Gota → Causas, Sintomas e Tratamento (SAIBA TUDO AQUI!)

Olá amigos, aqui é o Dr. Rocha falando e hoje iremos abordar um assunto que mexe com a curiosidade de muita gente: A gota.

O Que é Gota

A gota é caracterizada por um tipo de artrite que acomete osartrite pacientes quando há um acúmulo de ácido úrico no sangue, o que causa uma série de inflamações nas articulações. A gota é resultado da presença excessiva do ácido úrico na corrente sanguínea.

Existem dois tipos da inflamação, a gota aguda e a gota crônica. A gota aguda é uma doença extremamente dolorosa que afeta basicamente uma única articulação, já a gota crônica consiste no surgimento repetitivo de dores e inflamações que podem envolver mais de uma articulação.

Sintomas de Gota

Os sintomas da doença são basicamente os mesmos do ácido úrico alto. Trata-se de sintomas agudos, que ocorrem de maneira repentina, principalmente durante a noite, entre os principais eu gosto de elencar:

  • Dores intensas nas articulações dos pés, tornozelos, joelhos, mãos e pulsos. Essa dor, normalmente é mais forte nas primeiras 24 horas;
  • Com o passar da dor, o paciente sente um desconforto nas articulações que podem durar dias e/ou então até mesmo semanas;
  • Inflamações e vermelhidão na região das articulações afetadas também são sintomas comuns do paciente que possui gota;
  • Presença de caroços sobre a pele, geralmente ao redor das articulações ou então em qualquer outra parte do corpo.

Depois de sofrerem o primeiro ataque, os pacientes não apresentam mais os sintomas, e mais de 50% desses pacientes sofrem um segundo ataque.

É importante ressaltar, que algumas pessoas possuem pré-disposição para o desenvolvimento de gota crônica, são aquelas que já possuem algum tipo de artrite ou movimentos reduzidos por problemas articulares.

Diagnóstico

Para que o diagnóstico da doença seja fechado, o paciente precisaráexame passar por um exame físico, onde o médico irá analisar as articulações que o paciente sente dor, e depois fará uma série de questionamentos sobre o histórico de saúde do mesmo, hábitos alimentares e doenças pré-existentes.

Em seguida, o paciente poderá ser submetido a exames como:

  • Análise de líquido sinovial – que pode mostrar cristais de ácido úrico;
  • Exames bioquímicos de sangue e urina a fim de medir a quantidade de ácido úrico,
  • Raio-X da articulação
  • Biopsia sinovial.

Causas

Como citado anteriormente, a doença é causada pela presença de níveis elevados de ácido úrico na corrente sanguínea. Isso pode ocorrer se o corpo produzir ácido úrico em excesso e/ou então se tiver dificuldade de eliminar o ácido úrico devido a problemas renais.

Quando essa substância se acumula no liquido ao redor das articulações – também chamado de liquido sinovial, são formados cristais de ácido úrico, que causam inflamação inchaço e dores nas articulações.

Médicos não sabem a causa exata da gota, mas conseguem apontar os fatores de risco para o desenvolvimento dessa dolorosa doença, que são:

  • Histórico familiar, já que essa doença pode ter fundo genético e hereditário;
  • Sexo: A gota é mais frequente e comum em homens,
  • Ingestão excessiva de álcool;
  • Ingestão excessiva de alimentos ricos em carboidratos simples;
  • Uso indiscriminado de diuréticos;
  • Hipertensão Arterial;
  • Diabetes;
  • Altos níveis de gordura corporal;
  • Arteriosclerose.

Diabetes eglicose Gota Possuem Uma Íntima Relação

Você pode me perguntar: Dr. Rocha, o diabetes pode fazer com que o paciente desenvolva gota?

Infelizmente eu respondo que sim.

O diabetes é uma das principais causas de danos renais aos seus portadores. Um paciente diabético possui cerca de 30% de chances de devolver algum tipo de lesão ou transtorno renal.

Como se sabe, o diabetes mellitus é uma doença onde o paciente desenvolve resistência ou então deficiência insulínica, e isso faz com que haja mais glicose circulando na corrente sanguínea, essa glicose em excesso no sangue normalmente lesiona os tecidos do organismo, vasos sanguíneos, como veias e artérias, e os rins são os mais afetados.

