Anis Estrelado → Descubra Como Acabar Com Gases!

Olá, aqui é o Dr. Rocha. No artigo de hoje irei falar sobre uma planta medicinal famosa e bastante utilizada pelos brasileiros devido às suas propriedades benéficas. Estou falando o anis estrelado.

 

O Anis Estrelado  

anis estreladoÉ uma planta originária no oriente, seus maiores produtores são China e Vietnã. Seu nome botânico é Illicium verum. Popularmente ele também chamado de estrela de anis. Recebeu esse nome pelo simples fato de seu formato ser bastante semelhante a uma estrela.

Algo que chama a atenção quando falamos sobre o consumo de plantas medicinais ou então determinado alimento funcional é o receio, para não falar o medo, de muitas pessoas em fazer uso destes por acreditarem que possam fazer mal à saúde.

Segurança alimentar é algo sério e precisa sim ser levado em consideração, no entanto, afirmo sem medo algum que o consumo do anis estrelado é algo totalmente seguro e viável. A planta foi submetida a uma série de análises físico-químicas e sua utilização e consumo é liberado e garantido pela ANVISA.

[name nome=serve]Para que Serve

O anis estrelado é uma especiaria oriental que faz parte de nossa cultura há anos. Ela é rica em óleos aromáticos e seu aroma é bastante semelhante ao do anis.

Ela utilizada basicamente como forma de proteger a mucosa estomacal, proporcionar ação diurética, ser carminativa (combate gases), além de possuir propriedades bacterianas.

Você sabia?

Uma grande curiosidade acerca do anis estrelado ocorre longe de terras brasileiras. Como citei, essa planta é originária da China e do Vietnã, mas o que pouca gente sabe é que existe um primo do anis estrelado oriundo do Japão.

Esse primo do anis estrelado é relativamente parecido com ela, porém com uma diferença, ele é tóxico, principalmente para crianças. Mas fiquem tranquilos, pois a OMS (Organização Mundial da Saúde) não permite seu consumo para nenhum país do mundo.

Diferentes Maneiras de Utilizar

O Anis estrelado pode ser utilizado em preparos culinários como for de fornecer sabor e aromas específicos para os mais variados preparos alimentares. Porém, quando falamos de seu uso medicinal, a planta é comumente utilizada apenas de duas formas, são elas:

  • Chá;
  • In natura.

Chá de anis estrelado

Para fazer o chá de anis estrelado será necessário:

  • 1 colher de chá da planta;
  • 1 litro de água.

Para fazer a bebida, coloque a água em um recipiente, adicione o anis estrelado e espere até que as primeiras bolhas de fervura apareçam. Assim que isso ocorrer, desligue o fogo, abafe por 10 minutos, coe e beba.

O período de estabilidade do chá é de aproximadamente 24 horas, portanto, ingira no dia em que o fizer.

Consumo de anis estrelado in natura

É bastante comum também o consumo da planta in natura. Essa forma é indicada para pessoas que foram diagnosticadas com mau hálito ou possuem algum problema digestivo, nesse caso, a planta deve ser chupada e não mastigada ou engolida.

Benefícios

Sempre que apresento alguma planta medicinal ou determinado alimento para minhas alunas elas me questionam sobre os benefícios que podem ser obtidos com seu consumo. A história mais uma vez se repetiu e fui questionado do seguinte modo: Dr. Rocha, quais são os benefícios do anis estrelado para nossa saúde?

Essa plantinha na forma de estrela pode trazer uma série de benefícios para seus consumidores, mostrarei a seguir os principais deles.

prisão de ventreSaúde do sistema digestório

A planta possui ação estimulante sobre uma série de enzimas digestivas, além de estimular a produção de saliva. Com maior quantidade de saliva e potencialização das enzimas do sistema digestório os alimentos são quebrados em um maior número de partículas facilitando assim, a obtenção de nutrientes e facilitando o processo de digestão.

O consumo correto e adequado da planta é capaz de evitar dores estomacais, diminuir a ocorrência de gases e flatulência, amenizar inchaços e regular o funcionamento intestinal.

O consumo do chá de anis estrelado por pacientes diagnosticados com gastrite, prisão de ventre e barriga inchada é um tanto quanto comum.

Melhora função cognitiva

O anis estrelado possui grande concentrações de vitaminas do complexo B, como niacina, tiamina, piridoxina e riboflavina. Essas vitaminas são fundamentais para manutenção da saúde cerebral e bom funcionamento do sistema nervoso.

