de cana. Ele conserva alguns nutrientes da planta da cana, e por ter um sabor bastante semelhante a garapa, não agrada a todos os paladares.

Açúcar light

O açúcar light é mais uma invenção da indústria alimentícia. Ele é mais doce do que o próprio açúcar refinado e contém menos calorias em sua composição, mas mesmo assim, contém sacarose, que eleva os níveis de glicose no sangue, ou seja, não é nem um pouco saudável.

Açúcar Orgânico

Na produção do açúcar orgânico não se faz uso de ingredientes artificiais, tampouco agrotóxicos, por isso que recebe o nome de orgânico. Ele possui exatamente o mesmo poder adoçante do açúcar refinado, porém é mais caro, mais grosso, mais escuro e preserva algumas doses de nutrientes.

Embora seja divulgado que existem açúcares saudáveis, eu afirmo e reafirmo: Todos os açúcares fazem mal à saúde dos seus consumidores.

Quando disse isso para minhas alunas, elas ficaram um tanto quanto chocadas e me fizeram o seguinte questionamento: Dr. Rocha, então quer dizer, que embora sejam chamados de saudáveis, esses diferentes tipos de açúcares possuem o mesmo efeito no organismo?

Infelizmente eu respondo que sim, e mostrarei quais são esses efeitos logo a seguir.

O açúcar, independente do seu tipo, quando consumido, cai rapidamente na corrente sanguínea, e eleva os níveis de glicose no sangue. Isso faz com que insulina seja liberada para captar esse excedente de glicose.

Assim que esse excedente de glicose é captado, o organismo não tem o que fazer com ele, portanto, acaba o armazenando em forma de gordura corporal, o que causando os seguintes problemas:

  • Sobrepeso e obesidade;
  • Desenvolvimento de doenças cardiovasculares;
  • Diabetes tipo II.

Falarei sobre cada uma dessas consequências a seguir.

Sobrepeso e Obesidade

A obesidade é considerada uma verdadeira epidemia pela OMS – Organização Mundial da Saúde. Essa condição é definida pelo alto teor de gordura corporal. Atualmente mais de 2 bilhões de pessoas são obesas ou possuem algum teor de sobrepeso no mundo. Isso representa aproximadamente 30% da população mundial.

A obesidade pode levar a quadros de problemas ósseos, articulares, resistência à insulina, além de facilitar a instalação de doenças cardiovasculares e principalmente o diabetes.

Problemas Cardiovasculares

Por ser rapidamente transformado em gordura corporal pelo organismo, o açúcar é um dos principais causadores de problemas cardiovasculares.

Entre os problemas cardiovasculares mais comuns causados pelo consumo desenfreado de açúcares eu posso citar o AVC, infarto e principalmente a pressão alta. Além disso, a alta taxa de gordura corporal causada pelo consumo de açúcar, pode resultar em gordura no fígado.

Diabetes Tipo II

O consumo desenfreado de açúcar está diretamente ligado ao desenvolvimento do diabetes tipo II.

O excesso de açúcar na alimentação muitas vezes sobrecarrega o funcionamento do pâncreas, que dessa forma precisará produzir mais insulina para manter os níveis de glicose sanguínea adequados.

Essa produção excessiva pode não ser suficiente para garantir a necessidade do organismo ou não ser aproveitada de maneira adequada, desencadeando assim, o diabetes tipo II, que pode levar a cegueira, paralisação dos rins e até mesmo a amputação de membros inferiores.

Conclusão

Não caia na história de que açúcar é saudável, isso é uma mentira inventada pela indústria de alimentos, para lucrar em cima da saúde das pessoas.

Preze sempre por uma alimentação estratégica e pratique atividades físicas de maneira constante. Devemos colocar nossa saúde e bem-estar acima de tudo.

Eu vou ficando por aqui!

Me despeço desejando saúde, paz, felicidade e sorte!

Gostou do texto? Curta, compartilhe nas redes sociais e deixe um comentário.

Forte abraço e até a próxima.

Posts Relacionados

Comentarios

  1. maria cristina

    Estou querendo deixar de usar o acucar, seja que tipo for, como devo proceder

    • suporte@drrocha.com.br

      Corte o consumo aos poucos, Maria.
      E de início substitua por Stévia ou Sucralose 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  2. raimundo silvino mota

    GOTEI MUITO DAS SUAS ENFROMAÇÃES SOBER OS TIPOS DE AÇUCAR

  3. raimundo silvino mota

    GOSTEI DAS INFROMAÇÃOES SOUBE OS TIPOS DE AÇUCARA

  4. Maria das Graças Almeida

    Amei as informaçoes sobre os tipos açucar , muito importante. Obrigada

  5. PAULO ADRIANO CARNEIRO DE OLIVEIRA.

    Adoçante posso usar??? e se posso qual tipo?

    • suporte@drrocha.com.br

      Stévia ou Sucralose 🙂

      Equipe Dr. Rocha.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário