Batata Baroa → É Bom para Saúde? (DESCUBRA AQUI!)

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Aqui é o Dr. Rocha novamente.

No artigo de hoje, vou falar sobre um alimento muito conhecido que pode ter alguns efeitos não tão positivos para a saúde de seus consumidores. Me refiro a batata baroa.

 

o que é batata baroaQue Batata é essa?

A batata baroa é um tubérculo. Esse alimento é popularmente chamado de mandioquinha ou então batata salsa, que é típico da américa latina. Originária da Colômbia, essa batata é plantada em praticamente todo o Brasil, portanto, é fácil de ser encontrada e consequentemente consumida.

Informação Nutricional

Em 100 gramas da batata baroa, encontra-se a seguinte informação nutricional:

Como é simples notar, a batata baroa é composta principalmente por carboidratos. As proteínas e gorduras se fazem presentes em pequenas quantidades, assim como as fibras alimentares.

Por conta de sua baixa concentração de fibras, o índice glicêmico da batata baroa é alto. Sendo assim, seu consumo deve ocorrer de maneira comedida e controlada.

Falando de micronutrientes, esse alimento possui boas quantidades de minerais como cálcio, magnésio e zinco, além de vitamina C.

Benefícios da Batata Baroa

Na maioria das vezes que falo sobre determinado alimento com minhas alunas, elas sempre me questionam sobre os benefícios que eles podem trazer à saúde. Sendo assim, fui questionado da seguinte maneira: Dr. Rocha, quais são os benefícios da batata baroa?

Por conta do alto teor de carboidratos, a batata baroa deve ser consumida sem grandes excessos. Seu consumo controlado pode trazer os seguintes efeitos benéficos à saúde:

Dentes e ossos fortes

A presença de cálcio na batata baroa é benéfica aos ossos e dentes de seus consumidores, uma vez que essas estruturas são formadas pelo agrupamento desse mineral.

Além disso, o cálcio da batata baroa auxilia na prevenção de uma série de problemas de saúde, como osteoporose, artrite e até dores nas articulações.

Saúde muscular e cardíaca

Outro efeito benéfico do cálcio presente na batata baroa está diretamente ligado às contrações musculares. Todo e qualquer tipo de músculo precisa do cálcio para se contrair.

O mineral encontrado nesse alimento, potencializa a contração muscular e ainda garante o funcionamento do coração de maneira plena e adequada.

bem estarBem-estar

Outro composto encontrado na batata baroa é o magnésio.

O magnésico é considerado como o mineral da felicidade e do bem-estar, pois age diretamente como um neurotransmissor, potencializando a1 produção de substâncias que causam alteração de humor, trazendo mais tranquilidade, felicidade e bem-estar.

Imunidade

Outro ponto positivo ligado diretamente ao consumo da batata baroa diz respeito à imunidade.

O tubérculo possui boas doses de vitamina C em sua composição. Como se sabe, a vitamina C é importante para o pleno funcionamento do sistema imunológico.

Portanto, consumir esse alimento de modo controlado, pode auxiliar na manutenção de saúde, evitando que agentes invasores, como vírus e bactérias, infectem nosso organismo.

Emagrecimento

Muitos alimentos ganham fama de emagrecedores. Antes da batata baroa ganhar essa fama, a batata doce, já havia sido chamada de milagrosa, de maneira errada, é claro.

Fui questionado: Dr. Rocha, batata baroa emagrece?

Eu respondo que não! E antes de explicar de maneira científica o motivo disso, eu afirmo que nenhum alimento utilizado de forma isolada promove o emagrecimento. Quando o assunto é perda de peso, não há milagres. Pois bem, voltemos a batata baroa.

A batata baroa não causa emagrecimento pelo simples fato de ser um alimento rico em carboidrato. Ao ser consumida, esse tipo de batata aumenta rapidamente os níveis de glicose no sangue, o que faz com que altas doses de insulina sejam liberadas no organismo.

A insulina tem como principal objetivo, carregar glicose para dentro das células. Após essa função ser realizada, esse hormônio armazena o excesso de glicose para ser utilizado posteriormente sob a forma de gordura corporal.

O excesso de gordura corporal pode trazer uma série de complicações à saúde. Sendo os principais:

Portanto, se você ingerir altas quantidades de batata baroa o tiro pode sair pela culatra. Ou seja, ao invés de emagrecer, você pode acabar engordando.

Alimentação Estratégica e Saúde Plena

Como gosto de dizer, não existem milagres para encontrarmos saúde e emagrecimento duradouros. O melhor caminho, a ser seguido, é adoção de uma alimentação estratégica. A seguir, mostro como é fácil conseguir atingir seus objetivos por meio desse modo de se alimentar.

pão sonhoEvite os carboidratos

Como mostrei anteriormente, alimentos que possuem carboidratos em sua composição podem trazer malefícios e desordens ao nosso organismo e consequentemente à nossa saúde.

Portanto, evitar pães, massas, bolos, doces e alimentos ricos em açúcar é fundamental para quem busca equilíbrio.

Vegetais folhosos

Os vegetais folhosos são ótimas fontes de vitaminas, minerais, fibras alimentares e compostos antioxidantes. Eles são responsáveis pela regulação de uma série de reações fisiológicas em nosso organismo, garantindo assim, que haja equilíbrio.

abacate proteinaGorduras de qualidade

As gorduras de qualidade também são de suma importância dentro de um planejamento alimentar estratégico.

Elas são responsáveis pelo fornecimento de energia, sem que haja aumento da glicemia sanguínea. Além disso, gorduras são importantes para a produção e secreção de hormônios. Boas fontes de gordura são: manteiga ghee, azeite de oliva, salmão, óleo de coco, abacate e sementes oleaginosas.

Proteínas

carne vermelhaPor fim, as proteínas como as obtidas pelo consumo de ovos, carnes, queijos e iogurtes, são muito importantes para a saciedade, manutenção e suporte de uma série de tecidos corporais, como músculos, articulações, ossos, cabelos e até mesmo unhas, por exemplo.

Aliar uma alimentação estratégica a uma atividade física prazerosa é a melhor forma de se obter um emagrecimento duradouro e saudável!

Evite modismos alimentares. Busque profissionais engajados e ganhe com saúde.

Com isso, finalizo mais um conteúdo inteligente.

Gostou do artigo? Deixe um comentário, curta e compartilhe.

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando paz, amor, felicidade e sorte.

Grande abraço.

assinatura dr. rocha

 

 

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Sheila

    Nunca tinha ouvido falar em tanta coisa que faz bem a saúde estou apredendo muito obrigada

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom, Sheila!
      Equipe Dr. Rocha.

  2. Terezinha Rezende Faria

    Tenho notado que atualmente as informações sobre os efeitos prejudiciais de alguns alimentos tem sido muito contraditórias. Às vezes fico confusa com tantos profissionais postando informações
    que se contradizem. Eu confio no seu conhecimento e sugiro que mais orientações sejam postadas,
    principalmente referentes a assuntos polêmicos. As suas postagens tem me ajudado bastante e
    comecei a perder peso de modo mais eficaz recentemente. Muito obrigada, pois a sua ajuda tem sido
    preciosa.

    • suporte@drrocha.com.br

      Obrigado pela confiança, Terezinha!
      Sugestão anotada. 😉
      Equipe Dr. Rocha.

  3. Thamires

    O que é a fibra alimentar?

  4. Selma

    Adoro batata doce. humm

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  5. Claudete Pascoal

    Foi bom saber 😉

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha

  6. Giliane Queiroz

    Fiquei admirada com a leitura

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom!
      Equipe Dr. Rocha

  7. Edna Ramalho

    Detesto batatas, é muito carboidrato

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha

  8. Rodrigo Reis

    Estou aqui para agradecer somente. Minha mulher e eu estamos tomando o Ômega max 3 e ele é incrivel.

    • suporte@drrocha.com.br

      Que ótimo!
      Equipe Dr. Rocha

  9. Janaína Ferraz

    Ola.
    O que significa resistência a insulina?
    Aguardo resposta no meu e-mail.

  10. Jamile Abreu

    Dr. Rocha o que causa gordura no figado? morro de medo

  11. Larissa Amorim

    Qualquer um pode ter osteoporose??

  12. Meury Teixeira

    Gostei muito como faço para comprar O Ômega3

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário