Gastroenterite → Entenda as Causas e Formas de Prevenir!
Olá, aqui é o Dr. Rocha e no artigo de hoje, vamos falar da gastroenterite, uma doença que pode ser muito confundida por ter sintomas bem parecidos com outros problemas do sistema digestório.
O Que é
É uma inflamação que pode acometer alguns órgãos do sistema digestório. É um problema de saúde bastante comum, principalmente no período de primavera e verão, quando a temperatura está elevada. Também é comum em locais onde não há tratamento de água e rede de esgoto.
Causas
Pode ser causado por uma série de microrganismos patogênicos que são prejudiciais ao organismo humano, assim como pode ter origem não infecciosa. Os principais causadores da gastroenterite são:
- Bactérias;
- Vírus;
- Parasitas.
Bactérias
É muito comum que as bactérias que causam a gastroenterite sejam consumidas em alimentos que ficaram mal acondicionados ou que foram infectados na hora do preparo, devido à falta de higiene de seus manipuladores.
A salmonela e a Escherichia coli são as principais bactérias causadoras de gastroenterite.
Vírus
Os vírus podem ser transmitidos de maneira direta entre pessoas, ou então se fazerem presentes em alimentos que foram preparados de modo pouco higiênico por uma pessoa que foi contaminada anteriormente.
Além disso, a falta de um sistema de tratamento de água e esgoto, também colaboram para o surgimento da gastroenterite viral.
Parasitas
Parasitas também estão entre os causadores da gastroenterite. Esses micro-organismos tendem a sobreviver em ambientes com pouca higiene e acabar por contaminar principalmente água e verduras que, após consumidos, colaboram para o desenvolvimento da gastroenterite. Os parasitas que mais causam a gastroenterite são a Giárdia e a Entamoeba histolystica.
Gastroenterite de Origem não Infecciosa
Além dos microrganismos que mostrei, a gastroenterite pode também ter causas não infecciosas. Embora seja menos comum, a pessoas que desenvolvem a doença das seguintes formas:
- Utilização excessiva e descontrolada de medicamentos, principalmente anti-inflamatórios não esteroides;
- Consumo de alimentos com glúten e lactose em sua composição – no caso dos intolerantes;
- Doença de Chron ou colite em estágios de crise.
Principais Sintomas
A Gastroenterite possui sintomas bastante característicos, porém por se tratar de uma doença de cunho gástrico, como o nome já diz, muitas vezes ela pode ser facilmente confundida com outras.
Dentre os principais sintomas dessa doença eu cito:
- Cólicas abdominais severas;
- Febre;
- Dores de cabeça e dores musculares;
- Fadiga em excesso;
- Enjoo;
- Perda de peso;
- Perda de apetite;
- Diarreia;
- Vômitos;
- Desidratação;
- Urina mais escura e fétida devido a desidratação.
Normalmente os sintomas duram entre 12 e 72 horas após a contaminação e tendem a cessar. Caso a doença seja de origem viral, ela desaparecerá no período que falei, caso seja bacteriana, ela pode prevalecer por um período de tempo maior até que o infectado passe por um tratamento adequado.
Diagnóstico
Embora o exame clínico em consultório seja de suma importância, é impossível fechar um diagnóstico completo e exato da doença sem a realização de exames laboratoriais específicos. Portanto, é comum que os seguintes exames sejam solicitados:
- Exame de fezes – utilizado para pesquisar se há presença de parasitas que podem estar causando a doença;
- Cultura de fezes – utilizado para averiguar a possível presença de bactérias nas fezes que podem ter desencadeado a gastroenterite;
- Exames de sangue como glicose, creatinina e eletrólitos – para verificação de hipoglicemia e constatar se houve ou não desidratação oriunda da doença.
Sem esses exames, o médico não poderá saber qual é a origem da doença e dessa forma o tratamento pode não ter um efeito realmente eficaz.
Tratamento
O tratamento depende diretamente da origem da doença. Em caso de infecções virais, não há medicamento que possa ser utilizado. É necessário aguardar que o organismo combata e expulse o vírus sozinho, porém, é possível dar suporte através de reidratação com água de coco natural e até mesmo utilizando isotônicos.
No caso de gastroenterite de origem bacteriana, normalmente o tratamento é realizado através do uso de medicamentos antibióticos que irão eliminar as bactérias causadoras do problema. A reidratação e reposição de eletrólitos também são muito importantes para manutenção do bom funcionamento do organismo.
Quando a origem da doença é parasitária, é necessário a utilização de anti-helmínticos específicos que sejam capazes de destruir esses parasitas e dessa forma fazer a doença cessar. A gastroenterite parasitária é normalmente a de maior duração.
Em todos os tipos da doença, é possível utilizar medicamentos antieméticos. Esses medicamentos são capazes de evitar e/ou então diminuir a ocorrência de vômito, o que previne de maneira um pouco mais tímida o processo de perda de líquidos.
Probióticos são importantes
Quem é acometido com gastroenterite tende a perder grande parte de sua flora intestinal devido aos recorrentes episódios de diarreia.
Portanto, a utilização de compostos probióticos é algo de suma importância, uma vez que esse tipo de produto visa repor bactérias intestinais benéficas que auxiliam na absorção de vitaminas, minerais, gorduras e também proteínas – benéficas ao organismo e todo o sistema imunológico.
Alimentação Estratégica é Fundamental
Alimentar-se de maneira estratégica pode ser fundamental para evitar a ocorrência da gastroenterite, assim como auxiliar na recuperação após contração da doença.
Praticar o consumo de alimentos de modo estratégico faz com que o organismo se torne mais forte do ponto de vista imunológico, podendo combater com mais eficácia vírus, bactérias e até mesmo alguns protozoários.
Além do mais, mesmo que uma pessoa seja acometida pela doença, assim que ela cessar a alimentação estratégica também se faz muito importante para a recuperação de um estado geral de saúde, colaborando para o equilíbrio do organismo.
Uma alimentação estratégica é baseada nas seguintes premissas:
- Evitar o consumo de alimentos ricos em carboidratos, uma vez que colaboram para inflamação sistêmica e favorecem o aumento de gordura corporal;
- Ingerir de modo frequente vegetais verdes folhosos, pois são repletos de compostos anti-inflamatórios/antioxidantes, vitaminas e minerais que regulam uma série de funções do organismo;
- Consumir com frequência alimentos probióticos como iogurtes, coalhada, kefir de leite e etc. e também os prebióticos como banana verde crua, polvilho doce cru ou fécula de batata crua.
Sempre que for possível, devemos utilizar os alimentos a nosso favor no lugar de remédios. Além de ser mais saborosa, essa prática não traz efeitos colaterais e é muito mais econômica. Pense nisso.
Para entender melhor como utilizar a alimentação para salvar vidas e blindar o corpo de doenças, faça parte do Portal Dr. Rocha com Você. Clique aqui para participar de um treinamento gratuito. Espero você lá.
Eu vou ficando por aqui.
Me despeço desejando saúde, paz, felicidade e sorte.
Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe.
Forte abraço e até a próxima.
Dr. Rocha
Muito bom deu para entender os sintomas. Eu sinto colicas as vezes o estômago incha mas pssa. Hen uns minutos. Será q tem algo a vê?
Recomendamos que procure um médico presencial para que possa ser feita uma análise do seu quadro clínico.
Equipe Dr. Rocha.
Eu nunca havia visto nada sobre isto
😉
Equipe Dr. Rocha.
Achei interessante
Que bom que gostou!
Equipe Dr. Rocha.
Gosto muito de ti Dr. Rocha. Uma benção!
Obrigado!
Equipe Dr. Rocha.
Dr meu filho está obeso, ja mudei a alimentação dele mas nao ajudou eu nao sei mais o que fazer, me de uma luz
Leia este artigo -> https://drrocha.com.br/obesidade/
Equipe Dr. Rocha.
muito bom cuidar da saude
É sim! 😉
Equipe Dr. Rocha.
não sei os alimentos ricos em carboidratos
Leia este artigo -> https://drrocha.com.br/fantastico-mundo-dos-carboidratos/
Equipe Dr. Rocha.
O que é biomassa de banana?
Segue o link -> https://drrocha.com.br/biomassa-banana-verde-emagrece/
Equipe Dr. Rocha.
Sensacional o artigo
😉
Equipe Dr. Rocha.
Qual beneficio do iogurte?
Leia este artigo -> https://drrocha.com.br/iogurte/
Equipe Dr. Rocha.