Por isso é comum um paciente diabético desenvolver problemas cardiovasculares, e renais, como insuficiência renal e gota, por exemplo.

Consequências do Desenvolvimento da Gota

Por ser uma doença extremamente dolorosa, a gota, também chamada de ácido úrico alto, tem como consequências diretas em seus pacientes, as dores constantes nas articulações que podem ser um verdadeiro incomodo, que pode proporcionar uma série de dificuldades na vida dos pacientes.

Alimentação Inteligente: Poderosa Aliada na Prevenção de Gota

Quando se fala em gota ou então outras doenças renais, logo surge o questionamento automático sobre alto consumo de proteína que teoricamente seria danoso aos rins.

Porém, diferente do que muita gente acredita, essa relação de alto consumo de proteína com doenças renais já não é mais válida. Estudos demonstram que altas doses proteicas diárias, que giram entre 2,5g por quilo do paciente, não causam nenhum tipo de dano ou lesão renal.

Quando falamos de problemas renais, o componente mais perigoso e lesivo aos rins é a glicose.

O excesso de glicose na corrente sanguínea tem o poder de causar uma série de transtornos aos rins, fazendo com que o paciente que se alimenta dessa maneira possa vir a desenvolver gota, ou então até problemas renais mais sérios. Por isso se alimentar de maneira inteligente é fundamental para manter a saúde em dia.

Como se sabe, alimentos ricos em carboidratos simples são transformados em glicose quase que de maneira instantânea após sua ingestão, esse tipo de alimento deve ser evitado, ou então ter o seu consumo diminuído.

Para evitar problemas de ordem renal, todas as pessoas devem preferir o consumo de vegetais folhosos, como brócolis, couve-flor, couve, espinafre, rúcula e repolho, por exemplo. Esses alimentos são ricos em agentes antioxidantes, além de possuírem altas doses de vitaminas e minerais que promovem o funcionamento correto e limpeza do organismo das pessoas que os ingere.

Ainda falando sobre alimentação inteligente, alimentos ricos em gorduras benéficas e proteínas de alto valor biológico, como azeites, peixes gordos, ovos e carnes vermelhas proporcionam energia e mantém os níveis de imunidade extremamente elevados e não causam nenhum tipo de sobrecarga renal.

Fazer boas escolhas alimentares significa praticar uma alimentação inteligente. Esse estilo de vida é sem sombra de dúvidas a melhor maneira de ser saudável, ter qualidade de vida e se proteger de uma série de transtornos e doenças diretamente ligadas a alimentação.

Me despeço de você desejando saúde e felicidade.

Gostou do nosso texto? Curta, compartilhe e comente!

Forte abraço e até a próxima.

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Francisco

    Muito esclarecedor obrigado
    Dr rocha

    • suporte@drrocha.com.br

      Agradecemos o carinho e a confiança em nosso trabalho!
      Qualquer dúvida envie e-mail para nosso atendimento: suporte@drrocha.com.br.
      Grande Abraço!
      Equipe de suporte.

      • natanael de freitas

        Você fala em carnes vermelhas. Por ex., não posso comer carne vermelha, pois a crise de gota volta a todo vapor e quase que não posso andar nesse período, pois meus pés incham e a dor é desesperante. Tenho aí que tomar anti-inflamatório. Outra coisa que queria tirar dúvida é a respeito das comidas ricas em carbohidratos. Quais são as aprincipáis que deveriam ser evitadas?
        Grato pela gentil atenção.

        • suporte@drrocha.com.br

          Olá, tudo bom!
          Envie sua solicitação para nosso e-mail de atendimento.
          E-mail : suporte@drrocha.com.br
          Aguardamos seu contato.
          Equipe de suporte.

      • fidelcino pereira de oliveira

        foi bem esplicado gostei obrigado dr rocha

      • fidelcino pereira de oliveira

        dr rocha sua explicasão me fez entender melhor os problemas causado pelo acído urico ou gota obrigado

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário