Câncer de Próstata → Você Sabe Como Prevenir? Descubra Tudo Aqui!
Olá, aqui é o Dr. Rocha. Tudo bem? No artigo de hoje irei falar sobre uma doença que tem afetado a população masculina. É o câncer de próstata. Essa doença está cada vez mais conhecida, mas ainda muitos homens não buscam o tratamento, infelizmente.
O câncer de Próstata pode ser evitado com a mudança de hábitos e uma alimentação de qualidade. Nesse texto vamos ver como isso é possível. Boa leitura.
Entendendo o Câncer de Próstata
A próstata é uma glândula presente nos homens, responsável por produzir um líquido que compõe parte do sêmen. Esse líquido nutre e protege os espermatozóides.
O câncer de próstata ocorre devido o crescimento descontrolado de células. Na maioria dos casos, essas células crescem de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida. Em outros casos, podem crescer rapidamente e se espalhar para outros órgãos e chegar ao óbito.
Apesar da taxa de mortalidade desta doença ser relativamente baixa, o câncer de próstata pode ser considerado um problema de saúde pública mundial. O câncer de próstata é o tipo de neoplasia mais prevalente em homens, com estimativa de 1,5 milhões com diagnóstico nos últimos anos.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o número de casos novos estimados para o Brasil em 2005 era de 46.330. Este valor corresponde a um risco estimado de 51 casos novos a cada 100 mil homens.
Como Reconhecer
O câncer de próstata em suas fases iniciais pode apresentar sintomas, portanto, podem aparecer alguns sinais como:
- Dificuldade em urinar;
- Demora em começar e terminar de urinar;
- Sangue na urina;
- Diminuição do jato de urina;
- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
Sendo assim, alguns de meus alunos me fizeram a seguinte pergunta. Dr Rocha, quem apresenta esses sintomasnecessariamente têm câncer?
Eu te digo não necessariamente, mas é o ponto inicial para se procurar o médico e fazer exames.
Os exames mais comuns são:
- Exame de toque retal
- Antígeno Prostático Específico (PSA)
- Biopsia
No exame de toque retal o médico vai introduzir o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. Esse procedimento permite palpar a parte posterior e lateral da próstata e serve para analisar as características da próstata.
O exame de PSA é um exame de sangue que mede a quantidade da proteína Antígeno Prostático Específico. Se constatado níveis altos desta proteína no sangue, isso pode ser sinal de câncer, mas também de outros problemas na próstata.
Alguns Fatores de Risco
Como todo problema de saúde, alguns fatores de risco podem favorecer o aparecimento da doença. E com o câncer de próstata não é diferente. Dentre os principais fatores de risco desta doença, podemos destacar:
Idade
O risco de ter câncer é aumentado conforme a idade avançada.
Histórico de Câncer na Família
A carga genética de se ter o câncer acaba sendo um fator de risco que deve ser levado em consideração, homens que já tiveram casos de câncer na família devem sempre fazer exames de rotina para a prevenção e ou diagnóstico da doença o quanto antes.
Sobrepeso e Obesidade
A obesidade tem sido associada ao aumento global do risco de câncer.
Como Tratar?
Atualmente o tratamento do Câncer de Próstata não deve levar em consideração somente o controle do tumor, mas também a manutenção da qualidade de vida do paciente.
Os Homens não gostam de ir ao médico. Essa negligência com a própria saúde tem raízes culturais e a relutância muitas vezes está associada à ideia de que admitir a possibilidade de doença é uma “fraqueza” incompatível com a masculinidade. Isso faz com que as doenças nos homens sejam diagnosticadas mais tardiamente, acarretando pior prognóstico e encurtando a expectativa de vida.
O médico é a pessoa mais adequada para analisar o estado clínico de cada paciente e indicar o melhor tratamento, levando em consideração os fatores individuais de cada um.
Fatores como, o estagio da doença, a expectativa de vida do paciente e suas comorbidades, assim como os efeitos colaterais de cada tratamento devem ser levados em consideração para a escolha do melhor tipo de tratamento. Os mais usados são:
A radioterapia
A radioterapia, se apresenta como uma opção com bom controle do tumor e tem como principais complicações as lesões radioativas nos órgãos pélvicos, que podem aparecer tardiamente.
A Quimioterapia
A quimioterapia geralmente é usada para pacientes com quadro avançado, principalmente aqueles que não respondem mais às opções terapêuticas da hormonioterapia.
Hormonioterapia
Neste caso são usados remédios para bloquear a ação da testosterona e evitar que eles estimulem as células do câncer a crescer. Podem ser ministrados em comprimidos ou através de injeções debaixo da pele. Os pacientes em uso de hormonioterapia podem experimentar longos períodos de remissão de doença.
Prostatectomia Radical
Nessa cirurgia são retiradas por inteiro a próstata e vesículas seminais. Os principais efeitos colaterais são a disfunção erétil e a incontinência urinária.
Como Prevenir com Uma Alimentação Estratégica
É como diz o ditado, “prevenir é melhor do que remediar” e eu te digo que é e sempre será a melhor opção. Optar por uma forma de prevenir o câncer de próstata é muito melhor do que depois ter de se submeter a técnicas um tanto quanto agressivas para o tratamento.
Alguns alimentos possuem substâncias que são capazes de retardar o crescimento, ou até combater substâncias que favorecem o aparecimento do câncer, podemos destacar o consumo de:
Frutas vermelhas
Frutas vermelhas (como amora, acerola, framboesa e morango) possuem antocianinas em sua composição que retardam o crescimento de células malignas e evitam a formação de vasos sanguíneos que podem alimentar um tumor.
Brócolis
Concentrações de sulforafano presentes no brócolis eliminam do organismo substâncias que podem originar células cancerígenas no corpo.
Cenoura
A alta concentração de betacaroteno presente na composição da cenoura age como um antioxidante natural que inibe a ocorrência de erros de duplicação celular, diminuindo assim, as chances de desenvolvimento de tumores na mama.
Óleo de peixe
O óleo de peixe ou Omega 3, pode apresentar redução nas concentrações de ácidos graxos, que é um fator protetor contra o câncer. (Escrevi um post inteiro sobre os alimentos ricos em Omega 3, confira.)
Alimentos também, com gorduras boas como o abacate, vegetais verdes folhosos e proteínas de alto valor biológico, desempenham papel importante e anti-inflamatório sobre o organismo.
Podemos adotar hábitos saudáveis, que podem ser tomados para evitar o câncer de modo geral, são eles:
- Manter o peso corporal adequado;
- Praticar atividade física;
- Evitar o consumo de bebida alcoólica
Como sempre digo, precisamos fazer da alimentação nosso remédio, e adotar hábitos saudáveis. Ao adquirir esse pensamento e começar a agir dessa forma, você terá como principal consequência: saúde, felicidade e bem-estar.
Eu vou ficando por aqui.
Me despeço desejando saúde, paz, felicidade e sorte.
Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe.
Forte abraço e até a próxima.
Dr Rocha.
informações ótimas
Que bom que gostou!
Equipe Dr. Rocha.
Meu marido já teve, graças a Deus agora está tudo bem
Que bom, Rita!
Equipe Dr. Rocha.
É um sacrifício para levar meu marido ao médico.
Não desista! Cuidar da saúde é muito importante. 🙂
Equipe Dr. Rocha.
É uma doença muito perigosa, obrigada por nos alertar Dr.
Fique de olho no blog!
Equipe Dr. Rocha.
Obrigada pelas info.
😉
Equipe Dr. Rocha.
Estou tentando prevenir com a alimentação
Uma alimentação estratégica é a melhor forma de prevenção. 🙂
Equipe Dr. Rocha.
Dr. a alimentação estratégica me ajudou muito. Valeu.
Que ótimo, Edemar!
Equipe Dr. Rocha.
Vou colocar em prática essa alimentação
Mantenha o foco! 😉
Equipe Dr. Rocha.
Aqui em casa só comemos coisas saudáveis para evitar doenças
Uma alimentação estratégica é a melhor forma de prevenir. 😉
Equipe Dr. Rocha.
Gosto muito das suas lives, Dr Rocha obrigada por responder minhas dúvidas
Que bom que gosta! Continue nos acompanhando. 😉
Equipe Dr. Rocha.