Diabetes Infantil → Previna seu Filho Dessa Terrível Doença!!

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando mais uma vez.

No artigo de hoje, vou falar sobre uma doença que deixa pais e mães preocupados e angustiados: o diabetes infantil.

 

Diabetes Infantil, Conheça Essa Doença

A forma mais comum do diabetes infantil é o diabetes mellitus do tipo 1, onde as células do pâncreas são atacadas pelo próprio sistema imunológico da criança. Isso prejudica ou então faz com que o organismo cesse totalmente a produção de insulina, favorecendo o aumento dos níveis de glicose na corrente sanguínea.

Diabetes Tipo 1 x Diabetes Tipo 2 na Infância

diabetes criançaÉ muito importante que o diabetes tipo 1 não seja confundida com o diabetes tipo 2, que é a forma mais comum da doença, chegando a aproximadamente 90% dos casos.

Embora seja raro, o diabetes tipo 2 pode acometer crianças, mas é muito mais comum na adolescência e idade adulta, uma vez que seu desenvolvimento está intimamente relacionado com sedentarismo, sobrepeso, obesidade e claro, alimentação pouco saudável – rica em alimentos fontes de carboidrato.

Como já falei diversas vezes, no diabetes tipo 1 há deficiência ou ausência de insulina. Enquanto que no tipo 2, ela é produzida, mas não consegue entrar nas células e tecidos, pela resistência oferecida pelo excesso de gordura corporal, resultante de maus hábitos (de vida e alimentares).

Causas

uso de insulinaMuitas de minhas alunas são mães. Por conta disso, é natural que se preocupem com seus filhos, sendo assim, um questionamento que sempre recebo quando falo dessa doença é: Dr. Rocha, qual é a causa do diabetes infantil?

A principal causa do diabetes infantil é o não funcionamento adequado das células beta do pâncreas, que são responsáveis pela produção de insulina.

O diabetes infantil é um problema autoimune. Ou seja, o sistema imunológico do paciente ataca o próprio organismo. Nessa patologia, o pâncreas é atacado, o que causa deficiência ou então impede que a insulina seja produzida de modo a atender as demandas do organismo.

Muita Atenção ao Sintomas

O diabetes infantil é uma doença que costuma causar uma série de sintomas específicos que podem ser facilmente identificados pelos pais. Uma criança portadora do problema, tende a apresentar alguns dos seguintes sinais:

  • Aumento de apetite;
  • Emagrecimento, mesmo comendo em maior quantidade;
  • Aumento excessivo de sede;
  • Sensação constante e frequente de cansaço ou fadiga.
  • Visão embaçada;
  • Dificuldades de aprendizado na escola.

Dificilmente os sinais e sintomas aparecem de maneira isolada. Crianças quando desenvolvem o diabetes infantil, apresentam dois ou mais sintomas ao mesmo tempo.

Fazendo o Diagnóstico

Embora os sintomas tragam indícios clássicos da doença, apenas com eles não é possível realizar um diagnóstico. Para realmente descobrir a origem da sintomatologia, pediatras costumam solicitar os seguintes exames:

  • Glicemia em jejum;
  • Curva glicêmica;
  • Hemoglobina glicada;
  • Amilase.

Glicemia em jejum

O exame de glicemia em jejum, tem como principal objetivo avaliar os níveis de glicose no sangue. Valores superiores a 125 mg/dL indicam que há algum problema com a produção de insulina, ela provavelmente não está sendo produzida de modo adequado pelo organismo.

Curva glicêmica

A curva glicêmica tem como intuito avaliar a ação da insulina perante uma oferta de glicose. Nesse teste, é fornecida a criança uma dose de glicose em jejum, e são coletadas amostras com períodos espaçados de tempo.

Nesse período, o ideal seria que os níveis de glicose caíssem, o que demonstraria que a insulina estaria funcionando de modo adequado. Porém, em crianças com diabetes infantil, os níveis de glicose tendem a se manter altos, uma vez que a insulina não está funcionando adequadamente.

Hemoglobina glicada

O exame de hemoglobina glicada avalia os níveis de glicose sanguínea nos últimos 90 dias – que é o período de vida das hemácias – células sanguíneas que contêm hemoglobina onde a glicose se liga automaticamente.

Amilase

O exame de amilase avalia a qualidade das células do pâncreas. Se os exames de glicemia anteriores estiverem alterados, assim como o exame de amilase, então pode-se concluir que a criança é portadora do diabetes infantil.

Tratamento…

tratamento diabetes infantilComo mostrei, no diabetes infantil, não há produção de insulina, ou então ela ocorre de maneira deficiente, sendo totalmente incapaz de suprir as necessidades fisiológicas da criança. Portanto o tratamento para essa patologia é o uso de insulina sintética.

Existem diferentes tipos de insulina, mas como cada caso é único, o médico é quem decide o tipo e as doses de insulina necessárias. Dosagens, horários e formas de administração devem ser seguidas à risca.

A insulina sintética tem o mesmo efeito da insulina produzida pelo organismo. Portanto, uma criança diagnosticada com o diabetes infantil e medicada corretamente, tende a levar uma vida normal.

Atividades Físicas e Alimentação são Partes do Tratamento

As ativatividades físicasidades físicas para crianças diagnosticadas com diabetes infantil são muito importantes. Natação, futebol, balé e judô, são ótimos exercícios que fazem com que a enzima AMPK seja ativada. Essa enzima, auxilia a entrada de glicose nas células sem a necessidade exacerbada de insulina. Isso evita quadros de hiperglicemia sanguínea.

Além disso, outra maneira importante e fundamental de manter a doença controlada se dá através da alimentação.

Evitar alimentos ricos em carboidratos é fundamental para a saúde e bem-estar das crianças. Portanto, doces, bolos, massas, pães e alimentos industrializados, ricos em açúcar, como chocolates e refrigerantes, não devem ser ingeridos.

Consumir gorduras de qualidade, como azeite de oliva, manteiga, proteínas de alto valor biológico, como carnes, peixes, ovos e queijos e ainda apostar no consumo de vegetais verdes folhosos, é uma ótima maneira de garantir saúde e qualidade de vida aos pequenos portadores dessa patologia.

Auxílio dos Pais é Muito Importante

O auxílio dos pais é muito importante para as crianças que foram diagnosticadas com o diabetes infantil. Principalmente na questão do apoio para estabilidade emocional, referente a mudança da alimentação.

Algo muito comum que nós médicos presenciamos, são pais que se tornam mais saudáveis depois que seus filhos são diagnosticados com esse tipo de patologia. Uma vez que passam a se alimentar de modo inteligente, como forma de apoiar o(a) filho(a) diagnosticado(a) com a doença.

O diabetes infantil é um problema que pode ser facilmente diagnosticado e tratado, fazendo com que as crianças possam levar uma vida normal e saudável.

Cuide do seu filho! Quero especialmente te ensinar  como controlar a diabetes sem sofrer com agulhadas pelo resto de sua vida que eu desenvolvi o Programa Diabetes Controlado.

Caso você queira saber mais sobre como controlar a diabetes por meio da ALIMENTAÇÃO e ser finalmente saudável e feliz, clique aqui ou no botão abaixo.

São mais de 38 mil pessoas com a diabetes controlada por meio de um método 100% NATURAL. Você vai descobrir que pode comer doces sem medo, pois vou ensinar a você receitas incríveis e saborosas para que você nunca mais passe vontade.

 

Com isso, finalizo mais um conteúdo inteligente.

Gostou do artigo de hoje? Deixe um comentário, curta, compartilhe!

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando paz, amor, sorte e felicidade.

Nos vemos no próximo artigo.

Grande abraço.

Dr. Rocha

Posts Relacionados

Comentarios

  1. fondodenevera

    Thanks so much for the post.Really thank you! Great.

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  2. Eleonor

    Como ter uma alimentação para prevenir a diabetes?

  3. Karen

    Como lidar com a obesidade infantil?

  4. Jana Florentino

    Dr. estou lendo relatos de seus alunos e me interessei no livro, teria algum site para compra?

    • suporte@drrocha.com.br

      O livro físico você encontra nas melhores livrarias do Brasil!
      Equipe Dr. Rocha.

  5. Eliana

    Minha filha tem a melhor alimentação possível, amem!

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom!
      Equipe Dr. Rocha.

  6. Rosário

    Deus me livre. Não quero nunca que meus filhos tenham essa doença

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  7. Leticia

    Eu quero o muito calcio 😉

  8. MATILDA

    Dr rocha estou imensa de gorda e diabetica, o que eu faço

  9. Leticia

    Estou com medo dos meus filhos serem debiabeticos o que ele devem comer?

  10. Luciana

    Gostei do video. Amo meu filho

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário