Amoxicilina → Descubra Como Esse Antibiótico Funciona!
Olá, aqui é o Dr. Rocha falando. No texto de hoje irei falar sobre um medicamento muito conhecido e também bastante utilizado pelos brasileiros país afora. Estou falando da amoxicilina.
Mas antes de começar nosso texto, queria dizer para todos que esse conteúdo possui caráter apenas informativosobre a utilização desse medicamento. Caso você faça uso, ou então possua alguma indicação para utilizar esse remédio, consulte sempre seu médico de confiança antes de tomar todo e qualquer tipo de decisão.
Uma boa dica é buscar produtos menos agressivos ao organismo e que não causam efeitos colaterais. Todo medicamento industrializado possui riscos que são avaliados pelo médico, mas muitos não buscam as alternativas naturais. Entre essas alternativas estão os fitoterápicos, ou seja, remédios naturais que tratam a raiz do problema e não prejudicam o corpo.
Dito isso, é hora se seguirmos normalmente com nosso texto. Vamos lá?
A amoxicilina é um medicamento antibiótico que faz parte da família das penicilinas e é amplamente utilizada no tratamento de uma série de infecções bacterianas das vias respiratórias e também como parte do esquema de tratamento contra infecções causadas pela famosa bactéria H.pylori.
A exemplo do que ocorre com outras drogas, a amoxicilina possui diferentes nomes comerciais, os mais conhecidos são:
- Amoxil;
- Amoxina;
- Camoxin;
- Hinocil;
- Moxiplus;
- Novoxil;
- Novocilin;
- Penvicilin;
- Probenil;
- Velamox;
Normalmente, medicamentos à base de amoxicilina são vendidos em comprimidos com dosagens variando entre 250mg; 500 mg ou 875 mg, ou então na forma de xarope com fórmulas que variam entre 125 mg/5mL; 200 mg/5mL; 250 mg/5mL e 400 mg/5mL.
Habitualmente a amoxicilina é prescrita na posologia de 500 mg para ser ingerida de 8 em 8 horas ou 875 mg para ser ingerida de 12 em 12 horas. Em casos de infecção bacteriana grave, a dose do medicamento pode ser aumentada 1000 mg a cada 8 horas.
Geralmente o tratamento com esse medicamento possui duração entre 7 e 14 dias. Outro fato curioso sobre essa droga é que ela pode ser consumida de maneira conjunta com as refeições ou então com o estomago vazio.
Por se tratar de um medicamento antibiótico, ou seja, que combate infecções por bactérias, seu uso indiscriminado e sem orientação médica são totalmente desaconselhados, uma vez que pode causar resistência bacteriana e se tornar ineficaz em tratamentos futuros.
A exemplo do que ocorre com muitos outros medicamentos, a utilização da amoxicilina pode trazer uma série de efeitos colaterais, que podem ser amenizados ou então totalmente neutralizados com a utilização de alternativas naturais.
Indicações de Uso da Amoxicilina
Como havia dito, a amoxicilina é um medicamento antibiótico com atividade contra uma série de bactérias, as principais são:
- Coli;
- Enterococcus;
- Haemophilus;
- Helicobacter;
- Moraxella;
- gonorrhoea;
- Salmonella;
- Shigellae;
- Streptococus;
Como você pode notar, esse famoso e conhecido medicamento é capaz de combater uma grande quantidade de bactérias que podem causar uma série de doenças. Habitualmente, a prescrição da amoxicilina ocorre para as seguintes doenças.
- Gastrite, causada pela bactéria Helicobaterpylori.
- Faringite – principalmente em pacientes que não costumam ter faringites de repetição;
- Amgidalite e esofagite de cunho bacteriano – popularmente chamadas de dor de garganta;
- Sinusite, em pacientes que não apresentam quadros de sinusite de repetição;
- Otite média – conhecida como dor de ouvido, principalmente em crianças;
- Medida profilática da endocardite principalmente em casos pré e pós-operatórios;
- Cistite – também conhecida como infecção urinária;
- Clamídia durante a gravidez.
Efeitos Colaterais
A amoxicilina é um medicamento com baixa taxa de efeitos colaterais. Normalmente, menos de 5% dos pacientes precisam interromper o tratamento devido aos efeitos colaterais.
Dentre os efeitos colaterais mais comuns causados pela droga estão: Diarreia; cólicas; náuseas; reações na pele e dor de cabeça.
A amoxicilina pode ainda reduzir a quantidade de hormônios liberados pela pílula anticoncepcional e, por isso, o seu efeito tende a diminuir. Nesse caso, recomenda-se a utilização de camisinha para relações sexuais durante o tratamento e até 7 dias após o término do uso do medicamento.
Além disso, outros métodos contraceptivos, como injeções anticoncepcionais e/ou pílula do dia seguinte, também podem ter efeitos reduzidos devido ao uso desse famoso antibiótico.
Alternativa Natural
Como falei no início desse artigo, sempre que possível, devemos procurar determinadas alternativas naturais para tratar problemas de saúde ou então para amenizar efeitos colaterais causados por medicamentos. No caso de prevenção de infecções bacterianas, isso também é possível.
Antes de tudo, a primeira medida a ser adota é uma alimentação saudável, onde falo com mais detalhes, e também a prática de atividades físicas constantes.
A união dessas medidas é capaz de fortalecer o sistema imunológico e prevenir a ação de uma série de agentes infecciosos, principalmente as bactérias.
No entanto, cada vez mais acredito que somente praticarmos uma alimentação regrada e saudável e praticar atividades físicas já não são suficientes para manter o organismo em equilíbrio. Dessa maneira, adotar uma suplementação fitoterápica é um ótimo caminho.
Fitoterápicos são suplementos de origem natural que possuem seus princípios ativos retirados de maneira orgânica de alimentos funcionais e/ou então plantas medicinais. Ou seja, é notado a importância da suplementação natural e eficaz (sendo fitoterápico ou não, o importante é ser natural ao seu corpo), por exemplo, com o uso do: ômega 3, óleo de coco, vitamina D ou mesmo o cloreto de magnésio (que é um suplemento mineral incrível).
Para ajudar você a entender tudo sobre medicação natural e uma boa alimentação realmente estratégica eu e minha equipe criamos o Viver Nature. Se você ainda não conhece, o Viver Nature é um portal online com informações mensais de qualidade sobre todos os benefícios dos remédios naturais. FAÇA PARTE você também e livre-se das toxinas presentes em vários alimentos que você consome. Para participar clique aqui!
Normalmente essas substâncias são armazenadas e consumidas em cápsulas, para que sua absorção e efeitos benéficos ao organismo ocorram sem qualquer tipo de problemas. Pelo simples fato de serem compostos naturais, os fitoterápicos dificilmente proporcionam efeitos colaterais ou são contraindicados.
Técnicas rápidas e avançadas de agricultura fazem com que os alimentos se tornem cada vez mais pobres do ponto de vista nutricional, ou seja, o fornecimento de nutrientes para o organismo ocorre de maneira deficiente.
Por isso, a utilização de fitoterápicos se faz tão importante. Mas para que o uso desses compostos naturais ocorra de maneira adequada e segura é necessário que haja conhecimento e informações confiáveis sobre o assunto.
Contraindicações
Por ser um medicamento antibiótico que faz parte da família das penicilinas, a amoxicilina é contraindicada para pacientes que possuam qualquer tipo de alergia e/ou então reações de sensibilidade à penicilina.
Além disso, mulheres em período gestacional ou então de amamentação devem procurar um médico de confiança antes de começar qualquer tipo de tratamento com o medicamento.
Pacientes com problemas renais também são contraindicados para utilização da amoxicilina.
Nenhum remédio deve ser utilizado sem orientação médica, antes de fazer uso de qualquer tipo de medicamento, consulte sempre seu médico de confiança, evite a automedicação, preze sempre por sua saúde.
Eu vou ficando por aqui.
Se você possui alguma dúvida não explicada no artigo, ou então já fez uso desse medicamento, deixe um comentário. Vamos utilizar esse espaço para troca de informações coerentes e inteligentes. Isso faz com que todos os leitores do blog adquiram mais conhecimento!
Me despeço desejando saúde, amor, felicidade e sorte.
Forte abraço e até a próxima.
Dr. Rocha.
Amei o conteúdo!
Já usei o Amoxil.
Muito bom, Dr. Rocha!
Eu tive que usar quando minha gastrite atacou 🙁
Não gostei de saber desse tanto de efeitos colaterais pelo uso! Desanima de usar os medicamentos!
Demais saber tudo isso!!!
Qual o e-mail do suporte?
suporte@drrocha.com.br
Equipe Dr. Rocha.
Preciso saber como entrar no programa da diabetes! Estou desesperadooo
Acesse neste link -> http://diabetescontrolada.com.br/
Equipe Dr. Rocha.
Quero saber mais sobre o Viver Nature!!!
Saiba neste link -> http://vivernature.com.br/
Equipe Dr. Rocha.
Não gosto de tomar medicamentos. Sou adepto das plantas medicinais que são muito melhores para saúde
Cadastre meu e-mail por favor: renato.serafim@gmail.com
Excelente estou esperando meu livro diabetes controlada chegar. Sou um grande fã
Que bom que gostou!
Equipe Dr Rocha.
PARABÉNS DOUTOR!!
Obrigada!
Equipe Dr Rocha.
Quais são os efeitos colaterais?
Boa tarde, Irene. Tudo bom?
Dentre os efeitos colaterais mais comuns causados pela droga estão: Diarreia; cólicas; náuseas; reações na pele e dor de cabeça.
Equipe Dr Rocha.
Doutor Rocha, como te acho no facebook?
https://www.facebook.com/doutorrocha
Equipe Dr Rocha.
Como faço para assistir seus vídeos?
Boa tarde, Olivia. Tudo bom?
Você está se referindo aos vídeos do programa ou aos do Youtube? Se for sobre o Youtube, acesse esse link -> https://www.youtube.com/user/doutorrocha
Se for sobre os programas, entre em contato com o suporte -> suporte@drrocha.com.br
Equipe Dr. Rocha.
ADORO OS ARTIGOS
😉
Equipe Dr Rocha.