Cerveja → É Benéfica à saúde? (DESCUBRA AQUI!)

Olá, aqui é o Dr. Rocha, como estão vocês, meus caros leitores?

No artigo de hoje, vou falar sobre uma bebida muito consumida por muitos brasileiros, principalmente agora, nessa época de copa do mundo: a cerveja.

 

o que é cervejaO que é?

A cerveja, em sua grande maioria é uma bebida alcoólica a base de carboidrato, produzida por meio da fermentação de ingredientes como amido, cevada, trigo e malte. Outro componente importante em sua produção é a água.

Receitas mais elaboradas, ainda incluem lúpulo, fermento e até mesmo frutas e diferentes temperos como ervas, em sua composição.

Informação Nutricional

Existem diferentes tipos e marcas de cerveja. Sendo assim, fiz a união de muitas marcas comercializadas e vendidas no Brasil para tirar uma média e apresentar a vocês, uma informação coesa. Em 100 gramas de cerveja, encontramos a seguinte informação nutricional:

Como pode-se notar, a cerveja é uma bebida que não é tão calórica, tampouco possui altas doses de macro e micronutrientes. Devido a sua composição pobre em termos nutricionais, nós, profissionais da saúde costumamos dizer que a cerveja é uma bebida rica em calorias vazias.

Outro fator interessante acerca dessa bebida, é que devido aos seus ingredientes serem ricos em carboidratos, ela é muitas vezes chamada de pão líquido, devendo assim, ter seu consumo moderado pelas pessoas.

Diferentes Tipos

Existem uma infinidade de tipos de cerveja produzidas e comercializadas no Brasil e no mundo. Cada uma, possui especificidades particulares. Dentre os principais tipos da bebida comercializadas no Brasil estão:

  • Lager;
  • Pilsen;
  • Bock;
  • Ale.

A seguir, falarei um pouco sobre cada um desses tipos.

cerveja lagerLager

As cervejas Lager possuem baixo teor de fermentação. Elas são produzidas com levedos que agem com baixas temperaturas na região mais baixa dos tanques de fermentação. De modo geral, elas possuem sabores e cheiros que lembram malte, com odor de pão ou cereal, e sabor amargo.

Pilsen

O tipo Pilsen é um dos mais consumidos no mundo todo. Aqui no Brasil, muitas das cervejas produzidas e comercializadas por grandes industrias são desse tipo. Elas são levemente transparentes, leve no paladar e possuem uma coloração dourada.

Bock

A cerveja do tipo Bock possui uma coloração avermelhada. Ela é produzida com elevado teor dcerveja alee malte, o que faz com que seu teor alcóolico seja aumentado em relação aos demais tipos de cerveja.

Seu alto teor de álcool, faz com que ela seja preferida em estações mais frias do ano, como outono e principalmente inverno. Algumas marcas brasileiras, até produzem algumas versões bock nessas estações.

Ale

A cerveja do tipo Ale utiliza um levedo que age em temperaturas elevadas e na superfície dos toneis de produção. No mundo dos mestres cervejeiros, as bebidas do tipo Ale, são chamadas de cerveja de alta fermentação.

Esse processo químico, facilita a produção de bebidas com aromas frutados ou de especiarias. A cerveja do tipo Ale é proveniente de países como Bélgica e Alemanha.

cerveja saúdeCerveja e Saúde

Muitas pessoas consideram a cerveja uma bebida que não é capaz de trazer malefícios à saúde. Por conta disso, sou frequentemente questionado da seguinte forma: Dr. Rocha, a cerveja é benéfica à saúde?

Infelizmente eu respondo que não.

Embora o processo de fermentação diminua a concentração de carboidratos, os principais compostos presentes na cerveja, ainda são ricos nesse tipo de nutriente. Por esse motivo, eu recomendo que essa bebida seja consumida na menor quantidade possível, ou então, totalmente evitada.

Relação com Diabetes

Por ser uma bebida alcoólica e com compostos ricos em carboidratos, a cerveja pode causar aumento dos níveis de glicose no sangue.

Quando se ingere a bebida, por conta de sua composição, os níveis de glicose no sangue rapidamente se elevam, isso faz com que o organismo libere insulina para levar a glicose para o interior das células.

Assim que as células são abastecidas com glicose, a insulina então, armazena o excedente em forma de gordura corporal para ser utilizado posteriormente pelo organismo, em alguma situação de falta de energia.

O excesso de gordura corporal, e o consumo frequente de alimentos ou bebidas ricas em carboidrato causa um efeito conhecido como resistência à insulina. Quando isso ocorre, o organismo não consegue absorver de modo eficaz a glicose circulante.

Isso causa o que chamamos de hiperglicemia, que é o excesso de glicose no sangue. Com altos níveis de glicose circulante no sangue, instala-se então, o diabetes tipo 2.

O consumo de cerveja, e alimentos ricos em carboidratos favorecem a ocorrência do diabetes tipo 2, além de outros problemas de saúde como:

Alimentação Estratégica é o Caminho para uma Vida Saudável

alimentos ricos ômega 3A alimentação é algo importante para o pleno funcionamento corporal. Quando uma alimentação não tem qualidade, o resultado é a instalação de problemas de saúde e condições que afetam o equilíbrio no organismo.

Já quando nos alimentamos de modo saudável e adequado, o resultado é saúde, bem-estar e disposição.

Como gosto de recomendar, a alimentação estratégica é a melhor forma de nos mantermos saudáveis e equilibrados no decorrer da vida.

Alimentar-se de maneira estratégica consiste basicamente em seguir os seguintes passos:

  • Evitar o consumo de alimentos ricos em carboidratos, pois favorecem o excesso de glicose no sangue, acúmulo de gordura corporal e predispõem uma série de doenças;
  • Consumir de modo livre, vegetais verdes folhosos, pois são ricos em vitaminas, minerais, fibras alimentares e compostos antioxidantes, que regulam uma série de reações metabólicas em nosso organismo;
  • Ingerir gorduras de qualidade, como azeite de oliva, manteiga ghee, óleo de abacate como forma de ofertar energia “limpa” ao organismo e controlar os níveis de hormônios;
  • Consumir alimentos ricos em proteínas de alto valor biológico, como ovos, carnes, iogurtes e queijos para oferecer saciedade e sustentação tecidual ao organismo.

Uma alimentação estratégica é tudo que precisamos para sermos saudáveis e termos uma vida plena. Mude hábitos e colha todos os benefícios disso.

Com isso, finalizo mais um conteúdo inteligente.

Gostou do artigo de hoje? Curta, comente e compartilhe!

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando amor, paz, felicidade e sorte.

Grande abraço e até breve.

assinatura dr. rocha

 

 

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Nilza Aparecida Afonso

    Gosto de tudo que você descreve sobre o diabetes não consegui comprar o ômega mas ainda vou consegui

    • suporte@drrocha.com.br

      Obrigado pela confiança, amiga!
      Equipe Dr. Rocha.

  2. Neusa Guiomar Oliveira Abreu

    Gostei da aula, apesar de não gostar de cerveja

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom que gostou. 😉
      Equipe Dr. Rocha.

      • CLAUDIA

        Gostei muito da aula.Enrriqueceu meu connhecimento.Obrigado Doutor Rocha.Nâo faço uso

        de cerveja

        • suporte@drrocha.com.br

          Que bom, Claudia!
          Equipe Dr. Rocha.

  3. Paloma

    Detesto cerveja

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  4. Dora

    Muito obrigada pela sua dedicação sou muito grata a Deus pela sua vida. A sua ajuda tem cido. fundamental na minha vida muito obrigada.

    • suporte@drrocha.com.br

      Obrigado pelo carinho e pela confiança, Dora!
      Equipe Dr. Rocha.

  5. Nadia Bernardes

    Adoro uma cervejinha rsrsrs que pena..

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  6. Vivane

    Dr perdi meu acesso no portal o que eu faço?

    • suporte@drrocha.com.br

      Encaminhe um e-mail para suporte@drrocha.com.br temos uma equipe de suporte técnica para lhe auxiliar.
      Equipe Dr. Rocha.

  7. Helena Figueira

    Gostaria de me consultar com o Dr.
    Como faço?
    Obrigada aguardo resposta.

    • suporte@drrocha.com.br

      O Dr. Rocha não faz mais atendimento presencial, apenas através dos seus produtos online.
      Equipe Dr. Rocha.

  8. Reinaldo

    Qual o canal do Dr no youtube?

  9. Juliene Garcia

    Com certeza irei mostrar ao meu pai.
    Gostei doutor Rocha.

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário