Frutas → Quais Emagrecem e Quais Engordam? (DESCUBRA AQUI!)

Olá, aqui é o Dr. Rocha e hoje irei falar sobre um tema um tanto quanto polêmico e que ainda gera uma grande quantidade de debates: Frutas que podem auxiliar no emagrecimento e quais podem causar o ganho de peso.

Frutose

O grande engano de quem quer emagrecer é acreditar que ingerir frutas ao invés de doces e outros tipos de guloseimas será altamente eficaz na perda de peso, afinal, não estará ingerindo nenhum alimento industrializado e/ou então ultraprocessado, e sim um alimento natural.

Embora o pensamento da ingestão de deste grupo de alimentos seja coerente na prática isso pode representar uma grande dificuldade em emagrecer e até mesmo fazer com que o paciente possa ganhar alguns quilos indesejados na balança.

Por qual motivo comer algumas frutas podem fazer com que ganhemos peso, Dr. Rocha? ” Esse é um questionamento um tanto quanto comum de minhas alunas.

Frutose

Isso pode acontecer pelo simples fato de algumas delas serem muito ricas em frutose.

A frutose é um tipo de açúcar (carboidrato) que presente basicamente em todas as frutas, em algumas ela aparece em maior e em outras em menor quantidade. A verdade é que quando consumidas – a frutose presente nos frutos pode ser utilizada como fonte de energia para o nosso organismo.

A alta quantidade de frutose  que nada mais é do que carboidrato, atue diretamente na produção de insulina que irá captar toda essa energia e armazená-la em forma de gordura.

O resultado disso será ganho de peso, aumento de gordura corporal, que pode ser um tanto maléfico para saúde e causar doenças como diabetes tipo II, AVC, insuficiência renal e infartos.

Outros Alimentos Fonte de Frutose

Há muitos outros alimentos que contêm altas doses de frutose e que podem ser um tanto quanto maléficos à saúde. São eles:

  • Refrescos industrializados;
  • Polpa para preparos de sucos;
  • Frutas secas e desidratadas;
  • Frutos em conserva.

Dieta da Fruta

Recentemente um norte americano, chamado Jay Robb criou a dieta da fruta. Um plano alimentar um tanto quanto maluco, que prometia uma perda de peso moderada em um curto espaço de tempo.

O estadunidense afirmou que os pacientes que se submetesse a esse tipo de dieta para emagrecer perderiam até 4kg sem passar fome.

De acordo com Robb, nessa dieta o organismo é poupado e terá que digerir outros alimentos, o que automaticamente promove uma faxina interna que auxilia na queima de gordura, e que as vitaminas e minerais presentes nas frutas seriam capazes de desintoxicar o organismo.

Para fazer essa dieta, o paciente se submetia a três dias ingerindo apenas frutas e proteínas magras sem passar das 1000 calorias diárias. No primeiro dia é permitido 120 gramas de proteínas e nos dois dias seguintes apenas 50 gramas de proteína.

Um verdadeiro absurdo e terror nutricional. Uma dieta de apenas três dias é totalmente ineficaz no que diz respeito a ingestão e absorção de nutrientes e o emagrecimento nela conquistado jamais será mantido.

Afinal, Quais Frutas Emagrecem e Quais Frutas Engordam?

Com medo da frutose e suas consequências maléficas ao organismo, muitas alunas me fazem o seguinte questionamento: Dr. Rocha, afinal, quais frutas são boas para emagrecer e quais devemos evitar para não ganhar peso?

Vamos por partes. Mostrarei a seguir quais escolhas frutíferas devem ser feitas quando o assunto é emagrecer e/ou também evitar o ganho de peso indesejado pela maioria das pessoas.

Quais Auxiliam no Emagrecimento?

Dentre os frutos que a natureza nos dá os principais exemplos que devem ser ingeridos por quem busca emagrecer devido ao seu baixo índice de frutose são:

  • Coco;
  • Abacate;
  • Morango;
  • Kiwi;
  • Acerola;
  • Maracujá;
  • Limão;
  • Amora;

Frutas para emagrecer

As frutas aqui listadas possuem pouco teor de frutose, algo que faz com que os níveis de glicose na corrente sanguínea se mantenham baixos, evitando episódios de picos de insulina que podem levar ao armazenamento de energia em forma de gordura.

Além disso, algumas delas, como o limão, acerola e o maracujá possuem alto teor de vitamina C, uma vitamina um tanto quanto benéfica para o sistema imunológico que potencializa a absorção de ferro – prevenindo a anemia e mantendo os níveis de hemoglobina.

Quais Engordam?

Citarei agora exemplos de frutos que possuem altas concentrações de frutose em sua composição e por isso podem ocasionar o indesejado ganho de peso:

  • Maçã;
  • Pera;
  • Banana;
  • Uva;
  • Manga;
  • Mamão;
  • Melancia;
  • Abacaxi;
  • Nectarina;

Embora contenham também uma série de micronutrientes benéficos à saúde de quem as ingere, recomenda-se que seu consumo ocorra de maneira menos frequente devido às altas concentrações de frutose em sua composição.

É importante salientar que para o processo de emagrecimento, contar calorias pode ser um tanto quanto ineficaz. A melancia por exemplo é hipocalórica, ou seja, possui poucas calorias, mas contém altas doses de frutose em sua composição – algo totalmente maléfico para quem busca como emagrecer.

Vale ressaltar que nenhuma fruta fará você emagrecer, pois não existe um alimento milagroso que fará com que pessoas percam peso de maneira mágica. O emagrecimento é resultado de prática de atividades físicas e alimentação saudável.

Alimentação Estratégica Não Deve Ser Deixada de Lado

Embora existam frutos que possam auxiliar o processo de emagrecimento a alimentação estratégica ainda é a maneira mais eficaz quando o assunto é perda de peso e manutenção do peso atingido.

Portanto, consumir vegetais verdes folhosos de maneira frequente é garantia de ingestão de antioxidantes, vitaminas e minerais que regulam uma série de funções no organismo e que auxiliam na perda de peso de maneira correta, eficaz e duradoura.

Proteínas de alto valor biológico são importantes na manutenção de massa magra que automaticamente acelera o metabolismo e faz o organismo utilizar gordura corporal como fonte de energia – diminuindo assim os indesejados pneuzinhos e os quilos extras da balança.

As gorduras de qualidade também não devem ser esquecidas, pois elas têm o poder de oxidar gorduras ruins, diminuindo os níveis de colesterol, além de reduzir a taxa de gordura corporal, algo que automaticamente promove emagrecimento.

Fazer boas escolhas e ter bons hábitos é primordial para se manter saudável e dentro do peso ideal.

Eu vou ficando por aqui.

Desejo paz, saúde, sorte e felicidade.

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Forte abraço e até a próxima.

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Comentarios

  1. Fátima regina Rodrigues cestaro

    Gostei muito das informações sobre as frutas,muitas vezes achamos que estamos certos,na verdade não!Obrigada

  2. Maria Martins

    Muito esclarecedor

  3. fidelcino pereira de oliveira

    gostei muito estou precisando emagrecer sou aluno do dr rocha preciso de mais informacão

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Fidelcino, tudo bom?!

      Encaminhe um e-mail para a nossa equipe de suporte em (suporte@drrocha.com.br).

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