O consumo da planta auxilia a reduzir os níveis de homocisteína, uma substância responsável por causar danos no cérebro e facilitar a ocorrência de problemas neurológicos como Mal de Alzheimer ou Parkinson.

Diminui problemas respiratórios

O anis estrelado ajuda a descongestionar as vias áreas. Isso ocorre, pois sua composição é rica em fotoquímicos como alpapinene e creosol que facilitam a expansão de alvéolos e brônquios.

Muitos xaropes expectorantes contêm a planta em sua composição. Seu consumo é útil contra a tosse seca, carregada, além de bronquite e também asma.

Saúde da mulher

A planta contém ainda um composto chamado anetol, benéfico à saúde da mulher. Essa substância possui propriedades estrogênicas, com isso auxilia manter alto o nível do hormônio feminino e é capaz de amenizar os efeitos negativos causados pela menopausa.

saúde da mulherAlém disso, devido aos seus efeitos positivos no sistema digestivo, ele pode amenizar cólicas durante períodos menstruais, trazendo mais conforto e bem-estar para mulheres que passam mensalmente por esse tipo de situação.

Eu e minha equipe resolvemos dar ainda mais atenção à saúde da mulher. Para que você vida cada vez mais saudável e feliz, desenvolvemos um programa especial. É o Bem Mais Mulher. Você vai descobrir tudo sobre prevenção e tratamento de doenças do universo feminino. Além de dicas de alimentação estratégica e muito mais.

Você vai ter um cardápio com receitas gostosas de verdade e que vão blindar você de problemas de saúde. E eu estarei levando até você a palavra do especialista. Vale a pena conferir e se encantar. Clique aqui AGORA para saber muito mais e receber vídeos gratuitamente sobre como acabar com os problemas gerados pela TPM.

 

Efeitos Colaterais

Os efeitos colaterais relatados pelo uso/consumo da planta ocorrem devido o consumo de modo excessivo e descontrolado. Dentre eles, os mais comuns são:

  • Diarreia;
  • Desidratação devido ao aumento do volume urinário;
  • Dor de cabeça;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Reações alérgicas;
  • Tonturas.

Contraindicações

Embora seja uma planta repleta de benefícios, seu uso é contraindicado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando e também por crianças menores de dois anos de idade. Além disso, quem apresente qualquer tipo de alergia relacionada ao seu consumo deve evitá-la.

Embora se trate de uma planta medicinal, sua utilização deve ocorrer de modo coeso e adequado sem qualquer tipo de excessos.

Com isso chegamos ao fim desse incrível artigo sobre essa famosa planta.

Se você gostou do artigo de hoje, curta, deixe um comentário e compartilhe com seus amigos através de suas redes sociais.

Eu vou ficando por aqui.

Desejo a todos muita saúde, felicidade e sorte.

Grande abraço e até o próximo artigo.

Dr. Rocha

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Gostei da matéria ,mas aonde encontrar essa planta., e qual remédio que contem ela.

    Aonde encontrar.

    • suporte@drrocha.com.br

      Procure em lojas de produtos naturais! 😉
      Equipe Dr. Rocha.

  2. Poliana

    Legal a explicação

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom que gostou!
      Equipe Dr. Rocha.

  3. Juliene

    Legal eu não conhecia!

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  4. Giovana

    Muito bonita!

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  5. OLGA

    OBRIGADA POR ME MOSTRAR ESSA PLANTA DR ROCHA!

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom que gostou!
      Equipe Dr. Rocha.

  6. Clotilde

    Adorei..

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  7. Roberta

    Dr tenho muita azia depois de comer, seria gastrite??

  8. claudia silva

    por favor eu preciso entender mais sobre a prisão de ventre

  9. Edivania

    ajuda no sistema digestório?

    • suporte@drrocha.com.br

      Como foi dito no artigo acima: “A planta possui ação estimulante sobre uma série de enzimas digestivas, além de estimular a produção de saliva. Com maior quantidade de saliva e potencialização das enzimas do sistema digestório os alimentos são quebrados em um maior número de partículas facilitando assim, a obtenção de nutrientes e facilitando o processo de digestão.”
      Equipe Dr. Rocha.

  10. Isaura

    Com quantos anos começa a menopausa??

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário