Pirâmide Alimentar: A Verdade Revelada

No post passado, nós conversamos sobre as gorduras saturadas. Neste artigo eu quero compartilhar com você aquele que pra mim é o maior erro da história da nutrição de todos os tempos: a criação da pirâmide alimentar por políticos nos EUA na década de 70.

Você pode me perguntar: Mas porque Dr Rocha? Eu te respondo: por vários motivos. Para ficar mais didático, vou falar de cada um deles. Fique também à vontade para ver o vídeo abaixo onde explico de forma resumida mais sobre a pirâmide alimentar.

1) A Pirâmide Alimentar foi criada por políticos e não por cientistas, médicos da área da nutrição ou nutricionistas:

Isso mesmo! Um grupo de políticos se reuniu, um jornalista redigiu e a partir desse momento os EUA decretaram o tipo de alimentação que os norte-americanos deveriam consumir daquele momento em diante.

E o pior, os outros países passaram a seguir essa pirâmide, inclusive o Brasil e os diversos países da America Latina. Esse foi o grande absurdo e não dá pra imaginar que surgiria algo de bom com um início tão ruim.

2) A Pirâmide Alimentar simplesmente proibiu alimentos inteligentes e saudáveis:

Alimentos importantes para nossa saúde do ponto de vista evolutivo.

A pirâmide alimentar proibiu alimentos que já estavam presentes na alimentação humana desde os tempos em que vivíamos em cavernas. Ou seja, proibiu as gorduras estratégicas (gordura saturada animal como bacon, manteiga e outras gorduras).

Alimentos que estiveram presentes há centenas de milhares de anos na nossa alimentação, foram demonizados e isso começou a partir da década de 50 por um cientista chamado Ancel Keys que forjou um estudo e depois se tornou político.

3) A Pirâmide Alimentar permitiu e até incentivou alimentos ruins para a nossa saúde:

piramide em desusoA base da pirâmide alimentar é formada por carboidratos refinados e integrais como pães, biscoitos integrais, doces, panquecas, grãos integrais e outros.

Alimentos que a boa ciência nos mostra através de centenas de estudos das universidades mais renomadas do mundo (Harvard, Massachussets, Stanford e outras) que elevam o açúcar no sangue, elevam a insulina e levam com o passar do tempo ao sobrepeso, à obesidade e em muitas pessoas levam à diabetes, pressão alta e aumento de triglicerídeos, o trio mortífero conhecido como Síndrome Metabólica.

Resumindo, a pirâmide alimentar adoece você com o passar dos anos! E quase ninguém faz essa associação. Inclusive médicos e nutricionistas infelizmente continuam indicando ela como base da alimentação atual, algo inacreditável!

4) A Pirâmide Alimentar gerou a maior epidemia de doenças da história da humanidade:

Como dizia meu avô, quem está semeando ventos não pode colher algo diferente de tempestades não é mesmo? Se algo foi criado por um grupo de políticos, não dá para ser confiável convenhamos. 

Ainda mais se metendo em assuntos de nutrição, que envolve a saúde do ser humano! 

Como esperado por alguns cientistas renomados da época (que foram silenciados ou ignorados), a pirâmide alimentar só poderia gerar isso: a maior epidemia de obesidade, sobrepeso, diabetes e outras doenças associadas da história da humanidade!

De fato, com a proibição das gorduras estratégicas (bacon, manteiga de leite, e outras) e o incentivo aos carboidratos refinados e integrais, isso gerou a partir do início da década de 80 uma explosão nos índices de homens e mulheres com sobrepeso, obesidade, diabetes, pressão alta e outras doenças associadas como nunca se viu na nossa história!

Pirâmide Alimentar Brasileira

É interessante observar que a partir da década de 90 isso só aumentou e na virada desse milênio então hoje temos nos EUA  cerca de dois terços de homens e mulheres com sobrepeso ou obesos.

E um terço de crianças com sobrepeso ou obesidade. O Brasil está caminhando a passos largos para esse triste quadro.

E porque será que ninguém fala a respeito disso?

Alguém Precisa Falar!

Eu como médico, tenho como  missão pessoal divulgar informação valiosa para transformar vidas e acordar as pessoas que estão presas no que chamo de Matriz da Desinformação.

Ela é formada por 3 indústrias poderosas que não querem que você perceba o que está acontecendo: A indústria de alimentos, a indústria farmacêutica e a indústria que chamo do emagrecimento (clínicas de estética, pílulas mágicas, dietas da moda, emagrecimento milagroso e etc). 

Funciona da seguinte forma: a indústria de alimentos, cuja base é da pirâmide alimentar recomendada pelo governo lucra bilhões vendendo produtos à base de trigo e açúcar.

Eles com o passar do tempo te adoecem e você procura um médico. Esse vai te prescrever um medicamento que você irá comprar e passar a tomar pelo resto de sua vida, alimentando a indústria farmacêutica, também bilionária.

Você provavelmente irá buscar uma solução e fatalmente irá cair nas mãos da indústria do emagrecimento, e irá se frustrar com tratamentos e procedimentos inúteis e ineficazes.

Infelizmente você terminará frustrada, obesa e doente. E as 3 indústrias cada dia mais bilionárias!

Perguntas sobre a Pirâmide Alimentar

Recebo constantemente perguntas sobre quais os alimentos corretos para consumir durante o dia, e perguntas relacionadas a pirâmide alimentar, veja algumas perguntas abaixo:

  • Que tipo de alimentação você recomenda em detrimento a pirâmide alimentar?
  • A boa ciência ou seja, os estudos das maiores universidades do mundo (Harvard, John Hopkins, dentre outras),  recomendam uma alimentação à base de gorduras saudáveis (óleo de coco e azeite por exemplo), proteínas de alto valor biológico (ovos, peixe, carnes de animais que pastam por exemplo), hortaliças, legumes, dentre outros.
  • Você dá preferência a algum macronutriente ou uma composição de macronutrientes em dietas dadas a seus pacientes?
  • Hoje a ciência nos mostra que uma alimentação à base de gorduras saudáveis (óleo de coco, ovos por exemplo), de preferência associada a uma proteína de alto valor biológico (carnes diversas) são a base de uma alimentação saudável tanto para diabéticos como para obesos, aliás, a maior parte dos diabéticos são do tipo 2 e também obesos.
  • Quais os prejuízos de uma dieta baseada em carboidratos?
  • A dieta recomendada pela pirâmide alimentar que é à base de carboidratos refinados ou mesmo integrais (trigo principalmente) é a maior responsável por uma epidemia de obesidade, diabetes, pressão alta e triglicerídeos elevados ( a esse conjunto chamamos de síndrome metabólica) sem precedentes na história da humanidade no mundo todo praticamente. Quem tem essas doenças ou uma delas tem maior chance de desenvolver infarto e derrames cerebrais, dentre outras complicações.
  • Quais os benefícios as gorduras estratégicas (bacon, manteiga, entre outros) podem trazer ao nosso organismo?
    As gorduras estratégicas ou seja, as gorduras saudáveis trazem nutrição às células do corpo e saciedade ou seja, o seu corpo se mantém nutrido e cheio por várias horas. Como o nosso corpo é geneticamente adaptado para usar essas gorduras estratégicas como fonte de energia, isso é uma chave importante para emagrecer de forma saudável, mantendo os níveis de glicose e insulina baixos no sangue e queimando gordura corporal. Resumindo são só benefícios.
  • Quais são as consequências causadas pelo consumo de carboidratos refinados e integrais no corpo humano?
    O consumo de carboidratos refinados (pães, massas, biscoitos integrais, dentre outros) provocam uma elevação muito rápida dos níveis de glicose no sangue. Essa elevação de glicose causa uma elevação também da insulina (hormônio responsável por colocar a glicose dentro das células). Isso faz com que o corpo entre num estado de armazenamento de gordura e faz com que a pessoa engorde. A longo prazo as células do corpo vão ficando resistentes a essa ação da insulina, fazendo com que a glicose (açúcar) comece a lesar várias células do corpo, causando diabetes e uma série de complicações nefastas como cegueira, amputações, insuficiência renal, impotência sexual, além de aumentar as chances de se desenvolver doenças cardíacas potencialmente fatais como infartos e derrames. Retirar esses alimentos da alimentação diária é o primeiro passo.
  • Como identificar os alimentos saudáveis na pirâmide alimentar?
    Os alimentos saudáveis da pirâmide alimentar estão localizados nas partes mais altas dessa pirâmide: gorduras saudáveis (azeite, óleo de coco, manteiga, etc), proteínas de alto valor biológico (carnes, peixes, ovos), carboidratos fibrosos (verduras e legumes), sendo esses últimos localizados um pouco mais abaixo nesta ultrapassada pirâmide.

Felizmente há Saída!

emagreca-com-o-dr-rochaQuero terminar esse artigo dizendo que felizmente há uma saída.

Você não é prisioneiro da sua genética e a boa ciência nos mostra isso.

Mudando sua alimentação você muda toda a história do jogo. Evitando a pirâmide alimentar e buscando uma alimentação dos nossos avós, bisavós e antepassados.

Com certeza, você em pouco tempo começa já a sentir efeitos positivos na sua saúde e emagrecimento gradual e sustentável.

E além de perder peso, você terá alguns efeitos colaterais: Autoestima elevadíssima, orgulho de se olhar no espelho, vontade imensa de frequentar praias e piscinas, ser elogiada com frequencia. 

Muito bom, não?

Tenho certeza que você merece isso. Está em suas mãos!

Um forte abraço e até a próxima!

assinatura-dr-rocha

Posts Relacionados

Comentarios

  1. ESTOU MUITO ANSIOSA P/ SABER COMO SE ALIMENTAR SEM ENGORDAR,.

    QUERO SABER TBM SE TEREI RECEITAS COMO FAZER ESTES ALIMENTOS?

    OBG.

  2. eu ilza tenho 162 de altura 66.700kg passei pela nutricionista estou com 34% de gordura como devo emagrecer sem passar fome.

  3. Olha estava conversando com uma amiga e ela falou sobre Dr Rocha e ela e pai dela esta gostando muito da esperiencia de adotar a dieta. e mto bom

  4. Kelly Farina Goncalves Benfica

    ESTOU AMANDO AS MATERIAS……GOSTARIA DE COMPRAR O MATERIAL. gOSTARIA DE SABER SE todos pães e biscoitos estão condenados?se arroz branco realmente nao pode, e se o integral pode. Parebéns pelo profissionalismo e sense humanitário de instruir e desmistificar tantas mentiras.

    • suporte@drrocha.com.br

      Ficamos muito felizes pelo seu interesse em adquirir o
      E-book EMAGREÇA COM DR. ROCHA, os resultados são realmente incríveis!
      Você vai adorar.

      http://bit.ly/Emagreca2015
      Esperamos você em nosso grupo de alunas!

  5. JOSE PAULO CARDOSO MENDES

    Gostaria de saber se este livro é impresso ou terei que imprimir, se for impresso muito melhor e qual se preço

    • Glever Dutra

      José Paulo, o livro é digital, você pode baixá-lo e imprimir

    • Relri Stein

      Olá , tudo bom!
      Para saber mais sobre os nossos programas acesse nosso e-mail de atendimento: suporte@drrocha.com.br
      Aguardamos seu contato !
      Equipe de suporte.

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá, tudo bom!
      Envie sua solicitação para nosso e-mail de atendimento.
      E-mail : suporte@drrocha.com.br
      Aguardamos seu contato.
      Equipe de suporte.

  6. sandra

    Sou estudante de nutrição e desde o primeiro dia que aprendi sobre a piramide percebi que era um ensino manipulado para acabar com a Saúde da população. Estou vendo que não estava enganada. Parabéns pela coragem Dr.Rocha. O mundo precisa de mais pessoas assim. Deus te proteja.

  7. Eliana Maria de santana

    Olá boa tarde tento tanto pra emagrecer não cosingo dr rocha

    • Relri Stein

      Olá , tudo bom!
      Para saber mais sobre os nossos programas acesse nosso e-mail de atendimento: suporte@drrocha.com.br
      Aguardamos seu contato !
      Equipe de suporte.

  8. Telma regina

    Tenho muito a agradecer ao Sr. Médico Dr. Rocha, só em enviar comer direito, sem remédio já é td q eu precisava,
    Sou o q como
    Sua preocupação e fundamental para com o ser humano
    Achei q eu ia viver tomando remédio, e comendo errado, e nada m ajudava
    Agora só com minha alimentação eu controlo minha saúde
    Obg Dr.
    Vc foi enviado por Deus
    Ninguem faz tal coisa tão declarada

  9. FILOMENA MOURÃO DE CARVALHO

    DIABETE EMAGRECIMENTO A DIABETE COMEÇOU EM JULHO DE 2015 O EXERÇO DE PESO COMEÇOU EM 1983 FIZ MUITA DIETA PARA PERDER PESO CONSEGUI FOI UMA ERNIA DE EXSOFOGO COM ALIMENTAÇÃO ERRADA QUE AS NUTRICIONISTAS PASSARAM MIM AGORA COM O OS SEUS VIDIO VIM ALIMENTAR MELHOR FAZ UM MES QUE CECEI MAS AUMENTEI O PESO SO QUE MINHAS MEDIDA DAS ROUPAS DIMINUIRAM COM NÃO TENHO O PROGRAMA CERTO NÃO POSSO FAZER CERTO A ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL ESPERO QUE DER CERTO ESSA MENSAGEM OBRIGADO DR ROCHA TERESINA PIAUI CONJUNTO MILTON OLIVEIRA Q B CASA 07 ITAPERU TERESINA PIAUI 6400335

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá, tudo bom!
      Nosso atendimento é realizado apenas por e-mail!
      Envie-nos sua dúvida para nosso e-mail de atendimento : suporte@drrocha.com.br assim poderemos lhe auxiliar
      melhor sobre nosso tratamento!
      Equipe de suporte.

  10. Benedito Lauro Marson

    Olá Dr. Rocha de primeira vista vejo seu tratamento é fantastico, é obra divina, que matar a mulher do Diabo que se chama Diabete rsrsrs. seguirei a risca suas orientações forte abraço

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário