Shimeji → Cogumelo Saudável e Rico Em Benefícios!
Olá, aqui é o Dr. Rocha. No artigo de hoje irei falar sobre um alimento que vem ganhando cada vez mais o paladar dos brasileiros.
Isso ocorreu pelo simples fato da culinária asiática ter invadido de vez os restaurantes do país. Estou falando do shimeji.
O Que É
O shimeji nada mais é do que um cogumelo de origem asiática. De acordo com dados levantados pela ONU em sua repartição de alimentação, o alimento em questão é o terceiro tipo de cogumelo comestível mais consumido no mundo.
Uma série de estudos desenvolvidos na China e no Japão demonstraram que o cogumelo possui características peculiares e pode trazer inúmeros benefícios a seus consumidores.
Informação Nutricional
Em 100 gramas do peculiar alimento, nos deparamos com a seguinte informação nutricional:
- Valor energético 22 calorias;
- Carboidratos 3,3 g;
- Proteínas 7,3 g;
- Gorduras totais 0,2 g;
- Gorduras saturadas 0,1 g;
- Gorduras poli-insaturadas 0,1 g;
- Gordura monossaturadas 0 g;
- Fibra alimentar 4,5 g;
- Cálcio 2,7 g;
- Ferro 1,2 mg;
- Sódio 17 mg;
- Potássio 398 mg.
Como podemos notar, trata-se de um alimento extremamente hipocalórico, ou seja, possui poucas calorias em sua composição. As quantidades de carboidrato são relativamente pequenas, e as de proteínas medianas.
A concentração de gordura é praticamente nula. O que chama atenção é a grande quantidade de fibra alimentar, bem como o alto nível de potássio presente no cogumelo.
Benefícios
Falei com muitas de minhas alunas sobre esse curioso cogumelo que vem ganhando cada vez mais o paladar dos brasileiros, uma vez que é muito comum encontra-lo em rodízios de comida japonesa.
A maioria delas me questionou basicamente da seguinte forma: Dr. Rocha quais são benefícios do shimeji na saúde de seus consumidores?
Embora apresente informações nutricionais ligeiramente menores do que uma série de alimentos que mostrei aqui, o esse incrível cogumelo é capaz de trazer grandes benefícios a seus consumidores, como mostrarei logo a seguir.
Auxilio no ganho de massa muscular
Embora as proteínas presentes no shimeji não sejam de origem animal, e não tenham alto valor biológico elas auxiliam no ganho de massa muscular.
É muito comum praticantes de musculação adicionarem o cogumelo em suas dietas, pelo simples fato do alimento possui pequenas quantidades de carboidrato em sua composição, fornecendo uma proteína praticamente limpa.
Ossos mais fortes
Uma peculiaridade presente nesse incrível alimento é a presença de ergosterol em sua composição. Esse composto é um precursor de vitamina D.
A vitamina D é de fundamental importância para a saúde dos ossos, pois ela é responsável por fixar o cálcio em todo o esqueleto. Portanto ingerir shimeji de maneira continua e constante é uma excelente forma de evitar a osteoporose.
Sistema cardiovascular mais forte
O cogumelo oriental é capaz de tornar o sistema cardiovascular ainda mais forte. Isso ocorre pelo simples fato de ser rico em potássio, e também possuir boas quantidades de fibra em sua composição.
O potássio age diretamente sobre o sódio, causando um efeito hipotensor sobre os vasos sanguíneos, ou seja, deixando-os mais relaxados, o principal efeito disso, é a diminuição da pressão alta.
Já as fibras automaticamente diminuem os níveis de colesterol ruim – o LDL, algo que automaticamente aumenta os níveis do bom colesterol – o HDL, e previne problemas cardiovasculares como AVC, infarto e até mesmo insuficiência renal.
Intestino mais regulado
As fibras presentes no Shimeji agem regulando o bom funcionamento do intestino.
A presença de fibras é de fundamental importância para o bom funcionamento do sistema digestório, pois auxilia na formação e locomoção do bolo fecal. A ingestão frequente do cogumelo pode reverter quadros de prisão de ventre e até mesmo de barriga inchada.
Regula a glicose sanguínea
Por possui pouca quantidade de carboidrato em sua composição, além de fibras alimentares, a ingestão do cogumelo, controla os níveis de glicose sanguina e evita picos de insulina, algo muito bom para pessoas que possuem diabetes.
Emagrecimento
Depois que falei dos benefícios do cogumelo para minhas alunas elas ficaram realmente felizes e se mostraram ainda mais interessada no alimento. O questionamento seguinte que me fizeram foi sobre emagrecimento: Dr. Rocha, Shimeji emagrece?
Eu respondo que sim!
Esse incrível alimento é capaz de auxiliar de maneira bastante eficaz o processo de perda de peso. E isso ocorre principalmente pelos seguintes fatores:
- Poucas calorias;
- Pouca quantidade de carboidrato;
- Moderada presença de fibra alimentar.
A baixa quantidade de calorias aliada a pouca quantidade de carboidratos e a presença de fibras alimentares reduzem os níveis de glicose sanguínea e evita altos picos de insulina.
Sem elevadas taxas de insulina, o organismo não tem energia de sobra para ser armazenada em forma de gordura corporal e oxida sua própria gordura como fonte energética.
O resultado disso tudo é uma diminuição do percentual de gordura corporal, que resulta de maneira direta em emagrecimento, ou seja, perda de peso.
Mas é preciso salientar que não basta apenas ingerir o cogumelo e esperar por milagres. Um emagrecimento rápido e saudável é fruto de bons hábitos alimentares e práticas constantes de atividades físicas.
Receita Especial
Muitas pessoas querem consumir o cogumelo, mas não sabem como prepara-lo de maneira adequada. Sendo assim, resolvi mostrar uma receita muito útil, fácil e totalmente estratégica utilizando o alimento em questão.
Ingredientes:
- 1 bandeja de Shimeji;
- 2 colheres de manteiga;
- Açafrão em pó;
- Folhas de manjericão à gosto;
- Pimenta calabresa à gosto;
- 1 limão.
Modo de preparo:
Lave o cogumelo em água corrente deixe-o de molho por cerca de 15 minutos em água limpa, e em seguida deixe-o escorrendo. Em uma frigideira grande adiciona as duas colheres de manteiga e deixe em fogo baixo.
Assim que a manteiga derreter, adicione o shimeji até que o mesmo fique ligeiramente dourado.
Adicione 2 colheres de sobremesa de açafrão em pó e mexa até ficar como uma coloração amarela.
Em seguida desligue o fogo, e adicione o manjericão, a pimenta e o limão espremido. Misture tudo e a receita está pronta. Fácil, simples e estratégica.
Alimentação estratégica e a vida saudável
Alimentar-se de maneira estratégica é a melhor forma de termos saúde.
Evitar alimentos ricos em carboidratos, consumir grandes quantidades de vegetais, gorduras de qualidade e proteínas garante ao nosso organismo tudo o que ele realmente necessita para funcionar adequadamente.
O resultado é saúde, felicidade, bem-estar e boa forma física. alimente-se de modo estratégico e colha todos os benefícios.
Mesmo sabendo disso, muitas mulheres ainda acham difícil manter o foco e conseguir realmente emagrecer sem a ajuda de um profissional para incentivar. Por isso eu desenvolvi um MÉTODO cientificamente comprovado para emagrecer em apenas 7 semanas.
Estou falando do Treinamento Viver Magra em 7 Semanas. Nele eu vou te ensinar tudo sobre emagrecimento verdadeiro e você vai ver que existem gorduras boas que potencializam a perda de peso. Saiba mais clicando aqui.
O treinamento comprovado por estudo de elevado nível de evidência científica e já funcionou com mais de 30 mil mulheres que confiaram na minha metodologia. Faça o teste hoje mesmo e tenha ótimos resultados.
Eu vou ficando por aqui.
Me despesço desejando saúde, paz, amor e sorte.
Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe!
Forte abraço e até a próxima!