Ginkgo Biloba → O Que É? É Saudável? Funciona? (SAIBA AQUI!)
Olá, aqui é o Dr. Rocha e hoje irei falar sobre uma planta muito utilizada como suplemento e medicamento capaz de trazer uma série de benefícios e qualidade de vida para muitas pessoas: A Ginkgo Biloba.
O Que É
Árvore de origem chinesa que era utilizada de maneira medicinal há milhares de anos. Essa é a descrição da ginkgo biloba, que serve para tratar e prevenir uma série de desordens de saúde.
Principais Nutrientes Presentes No Suplemento
Dentre os principais nutrientes presentes no suplemento estão os terpenóides e os bioflavonóides. Essas substâncias possuem ação antioxidante e por isso são benéficas em uma série de doenças onde ocorre oxidação devido a ação de radicais livres.
Principal Finalidade
Levando como base um estudo realizado na Universidade de Maryland nos EUA, a ginkgo biloba serve para tratar complicações do sistema circulatório e principalmente para prevenir e tratar doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.
Além disso, o suplemento pode melhorar a visão, amenizar cólicas menstruais, diminuir os sintomas da menopausa e melhorar a função cerebral. Porém, sua real indicação é para manutenção e conservação da memória, principalmente em idosos.
Principais Benefícios
Quando falamos que determinada substância possui agentes antioxidantes em sua composição, muitas pessoas já associam essa informação com possíveis ações benéficas à saúde e automaticamente ao organismo.
Por isso sempre que falo sobre esse suplemento, minhas alunas logo me questionam da seguinte forma: Dr. Rocha, quais são os benefícios do Ginkgo biloba à saúde de seus consumidores?
Além de ser um potente suplemento para a memória, há outros benefícios que podem ser colhidos por seus consumidores. Citarei alguns deles logo a seguir
Diminui o risco de trombos
Embora as plaquetas sejam responsáveis pela coagulação sanguínea, em alguns casos pode ocorrer agregação plaquetária. Essa agregação forma dentro dos vasos sanguíneos o que profissionais da saúde chamam de trombos.
Os trombos podem aumentar as chances de doenças como tromboses, infartos e até mesmo AVC, por exemplo. O ginkgo biloba evita a agressão intensa das plaquetas, diminuindo os riscos das pessoas desenvolverem as doenças citadas.
Controle da pressão arterial
O suplemento auxilia na produção de óxido nítrico. Esse composto causa vasodilatação, ou seja, relaxamento dos vasos sanguíneos. O resultado disso é a diminuição ou reversão do quadros de pressão alta.
Melhora circulação do cérebro
Pelo simples fato de contribuir para uma melhor circulação sanguínea de todo o organismo, o fluxo de sangue para o cérebro também se torna mais funcional.
Dessa maneira, o ginkgo biloba ajuda em casos de labirintites e tonturas. Em determinados casos, o suplemento pode até mesmo ser utilizado como estratégia terapêutica complementar em alguns casos de enxaqueca.
Combate a impotência
Não posso afirmar que o suplemento substitui o famoso remédio azul, porém, pesquisadores já demonstraram que a planta pode ser utilizada no tratamento contra impotência.
Isso pelo simples fato da principal causa do problema ser a baixa circulação sanguínea através do órgão genital masculino. Como já mostrei anteriormente, a ginkgo biloba melhora o fluxo sanguíneo em basicamente todo o corpo, algo que pode reverter esse problema que incomoda muitos homens.
Testes clínicos demonstraram que a utilização do suplemento por um período de seis meses foi responsável por uma melhora nos quadros de impotência de cerca de 70% dos participantes do estudo.
Quantidade Recomendada
Profissionais da área da saúde prezam pela segurança na hora de oferecer esse suplemento a seus pacientes.
Atualmente a orientação é que o limite do suplemento fique em uma faixa intermediária entre 80 a 240 mg por dia. Alguns estudos constataram que ingerir três porções diárias de 80 mg potencializa os efeitos benéficos citados anteriormente.
Atualmente a melhor maneira de ingerir o ginkgo biloba é através de cápsulas que devem conter o extrato padronizado chamado de EGB761, possuindo teor mínimo de 24% de flavonoides glicosilados e 6% de terpenóides.
O suplemento é facilmente encontrado em drogarias e farmácias de manipulação.
Efeitos Colaterais
Embora muitas pessoas gostem de se inteirar sobre os benefícios de determinadas substâncias, há também quem me questione sobre os efeitos colaterais desse suplemento: Dr. Rocha, consumir Ginkgo biloba pode trazer algum efeito colateral no organismo?
Eu respondo que somente em casos esporádicos algum efeito colateral pode acontecer. Entre os efeitos que podem surgir devido ao consumo do suplemento estão:
- Náuseas;
- Enjoos;
- Fraquezas;
- Gastrite;
- Dores de cabeça;
- Tontura;
- Queda de pressão arterial;
- Surgimento de erupções cutâneas;
- Constipação intestinal.
Alimentação Inteligente Também Pode Ter Os Mesmos Efeitos Do Suplemento
Como sempre digo – e acredito. Podemos resolver muitos de nossos problemas de saúde com a simples utilização de alimentos coringas.
Nesse caso, a história se repete.Uma alimentação inteligente é capaz de prover uma série de ganhos cognitivos, combate de doenças neurodegerativas e ainda trazer ganhos de circulação sanguínea.
Por isso quero mostrar alguns alimentos que podem ser utilizados como alternativa ao ginkgobiloba.
Alimentos que melhoram a memória e trazem cognitivos
Como se sabe nosso cérebro é um emaranhado de células repletas de neurônios em sua composição. Quando as sinapses entre neurônios não estão funcionando de maneira adequada, é normal que problemas de memória e até algumas doenças neurodegenerativas possam surgir.
Uma das melhores formas de evitar esse tipo de problema é através da ingestão de alimentos que sejam fontes de gordura de qualidade e que contenham ômega 3 em sua composição.
Esse tipo de gordura facilita a comunicação entre os neurônios e trazem uma série de ganhos cognitivos a quem a consome com frequência. Dentre os principais alimentos que são fonte de ômega 3 eu cito:
- Azeites de oliva extra virgem;
- Salmão e peixes de águas profundas;
- Óleo de linhaça;
- Carnes vermelhas;
- Sementes oleaginosas, como nozes e castanha do Pará, por exemplo;
- Chia;
- Ovos;
- Frutos do mar em geral.
Em caso de suplementação com cápsulas prefira produtos de qualidade. Recentemente eu lancei o Ômega Max 3 para suprir a necessidade dos meus alunos e pacientes por um produto confiável. Clique na imagem abaixo para saber mais.
Alimentos que melhoram a circulação sanguínea
Já quando procuramos alimentos que melhoram a circulação sanguínea, eu digo que precisamos buscar os que sejam fonte de polifenois e fitoquimicos, além de luteína e zeanxantina. Portanto como alternativa aos suplemento citado no artigo, eu indico os seguintes alimentos para melhora da circulação sanguínea e controle da pressão arterial:
Para evitarmos problemas de saúde, devemos seguir uma alimentação inteligente. O resultado disso será a ausência de doenças e cada vez mais um organismo forte e saudável.
Eu vou ficando por aqui.
Me despeço desejando tudo o que há de melhor.
Gostou do texto? Comente e compartilhe!
Forte abraço e até a próxima!
Muito obrigada pelas informações Dr Rocha
Fico muito feliz em ter encontraado o seu site, tem ajudado muito minha família.
Gostei muito do texto cada vez mais aprendemos com as explicações de Dr. Rocha!
Que bom que gostou, Edileusa!
Equipe Dr. Rocha.
Como faço pra comprar o seu livro de emagrecimento?
Olá Karen, tudo bom?
Para saber mais sobre os programas do Dr Rocha encaminhe um e-mail para suporte@drrocha.com.br.
Esperamos por você
Equipe de Suporte 😀
/Me ajude a acessar, não consigo encontrar o link
Olá Victor, tudo bom?!
Para ter mais informações encaminhe um e-mail para suporte@drrocha.com.br.
Esperamos por você
Equipe de Suporte 😀
Parabéns Dr Rocha
Achei muito interessante essa materia Dr Rocha, quem dia… uma arvore né
Meus pais moram fora do Brasil e tem muito dificuldade em encontrar alimentos estrategicos por lá, mas estão se dando bem, esperamos vê-lo em breve Dr Rocha, te adoramos
Parabéns por ter paciencia e tempo para nos ensinar
Estou me adaptando ainda a alimentação estrategica, mas já me sinto muito bem
Bom mas ta faltando mais informação.dos alimentos.que combate as doenças.obrigado
Bom dia, Antonio. Tudo bom?
O que você quer saber referente aos alimentos?
Equipe Dr. Rocha.
Conversei com minha mãe e ela está tomando o suplemento de Ginkgo Biloba esperamos obter ótimos resultados.
Parabéns, Dr. Rocha! Muito obrigado por nos manter informados!
Parabéns ,Caríssimo Professor Dr. Patrique Rocha . Pela elaboração do questionário, o lançamento do livro e todo seu trabalho com total dedicação a Saúde pública ; de uma linguagem super popular. Obrigado pelos resultados que estou obtendo. Que DEUS o abençoe .
Nunca tinha ouvido falar desse suplemento, Ginkgo Biloba.
Obrigada Dr. Rocha.
Excelente matéria gostaria de saber quantas cápsulas deve-se tomar por dia e por quanto tempo?,
Não recomendamos nenhum tipo de medicamento, procure um médico presencial para que ele possa te orientar da melhor forma. 😉
Equipe Dr. Rocha.