Chapéu de Couro → Um Ótimo Remédio Natural Para Feridas

Olá, aqui é o Dr. Rocha mais uma vez. No artigo de hoje eu vou falar sobre uma planta um pouco desconhecida, mas que é capaz de trazer muitos benefícios a seus consumidores. É o chapéu de couro.

 

O Que é o Chapéu de Couro?

aguapéO chapéu de couro é mais uma das muitas plantas que são consideradas medicinais. Seu nome botânico/científico é Echinodorus grandiflorus, mas popularmente é conhecido como aguapé, chá mineiro ou então alismacéa.

A planta é conhecida por ter folhas duras como o couro, por isso o seu nome – chapéu de couro. Ela costuma crescer pouco mais do que 30 cm e se caracteriza por sua floração esbranquiçada.

Para que Serve?

Essa planta é bastante utilizada no tratamento coadjuvante de inflamações gerais, como a dor de garganta, além de auxiliar na cura de feridas.

Além disso, ela também é consumida por pessoas que tem artrite, artrose, reumatismo, colesterol alto, pressão alta e ácido úrico. Um dos efeitos mais conhecidos da planta é a sua ação diurética.

Principais Propriedades da Planta

Suas principais propriedades medicinais são:

  • Anti-inflamatória;
  • Adstringente;
  • Antirreumática;
  • Antihipertensora;
  • Antiartrítica;
  • Depurativa;
  • Diurética;
  • Energética;
  • Laxativa.

Segurança

Quem acompanha meus textos e artigos sabe o quanto eu prezo por uma alimentação natural, ou seja, sem a ingestão de alimentos industrializados ou então ultra processados sem a presença de conservantes.

Sempre que possível, gosto de optar pelo uso de alimentos funcionais ou então plantas medicinais para potencializar minha saúde.

Sempre que apresento para minhas alunas algum novo alimento ou planta, elas ficam preocupadas no que diz respeito à segurança, quando apresentei o chapéu de couro elas prontamente me questionaram: Dr. Rocha, o consumo do chapéu de couro é seguro?

Eu respondi que sim! O chapéu de couro é uma planta medicinal com uso totalmente liberado pela ANVISA, portanto pode ser consumida sem nenhum tipo de preocupação.

Como consumir?

Outra grande dúvida a respeito dessa planta está diretamente relacionada ao seu consumo.

A única maneira de consumir o chapéu de couro se dá através de um chá, que possui um sabor um tanto quanto peculiar e único. Para preparar a bebida você vai precisar de:

  • 20 gramas de folhas da planta;
  • 1 litro de água.

As plantas devem estar limpas e serem mantidas em um recipiente enquanto a água é fervida em outro. Assim que a água levantar fervura o fogo deve ser desligado e deve ser despejada sobre as folhas.

Deve-se deixar a infusão descansar por um período de 10 minutos, coar e beber no mesmo dia em quer foi feita.

Uma curiosidade

curiosidadeEmbora seja relativamente desconhecida por brasileiros, a planta é nativa das regiões sudeste e centro-oeste do país e pode ser facilmente encontrada nos estados de Minas Gerais, São Paulo e principalmente Mato Grosso do Sul.

É uma planta considerada pantanosa, pois se adapta com facilidade às margens de rios, lagos, brejos e principalmente pântanos, onde inclusive podem viver por longos períodos submersa.

Poderosos agentes antioxidantes como taninos, triterpenos, flavonoides, glicosídeos são encontrados na composição da planta.

Benefícios

Mostrarei agora, os principais benefícios dessa curiosa planta

Proteção cardiovascular

A composição do chapéu de couro auxilia de maneira realmente efetiva a diminuição dos níveis de colesterol e também triglicerídeos sanguíneos. A redução das taxas desses marcadores propicia de modo direto a redução das placas de gordura em vasos sanguíneos.

Com isso, o sistema cardiovascular pode trabalhar de modo mais adequado, evitando que seus consumidores possam sofrer infartos, AVC, má circulação sanguínea ou até mesmo insuficiência renal.

Amenização de inflamações

Como se sabe, atrite e artrose são doenças inflamatórias sistêmicas capazes de causar dores extremamente desconfortáveis a seus portadores.

A ação anti-inflamatória do chapéu de couro é capaz de minimizar os processos inflamatórios dessas doenças que citei, além de todo e qualquer tipo de inflamação sistêmica, causando uma diminuição dos níveis de dores e melhor qualidade de vida de quem a consumir.

Depuração de toxinas e diminuição de inchaços

O chapéu de couro age como um agente limpador do organismo. Sua ação depurativa e diurética contribui para a eliminação de toxinas e diminuição de edemas causados pela má alimentação e sedentarismo, por exemplo.

Além disso, seu potente efeito laxativo é capaz promover a melhora do funcionamento intestinal revertendo problemas como prisão de ventre e também barriga inchada.

O consumo correto e adequado da planta auxilia na manutenção de uma silhueta mais bonita e saudável, desde que se pratique uma alimentação estratégica constante.

Eficaz no combate à gota

A gota é uma doença caracterizada pelo acúmulo de ácido úrico, conhecida por causar extrema dor em seus portadores. No entanto, o que pouca gente sabe, é que esse problema de saúde pode ser amenizado com o chapéu de couro.

Sua alta capacidade de depuração contribui para diminuição dos níveis de ácido úrico do organismo, o resultado disso é um alivio nas dores causadas pela doença e mais qualidade de vida.

Contraindicações

O consumo desta planta é contraindicado em casos de pacientes que apresentem qualquer tipo de insuficiência renal ou então cardíaca, isso pelo fato de possuir efeito depurativo e levar esses órgãos a um mal funcionamento.

Além disso, pacientes que fazem uso de medicamentos anti-hipertensivos, ou seja, para controle de pressão alta, também devem evitar o consumo da planta.

Efeitos colaterais

O uso indiscriminado ou excessivo do chapéu de couro pode causar efeitos colaterais básicos, mas que são indesejados por todo e qualquer tipo de pessoa. Dentre as reações adversas mais comuns relatadas por seus consumidores estão:

dor de cabeçaEmbora seja uma planta e possua origem totalmente natural, o consumo do chapéu de couro deve ocorrer com parcimônia e inteligência, evitando todo e qualquer tipo de excesso. Consumir qualquer tipo de substância de modo excessivo e exagerado pode fazer mal à nossa saúde, lembre-se sempre disso.

Para ajudar você a aprender a melhor maneira de utilizar os remédios naturais, eu criei um portal chamado Viver Nature.

O Viver Nature é um verdadeiro guia que vai ajudar você a se tratar sozinho e manter a sua saúde impecável. Cadastre-se aqui para receber todas essas informações agora mesmo.

 

Eu vou ficando por aqui.

Se você já consumiu ou conhece algum que consumiu o chapéu de couro deixe um comentário falando sobre os efeitos da planta.

Me despeço desejando paz, felicidade e sorte.

Forte abraço e até o próximo artigo.

Dr. Rocha.

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Enfermeira aparecida Oliveira

    Gostaria de receber outros que me ajude a combater os fungos das unhas encravada

    • suporte@drrocha.com.br

      Recomendamos que consuma alimentos ricos em vitamina do complexo B.
      Equipe Dr. Rocha.

  2. Maria Emilia dos Reis Mendoca

    Uso o chapéu de couro contra dores renais. É ótimo.

    • suporte@drrocha.com.br

      Que legal!
      Equipe Dr. Rocha.

  3. Luzia Lima

    Eu gostaria de adquirir o livro emagreça com Dr.Rocha, mais fiquei preocupada quanto a segurança

    • suporte@drrocha.com.br

      Envie um e-mail para a Equipe de Suporte através do e- mail suporte@drrocha.com.br Assim poderemos te auxiliar melhor!
      Equipe Dr. Rocha.

  4. EvaPiresMaciel

    Gostei muito mais tomo remédio para pressão e ante-depressivo fiquei triste não posso usar o chapéu de couro

    • suporte@drrocha.com.br

      Poxa! 🙁
      Equipe Dr. Rocha.

    • Rosileide

      Eu tomo antedepressivo , Losartana, sinvastatina clonazepam e antealergico.

  5. Maria. Iraci

    Gostei. Muito. Da. Dica. Do. Chepeu. De. Coro. Vou. Fazer. Ja. Uso. Baste. Chas. Sou. Praticamente. Naturalista. Adoro. Muito. Ebrigado. Gratidão

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

    • Rosileide

      Já tomei muito chá de chapéu de couro e ótimo de continuidade Dr Rocha parabéns.

      • suporte@drrocha.com.br

        😉
        Equipe Dr. Rocha.

  6. Eduarda

    Uau!! Gostei

    • suporte@drrocha.com.br

      😀
      Equipe Dr. Rocha.

  7. Olivia

    Eu adoro.

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  8. Silvana

    Interessante dr rocha

    • suporte@drrocha.com.br

      😀
      Equipe Dr. Rocha.

  9. SONIA MACHADO

    SEMPRE APRENDENDO !!

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom que gosta, Sonia!
      Equipe Dr. Rocha.

  10. Claudia

    Dr Rocha estou sempre conhecendo novas plantas a partir do seu conhecimento. Obrigada!

    • suporte@drrocha.com.br

      Que ótimo, Claudia!
      Equipe Dr. Rocha.

  11. Simara

    Tive alergia, é normal?

    • suporte@drrocha.com.br

      É um dos efeitos colaterais.
      Equipe Dr. Rocha.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário