Cenoura → Conheça Os Benefícios Deste Vegetal Delicioso!

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando e hoje irei falar sobre um alimento cada vez mais frequente no prato de muitas pessoas: A cenoura.

 

O Que É

A cenoura nada mais é do que uma raiz de coloraçãoo que é cenoura? alaranjada. Embora seja realmente uma raiz, muitas pessoas a chamam de hortaliça. Muito encontrado em mercados e feiras durante o ano todo seu período de safra vai somente de julho a janeiro.

A raiz é muito utilizada na culinária brasileira fazendo parte de saladas, sucos, bolos, cremes, purês e refogados, seu nome científico é Daucus Carota.

Informação Nutricional

Em 100 gramas da raiz encontramos os seguintes valores nutricionais:

  • Valor energético 34,1 calorias;
  • Carboidratos 7,7 g;
  • Proteínas 1,3 g;
  • Lipídios 0,2 g;
  • Fibra alimentar 3,2 g;
  • Fibras solúveis 0,1 g;
  • Cálcio 22,5 mg
  • Fósforo 27,9 mg;
  • Manganês 0,1 mg;
  • Magnésio 11,2 mg;
  • Ferro 0,2 mg;
  • Potássio 314,8 mg;
  • Cobre 0,1 ug;
  • Sódio3,3 mg;
  • Zinco 0,2 mg;
  • Vitamina A 30,9 UI;
  • Vitamina C 5,1 mg;
  • Piridoxina B6 0,1 mg.

Como é possível notar, a raiz (ou então hortaliça) é um alimento que possui pouca quantidade de carboidratos em sua composição. O que chama atenção na cenoura é sua grande quantidade de vitamina A, minerais e fibra alimentar.

 

Benefícios

Muitas de minhas alunas ao observarem as informações nutricionais da hortaliça alaranjada automaticamente me questionam de seguinte forma: Dr. Rocha comer cenoura faz bem? Quais sãos os principais benefícios dessa raiz para a saúde de quem a consome com frequência?

A exemplo de outras raízes, como o açafrão, ou então o gengibre a cenoura traz uma série de benefícios aos seus consumidores. Entre eles estão:

Proteção ao coração

exameComo mostrei anteriormente a cenoura possui uma grande quantidade de fibras em sua composição. Essa alta concentração de fibras diminui a quantidade de colesterol no sangue.

Com a diminuição do colesterol, automaticamente diminuem as chances de placas de gordura se formarem dentro de vasos sanguíneos como veias e artérias.

Isso faz com que quem consuma a raiz de maneira frequente apresente menos problemas relacionadas a saúde do coração, como infarto, ou pressão alta, por exemplo.

Sistema imunológico mais forte

A raiz contém uma série de propriedades antibacterianas e antissépticas que a tornam um alimento mais do que ideal para impulsionar o bom funcionamento do sistema imunológico.

Além disso, a cenoura é rica em vitamina C, vitamina A e carotenoides, substâncias que estimulam a atividade de glóbulos brancos no sangue, um dos elementos mais importantes e funcionais de defesa do organismo.

 Melhora do sistema digestóriosistema digestório

A cenoura, a exemplo de outros alimentos de origem vegetal, apresenta ótimas quantidades de fibra alimentar.

A fibra é um dos elementos mais importantes na manutenção e funcionamento do sistema digestório. A alta concentração na raiz, estimula os movimentos peristálticos e a secreção de suco gástrico, algo que automaticamente melhora o funcionamento do sistema digestório.

Além disso, as fibras são capazes de aumentar a população de bactérias benéficas do intestino, algo que aumenta a captação de nutrientes dos alimentos ingeridos.

Mais saúde aos olhos

A deficiência de vitamina A pode causar problemas de visão. Como a cenoura é um alimento excelente fonte dessa vitamina, quem a consome com frequência tem olhos mais saudáveis e ainda estará protegido contra doenças oculares como cegueira noturna, ou catarata.

Previne o AVCAVC

Estudos demonstraram que a presença de carotenoides no organismo pode reduzir em até 65% as chances de desenvolvimento de AVC. Como se sabe, a cenoura é rica em carotenoides. Portanto quem ingere a raiz com frequência afasta o risco de desenvolvimento dessa terrível doença.

 

Cenoura e o Emagrecimento

Sempre que mostro as informações de determinados alimentos e minhas alunas notam que possuem poucas calorias em sua composição, logo vem à tona questionamentos sobre o poder emagrecedor que esses alimentos podem exercer sobre nosso organismo.

Com a raiz a história é mesma. Muitas alunas me fazem a seguinte pergunta: Dr. Rocha, por possuir poucas calorias e bastante fibra em sua composição, a cenoura ajuda a emagrecer?

Eu respondo que em partes, sim!

A composição da cenoura é facilitadora do processo de emagrecimento justamente por conter poucas calorias e também alta quantidades de fibras que possuem o poder de causar saciedade a seus consumidores.

Porém, como gosto de frisar, não existe um único alimento milagroso que faz com que pessoas emagreçam de maneira mágica e rápida.

Quando o assunto é emagrecimento, bons hábitos alimentares precisam ser adotados, um processo de reeducação alimentar precisa ser feito, além é claro de existir a necessidade de praticar atividade física.

Ingerir cenoura, ter uma alimentação desregrada e não praticar atividade física não fará ninguém emagrecer.

No Treinamento Viver Magra em 7 Semanas eu vou te ensinar tudo sobre emagrecimento verdadeiro e você vai ver que existem gorduras boas que potencializam a perda de peso. Saiba mais clicando aqui.

O treinamento comprovado por estudo de elevado nível de evidência científica e já funcionou com mais de 30 mil mulheres que confiram na minha metodologia. Faça o teste hoje mesmo e tenha ótimos resultados.

 

Alimentação Estratégica Deve Ser Preconizada

Para ter um belo corpo e ser saudável de verdade é necessário se alimentar de maneira estratégica.

Umas das principais filosofias de uma alimentação estratégica é consumir a menor quantidade de carboidratos possível.

Digo isso, pelo simples fato do carboidrato cair rapidamente em nossa corrente sanguínea, estimular a secreção de insulina que irá captar todo esse nutriente e o armazenará em forma de gordura corporal.

Quanto mais carboidratos for ingerido, maior será a chance de desenvolvimento de algum problema de saúde, como diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia, infartos, AVC e até mesmo mal funcionamento dos rins. Por isso, alimentos como arroz, massas, bolos e pães devem ser evitados.

Enquanto os carboidratos devem ser evitados, devemos ingerir em grandes quantidades vegetais verdes folhosos, gorduras boas e proteínas de alto valor biológico.

Os vegetais verdes folhosos, como couve, couve-flor, brócolis, chicória, espinafre e alface, por exemplo, são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes. Nutrientes que regulam uma série de funções do nosso organismo. Por isso precisam ser ingeridos diariamente em grandes quantidades.

Alimentos como carne vermelha, peixes gordos, manteiga, banha de porco, ovos, queijos amarelos, azeite de oliva podem e devem ser consumidos com frequência, afinal são eles que irão fornecer energia suficiente para que as funções do organismo possam ocorrer sem nenhum tipo de problema.

Tenha uma boa alimentação, assim como hábitos saudáveis e resultados como saúde estética serão meras consequências.

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando saúde, paz, amor, sorte e felicidade.

Gostou do texto?

Curta, comente e compartilhe.

Forte abraço e até a próxima

Posts Relacionados

Comentarios

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário