Qualidade de Vida → 3 Dicas para Você Viver Melhor!

Olá, aqui é o Dr. Rocha quem fala mais uma vez.

No artigo de hoje, vou discernir sobre um tema muito polêmico e atual, que envolve uma série de discussões e questionamentos: a qualidade de vida.

 

Afinal, o Que é?

o que é qualidade de vidaDefinir é algo difícil de ser feito, cada pessoa, grupos populacionais, entidades possuem conceitos diferentes para isso. De modo resumido, qualidade de vida está relacionada a equilíbrio.

Qualidade de vida vai muito além de questões financeiras. Esse estado abrange um lado psicológico, grau de independência, relações sociais em casa e no ambiente de trabalho, significado de vida, períodos de lazer, sono, espiritualidade e claro, saúde.

Uma pessoa, sem saúde, seja física ou psicológica, dificilmente vai afirmar que possui uma condição de vida boa.

Mesmo não existindo uma definição estabelecida, alguns órgãos, tentam especificar a qualidade de vida, como uma maneira de avaliar o bem-estar social coletivo. O IDH – índice de desenvolvimento humano, por exemplo, é uma forma, generalista de tentar padronizar e consequentemente avaliar a qualidade de vida de pessoas em determinadas regiões.

vida de qualidadeA OMS – Organização Mundial da Saúde utiliza a seguinte afirmação para definição de qualidade de vida: “É definida pela percepção de uma pessoa, com base em sua inserção de vida, levando em consideração cultura e sistema de valores, onde ela vive em relação aos seus objetivos, padrões e preocupações”.

Como é possível perceber, trata-se de uma questão muito ampla, e que difere de pessoa para pessoa.

Por conta disso, eu prefiro abordar o tema de maneira mais generalista e pensando na saúde psicológica e física como forma de medir a qualidade de vida de um indivíduo.

Mostrarei fatores que influenciam negativamente o que julgo ser qualidade de vida, e como é possível buscar esse estado de bem-estar.

Fatores que Afetam Diretamente 

Costumo dizer para minhas alunas que quem tem saúde, tem tudo. Isso é a mais pura verdade.

Atualmente a rotina atribulada de muitas pessoas, acabam por atropelar e dificultar a ocorrência de situações e momentos que poderiam ser vistos como qualitativos.

Os principais fatores que afetam a qualidade de vida, no meu ponto de vista são:

  • Estresse;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Sedentarismo;
  • Doenças provenientes do sedentarismo.

Ao analisarmos esses itens o que temos? Alterações psicológicas e físicas. A seguir, falarei como cada um desses fatores, acaba por minar nossa qualidade de vida.

estresse no trabalhoEstresse

O estresse se faz presente na rotina diária de muitas pessoas. Metas profissionais, trânsito, correria, problemas financeiros alteram diretamente a funcionalidade de nosso organismo.

Alterações hormonais e problemas gastrintestinais, são aspectos diretamente relacionados ao estresse que afetam a qualidade de vida de muita gente. O estresse nos leva ao próximo tópico.

Ansiedade

O estresse ocasiona de maneira direta ou indireta a ansiedade. Pensar no trânsito que vai enfrentar no dia seguinte, ter a dúvida se conseguirá ou não bater as metas no trabalho, faz com que muitas pessoas desenvolvam transtornos de ansiedade.

De forma conjunta com a ansiedade, alterações fisiológicas como taquicardias, insônia e cansaçoi acumulado, geram diminuição de saúde e consequentemente o bem-estar. A ansiedade, também pode evoluir, para uma condição de saúde ainda pior, que falarei a seguir.

Depressão

O organismo possui as mais variadas válvulas de escape. Pressões acumuladas trabalham em efeito dominó, uma condição não resolvida, leva a outra e assim sucessivamente. Um pequeno quadro de estresse, pode evoluir para crises de ansiedade e em pouco tempo culminar em depressão, paralisando e afetando a qualidade de vida das pessoas.sedentarismo

Esse é o efeito cascata da ausência de qualidade de vida à nível psicológico. Agora, vou falar do ponto de vista físico.

Sedentarismo

O sedentarismo é outra condição agravada pelos dias corridos. A falta de tempo cada vez maior das pessoas, fazem com que a imobilidade e ausência da prática de atividades físicas tragam danos físicos as pessoas, trazendo prejuízos à sua vida.

Doenças Relacionadas ao Sedentarismo

A inatividade muitas vezes causa a instalação de uma série de patologias. Dentre as principais estão:

Como é possível notar, condições físicas também são capazes de afetar a qualidade de vida de toda e qualquer pessoa.

Encontrando Qualidade de Vida

Depois de mostrar todos esses fatores fui questionado da seguinte forma: Dr. Rocha, como então, encontrar qualidade de vida?

A resposta para esse questionamento é simples. Por meio de práticas saudáveis no dia a dia. A seguir, mostrarei como trabalhar a mente e o corpo são importantes para uma vida melhor.

Esvaziando a mente

Aesvaziando a mente maioria das pessoas possui rotinas atribuladas. No entanto, ser acometido de modo negativo por elas, é fácil de ser evitado.

Praticar atividades mentais prazerosas, como meditação ou yoga, por exemplo, ou até mesmo sessões de acupuntura, são opções saudáveis para liberação de estresse e manutenção do equilíbrio mental.

Movimentando o corpo

Trabalhar é preciso, não é mesmo? No entanto, praticar atividades físicas também é importante. Seja mais forte que sua desculpa e caminhadareserve um momento dia para praticar algum exercício que lhe de prazer, 30 minutos diários podem trazer grandes mudanças.

A atividade física atua diretamente em nossa mente, auxiliando na produção e liberação de neurotransmissores capazes de causar sensação de bem-estar, tranquilidade e relaxamento.

Além disso, se movimentar, previne as doenças causadas pelo sedentarismo, além de aumentar a expectativa de vida. Por exemplo, 1 hora de caminhada equivale a um ganho de 3 horas de vida.

Não se esqueça da alimentação e da suplementação

Outro fator primordial para alcançarmos qualidade de vida é a alimentação. Uma alimentação estratégica, é capaz de nutrir nosso organismo de modo adequado e correto e evitar uma série de problemas de saúde.

Os passos de uma alimentação visando uma vida melhor são:

  • Evitar o consumo de alimentos ricos em carboidrato;
  • Ingerir grandes quantidades de vegetais verdes folhosos;
  • Consumir gorduras de qualidade;
  • Ingerir proteínas de alto valor biológico.

Alimentar-se de modo estratégico e utilizar suplementos de origem natural, garantem ao organismo os nutrientes necessários para uma vida plena, feliz e saudável.

Alcançar qualidade de vida é fácil, mas infelizmente, as pessoas complicam demais. Facilite, turbine sua mente, fortaleça o seu corpo e colha todos os benefícios de uma vida mais feliz e saudável.

 

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando paz, amor, saúde e sorte.

Gostou do artigo de hoje? Deixe um comentário, curta e compartilhe.

Grande abraço e até a próxima.

assinatura dr. rocha

 

 

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Maria Edite Alves De Farias

    Amo suas dicas dr. Rocha 😍👏🏻

    • suporte@drrocha.com.br

      Obrigado!
      Equipe Dr. Rocha.

  2. Celina

    Fico muito estressada no trabalho e chego com casa só o caco… O que poderia me dizer sobre estresse?

  3. Simone Oliveira

    Por favor escreva sobre a insonia pois acho que ficar estressada durante o dia me deixa acordada até altas horas

  4. Thaina

    Me alimento muito bem apenas pensando na qualidade de vida da minha filha pois estou gravida de 8 meses

    • suporte@drrocha.com.br

      Muito bem!
      Equipe Dr. Rocha.

  5. Sebastião

    Eu tenho interesse em seus programas mas tenho muita duvida ainda

    • suporte@drrocha.com.br

      Envie um e-mail para a Equipe de Suporte através do e- mail suporte@drrocha.com.br Assim poderemos te auxiliar melhor!
      Equipe Dr. Rocha.

  6. Regiane Lupi

    Gostei das dicas 🙂

    • suporte@drrocha.com.br

      Oba!
      Equipe Dr. Rocha.

  7. Berenice

    Nasci na roça e tinhamos muita fatura graças a Deus

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  8. Socorro

    Dr. eu adoro os videos com dicas.

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom!
      Equipe Dr. Rocha.

  9. Samira Teles

    Sou super fã do seu trabalho!

    • suporte@drrocha.com.br

      Obrigado!
      Equipe Dr. Rocha.

  10. Cecilia

    Que legal

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário