Anemia → Entenda a Melhor Forma de Prevenir Esse Problema!

Olá, aqui é o Dr. Rocha, tudo bem? No artigo de hoje irei falar sobre uma doença bastante conhecida e muitas vezes confundida com outras. Estou falando da anemia. Preste muita atenção pois esse assunto é de extrema importância.

A anemia acontece quando o sangue fica comum número inferior ao normal de glóbulos vermelhos ou se os glóbulos vermelhos não possuem hemoglobina suficiente.

 

A hemoglobina, nada mais é do que uma proteína rica em ferro. É ela quem dá a cor vermelha ao sangue e ajuda todos os tecidos do corpo realizando o transporte de oxigênio. Normalmente, quem tem possui baixa oxigenação sanguínea e tende a se sentir fraco e cansado constantemente.

Infelizmente a anemia é capaz de danificar o coração e demais órgãos do corpo humano.Em casos mais graves, essa doença pode inclusive ser fatal. Embora muita gente não acredite, a anemia é uma das doenças nutricionais mais comuns de todo o mundo, inclusive em países desenvolvidos.

Afinal, o Que é a Anemia?

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), anemia nada mais é do que uma condição onde o conteúdo de hemoglobina do sangue está abaixo do normal causado pela carência de um ou mais nutrientes essenciais.

Antes de seguir com a leitura, assista ao vídeo abaixo para conhecer alguns alimentos que combatem essa doença.

Normalmentea anemia é causada por carência de vários nutrientes, os principais são:

  • Ferro;
  • Zinco;
  • Vitamina B12;
  • Proteínas.

criança com anemiaA anemia causada pela deficiência de ferro é conhecida como ferropriva, de acordo com estudos científicos, mais de 90% de todas as ocorrências da doença são causadas pela simples deficiência de ferro no organismo.

O Ferro é um nutriente mais do que necessário para nossa sobrevivência, pois atua na fabricação das células vermelhas do sangue e também no transporte de oxigênio para todas as células de nosso organismo.

Por ser uma doença relacionada com a alimentação, todas as pessoas independentemente de sua faixa etária estão sujeitas ao problema de saúde. Porém, na faixa de risco estão crianças, idosos e principalmente a saúde das mulheres que ficam menstruadas (perdendo sangue) e engravidam.

Principais Causas

As principais causas desta doença por deficiência de ferro, como o nome já diz, são basicamente causadas pelo consumo insuficiente de alimentos que são fonte de ferro e/ou então com baixa biodisponibilidade do mineral.

Em gestantes, a anemia normalmente é causada pelas baixas reservas de ferro antes da concepção e a grande necessidade do mineral para a formação de materiais maternos (como a placenta, por exemplo) e também para boa formação e manutenção saudável do feto que está sendo gerado.

Sintomas

Sempre que falo sobre essa doença, muitas de minhas alunas me questionam acerca dos sintomas, principalmente pensando na saúde de filhos e parentes mais velhos: Dr. Rocha, quais são os principais sintomas?

Os sintomas da anemia por carência de ferro são bastante inespecíficos, por isso que eu disse anteriormente que normalmente essa doença pode ser confundida com muitas outras, é necessário a realização de exames laboratoriais específicos para que o diagnóstico exato da doença seja fechado.

Porém, existem alguns sintomas bastante específicos que podem dar um alerta sobre essa doença, são eles:

  • Fadiga extrema e generalizada;
  • Falta de apetite – até mesmo para as comidas favoritas;
  • Palidez da pele e de algumas mucosas, como gengivas e parte interna dos olhos;
  • Falta de disposição para realizar atividades prazerosas;
  • Dificuldade de aprendizagem em crianças em idade escolar;
  • Aparta.

Diagnóstico

diagnósticoPara o diagnóstico correto e preciso da doença é importante recorrer a exames laboratoriais específicos. O hemograma, ferritina e ferro sérico são os melhores exames para avaliar se uma pessoa está ou não está anêmica.

Com um hemograma em mãos, o profissional da saúde terá acesso aos níveis de glóbulos vermelhos e também de hemoglobina no sangue do paciente, já com os exames de ferritina e ferro sérico será possível avaliar a quantidade de ferro disponível e em estoque no organismo.

Sem esses exames laboratoriais é praticamente impossível fechar um diagnóstico correto da doença.

Tratamentos mais Comuns

Os tratamentos mais comuns para a anemia se dão através de medicamentos específicos e também pela ingestão de alimentos que são fontes de ferro.

O ideal é prevenir sempre com alimentação estratégica e remédios naturais para que o indivíduo não seja acometido por esse problema de saúde.

 

Alimentação Estratégica é de Extrema Importância para Reversão da Doença

Como disse anteriormente, em 90% dos casos a anemia está diretamente ligada a deficiências nutricionais. Por isso, alimentar-se de modo correto e principalmente estratégico é algo muito importante para evitar, prevenir ou então reverter os quadros dessa famosa doença.

Carnes são excelentes fontes de ferro

Embora muita gente não saiba, carnes de todos os tipos são excelentes fontes de ferro, dentre as principais para melhora dos quadros de anemia estão a carne vermelha e também os miúdos, principalmente a carne de fígado de boi.

Vegetais também podem ser de grande utilidade

Alimentos de origem vegetal também podem ser ótimas fontes de ferro e serem de grande importância no combate e prevenção desse problema.

Espinafre, agrião, couve, acelga e taioba, por exemplo, são vegetais verdes folhosos que contêm boas quantidades de ferro em sua composição e podem ajudar a restaurar os níveis de ferro do organismo.

Quando falamos das leguminosas, lentilha, grão de bico, ervilha e também feijão são boas opções de acompanhamento para os vegetais verdes folhosos e carnes, pois também são ricas no mineral.

Vitamina C também é importante

Quando falo que jamais devemos subestimar o poder dos alimentos ainda sou questionado por muitas pessoas, mas vocês sabiam que a vitamina C também pode ajudar a combater a anemia?

É isso mesmo. Ingerir vitamina C cerca de 30 a 45 minutos ou então de modo conjunto com refeições ricas em ferro potencializa a absorção do mineral.

Tomar suco dedeterminadas frutas como: acerola e limão, antes ou junto com as principais refeições do dia diminuem as chances de desenvolvimento e aceleram o processo de recuperação da anemia.

Em muitas ocasiões, os alimentos podem ser tão ou então até mais poderosos do que medicamentos para tratamento de doenças e também manutenção de saúde.

Se você possui alguma dúvida sobre anemia ou já passou por um tratamento para se curar dessa doença, deixe seu comentário. Vamos utilizar esse espaço para trocarmos informações de qualidade sobre esse delicado assunto.

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando saúde, paz, felicidade e sorte.

Forte abraço e até a próxima.

Dr. Rocha

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Eliana

    isso é bem triste. Lamentável que ocorra com tanta frequência.

    • suporte@drrocha.com.br

      🙁
      Equipe Dr. Rocha.

  2. Rogério Silva Silva

    Valeu pela explicação

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  3. Sônia Euzebio

    O recado foi dado, Dr.

    • suporte@drrocha.com.br

      🙂
      Equipe Dr. Rocha.

  4. Elizangela

    Minha filha teve que mudar toda a alimentação e graças ao bom Deus ela está melhorando!!

    • suporte@drrocha.com.br

      Que ótimo!
      Equipe Dr. Rocha.

  5. Helena

    Agradeço pelas dicas que sempre me ajudam

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  6. Celestina

    Oi doutor fale sobre vitamina D

  7. Georgiana

    A alimentação estratégica previne a anemia?

    • suporte@drrocha.com.br

      Como foi dito acima no artigo -> “O ideal é prevenir sempre com alimentação estratégica e remédios naturais para que o indivíduo não seja acometido por esse problema de saúde.”
      Equipe Dr. Rocha.

  8. Fatima Suzana

    O que causa anemia?

    • suporte@drrocha.com.br

      Como foi dito no artigo acima: “As principais causas desta doença por deficiência de ferro, como o nome já diz, são basicamente causadas pelo consumo insuficiente de alimentos que são fonte de ferro e/ou então com baixa biodisponibilidade do mineral.”
      Equipe Dr. Rocha.

  9. Izabel

    Como faço para saber se minha filha está com anemia, Dr Rocha?

    • suporte@drrocha.com.br

      Procure um médico presencial e faça uma bateria de exames.
      Equipe Dr. Rocha.

  10. Debora

    Quais são os alimentos que contém vitamina D?

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário