Lentilha → É Saudável Mesmo? Ajuda ou Atrapalha a Emagrecer?

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando. No texto de hoje irei falar sobre um alimento relativamente comum entre os brasileiros e que é amplamente consumido em festas de fim de ano, por estar ligado à fartura. Estou me referindo à lentilha.

O Que É

leguminosaA lentilha nada mais é do que uma leguminosa que faz parte da espécie Lens esculenta e possui curiosas e pitorescas propriedades nutricionais. Trata-se de um alimento relativamente fácil de ser preparado e absorve de maneira rápida e fácil o sabor de temperos e outras especiarias adicionadas em seu preparo.

A leguminosa em questão pode ser encontrada basicamente durante todo o ano e se desenvolve dentro de vagens que contêm até duas sementes em seu interior. O grão é reconhecido pelo seu formato discal e por seu sabor peculiar.

Existem diferentes variedades do alimento, entre os principais tipos eu cito: preta, amarela, laranja, vermelha, marrom e preta. As duas últimas são as mais conhecidas e que possuem o sabor mais agradável.

Informação Nutricional

Em 100 gramas do alimento encontramos a seguinte informação nutricional:

  • Valor energético 92 calorias;
  • Carboidratos 16,3 g;
  • Proteínas 6,3 g;
  • Gorduras totais 0,5 g;
  • Gorduras saturadas 0,1 g;
  • Gorduras monoinsaturadas 0,1 g;
  • Gorduras poli-insaturadas 0,3 g;
  • Fibra alimentar 7,9 g;
  • Cálcio 16,1 mg;
  • Manganês 0,3 mg;
  • Magnésio 21,7 mg;
  • Fósforo 103,7 mg;
  • Ferro 1,5 mg;
  • Sódio 1,2 mg;
  • Potássio 219,9 mg;
  • Cobre 0,2 ug;
  • Zinco 1,1 mg;
  • Vitamina A 11 UI;
  • Vitamina C 1,5 mg;
  • Vitamina B1 (Tiamina) 0,2 mg;
  • Vitamina B6 (Piridoxina) 0,3 mg.

Como podemos notar, a leguminosa é relativamente hipocalórica, ou sejam possui poucas calorias em sua composição. O macronutriente em maior quantidade é o carboidrato. As quantidades de proteínas são moderadas e a gordura praticamente inexiste.

Chama atenção a grande quantidade de fibra alimentar, acompanhada de alguns minerais como potássio, cálcio, magnésio e principalmente fósforo. A vitamina A, é a vitamina em maior quantidade nesse alimento.

Benefícios

Como é de praxe, sempre que falo sobre determinado alimento, minhas alunas sempre querem extrair o máximo de informações sobre o mesmo. Dessa vez, fui questionado de modo direto sobre a leguminosa: Dr. Rocha, quais são os benefícios da lentilha? O que ela traz de bom para seus consumidores?

Esse peculiar alimento traz uma série de benefícios à saúde, por isso listei os principais deles logo a seguir, confiram.

Coração mais saudável

Estudos recentes demonstraram que pessoas que consomem a leguminosa tem o risco de doença cardíaca diminuído. Os altos níveis de minerais como magnésio e fosforo presentes na lentilha aliados à grande quantidade de fibras diminuem os níveis do mal colesterol – o LDL.

Por isso, consumir a leguminosa de modo frequente e contínuo é uma ótima forma de prevenir problemas do coração, como infartos, por exemplo.

Funcionamento intestinal

Como mostrei anteriormente, a lentilha é uma ótima fonte de fibra alimentar, são pouco mais de 7 gramas de fibra a cada 100 gramas do alimento.

Essa grande quantidade de fibras é ótima para regularização do trânsito intestinal. Seu consumo, melhora a fluidez e funcionamento dos intestinos e reverte uma série de problemas do trato digestório, como a prisão de ventre, que acomete um grande número de pessoas.

Ajuda no ganho de massa muscular

massa muscularA lentilha é um alimento com ótimos níveis de proteína vegetal. Embora esse tipo de proteína não seja tão eficaz quando as proteínas de alto valor biológico, como as encontradas em carnes e peixes, ela pode auxiliar os praticantes de musculação a atingir seus objetivos.

É muito comum em dietas de pessoas que praticam academia, um mix de proteínas vegetais e animais para facilitar o ganho de massa muscular.

Altas doses de ferro

Outro benefício um tanto quanto interessante que esse alimento propicia a seus consumidores é alta dose de ferro em sua composição.

Dessa forma, é muito comum profissionais da saúde, como médicos e principalmente nutricionistas recomendarem que pacientes que tenham anemia consumam a leguminosa de maneira regular.

Emagrecimento

Mais uma vez ao falar sobre um alimento de modo especifico fui questionado sobre minhas alunas sobre seu potencial emagrecedor. Por conter altas doses de fibra, elas rapidamente me questionaram: Dr. Rocha, lentilha emagrece?

A lentilha possui poucas calorias em sua composição, bem como grandes quantidades de fibra, porém, contém uma média presença de carboidrato que não deve ser ignorado.

Como se sabe, quando ingerimos alimentos que contenham doses de carboidrato em sua composição, nossa glicemia sanguínea se eleva. Isso faz com que o organismo recrute insulina para captar essa glicose no sangue e armazená-la em forma de gordura corporal.

Gordura corporal pesa, e dessa forma, ao invés de emagrecermos, podemos acabar ganhando peso. A lentilha pode trazer benefícios? Sim, com certeza.

Se alguém que deseja emagrecer consumir grandes quantidades da leguminosa, poderá ver os eu desejo ser totalmente invertido e no final disso tudo acabar ganhando peso.

É importante frisar que o aumento de gordura corporal devido à ingestão de alimentos que contenham carboidratos em sua composição pode causar danos graves à saúde, como resistência à insulina, gordura no fígado, diabetes e até mesmo obesidade.

Emagrecer é a união de prática de atividades físicas, reeducação alimentar e adoção de bons hábitos alimentares. Não há segredos, tampouco alimentos milagrosos.

Alimentação Estratégica e Saúde

Sempre devemos prezar por uma alimentação de qualidade. Há um velho ditado que diz: “cuide bem do seu corpo, afinal, você vive nele”. De acordo com evidências científicas, a melhor forma de cuidar bem de seu corpo é através de uma alimentação estratégia.

Evitar alimentos ricos em carboidrato, consumir grandes quantidades de vegetais verdes folhosos, ingerir gorduras de qualidade e não deixar de lado as proteínas é a receita ideal para um corpo saudável.

Ao alimentar-se de maneira estratégica, todas as necessidades fisiológicas estarão completas e o resultado vai ser saúde, alegria bem-estar, além é claro, de um corpo bonito sem sofrimentos.

Adote uma alimentação estratégica e colha os benefícios.

Eu vou ficando por aqui!

Me despeço desejando saúde, paz, alegria e sorte.

Gostou do texto? Curta, deixe um comentário e compartilhe!

Forte abraço e até a próxima.

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Cecília Guareschi Uczay (cici)

    Gostei muito,são informações muito uteis ,e que ajudam a preparar uma alimentação saudável,o que é muito importante.Obrigada.

  2. Cecília Guareschi Uczay (cici)

    Gostei muito pois ajuda na hora do preparo das refeições,como variar e manter-se bem nutrido e saudável.

  3. Carlos

    Dr.o senhor está de Parabéns! Eu gostaria muito que o Senhor me ensinasse de como preparar as refeições de maneira correta e saudável.tenho comer aos pouquinho de 3 em 3 Horas? Abraços.

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Carlos, tudo bom!

      Agradecemos o apoio, para que possamos te orientar peço que encaminhe um e-mail para suporte@drrocha.com.br!

      Grande abraço!
      Equipe de suporte.

  4. Agostinho Moraes da Silva

    GOSTEI MUITO , GOTARIA DE PRGUNTAR DOUTOR SOU DIABÈTICO E GOSTARIA DE SABER GUAL O AÇÙCAR QUE DEVO USAR AGUARDO SUA RESPOSTA OBRIGADA AGOSTINHO

    • suporte@drrocha.com.br

      Bom dia, Agostinho.
      No caso, nenhum.
      Caso queira adoçar algo, utilize Stévia ou Suctralose 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  5. Iná Maria de Araújo

    Sempre me interessei em alimentação sou curiosa. Uso muito a lentilha.

  6. Olá boa tarde.

    Primeiramente muito obrigada por tantas informações muito valiosas.,ajudou bastante meu esposo q estava pré diabete.mas graças sua dicas conseguimos controlar apenas com alimentação saudavel.tenho uma dúvida sou magra gostaria de algumas dicas pra ganho de peso.obrigada

    • suporte@drrocha.com.br

      Boa tarde, tudo bom?
      Inclua tubérculos a sua alimentação, porém sempre teste a glicêmia após o consumo 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  7. Lélia Maria Souza Amorim

    Gostei muito das informações,pois sempre fico na dúvida a respeito dos carboidratos. Faço dieta e não como pão,massas e seus similares,tmb não como arroz,minha alimentação é baseada em frutas,verduras,peixe e frango, haja visto que não gosto de carne vermelha. Foi tirado o leite e pela manhã tomo café preto e preparo uma panqueca ou crepioca pra acompanhar e na maioria das vezes tomo suco detox. Fiz exames de sangue e fiquei surpresa qdo deu anemia e glicose alta,onde será que estou errando.

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá, Lélia. Tudo bem?
      Recomendamos que você vá até um médico presencial e faça uma bateria de exames.
      Equipe Dr. Rocha.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário