Pré-Treino → Descubra o Que vai Turbinar Seus Resultados

Olá, aqui é o Dr. Rocha. Hoje irei invadir o universo da prática de atividades esportivas através de dicas do que ingerir antes de um treino para que seu rendimento seja o melhor possível.

Ficou curioso? Então não deixe de ler o artigo, pois hoje vamos falar do famoso pré-treino.

 

entenda pré treinoEntenda o Que é…

Embora esse termo esteja no auge e ganhe textos exclusivos em redes sociais, ainda existe muita gente que não sabe do que se trata.

Um pré-treino nada mais é do uma refeição ou um lanche intermediário feito antes de qualquer prática esportiva, com o objetivo de potencializar o desempenho nas atividades.

Qual a Importância?

O pré-treino é muito importante, pois irá fornecer energia para a prática de atividade física.

Praticar atividades físicas sem uma alimentação prévia favorece quadros de hipoglicemia, ou seja, facilita a diminuição dos níveis de glicose sanguínea.

Por isso, é realmente fundamental ingerir algum tipo de alimento antes de praticar quaisquer esportes.

Suplementos podem ser Utilizados? Do que eles são Feitos?

suplementoNo geral, os suplementos são caros e, muitas vezes, são desenvolvidos para uso de atletas profissionais. Sua utilização sem nenhum tipo de instrução profissional realizada por nutricionistas ou médicos pode ser perigosa.

Minha recomendação é que você não use suplementos como opção de pré-treino e busque fontes alimentares como forma de garantir energia prévia para praticar sua atividade física.

Você deve acompanhar que, a cada dia que passa, surgem novas opções de suplementos no mercado. Cada um com a sua finalidade… Esses produtos geralmente são feitos de:

  • Aminoácidos (como o BCAA, beta-alanina e a creatina);
  • Proteínas (um exemplo é o famoso whey
  • Estimulantes (taurina e cafeína);
  • Precursores de GH (como a arginina).

Qual Tipo de Alimento Escolher?

ovoO fato é: Para praticar atividades físicas você precisa de energia. Do ponto de vista saudável, as gorduras de qualidade são as melhores opções de oferta energética para o nosso organismo.

No entanto, embora não sejam tão seguros, alguns alimentos ricos em carboidrato também podem ser utilizados como opção no caso de um esporte de alto rendimento e longa duração. Alguns deles são: Corridas, ciclismo, Triatlon, Ironman e ultramaratonas.

Os alimentos ricos em proteína (conhecidos como construtores) e os vegetais ricos em vitaminas e minerais (também chamados de reguladores) são boas opções para consumo após o treino, uma vez que auxiliam os tecidos lesionados a se recuperarem.

Dicas de Pré-Treino

Depois que expliquei para meus alunos e minhas alunas do que se tratava esse termo, muitos deles me fizeram o seguinte questionamento: Dr. Rocha, quais opções de pré-treino o senhor considera boas? Por favor, nos dê algumas dicas.

Pois bem, pensando na saúde e bem-estar de meus alunos e pacientes, eu separei algumas dicas de pré-treino que julgo serem saudáveis e que podem fornecer uma energia limpa e segura para pratica de várias atividades físicas.

Explicarei cada uma delas logo a seguir, confiram:

  • Abacate com semente de chia e cacau em pó;
  • Sementes oleaginosas e chocolate 70% ou 85%;
  • Suco de minerais com chá verde e gengibre;

abacate com chiaAbacate com semente de chia e cacau em pó

Quantidade de ingredientes: 1 fatia média de abacate, uma colher de chá de semente de chia e uma colher de chá de cacau em pó.

Essa é uma dica interessante de pré-treino. O abacate fornece grande quantidade de gordura de qualidade, assim como a semente de chia, o que garante energia. O cacau em pó atua diretamente como um antioxidante capaz de retardar o surgimento da sensação de fadiga.

Sementes oleaginosas e chocolate 70% ou 85%

Quantidade de ingredientes: cerca de 5 a 7 castanhas (Pará, caju, nozes, amêndoa, macadâmia, Noz da índia) e um tablete de 5 gramas de chocolate 70% ou 85%.

A exemplo da opção anterior, a energia virá da gordura presente nas sementes. O chocolate 70% ou 85% é fonte de cacau e fitoquímicos capazes de fornecer ao organismo melhor oxigenação, protelando cansaço e aumentando o desempenho da atividade física praticada.

 

Suco de minerais com chá verde e gengibre

gengibreQuantidade de ingredientes: folhas de couve e espinafre, 1 copo de chá verde frio, 1 colher de sobremesa de semente de chia, 2 fatias de gengibre.

Dentro do liquidificador, bata a couve e o espinafre junto ao chá verde e gengibre. Em seguida, basta adicionar a chia e consumir previamente antes do treino.

Essa dica fornece altas doses de ferro, que potencializam a oxigenação corporal, além de gordura de qualidade fornecida pela semente de chia. O gengibre funciona como ingrediente termogênico, facilitando o uso de gordura corporal como fonte secundária de energia.

Coenzima Q10 é Aliada dos Praticantes de Atividades Físicas

Uma boa opção para quem busca energia limpa e de qualidade antes de praticar atividades físicas é a coenzima Q10.

Também chamada de ubiquinona, esse composto é semelhante a uma vitamina lipossolúvel. Ou seja, funciona de modo mais adequado na presença de fontes de gordura de qualidade.

A coenzima Q10 age de maneira direta siobre a funcionalidade das mitocôndrias (estruturas responsáveis por produzir e ofertar energia para o seu organismo). A presença aumentada desse composto potencializa o funcionamento dessas organelas.

Com as mitocôndrias trabalhando de maneira mais eficaz, haverá maior oferta de energia. Com mais energia disponível, melhor será o desempenho durante a prática de determinada atividade física.

Diferente do que muita gente pensa é possível praticar atividade física sem ingerir grandes quantidades de carboidrato antes do treino. Isso torna o exercício ainda mais saudável!

Pronto. Agora que você já tem algumas dicas de pré-treino, é hora de preparar sua refeição e praticar sua atividade física favorita. Deixe o sedentarismo de lado, sua saúde agradecerá.

Gostou das dicas? Curta, comente e compartilhe. Vamos espalhar saúde juntos!

Ser saudável é mais simples do que você imagina…

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando, paz, amor, sorte e felicidade.

Um forte abraço e até breve.

Dr. Rocha

Posts Relacionados

Comentarios

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário