Caxumba → Como se pega?? Conheça os Sintomas…

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando.

No artigo de hoje, vou falar sobre um problema de saúde que frequentemente traz muitas preocupações a agonia aos pais de crianças pequenas:  a caxumba.

 

O Que é?

o que é caxumbaÉ uma doença de origem viral que ocorre geralmente nas glândulas parótidas – responsáveis pela produção de saliva.

Embora a doença seja mais comum nas glândulas que citei, ela pode comprometer glândulas que ficam abaixo de nossas mandíbulas, língua e até mesmo danificar o ouvido.

Esse problema de saúde é muito comum em crianças e dificilmente causa algum tipo de complicação mais grave. Quando adultos são acometidos pela doença, a infecção ocorre de modo mais violento, requerendo cuidados mais específicos.

sarampoO que Causa?

O vírus Paramyxovrirus – que pertence à mesma família do sarampo, é o causador da caxumba.

Sua transmissão ocorre através das vias áreas. É preciso a inalação de gotículas de fala, tosse, ou espirro de pessoas contaminadas. Após o contato com o agente infeccioso, a doença se desenvolve dentro de um período entre 2 e 3 semanas.

Sintomas 

Embora a doença seja amplamente conhecida, sempre há dúvidas que a cercam, e o questionamento que mais ouço é o seguinte: Dr. Rocha, quais são os sintomas de caxumba?

Mesmo sendo raro, algumas pessoas podem ter caxumba sem apresentar nenhum tipo de alteração. No entanto, quando os sintomas dessa doença surgem, independentemente da idade de quem for afetado, é recomendado que haja repouso absoluto.

Os sinais clássicos da doença são:

  • Dor e inchaço nas glândulas parótidas. Podendo ocorrer em ambos ou então, em apenas um lado;
  • Diminuição ou perda de apetite;
  • Dor de ouvido;
  • Dor para mastigar e engolir;
  • Fadiga;
  • Febre;
  • Mal-estar.

Possíveis Complicações

Quando acometem as crianças, tende a ocorrer de maneira mais amena. É em adultos que as complicações dessa doença podem ser mais violentas.

De maneira geral, as complicações da caxumba envolvem inflamações e inchaços em diferentes regiões do corpo.

As inflamações mais comuns tendem a ocorrer nas seguintes regiões:

  • Cérebro;
  • Meninges – quando o vírus consegue ultrapassar a barreira hematoencefálica e chega ao líquido cefalorraquidiano;
  • Ovários;
  • Pâncreas;
  • Seios;
  • Testículos.

Além disso, em casos mais raros, pode ocorrer diminuição ou perda de audição em ambos os ouvidos.

Grávidas que contraem caxumba durante a geração podem sofrer complicações, fazendo com que o bebê nasça prematuro ou até mesmo sofra aborto espontâneo.

Fazendo o Diagnóstico 

exame de salivaDurante consulta médica, o médico pode suspeitar da ocorrência de caxumba. Entretanto, não é possível diagnosticar o problema sem a realização de exames complementares.

Dentre os exames mais comuns para o diagnóstico correto de caxumba estão o hemograma e a cultura de saliva. A presença do vírus aumenta a produção das células sanguíneas de defesa – os famosos glóbulos brancos, enquanto que a cultura é capaz de diagnosticar o vírus no organismo.

Com o resultado desses exames em mãos, é possível então, fazer um diagnóstico correto de caxumba e partir para um tratamento adequado.

Tratamento 

Como ocorre na maioria das doenças causadas por vírus, não há um medicamento específico utilizado para tratar essa doença. O organismo combate o vírus de forma natural.

O tratamento tanto para crianças quanto para adultos tem como objetivo apenas proporcionar alívio dos sintomas. Após ser diagnosticada, os sinais e sintomas da caxumba desaparecem em um intervalo de 10 a 15 dias.

Os medicamentos utilizados são analgésicos e antitérmicos. Essas drogas visam diminuir os sintomas de dores, febre e mal-estar generalizado que os pacientes costumam sentir.

O repouso é a principal orientação de tratamento. A ingestão de líquidos e alimentos semissólidos são recomendações para todas as pessoas com caxumba.

Vacina é a Melhor Prevenção

A caxumba era muito comum no Brasil e em países subdesenvolvidos até a criação da vacina tríplice viral.

vacinação contra caxumbaApós a vacina, os números de casos da doença diminuíram de maneira drástica. A vacinação é muito importante para evitar que crianças, adolescentes, adultos e idosos sejam acometidos por esse problema.

Essa vacina, é aplicada em duas doses distintas. A primeira dose, geralmente é dada entre 12 e 15 meses de idade e a segunda, entre os 4 e 6 anos de idade. Além de imunizar contra a caxumba, a tríplice viral protege contra o sarampo e a rubéola.

Embora seja raro, adultos que não foram infectados pelo vírus também podem receber doses da vacina.

Alimentação e Caxumba

Uma maneira muito eficaz de potencializar a remissão da doença ou então dificultar seu surgimento é praticar uma alimentação adequada e saudável.

Proporcionar ao organismo nutrientes benéficos ao sistema imunológico é uma ótima maneira de evitar que o vírus Paramyxovrirus invada o organismo e cause a caxumba. A seguir, mostrarei os melhores grupos de alimentos eficazes nessa função.

queijoProteínas

As proteínas são conhecidas por fornecer suporte a basicamente todos os tecidos de nosso organismo. Alimentos como carnes, peixes, ovos e queijos, são ricos também em aminoácidos, que regulam funções corpóreas e aumentam a capacidade de funcionamento do sistema imunológico.

Gorduras de qualidade

As gorduras de qualidade, como as encontradas na banha de porco, manteiga, azeite de oliva e sementes oleaginosas são chamadas de nutrientes energéticos. Elas recebem esse nome, pois fornecem energia para que o organismo funcione de modo adequado.

Vegetais verdes folhosos

almeirãoOs vegetais verdes folhosos são repletos de vitaminas e minerais. Esses compostos são chamados no meio médico e nutricional como nutrientes reguladores, uma vez que regulam basicamente todas as funções corporais. Dentre elas o funcionamento do sistema imunológico.

O Espinafre, brócolis, rúcula, almeirão, couve-flor, couve, chicória, e demais vegetais verdes folhosos, devem estar sempre presentes em nossa alimentação.

Ao praticarmos uma alimentação estratégica, livre de alimentos industrializados e ricos em carboidratos, nosso organismo funcionará de modo adequado. O resultado dessa prática será saúde.

 

Com isso, finalizamos mais um conteúdo científico.

Agora que você já sabe tudo sobre caxumba, que tal me ajudar a divulgar informação inteligente na web? Para isso, basta apenas compartilhar esse artigo em suas redes sociais.

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando paz, amor, sorte e felicidade.

Nos vemos no próximo artigo.

Grande abraço e até lá.

Dr. Rocha

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Neuza do Carmo

    Nossa eu fiquei igual ao fofão quando tive caxumba…kkkkk

    • suporte@drrocha.com.br

      🙁
      Equipe Dr. Rocha.

  2. Fatima

    Dó demais

    • suporte@drrocha.com.br

      🙁
      Equipe Dr. Rocha.

  3. Jackeline

    O que é meninges?

  4. Antonieta

    chicória é bom?

  5. Dionizio

    Como ocorre no pancreas?

  6. Lucélia Custódio

    Como seria uma alimentação adequada?

  7. Ana Aparecida Barbosa

    Qual o link para comprar o livro diabetes controlada?

    • suporte@drrocha.com.br

      O livro físico Diabetes Controlada você encontra nas melhores livrarias do Brasil!
      Equipe Dr. Rocha.

  8. Genilda

    Queria muito me consultar com Dr Rocha como faço? Obrigada

    • suporte@drrocha.com.br

      O Dr. Rocha não faz mais atendimento presencial, apenas através dos seus produtos online.
      Equipe Dr. Rocha.

  9. Isaura

    Qual o canal do Dr rocha no youtube?

  10. Valdecir Lima

    Agradeço ao Sr Rocha não tomo mais remédio para diabetes tudo bem controlada e mais pede peso que Deus continue lhe abençoando

    • suporte@drrocha.com.br

      Que ótimo, parabéns!
      Equipe Dr. Rocha.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário