Porque as Dietas Para Emagrecer Falham?

No post passado, falamos sobre como o mito do emagrecimento milagroso causa sofrimento para mulheres e homens. Vamos agora entender porque 98% das dietas para emagrecer fracassam. E responder a grande pergunta: “Porque as dietas para emagrecer falham ?”.

Até aqui já podemos perceber como o mercado comum das dietas orientam as pessoas a comer menos e fazer mais exercícios. Chamamos de dieta hipocalórica ou seja, com poucas calorias.

Já vimos que isso não funciona. Acredite, e não caia da cadeira. 

As dietas para emagrecer são insustentáveis

Além de orientarem você a comer menos, você acaba passando fome e ninguém suporta esse estado de sofrimento por muito tempo. Mas tem mais.

Essas dietas contêm no seu cardápio, um componente que é o grande responsável pela epidemia de sobrepeso e obesidade: os carboidratos refinados ou farináceos.

Tenha certeza que o que vou abordar vai contra tudo que você viu até hoje.

Nos próximos posts talvez eu aborde o motivo de toda essa “má ciência” insiste em te entupir com alimentos sem utilidade alguma.

Dieta da ModaDieta da Moda

Estes são de fato os vilões: Os carboidratos refinados ou farináceos (pães, inclusive o integral, massas, bolos, refrigerantes, doces, etc) criam um ciclo de fome contínuo no nosso corpo. Ele eleva a glicose no sangue, daí eleva a insulina também e essa glicose é transformada principalmente em triglicerídeos no fígado e parte vira gordura (você engorda).

Os triglicerídeos (São um tipo de gordura que estão presentes em vários alimentos que comemos e também são produzidos pelo nosso corpo quando comemos excesso de carboidratos refinados) elevados no sangue desregulam o nosso centro regulador da fome, localizado no cérebro (hipotálamo).

O centro regulador da fome

Ele fica no hipotálamo, no cérebro e te avisa quando você já matou a fome. Quando o corpo está saudável você come a quantidade correta e fica cheia. Quando está desregulado pelo excesso de ingestão de farináceos de trigo, ele se desregula e você passa a ficar faminto todo o tempo.

Isso gera um ciclo vicioso. Logo, você não consegue emagrecer com saúde.

Funciona assim, de forma simplificada: você sente fome, come carboidrato refinado, eleva a glicose no sangue, eleva a insulina no sangue, aumenta os triglicerídeos, isso desregula o centro da fome e você continua com fome e come mais, ficando cada dia mais faminta e obesa. 

É esse o momento que você acredita que comer biscoitos e pães integrais emagrecem. Não, infelizmente eles não vão te ajudar a alcançar esse objetivo.

Portanto, abra suas gavetas e armários e escolha com muito carinho e cuidado o que você come.

Somos o que comemos! No vídeo abaixo eu dei mais alguns detalhes, falando aspectos como:

  • Porque evitar dietas muito restritivas;
  • O pensamento que se deve ter para emagrecer;
  • Como emagrecer até chegar ao peso ideal.

Uma das Soluções… 

Um passo a passo tem que ser seguido, isso é indiscutível.

Mas você pode começar com passos pequenos, como uma simples retirada desses farináceos (carboidratos refinados), que já é um ótimo inicio nessa caminhada rumo a saúde plena e um peso ideal. E colocar comida de verdade para substituí-los. 

Perguntas Frequentes

É possível visualizar abaixo uma lista com os comentários mais frequentes recebidos em meu e-mail, certamente estas dúvidas poderão lhe ajudar, caso contrário deixe sua dúvida abaixo:

  • Quais alimentos devo sempre ter em casa?
    Ovos caipiras, óleo de coco, abacate, hortaliças e legumes diversos, castanhas, amêndoas, iogurte natural integral não adoçado, coalhada, manteiga são alguns exemplos de alimentos importantes para se ter em casa.
  • Como “curar” um ciclo já viciado?
    Eliminando alimentos ruins (trigo, açúcar, alimentos lights, dentre outros), utilizando alimentos estratégicos que trazem nutrição e saciedade (ovos, hortaliças, por exemplo) e com o tempo o organismo irá quebrar esses ciclos de fome e sofrimento, restabelecendo um equilíbrio no corpo e quebrando esses ciclos.

emagreca-com-o-dr-rocha
Foque em alimentos estratégicos, alimentos que queimem de verdade a gordura que tanto incomoda você. 

Exemplos: coco (em todas suas formas), ovos, abacate, carnes, peixes, hortaliças e etc.

E o mais importante, é você agir.

Afinal, não podemos deixar, além das dietas da moda, nossa mente e a falta de ação, frear nossa saúde.

Você merece ser feliz, e para isso tem que querer.

Está em suas mãos!

Continue me acompanhando, que nos próximos posts e vídeos, estarei conversando com você mais sobre os métodos, dicas e como você pode alcançar o peso que tanto busca. E de forma definitiva. 

Te vejo em breve!

assinatura-dr-rocha

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4.246 votes, average: 4,50 out of 5)
Loading...

Posts Relacionados

Comentarios

  1. DrRocha

    Olá Sonia, tudo bom?

    Bem, apenas analisando peso inicial e final, fica um pouquinho complicado entender esse aumento repentino. De qualquer forma, sem ser nessa semana, na outra,
    estarei ministrando uma palestra online, e ficarei feliz se você puder ir. Estarei esclarecendo diversas dúvidas.

    Para receber o link, é só se cadastrar no http://drrocha.com.br

    Abraço!

    Dr. Rocha

  2. milena jardim

    adorei as dicas e me surpriendi pois pençava assim
    obrigado por me exclarecer!!!

    • DrRocha

      Olá Milena!! Fico feliz 🙂
      Creio muito que na internet tem muita informação solta, vinda de poucos profissionais. É meu papel trazer informação de valor pra vocês.
      Seja sempre bem vinda!

  3. PRISCILLA

    Adorei a dica,super util!

  4. adorei!

    Adorei as dicas!obrigada!

  5. mari mariza s. gerling

    muito bom.

  6. Lourdinha Lins

    Ja estou com essa dieta há um mês e escolhi 3, 5 kg e 6 cm e quero continuar com dicas e orientação de um profissional.

    • DrRocha

      Fantástico Lourdinha, te desejo muita força e disciplina. E não deixe de me acompanhar no blog. Estarei sempre postando vídeos e dicas.

      Abraço

  7. elaine guizzo

    amei e quero aprender com v

    • DrRocha

      Que bom que gostou Elaine! Te aguardo no webinário que darei em breve!

  8. Jucirlene Alves de Souza

    Quero aprender mais dos alimentos que podemos comer 😀

  9. Fabiola

    Olá dr. Rocha, mudei meu estilo de vida há seis meses, tive vários benefícios na minha saúde, porém ainda não consegui emagrecer…meu marido (que não é adepto a este novo estilo de vida) outro dia leu uns posts no meu facebook de relatos de pessoas que emagreceram muito, continuam emagrecendo… ele me perguntou, e pque vc não emagrece? não soube responder… andes de mudar a minha maneira de comer eu tinha emagrecido 8kg com reeducação alimentar, talvez meu corpo entenda que estou no peso correto, mas eu sei que preciso emagrecer no minimo 5kg ainda…Hoje estarei na palestra online, adoro conhecimento, esse novo estilo de vida me fascina e quero aprender cada dia mais…

    • DrRocha

      Bom dia Fabiola,

      Você será muito bem vinda! Te vejo lá. E fico feliz em compartilhar sua história comigo. Lá no evento estarei explicando o pq a maneira tradicional não funciona.

      Obrigado.

      Dr. Rocha

  10. Vilma Teodoro

    Adorei…

  11. silvia carraro

    Estou amando seus post, te juro que ja estava perdendo as esperanças de encontrar a luz no fim do tunel, e vc acendeu essa luzinha de esperança dentro de mim. Sempre fui magra, mas de uns tempos pra ca tenho engordado muito, pensei até em procurar um endocrinologista aqui na minha cidade… abraços

    • DrRocha

      Obrigado Silvia! Forte abraço!

  12. ana maria

    Dr Rocha estou adorando as suas explicações pois sou uma dessas que não consigo perder peso obrigada pela ajuda abraços e espero que me envie mais explicações

  13. ALEXANDRA

    As informações são bem úteis e esclarecedoras ,mais ainda prescisamos de mais dicas de como emagrecer direito e saudavél, pois uma das questões que o Dr. fala do resistência a insulina , eu tenho elevada a 30.0 mais meu médico não quiz me dar nenhuma medicação será que devo procurar outro médico

    • DrRocha

      Realmente a resistência à insulina é o problema que mais dificulta o emagrecimento, além de gerar diabetes tipo II e obesidade. Fique atenta que em breve irei colocar outros artigos com dicas valiosas para emagrecer.

  14. Abgail Rocha

    Pena que só descobri essa verdade,há pouco tempo.

  15. Juraci Bernardi

    Entrei no programa hoje.Preciso perder 10 a 12k para me sentir bem. Tenho 1,56 e o meu peso 69. Não sei por onde começar estou muito confiante pelos comentarios e assisti todo seu vidio.Espero alcançar meu objetivo.

    abraço

  16. Juraci Bernardi

    Gostaria de receber mais informações sobre alimentação. abraço.

  17. Patricia silva arde agui

    Ola Dr.Rocha eunao consigo comprar o produto das 7 semanas pois o link nao abre ate a forma de pagamento, oq devo fazer?

  18. Mia Rocha.

    Mia Rocha.

    Responder Responder 29 de setembro de 2015
    Ola Dr Rocha, eu gostaria de saber sobre pessoas que engordam devido medicamentos antidepressivos?
    Pois no meu caso sofro de depressão tive três meses internada em uma clínica de recuperação. devido os medicamentos
    Cheguei a engordar 5 Kils em três dias.
    Hoje estou em uma situação estável porém luto para recuperar meu peso, tenho 1,60 de altura e estou com 86 kilos isso tem
    Afetado o meu desempenho diário pois sinto dores nas pernas e na verdade no corpo todo dependendo do meu dia.
    Antes de comprar esse livro eu gostaria de algumas informações pois não seria fácil pra mim me sentir enganada.
    Pois já tenho dificuldade de acreditar .
    Pois pode parecer bobagem mas tenho feito terapia pelo fato das vezes que já me machuquei ao ser enganada por tanto entrei nesse site para obter mais informações para que eu tome a decisão certa.
    Eu agradeço desde já por uma resposta
    Aguardo ansiosamente tenham uma boa tarde
    Mildrith Rocha

  19. suporte@drrocha.com.br

    Olá, tudo bom!
    Para mantermos a qualidade do nosso atendimento, peço por gentileza, que envie um e-mail para o suporte@drrocha.com.br
    Poderemos lhe orientar melhor .
    Atenciosamente,
    Equipe Dr. Rocha

  20. Alzira

    Dr.Rocha estou muito feliz em começar esta nova tentativa para emagrecer desta vez com um profissional serio e comprometido com a saúde das pessoas.Moro em Aracaju SE.Comecei esta semana cheia de esperança de chegar ao meu objetivo.Obrigada.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário