Spirulina → Veja os Poderes dessa Alga Rica em Proteínas

Olá, aqui é o Dr. Rocha mais uma vez e no artigo de hoje quero falar para vocês tudo sobre uma alga medicinal. Ela está se popularizando devido a sua potente ação no organismo. Vamos falar sobre a Spirulina.

 

O Que é

O que é Spirulina? Embora a Spirulina tenha ganhado fama de ser uma alga verde azulada, na verdade ela é uma cianobactéria, ou seja, uma bactéria fotossintetizante que vive em rios e lagos com pH elevado. Ela é extremamente nutritiva e pode ser consumida por humanos e outros animais.

Existe algumas variedades da alga, mas as mais utilizadas recebem os nomes botânicos de Arthrospira platensis e Arthrospira maxima. Elas são distribuídas e encontradas principalmente em países da África, Ásia, América Central e América do Sul.

Para que serve?

É uma alga repleta de nutrientes, principalmente proteína. Por isso é muito utilizada e consumida por pessoas que seguem os estilos vegano e vegetariano. Ela tem sido indispensável para atletas e praticantes de atividades físicas.

Como Consumir

A Cianobactéria é comercializada basicamente de duas formas:

  • Pó;
  • Cápsulas/comprimidos.

A forma em pó da alga medicinal normalmente é consumida no preparo de shakes nutritivos ou sucos. Já as cápsulas e comprimidos normalmente possuem doses que variam entre 250 e 1000 mg e podem ser consumidos de acordo com recomendação de médicos e nutricionistas.

Segurança

Embora a Spirulina seja relativamente famosa, ainda há pessoas que não a conhecem. Quando apresentei essa cianobactéria para minhas alunas elas se mostraram curiosas e eufóricas, e me questionaram rapidamente: Dr. Rocha, é seguro consumir Spirulina?

segurança da spirulinaEu respondo que sim.

Essa alga medicinal, assim como alimentos funcionais e plantas medicinais, antes de serem comercializadas por aqui passam por rigorosos testes laboratoriais.

Esses testes são para atestar os efeitos medicinais/benéficos, além de buscar possíveis efeitos tóxicos ao organismo dos futuros consumidores. É importante ressaltar que todos esses testes são controlados pela ANVISA.

Nenhum tipo de alimento de origem vegetal é comercializado sem ser aprovado nesses testes, portanto, a Spirulina pode ser consumida de maneira inteiramente tranquila e sem nenhum receio.

Propriedades

Proteína da SpirulinaComo citei anteriormente essa alga medicina é rica em proteínas, aminoácidos, fibras e gorduras de qualidade – ômega 3 e 6. Além disso, estão presentes em sua composição altas doses de cobre, ferro, manganês, potássio e magnésio.

A Spirulina é repleta de fitoquímicos, clorofila e também de vitaminas do complexo B, além de vitamina K e E. Não é à toa que a chamam de um superalimento.

Aqui é bom lembrar que o ômega 3 é excelente para a saúde humana. É um dos melhores suplementos para o cérebro e a memória. Mas nosso corpo não produz ômega 3 e na alimentação não conseguimos absorver tanto quando através da suplementação.

Por isso eu resolvi pesquisar e desenvolver um ômega de qualidade, que respeita todos os critérios nutricionais e de saúde. O ômega Max 3 – Dr. Rocha pode ser adquirido nesta página aqui. Confira!

Benefícios

Depois de toda essa apresentação é de se esperar que a Spirulina traga benefícios um tanto quanto interessantes à saúde. Pois bem, separei a seguir, alguns dos melhores efeitos benéficos dessa alga medicinal aos seus consumidores. Confiram…

Manutenção dos músculosManutenção de músculos e tecidos

A alta concentração de proteína vegetal presente na alga traz efeitos positivos a basicamente toda a musculatura corporal e demais tecidos do organismo.

O consumo da alga é capaz de auxiliar no processo de hipertrofia, ou seja, de ganho de massa muscular, além de prevenir catabolismo – perda de massa magra – principalmente em pessoas que estão na faixa dos 40 anos de idade.

 

Poderosa ação antioxidante

cancerA spirulina é rica em ficocianina, que é o composto que confere a coloração verde-azulada da cianobactéria.

A ficocianina possui poderosa atividade antioxidante, capaz de inibir a ação de radicais livres e potencializar o processo de renovação celular, diminuindo inflamações sistêmicas no organismo.

Essa poderosa ação de desinflamar e renovar células previne uma série de cânceres, principalmente os que acometem todo o trato digestório.

Sistema cardiovascular mais protegido

O consumo dessa alga medicinal ainda é capaz de proteger todo nosso sistema cardiovascular. Seus componentes reduzem os fatores de risco associados ao desenvolvimento de aterosclerose (placas de gordura nos vasos sanguíneos).

Portanto, consumir de maneira regular e correta a alga reduz de maneira enérgica as chances de ocorrência de AVC e infarto, por exemplo. 

Crescimento de flora bacteriana intestinal

A cianobactéria é capaz de estimular o crescimento da flora intestinal, ou seja, das bactérias benéficas do nosso intestino. Com o aumento das bactérias benéficas, o trânsito intestinal é otimizado e problemas de constipação e barriga inchada tendem a desaparecer.

Além disso, o aumento populacional de bactérias benéficas potencializa a absorção de nutrientes pelo intestino, o que aumenta de modo direto o funcionamento do nosso sistema imunológico.

Dessa forma, consumidores da Spirulina estão menos sujeitos a serem acometidos por infecções virais, fúngicas e até mesmo bacterianas.


Você sabia que a Spirulina…

Já era utilizada pelos Astecas, como alimento?  Além disso, após uma série de estudos, a NASA passou a fornecer a alga medicinal aos astronautas na estação espacial internacional, pois ela é rica em macro e micronutrientes.

Contraindicações e Efeitos Colaterais

Pacientes que são portadores de fenilcetonúria não podem consumir a cianobactéria, assim como pacientes que foram diagnosticas com algum tipo de doença autoimune, como lúpus, esclerose múltipla e diabetes tipo 1, pois a Spirulina estimula o funcionamento do sistema imunológico.

Além disso, mulheres grávidas, que estão tentando engravidar ou então em período de aleitamento também devem evitar o consumo da alga.

Já os possíveis efeitos colaterais do consumo da Spirulina são:

  • Presença de febre – devido ao alto teor de proteína, capaz de acelerar o metabolismo;
  • Flatulência;
  • Fezes escurecidas – uma vez que a alga ajuda a remover resíduos acumulados no cólon;
  • Sonolência;
  • Excitação;
  • Dores de cabeça;
  • Diarreia;
  • Alergias;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Tonturas.

dor-de cabeçaMesmo se tratando de um alimento totalmente natural, seu consumo deve ocorrer de maneira correta e adequada, evitando todo e qualquer tipo de exagero. Tudo de maneira exagerada pode trazer malefícios à nossa saúde e com a spirulina não é diferente.

Preocupado em ajudar você a aprender a melhor maneira de utilizar os fitoterápicos, eu criei um portal chamado Viver Nature.

O Viver Nature é um verdadeiro guia que vai ajudar você a se tratar sozinho e manter a sua saúde impecável. Cadastre-se aqui para receber todas essas informações agora mesmo.

 

Eu vou ficando por aqui.

Se você ainda possui alguma dúvida sobre essa alga medicinal, deixe um comentário. Vamos utilizar esse espaço para trocarmos informações inteligentes, dessa maneira, todos os frequentadores saem ganhando.

Me despeço desejando paz, saúde, felicidade e sorte.

Grande abraço.

Até breve.

Dr. Rocha

Posts Relacionados

Comentarios

  1. ROSA RODRIGUES

    MARAVILHA, PARABENS!

    REALMENTE, MELHOREI BASTANTE MEUS CONHECIMENTOS, MUITO OBRIGADA.
    SAO PESSOAS COMO VC QUE FAZEM A DIFERENCA NESSA TERRA.

    • suporte@drrocha.com.br

      Obrigado pelo carinho, Rosa!
      Equipe Dr. Rocha.

  2. Rose

    Eu gostei muito

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom!
      Equipe Dr. Rocha.

  3. Leila

    Legal, eu quero comprar.

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  4. Leticia

    Obrigada dr. Rocha. Gostei 🙂

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom que gostou!
      Equipe Dr. Rocha.

  5. Regis

    aonde vende/?

    • suporte@drrocha.com.br

      Procure em casas de produtos naturais. 😉
      Equipe Dr. Rocha.

  6. Mariane

    Aonde encontro vitamina K?

  7. Lara

    Dr por favor eu preciso saber mais sobre lupus pois acho que minha filha tem

  8. Inês

    Gostei do viver nature!! como faço para adquirir??

  9. Paulo

    Como ocorre um avc?

  10. Dezirrê

    Eu preciso urgente de um comparecer do suporte

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário