Jucá → A Desconhecida Planta Capaz de Tratar sua Diabetes!
Olá, aqui é o Dr. Rocha falando e hoje eu quero mostrar para vocês uma série de informações sobre uma planta medicinal relativamente desconhecida, o Jucá.
Jucá
O nome botânico/científico do Jucá é Caesalpinia férrea, mas a planta é conhecida popularmente por uma série de nomes regionais, como pau de ferro, árvore leopardo, murapixuna, miraobi, jucaína, guratã ou então, muraitá.
Trata-se de uma planta medicinal que possui trono liso, com manchas esbranquiçadas que pode atingir até 20 metros de altura, suas folhas são compostas e amareladas com frutos pretos e avermelhados.
Por ser uma planta muito comum no norte do Brasil, é grande o número de pessoas que relatam que consumir essa planta pode desencadear efeitos afrodisíacos tanto em homens quanto em mulheres.
Embora pesquisadores não tenham encontrado provas científicas de que a planta é capaz de exercer esse tipo de efeito, consumidores afirmam que ela sim é capaz de promover diferentes sensações a quem a utilizar com essa finalidade.
Para que serve?
Serve para uma série de condições de saúde. Ele pode ser utilizado no tratamento de diabetes, infecções pulmonares, gengivite, gota, sífilis, hemorragias, reumatismo, disenteria, asma, cólica intestinal, tosses carregadas e até mesmo hemorroidas.
Como Usar
Diferente do que ocorre com muitas plantas medicinais, só pode ser usado sob a forma de bebida, seja como chá ou como suco. A planta pode ser encontrada facilmente em lojas de produtos naturais e também em determinadas farmácias de manipulação.
Por ser uma planta relativamente desconhecida, a baga e a casca da planta que possuem propriedades medicinais e que são utilizadas para o preparo de chás e sucos.
Para o preparo do chá será necessário:
- 4 favas de jucá;
- 1 litro de água.
As favas devem ser lavadas e colocadas para ferver na água durante cerca de 10 minutos. Passado esse período, é necessário que a bebida esfrie e seja conservada em geladeira. O período de estabilidade do chá é de 24 horas.
A receita pode ainda ser turbinada com a presença do suco de um limão, que pode ser acrescentado antes de levar o chá à geladeira.
Profissionais da saúde recomendam que se beba dois copos por dia, logo pela manhã e após o almoço.
Já para o suco, é necessário:
- 1 colher de sopa de Jucá em pó;
- 300 ml de água.
Basta adicionar o jucá em pó na água e beber, não é necessária fervura, tampouco qualquer outro tipo de preparo específico.
Por se tratar de uma planta que vem ganhando cada vez mais notoriedade e tendo seu consumo ampliado, a ANVISA realizou uma série de estudos e comprovou que a utilização da planta é algo totalmente seguro.
Propriedades
As principais propriedades do Jucá são:
- Adstringentes;
- Antidiarreica;
- Anti-inflamatória;
- Antisséptica;
- Cicatrizante;
- Expectorante;
- Sedativa;
- Tônica.
Principais Benefícios
Por se tratar de uma planta de cunho medicinal, muitas alunas me questionam sobre a veracidade dos benefícios do Jucá: Dr. Rocha, é verdade que o Jucá pode trazer benefícios à saúde de seus consumidores? Quais seriam esses benefícios?
Eu respondo que sim! Essa incrível e desconhecida planta, é capaz de trazer uma série de benefícios aos consumidores. Listarei a seguir, quais são os principais, confiram.
Efeito antioxidante
O Jucá é uma planta com efeitos antioxidantes. Suas propriedades são poderosas no combate a radicais livres e os danos que estes podem causar ao organismo humano, principalmente no que diz respeito ao envelhecimento tecidual da pele.
Um estudo conduzido no Amazonas e replicado no exterior constatou que a planta é capaz de reduzir rugas, diminuir manchas na pele e até mesmo melhor os casos de celulite.
Auxilio no controle do diabetes
Como ocorre com outras plantas, como é o caso da carqueja, por exemplo, o Jucá pode ser de grande ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue.
Suas propriedades facilitam a redução dos níveis de açúcar no sangue, fazendo com que quadros de diabetes, principalmente o tipo 2 fiquem mais amenos, diminuindo assim, a utilização de medicamentos que podem trazer efeitos colaterais indesejados às pessoas.
Cicatrizante
Essa poderosa planta possui propriedades que facilitam o processo de cicatrização de uma diferente gama de tecidos corporais. Muitos profissionais da saúde, inclusive, dizem que essa ação da planta é muito semelhante à ação da arginina, um aminoácido que também acelera processos de cicatrização.
Anti-inflamatório natural
Como se sabe, a utilização de medicamentos anti-inflamatórios é extremamente danosa ao nosso organismo, podendo causar uma série de efeitos colaterais totalmente indesejados.
É cada vez maior o número de profissionais da saúde que estão utilizando o Jucá como forma de amenizar inflamações simples, tais como dores de garganta e até mesmo dores de ouvido. Por ser de origem natural, as chances de desenvolvimento de efeitos colaterais são mínimas.
Contraindicações
Mulheres gravidas ou em período de amamentação não devem consumir o jucá.
Tanto o suco, quanto o chá dessa planta deve ser consumidos de maneira cautelosa, pesquisadores afirmam que caso eles sejam consumidos de maneira exagerada eles podem provocar efeitos indesejados, podendo até mesmo agir de maneira tóxica no organismo.
Antes de crianças e idosos consumirem a planta, é necessário um questionamento a um profissional da saúde, como um médico, ou então um farmacêutico especialista em fitoterapia.
Efeitos Colaterais
Os efeitos colaterais relacionados ao consumo dessa planta são bastante escassos, há raros casos onde são relatados efeitos clássicos, como dores de cabeça, enjoo, náuseas, prisão de ventre, barriga inchada e flatulência.
Entretanto, o consumo de maneira desorientada não deve ocorrer, uma vez que a planta é considerada medicinal.
Eu vou ficando por aqui.
Caso você ainda possua algum tipo de dúvidas sobre o consumo, ou já tenha feito uso da planta, deixe um comentário. Nosso espaço está aberto à troca de informações de qualidade, ao agirmos dessa maneira, todos os frequentadores do blog saem ganhando.
Para ajudar você a aprender a melhor maneira de utilizar os fitoterápicos, eu criei um portal chamado Viver Nature.
O Viver Nature é um verdadeiro guia que vai ajudar você a se tratar sozinho e manter a sua saúde impecável. Cadastre-se aqui para receber todas essas informações agora mesmo.
Me despeço desejando saúde, paz, felicidade e sorte!
Gostou do texto? Curta, deixe um comentário e compartilhe com seus amigos através de suas redes sociais.
Forte abraço e até a próxima.
Dr. Rocha
Não palavras para agradecer o Dr.rocha e toda sua equipe por cada dicas orientação e cuidado que você tem com cada um de nós muito mais muito mesmo obrigada valeu a pena ler cada palavra 😙
Obrigado pelo carinho, Maria!
Equipe Dr. Rocha.
Presado,
Doutor, ROCHA. com sua experiencia e dedicação, venho aqui, parabeniza-lo. em sua função de nutrologista. especialista em diversos assuntos na área da medicina a que se a que refere.
Se eu disser que, tudo dependente, ou iremos sempre depender do estilo de vida. Evidentemente. Lógico.
Alphonse já dizia: TUDO ESTÁ BEM, TUDO É BOM, NO SEU PRÓPRIO LUGAR.
Que bom! Creio,, Evidentemente que sim. Nosso organismo se nutre daquilo que aproveita do alimento. Na maioria das vezes, o valor teórico de uma refeição não corresponde, em elementos nutritivos aproveitados pelo organismo como resultado da digestão.
A vida é reflexo de nossos atos. É só colocar em prática.
Obrigado, Francisco! Isso aí! 😉
Equipe Dr. Rocha.
Otimo artigo adorei muita boa as informaçoes.Eu já utilizava mas somente para tratar ferimentos.
Que bom que gostou, Patricia!
Equipe Dr. Rocha.
Usei muito para ferimentos
😉
Equipe. Dr. Rocha.
Adorei conhecer essa planta
😉
Equipe Dr. Rocha
Dr Rocha qual sua opiniao sobre celulite?
Segue o link -> https://drrocha.com.br/celulite-como-acabar/
Equipe Dr. Rocha.
como é a prisão de ventre?
Leia este artigo -> https://drrocha.com.br/prisao-de-ventre-causas-consequencias-descubra-aqui/
Equipe Dr. Rocha.
dr o que é gota?
Segue o link -> https://drrocha.com.br/gota-causas-sintomas-tratamento-saiba-tudo-aqui/
Equipe Dr. Rocha.
É liberado para gestante?
Não.
Equipe Dr. Rocha.
Como faço para falar com o suporte?
Envie um e-mail para a Equipe de Suporte através do e- mail suporte@drrocha.com.br Assim poderemos te auxiliar melhor!
Equipe Dr. Rocha.