Idosos → Previna Várias Doenças com Alimentação!

Olá, aqui é o Dr. Rocha quem fala mais uma vez.

Como vocês estão?

No artigo de hoje, venho falar sobre a parcela da população que mais cresce no Brasil e no mundo: Os idosos. Além do mais, aproveitarei para apresentar as doenças que afetam mais comumente as pessoas que atingiram esse nível de experiência de vida e como preveni-las.

 

O Que é…

o que é idososDe acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde, idoso é aquele indivíduo que possui 60 anos de idade ou mais. Porém, levando em conta uma série de políticas públicas e sociais, esse limite tende a variar levando em conta as condições oferecidas por diferentes países.

Nações desenvolvidas, ou seja, de primeiro mundo, reconhecem como idosos, pessoas acima de 65 anos. Enquanto que em países subdesenvolvidos, como é o caso do Brasil, os idosos são aqueles que possuem 60 anos ou mais.

Embora existam diferenças, a própria OMS afirma que independentemente do limite mínimo adotado para definição de idoso, é importante levar em conta que a idade não é um marcador totalmente preciso.

Existem uma série de alterações fisiológicas que acompanham o processo de envelhecimento. Por conta disso, todos nós sabemos que existe uma imensa variação de condições de saúde, níveis de participação social e independência entre aqueles que são considerados idosos.

Dia do idoso

No ano de 2003 no dia 1º de outubro, através da lei 10.741 foi aprovado no Brasil o estatuto do idoso. Como principal objetivo, esse estatuto tem a valorização e respeito à pessoa idosa.

Por conta disso, no dia 1º de outubro, comemoramos o dia do idoso. Uma data simbólica, mas com o intuito de conscientizar e facilitar cada vez mais a vida das pessoas que já passaram dos 60 anos de idade.

Doenças mais Comuns

doenças em idososEnvelhecer e alcançar a marca de ser idoso gera muita preocupação coletiva. Algo muito difundido na nossa sociedade é que idosos possuem saúde mais frágil, sendo assim, são mais suscetíveis ao desenvolvimento de uma série de doenças.

Pensando dessa forma, minhas alunas me fizeram o seguinte questionamento: Dr. Rocha, quais são as doenças mais comuns em idosos?

Aumentou bastante o número de idosos que se cuidam e buscam por qualidade de vida, o que é algo positivo, no meu ponto de vista. No entanto, essa população, infelizmente ainda é muito suscetível à uma série de doenças. As principais são:

  • Mal de Alzheimer;
  • Mal de Parkinson;
  • Osteoporose;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Cânceres;
  • Diabetes tipo 2.

A seguir, falarei resumidamente sobre cada uma delas.

Mal de Alzheimer

O Mal de Alzheimer é uma doença característica em idosos. Trata-se de um problema neurodegerativo que afeta diretamente as células do sistema nervoso. Com o tempo, os idosos vão perdendo sua capacidade de memória, assim como funções cognitivas.

O mal de Alzheimer é progressivo e infelizmente, ainda não tem cura. A boa notícia é que sua progressão pode ser desacelerada.

Mal de Parkinson

mal de ParkinsonO mal de Parkinson é outra doença que atinge diretamente o sistema nervoso de idosos.

Também é uma doença progressiva, mas atinge diretamente a área cerebral responsável pelos movimentos. Idosos diagnosticados com essa patologia, apresentam tremores constantes que dificultam a realização de simples tarefas diárias.

Osteoporose

Embora seja uma doença que atinja mais as mulheres, os homens idosos também são atingidos pelo problema. A osteoporose se caracteriza pela diminuição da densidade óssea do esqueleto. Isso faz com que os ossos se tornem mais fracos e mais suscetíveis a fraturas.

Alterações hormonais, diminuição dos níveis de cálcio e baixas concentrações de vitamina D estão entre as principais causas da doença.

Doenças cardiovasculares

Nosso organismo é como uma máquina. Quanto mais ele trabalha, mais desgastado ele fica. Por isso, é tão comum que problemas cardiovasculares afetem idosos. Após anos de trabalho do coração e vasos sanguíneos, é relativamente comum problemas surgirem.

Dentre as principais doenças cardiovasculares que afetam os idosos estão:

Canceres

câncer de mama em idososO câncer é um problema de saúde de origem celular. Uma má replicação celular pode dar início a essa doença. Fatores ambientais como poluição e alimentação pouco saudável contribuem para o problema. Os cancros mais comuns entre os idosos são: câncer de próstata e câncer de mama.

Diabetes tipo 2

O diabetes tipo 2 é uma doença muito comum em organismos que foram maltratados com o passar dos anos. Uma má alimentação, associada ao sedentarismo facilitam a ocorrência dessa doença.

O diabetes tipo 2 é caracterizado pela resistência à insulina e quadros de hiperglicemia sanguínea. Ou seja, altas doses de açúcar no sangue.

Prevenir é Simples e Possível

alimento queijoPrevenir as doenças relacionadas à terceira idade é algo totalmente possível. Uma alimentação adequada é o principal passo para isso.

Pensando primeiramente nas patologias cerebrais, ofertar ao cérebro alimentos ricos em gorduras de qualidade é uma ótima forma de prevenção.

Os ácidos graxos, ricos em gorduras do tipo ômega-3 protegem o sistema nervoso. Esse tipo de gordura encontrado em peixes de água profunda, protegem o cérebro e ainda diminuem os níveis de glicose no sangue.

A ingestão de alimentos ricos em cálcio também é uma ótima forma de garantir saúde na terceira idade. Os queijos, kefir, iogurte, gergelim e couve são bons exemplos de alimentos que garantem ossos e coração fortes, prevenindo osteoporose e problemas cardiovasculares.

Vegetais folhosos são ricos em vitaminas, minerais, fibras e componentes antioxidantes que regulam uma série de reações fisiológicas. Com isso, cânceres e todas as demais patologias típicas da terceira idade, podem ser naturalmente prevenidas.

Alimentos ricos em carboidratos devem ser excluídos da alimentação. O excesso de glicose na corrente sanguínea afeta o cérebro, aumenta taxas de gordura corporal e induz o organismo a erros de duplicação celular. Ou seja, facilita a ocorrência de todas as doenças típicas de idosos.

Quer ser um idoso saudável? É simples, alimente-se de modo saudável, que é muito mais barato do que precisar tomar remédios.

Com isso, chego ao fim de mais um conteúdo inteligente.

Gostou do artigo de hoje? Curta, comente e compartilhe!

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando amor, paz, felicidade e sorte.

Grande abraço e até breve.

Dr. Rocha

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Meyre

    Meus pais estão bem velhinhos.. Tenho que dedicar meu tempo a eles

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  2. Regina

    Adorei.. um dia vamos chegar nessa fase

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  3. Soraya Mendes

    Alimentação é a base de tudo!

    • suporte@drrocha.com.br

      Muito bem!
      Equipe Dr. Rocha.

  4. Lavinia Gomes

    Eu sempre busco a melhor alimentação para minha mãe que ja está com alguns problemas…

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  5. Priscilla Breda

    Adorei o assunto ! Essa fase da vida é linda ! Só temos que nos cuidar .

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom que gostou!
      Equipe Dr. Rocha.

  6. Fabiana

    quais beneficios do omega 3?

  7. Rosário

    O que é kefir?

  8. Maria Gomes

    Gostaria de saber os fatores de risco do alzheimer?

  9. Daniella Tapias

    Uma explicação de carboidratos por favor

  10. Mônica

    Qualquer um pode ter osteoporose????

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário