Gorduras Poliinsaturadas → Saiba Toda a Verdade e Efeitos!

Olá, aqui é o Dr. Rocha quem está falando mais uma vez. No artigo de hoje, venho falar sobre um tipo de gordura que causa muita confusão e dúvidas para muita gente: as gorduras poliinsaturadas.

 

Afinal, O Que é?

As gorduras poliinsaturadas recebem essa nomenclatura devido a sua estrutura química possuir mais de uma ligação dupla. Por isso, são chamadas de poli.

As gorduras dessa natureza são ricas em ácidos graxos essenciais do tipo ômega-3 e ômega-6, que são compostos que não são produzidos pelo organismo, mas se fazem necessários para seu bom funcionamento. Por isso, precisam ser obtidas através de ingestão alimentar.

As Gorduras Poliinsaturadas podem ser Boas ou Ruins

Embora isso possa parecer loucura, é algo totalmente verídico. Eu, como profissional da saúde, afirmo que há alimentos que contém gorduras poliinsaturadas em sua composição que são benéficos e também aqueles que são maléficos à saúde.

Os alimentos maléficos ricos em gorduras poliinsaturadas são os óleos vegetais industrializados:

  • Óleo de soja;
  • Óleo de canola;
  • Óleo de milho;
  • Óleo de girassol;
  • Óleo de gergelim.

Os alimentos benéficos ricos em gorduras poliinsaturadas são:

Óleos Vegetais Poliinsaturados que Fazem Mal à Saúde

A proporção saudável de ômega-3 e ômega-6 tem de ficar na casa de duas partes iguais. Ou seja, uma parte de ômega-3 para outra parte de ômega-6.

óleo de milhoOs óleos de soja, canola, milho, girassol e gergelim, possuem altas concentrações de gordura do tipo ômega-6 e baixas quantidades de ômega-3.

O processo industrial desses óleos, geralmente é feito sob altas temperaturas, e sofrem a adição de compostos químicos que não são interessantes à nossa saúde. Quando prontos, esses óleos possuem absurdas quantidades de 4 partes de ômega-6 para apenas 1 parte de ômega-3.

Essa divisão é totalmente inflamatória e maléfica ao organismo. O processo de hidrogenação desses tipos de óleos, faz com que esses alimentos se tornem oxidativos e não antioxidantes.

Além disso, a hidrogenação desses óleos faz com que gorduras do tipo trans se façam presentes na composição. As gorduras trans, favorecem o ganho de peso, o acúmulo de gordura corporal e a resistência à insulina, além de facilitar o entupimento de vasos e artérias.

Relação das Gorduras Maléficas com o Diabetes

relação com diabetesO consumo dos óleos que citei, está diretamente relacionado ao surgimento do diabetes. O processo de hidrogenação ao qual esses óleos são submetidos, facilitam a oxidação e inflamação tecidual, além de favorecer o acúmulo de gordura corporal.

Com maior quantidade de gordura corporal acumulada, há ganho de peso e consequentemente ocorre resistência à insulina. Quando a insulina deixa de funcionar de maneira adequada por conta do excesso de peso (nesse caso facilitado pelo consumo de óleos vegetais) ocorre hiperglicemia.

A hiperglicemia nada mais é do que a alta taxa de glicose no sangue.

Altos níveis de glicose no sangue favorecem a instalação do diabetes e com eles outros problemas de saúde tendem a surgir. Por isso, evitar os óleos que citei, é importante para manutenção de sua saúde.

Óleos Poliinsaturados Benéficos

óleo de abacateQuando dividi as gorduras poliinsaturadas em boas e ruins minhas alunas ficaram muito curiosas e confusas e me questionaram: mas Dr. Rocha, como gorduras da mesma família podem ser boas e ruins?

A resposta é simples. O processo de produção dita toda a qualidade de um produto. O azeite de oliva e o óleo de abacate são feitos com tecnologia fria. Ou seja, são prensados totalmente à frio, além de não ser utilizado nenhum tipo de composto químico adicional durante seu processo de fabricação.

Já a gordura poliinsaturada presente no salmão, é totalmente natural, uma vez que as características orgânicas do peixe não podem ser manipuladas por meio de processos químicos.

Esses óleos são capazes de prover os seguintes benefícios aos seus consumidores:

Controle dos níveis de colesterol

Por possuírem uma relação de ômegas-3 e ômega-6 adequadas, ou seja, de um para um, esses óleos funcionam basicamente como antioxidantes naturais. Agindo diretamente sobre os níveis de colesterol sanguíneo.

Seu consumo regular e adequado contribui para a diminuição dos níveis do colesterol ruim, o LDL e para o aumento dos níveis do bom colesterol, o HDL. Além disso, os níveis de colesterol total e triglicérides também se tornam adequados.

Ótima fonte energética

Muitas pessoas acreditam que os carboidratos são as principais fontes energéticas do organismo, mas isso não é verdade.

Embora os carboidratos forneçam energia, eles automaticamente elevam os níveis de açúcar no sangue, facilitando ganho de peso e aumento de gordura corporal. Um efeito semelhante ao causado por gorduras poliinsaturadas de má qualidade.

Consumir alimentos como salmão, óleo de abacate, azeite de oliva e até mesmo óleo de coco é uma ótima forma de ofertar energia ao organismo.

O consumo desses alimentos fornece energia, sem aumentar a glicose sanguínea, prevenindo a ocorrência de diabetes e problemas cardiovasculares.

Sistema neurológico fortalecido

As partes semelhantes de ômega-3 atuam diretamente sob o sistema nervoso. Esse tipo de ação, potencializa o funcionamento do cérebro e ainda previne que doenças neurológicas como mal de Parkinson, Alzheimer e até mesmo Esclerose Lateral Amiotrófica se desenvolvam.

 

Cardápio para Consumo Adequado

A divisão desses dois tipos de gorduras poliinsaturadas de qualidade muitas vezes causa confusão. Por esse motivo, a seguir, irei demonstrar de modo bastante explícito, como consumir apenas óleos poliinsaturados benéficos, através de um cardápio de muita qualidade. Confiram:

Café da manhã

Lanche de manhã

  • 1 fatia média de abacate;
  • 1 colher de cacau em pó.

Almoço

  • Salada de rúcula à vontade;
  • 1 tomate grande picado;
  • 1 cebola pequena em rodelas;
  • 1 colher de sobremesa de óleo de abacate para temperar a salada;
  • 1 filé de peito de frango grande grelhado na manteiga.

Lanche da tarde

  • Mix de castanhas;
  • 1 copo de kefir.

Jantar

  • Brócolis cozido no vapor;
  • 1 colher de chá de azeite de oliva extra virgem;
  • 1 posta média de salmão grelhado;
  • 1 copo de suco de limão natural.

Ceia

Consumir apenas gorduras poliinsaturadas de qualidade é uma ótima maneira de manter o organismo funcionando de modo adequado e afastar uma série de patologias, como pressão alta, aterosclerose, acidente vascular cerebral (AVC) e principalmente o diabetes.

Com isso, chegamos ao fim de mais um conteúdo inteligente.

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando paz, amor, felicidade e sorte.

Grande abraço e até o próximo artigo.

Dr. Rocha

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Luiza

    Obrigada Dr. pelas dicas!! Eu ja não sabia mais em quem acreditar mas ai o descobri os videos no youtube, adorei estou seguindo suas dicas.

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom, que gostou, obrigado!
      Equipe Dr. Rocha.

  2. Nathalia Rocha

    Gostei de ter aprendido sobre isto

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom que gostou!
      Equipe Dr. Rocha.

  3. Nina Pereira

    Azeite de oliva é saudavel?

  4. Eva Zanetti

    Eu amoo abacate, quais sao os beneficios dele?

  5. Daniel Candido

    Por gentileza quais sao as farinhas saudaveis?

  6. Melissa Regina

    Eu quero comprar o viver magra, me interessei muito!

    • suporte@drrocha.com.br

      Conheça o programa Viver Magra do Dr. Rocha -> https://goo.gl/hmv3BM
      Cadastre-se e receba GRATUITAMENTE alguns materiais sobre emagrecimento saudável, caso goste, assine e torne-se uma das muitas mulheres que escolheram mudar de vida.
      Equipe Dr. Rocha.

  7. Rebeca

    Ola o que é viver magra?

    • suporte@drrocha.com.br

      Conheça o programa Viver Magra do Dr. Rocha -> https://goo.gl/hmv3BM
      Cadastre-se e receba GRATUITAMENTE alguns materiais sobre emagrecimento saudável, caso goste, assine e torne-se uma das muitas mulheres que escolheram mudar de vida.
      Equipe Dr. Rocha.

  8. Eunice Coelho

    Gostei e ja está compartilhado.

    • suporte@drrocha.com.br

      Obrigado!
      Equipe Dr. Rocha.

  9. Andreia de Oliveira

    Quero agradecer o Dr Rocha, pois hoje meu médico suspendeu minha medicação!!

    • suporte@drrocha.com.br

      Que maravilha, parabéns!
      Equipe Dr. Rocha.

  10. Patricia

    Acúcar nenhum Dr Rocha?

    • suporte@drrocha.com.br

      Não recomendamos nenhum tipo de açúcar!
      Equipe Dr. Rocha.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário