Catapora → Você Já Teve? Esses Alimentos Ajudam a Tratar!
Olá, aqui é o Dr. Rocha mais uma vez. Como vocês estão? No artigo de hoje vou falar sobre uma doença muito conhecida, principalmente para quem tem filhos: A catapora.
O que é isso?
Trata-se de uma doença muito comum que normalmente acomete as crianças. Ela é causada por um vírus e tende a ser muito contagiosa.
Quem é exposto ao agente invasor e sofre com a doença desenvolve imunidade e nunca mais se torna vítima da patologia. Portanto, só se pega catapora uma vez na vida.
De modo usual, a doença não apresenta grandes complicações. Entretanto, quando acomete bebês ou adultos e idosos com o sistema imunológico debilitado, ela pode ser grave, fazendo com que maiores cuidados precisem ser tomados.
A melhor forma de prevenir a catapora se dá através da imunização via vacina.
Entenda as Causas dessa Doença
O vírus varicela-zoster é o causador da catapora. Esse vírus integra a família de vírus que causam a herpes ou herpes zoster (doença popularmente chamada de cobreiro, que causa bolhas e manchas dolorosas que acometem principalmente adultos e grávidas).
Como Ocorre a Transmissão?
A transmissão da catapora acontece da mesma forma que outras doenças de origem viral. Ou seja, através de gotículas de saliva, tosses, espirros, utilização de talheres e roupas contaminados com fluídos biológicos que contenham o vírus varicela-zoster.
É exatamente durante o outono e o inverno que os casos de catapora aumentam. Isso porque as pessoas tendem a se manter em ambientes mais fechados para se protegerem das baixas temperaturas.
Período de Duração
A catapora dura entre 10 e 15 dias, esse é o período de vida do vírus. É relativamente comum que crianças passem as férias escolares de inverno se recuperando da doença.
Sintomas Clássicos
Geralmente, os sintomas desse problema de saúde aparecem cerca de cinco dias após contato com o agente infeccioso. Quem é acometido pela doença apresenta os seguintes sinais:
- Febre alta, passando dos 39ºC;
- Mal estar generalizado;
- Diminuição de apetite;
- Dores de cabeça;
- Dores de barriga;
- Surgimento de bolhas avermelhadas espalhadas pelo corpo.
Primeiramente as manchas surgem na região abdominal e se espalham por todo o corpo.
Essas manchas se tornam bolhas que estouram e cicatrizam. Nesse intervalo de tempo, entre o surgimento e a cicatrização, a vítima da doença relata coceira e intenso desconforto.
Coenzima Q10 Ameniza os Sintomas e Garante Saúde da Pele
A coenzima Q10 é uma substância que mantém a pele bonita e saudável. Como acabei de citar, a catapora é uma doença que tende a causar incômodos e coceira.
Ao coçarmos as lesões oriundas dessa doença, cicatrizes profundas podem ficar marcadas nas mais diversas regiões corporais. Por isso, manter os níveis de coenzima Q10 dentro da normalidade é fundamental para amenizar a gravidade dos sintomas e garantir a saúde da pele.
Saiba Como é Feito o Diagnóstico
O diagnóstico de catapora é simples. Em uma consulta, através de um exame físico, observação dos sintomas e conversa com o paciente, o médico é capaz de diagnosticar a doença e prescrever o tratamento adequado.
Você Sabe Como Tratar a Catapora?
Por se tratar de uma doença de origem viral, não existe tratamento específico para a doença. No entanto, existem medicamentos que podem aliviar os sintomas e deixar os pacientes mais confortáveis durante o ciclo de vida do vírus.
Medicamentos retrovirais podem ser utilizados para diminuir o tempo de duração da infecção viral. Além disso, analgésicos e antitérmicos como a aspirina são comumente ministrados para diminuição de sintomas como febres, dores e mal-estar.
Alguns tratamentos complementares também são regularmente utilizados para tratar a patologia. São eles:
- Utilização de géis e pomadas hidratantes mentoladas visando refrescar a pele e aliviar a coceira;
- Uso de sabonetes antissépticos para evitar que as bolhas quando estouradas inflamem ou infeccionem;
- Banhos com permanganato de potássio (a famosa água roxa ou violeta que visam diminuir a coceira).
Possíveis Complicações da Doença
Minhas alunas são relativamente preocupadas, por isso me fizeram o seguinte questionamento: Dr. Rocha, a catapora pode trazer complicações à saúde?
Eu respondo que sim!
Embora ela seja uma doença comum, pode trazer complicações à saúde. Principalmente em adultos e idosos, que é exatamente quando ela se manifesta de maneira mais agressiva.
Dentre as possíveis complicações que a catapora pode causar eu cito:
- Surgimento tardio de herpes-zoster;
- Bebês de mulheres que tiveram catapora podem nascer prematuramente ou com baixo peso;
- Infecções ou inflamações secundárias por conta do estouro das bolhas como endocardite, miocardite e pneumonia;
- Ataxia cerebelar, ou seja, perda de equilíbrio ao caminhar durante o processo de recuperação da doença.
Em casos mais graves e raros, a catapora pode levar o paciente a óbito.
Alimentos que Auxiliam no Tratamento
Outra forma de acelerar o tratamento é por meio da alimentação. Fornecer ao organismo nutrientes fortalecedores acelera a recuperação dos pacientes diagnosticados com a doença. Os alimentos que podem turbinar o sistema imunológico e diminuir o ciclo de vida do vírus são:
Vegetais verdes folhoso
Brócolis, rúcula, couve-flor, chicória, almeirão, espinafre são ricos em vitaminas e minerais que regulam uma série de pequenas funções e promovem um funcionamento mais linear de nossas defesas naturais.
Gorduras de qualidade
Alimentos como azeite de oliva, sementes oleaginosas, manteiga, queijos e banha de porco são ricos em gorduras de qualidade. Esse tipo de gordura fornece energia para o organismo realizar suas funções e combater o agente invasor da melhor forma possível.
Proteínas de alto valor biológico
As proteínas de alto valor biológico como carnes vermelhas, frangos, ovos e peixes são responsáveis por fornecer estabilidade aos tecidos corporais. Além disso, a presença de aminoácidos nessas proteínas regula o funcionamento do sistema imunológico.
Alimentos industrializados ou ricos em carboidratos são conhecidos como alimentos ricos em calorias vazias. Ou seja, só possuem calorias e nenhum tipo de nutrientes, devendo, assim, serem evitados por todos nós.
A alimentação adequada é a chave para mantermos a saúde em dia e as doenças distantes.
Com isso, chegamos ao fim de mais um conteúdo inteligente.
Gostou do artigo? Curta, comente e compartilhe.
Eu vou ficando por aqui!
Me despeço desejando amor, saúde, felicidade e sorte.
Grande abraço e até breve
Dr. Rocha
Graças a Deus eu tive na infância e nem me recordo.
😉
Equipe Dr. Rocha.
Morro de medo da minha filha pegar catapora
🙁
Equipe Dr. Rocha.
Catapora é terrivel coça tudo
🙁
Equipe Dr. Rocha.
Nunca tive graças a Deus
Que bom!
Equipe Dr. Rocha.
O que pode causar pneumonia?
Entenda melhor neste artigo -> https://drrocha.com.br/pneumonia/
Equipe Dr. Rocha.
Achei muito interessante pois quero prevenir essa doença aqui em casa
😉
Equipe Dr. Rocha.
Vou comprar esses alimentos urgente
Oba!
Equipe Dr. Rocha.
As dicas do video são importantes!
São sim!
Equipe Dr. Rocha.
Como diminuir a febre?? Ate que ponto é saudavel?
Entenda melhor neste artigo -> https://drrocha.com.br/febre/
Equipe Dr. Rocha.
Quanto tempo dura ?
Como foi dito no artigo acima: “A catapora dura entre 10 e 15 dias, esse é o período de vida do vírus.”
Equipe Dr. Rocha.