Melatonina → O Que É? Quais Os Benefícios? VEJA AQUI!

Olá, aqui é o Dr. Rocha. No artigo de hoje irei falar sobre um hormônio que ajuda na modulação do sono e pode trazer uma série de boas sensações e benefícios para as pessoas. Estou me referindo à melatonina.

 

O Que É

A melatonina nada mais é do que um hormônio produzido de maneira natural pelo corpo humano. Uma de suas funções mais importantes é a de indução ao sono. Ela está diretamente relacionada com a regulação do metabolismo ao longo do dia – incluindo os períodos em que a pessoa está acordada ou então dormindo.

Suplemento Em Outros Países

suplementosSua poderosa ação de indução ao sono fez com que a indústria farmacêutica lançasse uma versão sintética do hormônio. Essa versão é vendida como suplemento de maneira liberada em muitos outros países, como Canadá, Estados Unidos, além de diversos países europeus.

No Brasil, a melatonina ainda não tem sua venda liberada pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Entretanto, ela pode ser importada, caso o paciente possua uma receita médica.

Modo De Atuação No Organismo

Por ser um hormônio ligado ao ciclo circadiano, ou seja, relacionado a forma com que o organismo organiza e realiza suas funções quando estamos acordados e/ou então durante o sono é grande a curiosidade sobre a maneira de atuação da melatonina no organismo.

A substância é produzida na glândula pineal quando o dia escurece, para ajudar o organismo a se preparar para dormir e só atinge seu nível máximo quando estamos efetivamente dormindo. Com o nascer do sol e a claridade, a glândula reduz a produção do hormônio sinalizando ao organismo que é hora de acordar.

Pelo fato de regular uma série de funções do sono em todo o organismo, a maior parte dos órgãos possuem receptores para ela. Sendo assim, a substância exerce uma série de funções benéficas em basicamente todo o organismo.

Como estamos cada vez mais sujeitos a estímulos luminosos, mesmo durante a noite, como televisão e celulares, muitas pessoas podem apresentar uma produção menor ou mais irregular do hormônio.

Os principais fatores que estimulam a produção de melatonina são:

  • Idade;
  • Ausência de luz;
  • Utilização de determinados medicamentos;
  • Cegueira.

Benefícios Ao Organismo

Por ganhar cada vez mais os holofotes da mídia e ser importado para o Brasil (embora seu uso ainda não seja legalizado) o hormônio já é bastante conhecido por aqui e causa uma enorme curiosidade em minhas alunas acerca de seus benefícios ao organismo.

Por isso, fui questionado da seguinte forma por minhas alunas: Dr. Rocha, quais são os principais benefícios da melatonina?

Esse hormônio é capaz de trazer inúmeros benefícios ao organismo, separei a seguir os mais interessantes.

Tratamento de distúrbios de sono

distúrbios de sonoO estilo de vida corrido e a utilização de eletrônicos causam grandes estragos na qualidade do sono de muitas pessoas. Portanto, não é difícil presenciar profissionais da saúde como médicos e nutricionistas recomendando o uso do hormônio para seus pacientes que relatam extremo cansaço e dificuldade para dormir durante a noite.

O uso da melatonina é mais vantajoso quando comparados a medicamentos para indução do sono, isso devido ao fato do hormônio não possuir efeitos colaterais agressivos como os apresentados por quem ingerem medicamentos hipnóticos comuns.

Combate ao câncer

Um estudo publicado no British Medical Journal mostrou que mulheres que trabalham em períodos noturnos durante longos períodos de suas vidas têm 2 vezes mais chances de desenvolverem câncer de mama.

Já o American Journal of Epidemiology demonstrou que homens que trabalham a noite têm mais risco de desenvolver cânceres de próstata, reto, pâncreas, bexiga e de pulmão.

Pesquisadores de ambos os estudos chegaram à conclusão de que o trabalho noturno afeta a produção de melatonina e isso facilitaria o surgimento de tumores.

Auxilia o tratamento de Parkison e previne enxaquecas

enxaquecaUma pesquisa investigava a capacidade do hormônio em induzir o sono em pessoas sadias e com Parkinson. Para isso, foram utilizadas doses sintéticas contendo entre 0,5 e 1,25mg do composto.

A ingestão oral do suplemento proporcionou o sono em cerca de 20 minutos nos voluntários sadios. Já nos pacientes com Mal de Parkinson, o que se notou foi a diminuição da rigidez e dos tremores causados pela doença.

Além disso, pesquisadores do HIAE – Hospital Israelita Albert Einstein fizeram um estudo onde foi revelado que uma dose de 3mg do hormônio administrada 30 minutos antes de dormir, é eficaz para prevenir enxaquecas.

Para quem é portador de alguma doença neurológica, eu indico um Super Portal de saúde e potencialização da capacidade cerebral. Estou falando do CÉREBRO TURBO.

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Alimentação Estratégica Pode Induzir A Produção Do Hormônio E Trazer Benefícios

O poder dos alimentos é algo que não pode ser negligenciado. Como sempre digo, é muito melhor nos alimentarmos de maneira correta para corrigir ou prevenir algum problema de saúde do que utilizarmos determinado medicamento para isso.

Poucas pessoas sabem, mas por se tratar de um hormônio, a melatonina pode ter sua secreção potencializada por alguns alimentos específicos. É a alimentação estratégica trabalhando em prol de nossa saúde.

Através de um exame chamado 6-sulfatoximelatonina (aMT6s) é possível analisar o potencial indutor de alimentos sobre a produção desse tão benéfico hormônio. Pesquisadores da Universidade de Khon Kaen na Tailândia, descobriram quais são os alimentos que induzem a produção de melatonina.

Entre os principais alimentos que induzem a produção do hormônio estão:

  • Cereja;
  • Aspargos;
  • Tomate;
  • Nozes;
  • Abacate.

Além disso, é válido ressaltar que além de uma alimentação estratégica, a prática de atividades físicas também contribui para a produção do hormônio que traz uma série de benefícios ao organismo, além de garantir mais qualidade vida, saúde e bem-estar.

Conclusão

O simples fato de nos alimentarmos de maneira estratégica já garante um bom funcionamento de nosso organismo.

Ao adotar uma alimentação estratégica, hormônios serão produzidos de maneira correta, haverá regulação de uma série compostos fisiológicos no organismo e a boa forma física e saúde que tanto as pessoas desejam serão meras consequências.

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando saúde, paz, amor, felicidade e sorte.

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Forte abraço e até a próxima.

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Comentarios

  1. Lucia Gonçalves

    Para mim à melatonina faz efeito contrário, por que será?

    • suporte@drrocha.com.br

      Bom dia, Lucia. Tudo bom?
      Faça uma consulta presencial para que o seu quadro clínico seja avaliado, e nesse meio tempo, suspenda o uso.

      Equipe Dr. Rocha.

    • Flordeci Santiago Domingues

      Minha família materna apresenta dificuldade para dormir. Minha mãe por exemplo toma medicamentos indutor de sono, eu tomo.
      Nenhum médico, indicou esse medicamento. Na próxima consulta, vou solicitá-lo.
      Obrigada.

      • suporte@drrocha.com.br

        Por nada, Flordeci.
        Mas lembre-se que a Melatonina sozinha não ajuda, é necessário um ambiente totalmente propicio ao sono.

        Equipe Dr. Rocha.

  2. Elizabete Braido Tiziani

    Boa Noite, Dr.Rocha, eu tive uma pneumonia, um enfarte e anemia tudo junto.Fiquei sem sono durante 10 dias; quase me acabei.Tomei 3 tipos de remédios que o cardiologista e não deu em nada.Fui para um neuro e ele pediu ressonância da cabeça e do distúrbio sono.O da cabeça deu normal, mas o outro apareceu que a minha parte emocional está lá em cima.Vi o depoimento de uma advogada e como
    minha sobrinha mora em Miami ela me trouxe.Faz 3 meses que estou tomando e estou dormindo.às vezes eu tomo o do neuro.Lá é vendido como suplemento e aqui no Brasil quando for aprovado, vai ser lançado como remédio e vai precisar de receita.

  3. Thanks, great article.

    • suporte@drrocha.com.br

      Thanks for the comment, Bablofil.
      Feel yourself comfortable to read other articles =D

      Staff Dr. Rocha.

  4. José Aparecido dos santos

    Cura diabetes

    • suporte@drrocha.com.br

      Boa tarde, José.
      Não, não cura.

      Equipe Dr. Rocha.

  5. Diego

    Queria saber se o Dr. Rocha trabalha com algum método de emagrecimento para diabéticos? Se sim, como que eu faço para adquirir.

  6. Douglas

    Muito bom esse artigo, parabéns Dr. Rocha!

  7. Patricia

    Dr. Rocha minha mãe tem diabetes e deseja saber se ela pode comer abacate?

  8. Carla

    É verdade que da para emagrecer somente com a alimentação e exercícios? uma amiga me falou sobre o Viver Magra, eu quero muito compra. Pode me ajudar?

  9. Ana Carolina

    Quero compra o E-book o que eu tenho que fazer?

  10. Fernanda

    Dr. Rocha eu tenho diabetes a 12 anos já, gosto muito de chá, queria saber se posso continuar tomando chá de linhaça? O senhor poderia me informa também se eu posso consumir manga?

    • suporte@drrocha.com.br

      Bom dia, Fernanda. Tudo bom?
      Sobre o chá de linhaça, indico que corte o consumo pois há muitos carboidratos presentes.
      Sobre o consumo de manga, pode ingerir mas com moderação.

      Equipe Dr. Rocha.

  11. Suelem

    O senhor pode me informa quantas colher de óleo de coco eu posso consumir no dia?

    • suporte@drrocha.com.br

      Boa tarde, Suelem. Tudo bom?
      Consuma o óleo de coco de forma natural, não use-o como um medicamento que precisa de dosagem 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  12. Bernada

    Quantos ovos é indicado para consumir no dia a dia? Pode fritar em banha de porco? eu tenho diabetes.

    • suporte@drrocha.com.br

      Tudo bom, Bernarda?
      Acrescente os ovos a sua alimentação de forma natural, não encare como algo que precisa ser dosado.
      Sobre a banha de porco, pode sim. Leia mais sobre ela neste artigo -> https://drrocha.com.br/banha-de-porco-saudavel/

      Equipe Dr. Rocha.

  13. Luzia

    Quero agradecer o Dr. Rocha por tudo que ele me ensinou, minha vida mudou completamente. Obrigado Dr. Rocha 🙂

    • suporte@drrocha.com.br

      Que ótimo ler isso, Luzia 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  14. Maria

    Dr. Rocha o senhor tem algum método para emagrecimento?

    • suporte@drrocha.com.br

      Boa tarde, Maria. Tudo bom?
      O Dr. Rocha tem o programa Viver Magra. Veja sobre neste link -> http://vivermagra.com.br/

      Equipe Dr. Rocha.

  15. Eduarda

    Muito bom esse artigo, parabéns Dr. Rocha!

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom que gostou, Eduarda. 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  16. JOSE FELIX DAUD

    Dr.Rocha,

    Boa tarde.
    O artigo sobre melatonina é bastante esclarecedor.
    Tenho uma pergunta , ou seja, se a melatonina interfere na glicemia positiva ou negativamente.

    Grato

    • suporte@drrocha.com.br

      Bom dia, Jose Felix. Tudo bom?
      Não interfere! E caso interfira, será de maneira positiva, pois promove um estado de relaxamento e descanso 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  17. Martha Caetano

    Olá Doutor Rocha eu adoro pitaia, gostaria de saber se posso comer! Obrigada, amo o seu trabalho!

    • suporte@drrocha.com.br

      Boa tarde, Martha. Tudo bom?
      Pode consumir sim 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  18. Robson

    Quem é diabético pode chupar laranja?

    • suporte@drrocha.com.br

      Boa tarde, Robson. Tudo bom?
      Com moderação, sim.

      Equipe Dr. Rocha.

  19. Maria Aparecida da Silva Lima

    Eu tomo Diazepan para dormir posso substituir por essa melatonina?

    • suporte@drrocha.com.br

      Boa tarde, Aparecida. Tudo bom?
      Não podemos opinar sobre o uso de medicamentos, aconselhamos que faça uma consulta presencial e avalie o seu quadro clínico 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  20. nadir steca coelho

    Muito esclarecedor, vou ver se consigo com o neurologista para minha mae, ela dorme
    o dia todo, e a noite ela fica acordada, isso esta prejudicando ate mesmo as pessoas que convive ao seu redor. Espero que tenha sucesso.

    Obrigado.

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom que gostou, Nadir! Boa sorte com sua mãe. 😉
      Equipe Dr. Rocha.

  21. Maria de lurdes

    Bom dia, Meu problema é não ter sono, ,,,,quando chega a noite, e se passa minha hora de dormir cerca das 2 2 horas se não tomar um comprimido de unilan ,,,simplesmente não durmo faço uma alimentação equilibrada, evito comer carne, não bebo café, é muito desgastante, porque ando sempre muita cansada, ,Gratidao 🙏,

    • suporte@drrocha.com.br

      Poxa, Maria.
      Recomendamos que procure um médico presencial para que ele possa te orientar melhor!
      Equipe Dr. Rocha.

      • Maria de lurdes

        Hoje mesmo marquei consulta no naturapata,estou muito cansado, ,,gratidão, ,

        • suporte@drrocha.com.br

          😉
          Equipe Dr. Rocha

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