Alfarroba → Substituto Saudável do Chocolate? (SAIBA AQUI!)

Olá, aqui é o Dr. Rocha e hoje irei falar sobre um alimento que vem sendo muito utilizado como substituto do chocolate. Estou falando da Alfarroba.

 

O Que É

Proveniente da costa do mediterrâneo a alfarrobeira, cujo nome científico é Prosopis julifora é uma árvore que produz uma vagem comestível semelhante ao feijão. Dentro dela há sementes chamadas de quilates.

Com coloração marrom escura e de sabor adocicado, essa vagem é utilizada pela indústria de alimentos para fabricação de gomas, espessantes e principalmente o famoso doce substituto do chocolate chamado alfarroba.

Da polpa dessa vagem também tem origem a alfarroba em pó, substituta direta do famoso chocolate em pó.

Informação Nutricional

100 gramas desse famoso alimento contêm a seguinte informação nutricional:

  • Energia 222 calorias;
  • Gorduras Totais 0,7 g;
  • Gorduras saturadas 0,1 g;
  • Gorduras poli-insaturadas 0,2 g;
  • Gorduras monoinsaturadas 0,2 g;
  • Colesterol 0 mg;
  • Fibra alimentar 40 g;
  • Açúcar 49 g;
  • Proteínas 4,6 g;
  • Sódio 35 mg;
  • Potássio 827 mg;
  • Carboidratos 89 g;
  • Cálcio 348 mg;
  • Ferro 2,9 mg;
  • Magnésio 54 mg;
  • Vitamina A 14 IU;
  • Vitamina C 0,2 mg;
  • Vitamina D 0,01 UI;
  • Vitamina B6 0,4 mg.

Como podemos notar, a alfarroba é um alimento hipercalórico, ou seja, que possui bastante calorias em sua composição. Embora contenha poucas quantidades de gordura, é importante ressaltar que há uma grande quantidade de carboidrato em sua estrutura, algo pouco benéfico à saúde.

 

Benefícios

Após analisar toda a informação nutricional desse alimento que está na moda, muitas de minhas alunas me fazem o seguinte questionamento: Dr. Rocha, quais são os benefícios que a alfarroba pode trazer aos seus consumidores?

Eu respondo que há alguns benefícios pontuais na ingestão desse alimento. São eles:

Regulação do intestino

Como mostrei anteriormente, a alfarroba possui grandes quantidades de fibras em sua composição, cerca de 40 g a cada 100 g e isso é muita coisa.

Essa grande concentração de fibras é capaz de fazer com que o intestino de quem a consumir com frequência funcione de maneira correta e pontual, portanto ingerir o alimento com frequência pode reverter os casos de constipação e prisão de ventre.

 

Potencialização do sistema nervoso

As quantidades de vitamina B1 e vitamina B2 presentes na Alfarroba fazem dela um alimento capaz de proporcionar um bom funcionamento do sistema nervoso.

Estudos demonstraram que quem ingere doses frequentes dessas vitaminas tem maior poder de concentração, melhor desempenho cognitivo, além de estar ligeiramente protegido contra doenças neurológicas, como mal de Alzheimer ou mal de Parkinson, por exemplo.

Sistema cardiovascular saudável

As concentrações de sódio, potássio, cálcio e magnésio presenteshipertensão arterial nesse alimento possuem o poder de regular os níveis de pressão arterial.

Portanto quem ingerir alfarroba de maneira consciente e controlada, pode ser menos suscetível a problemas cardiovasculares, tais como Hipertensão Arterial, Infarto, AVC e até mesmo insuficiência renal.

Emagrecimento

É cada vez maior o número de profissionais da saúde que estão indicando esse alimento como uma alternativa ao chocolate pelo simples fato de possuir menores quantidades de gordura em sua composição quando comparado ao clássico doce adorado e consumido pelos brasileiros.

Dessa forma, é relativamente comum eu ser questionado da seguinte maneira: Dr. Rocha, alfarroba emagrece? É realmente melhor ingeri-la no lugar do chocolate?

Eu respondo que não, para ambos os questionamentos e explicarei o motivo de minha resposta.

Como sempre digo, não existe nenhum alimento capaz de prover emagrecimento. Não há um alimento que você ingira que te fará perder peso de maneira direta e constante.

No caso da Alfarroba, os profissionais da saúde a recomendam por sua menor quantidade de gordura, porém não se atentam às grandes taxas de carboidrato e açúcar em sua composição.

Esse alimento quando consumido de maneira livre, sem moderação pode trazer uma série de malefícios à saúde, inclusive, o aumento de peso e consequentemente o ganho de gordura corporal.

Por isso ingeri-lo no lugar do chocolate é um infeliz erro que muitas pessoas vêm cometendo cada vez mais.

Se você procura por uma alternativa saudável ao chocolate comum e repleto de açúcar e gordura que muitas pessoas adoram, minha dica é: opte por chocolate com teor de cacau acima de 80%.

Esse tipo de alimento terá baixas concentrações de açúcar, gordura e será extremamente rico em cacau, um poderoso antioxidante capaz de prover uma série de benefícios à saúde.

Alimentação Estratégica Deve Ser a Base Para Uma Vida Saudável

Como sempre gosto de afirmar, para sermos saudáveis, felizes e ter qualidade de vida precisamos praticar uma alimentação estratégica.

O primeiro passo dentro de uma alimentação estratégica consiste em evitar alimentos que contenham grandes doses de carboidrato em sua composição, tais como cereais, massas e principalmente doces.

O carboidrato quando consumido em excesso eleva os níveis de glicose no sangue, algo que automaticamente faz com que uma grande quantidade de insulina seja liberada no organismo.

A insulina capta esse excesso de glicose e o armazena em forma de gordura corporal, para ser utilizado posteriormente como fonte de energia. O resultado disso é excesso de gordura corporal que pode resultar em diabetes e demais problemas de saúde.

Ao mesmo tempo que devemos evitar os carboidratos, devemos ingerir em grandes quantidades os vegetais verdes folhosos. Esse tipo de alimento é rico em vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras alimentares.

Os principais exemplos de vegetais verdes folhosos são: o brócolis, couve rúcula, espinafre, acelga, alface, chicória, e muitos outros. As propriedades desse tipo de alimento regulam basicamente todas as funções do organismo.

Outros alimentos que devem estar sempre presentes em nosso cardápio são as gorduras de qualidade e também as proteínas de alta valor biológico.

Os principais exemplos desses alimentos são: Carne vermelha, ovos, iogurte, queijos, peixes gordos, castanhas e azeites. Eles fornecem energia ao organismo e garantem o bom funcionamento do sistema imunológico. Fazendo com que os ingira seja altamente saudável.

Ao se alimentar de maneira estratégica, os desejos de saúde, bem-estar, boa forma física serão meras consequências de uma escolha alimentar correta e adequada.

Mesmo sabendo disso, muitas mulheres ainda acham difícil manter o foco e conseguir realmente emagrecer sem a ajuda de um profissional para incentivar. Por isso eu desenvolvi um MÉTODO cientificamente comprovado para emagrecer em apenas 7 semanas.

Estou falando do Treinamento Viver Magra em 7 Semanas. Nele eu vou te ensinar tudo sobre emagrecimento verdadeiro e você vai ver que existem gorduras boas que potencializam a perda de peso. Saiba mais clicando aqui.

O treinamento comprovado por estudo de elevado nível de evidência científica e já funcionou com mais de 30 mil mulheres que confiaram na minha metodologia. Faça o teste hoje mesmo e tenha ótimos resultados.

 

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando saúde, paz, amor e sorte!

Gostou do nosso artigo? Curta comente e compartilhe!

Forte abraço e até a próxima.

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Claudia Aparecida Câmara Brigagao

    Olá Dr.Rocha,preciso de sugestões para o lanchinho da tarde,pois castanhas não me deixam saciada,sinto muita fome.

    Desde já agradeço.

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Claudia, tudo bom?!

      Encaminhe um e-mail para a nossa equipe de suporte em suporte@drrocha.com.br
      Temos uma equipe de suporte técnica e nutricional pronta para lhe auxiliar.

      Conte conosco!
      Equipe de Suporte 😀

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário